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A IMPORTÂNCIA DA VISIBILIDADE DA MULHER NO ESPORTE
Thamirysbds
Oi! Vi que você colocou 2 redações, vou dar uma olhada nessa e espero que, de alguma forma, possa ajudá-la com os possíveis erros da outra. Desde já, peço que me corrija, caso eu erre em algum ponto, ok? ;) INTRODUÇÃO -- Sobre a estrutura nesse parágrafo, não há muito o que falar, fez corretamente.Leia mais
Oi! Vi que você colocou 2 redações, vou dar uma olhada nessa e espero que, de alguma forma, possa ajudá-la com os possíveis erros da outra. Desde já, peço que me corrija, caso eu erre em algum ponto, ok? ;)
INTRODUÇÃO —
Sobre a estrutura nesse parágrafo, não há muito o que falar, fez corretamente. Entretanto, percebi 3 erros quanto à gramática:
-> Ausência de vírgula: “No filme “Mulan”[,] a personagem…” a preposição “no” pede a vírgula
-> Vírgula desnecessária: “…bem como[,] a carência…” a vírgula em “bem como” você só coloca antes do termo
-> Uso do ‘mesmo’: “gera a desvalorização do mesmo.” o termo ‘mesmo’ é adjetivo de igualdade, jamais o use para retomar palavras/termos anteriores, pois é gramaticalmente errado.
Tenho 2 observações:
-> Você repetiu “personagem”
-> Adjunto adnominal deslocado com 3/+ palavras você coloca entre vírgulas: “no exército[,] disfarçada de homem[,] para substituir…” deixa o texto e a leitura mais organizada.
D1 —
É fato que um parágrafo pequeno, principalmente os de argumentação, não dá pra você defender sua ideia com “unhas e dentes”. Por outro lado, um parágrafo enorme, cansa o leitor e dá a impressão que você está “enchendo linguiça”, em outras palavras, tá enrolando. Então, é sempre bom um parágrafo de tamanho mediano, cuja fundamentação seja a maior parte.
Não há muito o que falar sobre a estrtura, está correta, só está vazia. Você discorreu de forma enxuta sobre o assunto, tão enxuta que eu não consegui ligar a invisibilidade (dito na introdução) com o problema salarial (dito no presente parágrafo). Em uma argumentação mais elaborada, eu tenho certeza que você teria atingido seu objetivo, mas, infelizmente, não foi o caso.
Outro problema foi seu tópico frasal. Acredito que você saiba que o tópico é o “coração” do parágrafo, se você trouxer um tópico falando que 1+1 = 3, vai ter que discorrer e provar isso durante todo o seu parágrafo, trazendo fatos de outras áreas (C2) e, lógico, sua opinião (C3). Seguindo, você começou falando que a mídia não cobre os jogos femininos, porém, na hora de defender isso você acabou trazendo outro assunto, a falta de investimento salarial. Discrepância nítida. Ambos os assuntos têm a ver com a invisibilidade da mulher no esporte, mas faltou fundamentação, ou seja, conexões. Como fazer tais conexões? Simples, basta argumentar mais, defender seu ponto e sua opinião, mostrar ao corretor o que passa na sua cabeça, é isso que o Enem (ou a FGV) vai pedir de você.
Erros:
-> Adjunto adverbial deslocado: “midiática não cobre[,] em horários nobres[,] jogos femininos”
-> Concordância: “entre [a] seleção masculina e [a] feminina”
-> Concordância: “que é refletid[a] em várias áreas” o que é refletida? ‘a diferença de investimento’
D2 —
Aqui cabe tudo que eu falei sobre o D1
Seu tópico, o modo como você escreveu, está sem sentido. ‘Outrossim’ significa “igualmente”, esse “é” logo após não é necessário, ficou parecendo que você queria falar alguma coisa, mas desistiu no meio da frase e encerrou ela logo.
Cadê a tese? Foi ótima a citação de Freud, mas onde que eu leio a parte que você coloca seu ponto de vista? Seu maior problema é a quase ausência de opinião, procure trabalhar mais esse aspecto para poder subir a C3.
Erros:
-Vírgula: “e, por isso, são mais”, no meio da frase, você isola os termos conclusivos
-Uso do ‘mesmo’
CONCLUSÃO —
Completa.
Observação:
-> Coloca ‘atravessar’ no lugar de ‘através’ e veja se faz algum sentido, porque é isso que a palavra significa. O Enem releva tal erro, mas o correto seria “por meio/intermédio de”.
C1: 160
C2: 200
C3: 160
C4: 160
C5: 200
= 880
Bons estudos!
See lessA Cultura do Assédio no Brasil
Abigail
Introdução: Foi feito um uso pertinente do repertório. Acho que no lugar de "a qual" deveria ser "na qual". O tema e os dois argumentos que serão abordados nos desenvolvimentos foram apresentados de forma clara. Só achei que o parágrafo ficou meio longo (parece maior que os desenvolvimentos), entãoLeia mais
Introdução: Foi feito um uso pertinente do repertório. Acho que no lugar de “a qual” deveria ser “na qual”. O tema e os dois argumentos que serão abordados nos desenvolvimentos foram apresentados de forma clara. Só achei que o parágrafo ficou meio longo (parece maior que os desenvolvimentos), então eu recomendo tentar ser mais concisa para sobrar mais linhas para você argumentar. Para evitar repetir palavras (falta), use sinônimos como: ausência, carência.
See lessDesenvolvimento 1: A parte “…desde as primeiras civilizações…” ficou meio desconectada do que é tratado no parágrafo. O repertório é pertinente ao tema, mas achei que a argumentação ficou um pouco superficial, faltou explicar como e porque essa orientação das crianças vai amenizar o problema.
Desenvolvimento 2: Achei que o repertório não foi bem relacionado no parágrafo. Após o ponto final, comece a frase com letra maiúscula: “Ou seja…”. Faltou explorar melhor a questão, escrevendo, por exemplo, porque não ocorrem as punições: as vítimas não são incentivadas a denunciar ou são desacreditadas quando procuram as autoridades.
Conclusão: A primeira proposta de intervenção ficou meio genérica, porque o combate ao assédio não é tratado especificamente, mas apresentou os 5 elementos exigidos.
Nota: 840
Competência 1: 160
Competência 2: 160
Competência 3: 120
Competência 4: 200
Competência 5: 200
Tema: O valor do turismo no desenvolvimento da economia brasileira
Samara@$
1)Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa. Nesta primeira etapa são avaliados os desvios (regência, concordância, ortografia, acentuação, translineação) e estrutura sintática (estrutura das frases e análises dos períodos gramaticais). 200 2) Compreensão do tema propostoLeia mais
1)Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa. Nesta primeira etapa são avaliados os desvios (regência, concordância, ortografia, acentuação, translineação) e estrutura sintática (estrutura das frases e análises dos períodos gramaticais).
200
2) Compreensão do tema proposto na redação. É feita a análise da estrutura da dissertação, se ela corresponde ao gênero dissertativo-argumentativo (introdução, desenvolvimento e conclusão). O reportório externo também é analisado nesta competência, desde que seja respaldado por alguma área do conhecimento, e esteja relacionado ao tema.
120
3) Desenvolvimento de ideias no texto: qual estratégia adotada pelo estudante para abordar as questões do texto.
160
4) Coesão: uso de conectivos ao longo do texto para unir as ideias entre os parágrafos, necessários para a construção da argumentação.
200
5) Proposta de intervenção: apresentada no parágrafo de conclusão de forma completa para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
See less200
Os desafios do tabagismo no Brasil
Samara@$
1)Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa. Nesta primeira etapa são avaliados os desvios (regência, concordância, ortografia, acentuação, translineação) e estrutura sintática (estrutura das frases e análises dos períodos gramaticais). 160 2) Compreensão do tema propostoLeia mais
1)Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa. Nesta primeira etapa são avaliados os desvios (regência, concordância, ortografia, acentuação, translineação) e estrutura sintática (estrutura das frases e análises dos períodos gramaticais).
160
2) Compreensão do tema proposto na redação. É feita a análise da estrutura da dissertação, se ela corresponde ao gênero dissertativo-argumentativo (introdução, desenvolvimento e conclusão). O reportório externo também é analisado nesta competência, desde que seja respaldado por alguma área do conhecimento, e esteja relacionado ao tema.
200
3) Desenvolvimento de ideias no texto: qual estratégia adotada pelo estudante para abordar as questões do texto.
80
4) Coesão: uso de conectivos ao longo do texto para unir as ideias entre os parágrafos, necessários para a construção da argumentação.
160
5) Proposta de intervenção: apresentada no parágrafo de conclusão de forma completa para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
See less120
Pelo que percebi você tem muito potencial de tirar uma nota maior até no dia da prova, continue estudando e melhore em alguns pontos
ESTIGMA ASSOCIADO A DOENÇAS MENTAIS NO BRASIL
Samara@$
1)Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa. Nesta primeira etapa são avaliados os desvios (regência, concordância, ortografia, acentuação, translineação) e estrutura sintática (estrutura das frases e análises dos períodos gramaticais). 200 2) Compreensão do tema propostoLeia mais
1)Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa. Nesta primeira etapa são avaliados os desvios (regência, concordância, ortografia, acentuação, translineação) e estrutura sintática (estrutura das frases e análises dos períodos gramaticais).
200
2) Compreensão do tema proposto na redação. É feita a análise da estrutura da dissertação, se ela corresponde ao gênero dissertativo-argumentativo (introdução, desenvolvimento e conclusão). O reportório externo também é analisado nesta competência, desde que seja respaldado por alguma área do conhecimento, e esteja relacionado ao tema.
160
3) Desenvolvimento de ideias no texto: qual estratégia adotada pelo estudante para abordar as questões do texto.
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4) Coesão: uso de conectivos ao longo do texto para unir as ideias entre os parágrafos, necessários para a construção da argumentação.
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5) Proposta de intervenção: apresentada no parágrafo de conclusão de forma completa para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
See less200
Combate ao assédio moral no ambiente de trabalho no Brasil.
Samara@$
1)Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa. Nesta primeira etapa são avaliados os desvios (regência, concordância, ortografia, acentuação, translineação) e estrutura sintática (estrutura das frases e análises dos períodos gramaticais). 160 2) Compreensão do tema propostoLeia mais
1)Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa. Nesta primeira etapa são avaliados os desvios (regência, concordância, ortografia, acentuação, translineação) e estrutura sintática (estrutura das frases e análises dos períodos gramaticais).
160
2) Compreensão do tema proposto na redação. É feita a análise da estrutura da dissertação, se ela corresponde ao gênero dissertativo-argumentativo (introdução, desenvolvimento e conclusão). O reportório externo também é analisado nesta competência, desde que seja respaldado por alguma área do conhecimento, e esteja relacionado ao tema.
80
3) Desenvolvimento de ideias no texto: qual estratégia adotada pelo estudante para abordar as questões do texto.
120
4) Coesão: uso de conectivos ao longo do texto para unir as ideias entre os parágrafos, necessários para a construção da argumentação.
160
5) Proposta de intervenção: apresentada no parágrafo de conclusão de forma completa para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
See less160
Abandono Infantil e suas consequências (ENEM) ME AJUDEM, POR FAVOR
Cristiiina
sua introdução está ok, mas tente gastar menos linhas com o contexto e mais o tema . o primeiro desenvolvimento está bacana e informativo e no segundo faltou a virgula depois de " (ECA) " , cuidado com a repetição de palavras, procure sinônimos . sua conclusão está ótima.
sua introdução está ok, mas tente gastar menos linhas com o contexto e mais o tema .
See lesso primeiro desenvolvimento está bacana e informativo e no segundo faltou a virgula depois de ” (ECA) ” , cuidado com a repetição de palavras, procure sinônimos .
sua conclusão está ótima.
Principais entraves para a redução das queimadas no Brasil.
Abigail
Introdução: Foi feito um uso produtivo do repertório e o tema foi apresentado. No lugar de "levado à sério" (acho que é uma expressão coloquial), eu colocaria "receber a devida atenção". Os dois argumentos que serão tratados nos desenvolvimentos foram apresentados, o que contribui para o projeto deLeia mais
Introdução: Foi feito um uso produtivo do repertório e o tema foi apresentado. No lugar de “levado à sério” (acho que é uma expressão coloquial), eu colocaria “receber a devida atenção”. Os dois argumentos que serão tratados nos desenvolvimentos foram apresentados, o que contribui para o projeto de texto.
See lessDesenvolvimento 1: O tópico frasal resumiu bem a ideia central do parágrafo. O repertório sociocultural é pertinente ao tema, mas achei que faltou relacioná-lo melhor à frase seguinte. “Estragos” e “danos” tem o mesmo significado, então seria melhor colocar apenas “danos”. Para não deixar as informações muito vagas, você poderia ter exemplificado como a conscientização vai ser feita: tem como objetivo impedir que a população crie focos de incêndio (fumantes ou pessoas que acampam) ou que os agricultores provoquem queimadas para limpar as terras?
Desenvolvimento 2: O repertório usado é pertinente ao tema, mas não foi bem explorado. Achei que o parágrafo ficou meio repetitivo, já que só é escrito que a visão equivocada agrava o problema, mas não explica que visão é essa e como isso contribui com esse entrave (a preocupação apenas com o presente faz com que as pessoas não cuidem do meio ambiente para as gerações futuras?). Evite repetir conectivos: “Da mesma forma” foi usado duas vezes; use “outrossim”, por exemplo como substituto.
Conclusão A proposta de intervenção está completa. A retomada do repertório da introdução auxilia no projeto de texto.
Nota: 840
Competência 1: 160
Competência 2: 160
Competência 3: 140
Competência 4: 180
Competência 5: 200
A internet e era da comunicação
Abigail
Introdução: O repertório sociocultural é pertinente ao tema. O tema da redação do Enem sempre é um problema social e deve-se deixar claro na introdução qual é esse problema, mas não consegui identificar isso no seu texto, já que você apenas cita de forma vaga que é algo sobre internet. São citados oLeia mais
Introdução: O repertório sociocultural é pertinente ao tema. O tema da redação do Enem sempre é um problema social e deve-se deixar claro na introdução qual é esse problema, mas não consegui identificar isso no seu texto, já que você apenas cita de forma vaga que é algo sobre internet. São citados os dois argumentos que serão tratados nos desenvolvimentos, o que contribui para o projeto de texto. Um dos argumentos (políticas energéticas) não foi abordado nos desenvolvimentos.
See lessDesenvolvimento 1: Você inicia o parágrafo bem, apresentando o tópico frasal e fazendo um uso produtivo do repertório. No entanto, senti falta de desenvolver melhor as ideias após isso (o parágrafo ficou muito curto); tente argumentar mais para dar autoria ao seu texto.
Desenvolvimento 2: Esse parágrafo gira em torno de uma questão parecida com a que é tratada no anterior: debate por entidades do governo e o papel do Estado. Para diversificar, você poderia ter abordado, por exemplo, como a desigualdade social e entre as regiões influencia nesse problema. No lugar de “Estado estará cumprimento…”, o certo seria “cumprindo”. Para dar mais autoria ao texto e não deixá-lo muito expositivo, procure inserir indiretamente sua opinião em relação à problemática.
Conclusão: Na proposta de intervenção, faltou o detalhamento.
Nota: 800
Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 80
Competência 4: 200
Competência 5: 160
Obstáculos para o Bem-Estar financeiro no Brasil
Samara@$
1)Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa. Nesta primeira etapa são avaliados os desvios (regência, concordância, ortografia, acentuação, translineação) e estrutura sintática (estrutura das frases e análises dos períodos gramaticais). 160 2) Compreensão do tema propostoLeia mais
1)Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa. Nesta primeira etapa são avaliados os desvios (regência, concordância, ortografia, acentuação, translineação) e estrutura sintática (estrutura das frases e análises dos períodos gramaticais).
160
2) Compreensão do tema proposto na redação. É feita a análise da estrutura da dissertação, se ela corresponde ao gênero dissertativo-argumentativo (introdução, desenvolvimento e conclusão). O reportório externo também é analisado nesta competência, desde que seja respaldado por alguma área do conhecimento, e esteja relacionado ao tema.
120
3) Desenvolvimento de ideias no texto: qual estratégia adotada pelo estudante para abordar as questões do texto.
200
4) Coesão: uso de conectivos ao longo do texto para unir as ideias entre os parágrafos, necessários para a construção da argumentação.
200
5) Proposta de intervenção: apresentada no parágrafo de conclusão de forma completa para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
See less200