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Desafios da adoção no Brasil.
Yolandafn
Gostei da sua introdução, você mostrou que conseguiu entender a proposta do tema, usando uma área do conhecimento (filme). Conseguiu desenvolver a sua tese, só sentir falta de você deixar claro na sua introdução quais desafios seriam esses, para que você pudesse desenvolvê-los nos dois próximos doisLeia mais
Gostei da sua introdução, você mostrou que conseguiu entender a proposta do tema, usando uma área do conhecimento (filme). Conseguiu desenvolver a sua tese, só sentir falta de você deixar claro na sua introdução quais desafios seriam esses, para que você pudesse desenvolvê-los nos dois próximos dois parágrafos.
See lessNo filme “Lion: uma jornada para casa” é narrada a história de um garoto que se perdeu de sua família e passou a morar na rua, sob condições desumanas, mas que teve sua realidade transformada após ser adotado. Infelizmente, no Brasil, milhares de órfãos não tiveram suas vidas transformadas como o ocorrido no longa, mostrando que, embora o sistema de adoção tenha avançado, ainda há desafios a serem vencidos.
Seu primeiro desenvolvimento está bastante organizado. Você conseguiu apresentar o problema mostrando ter conhecimentos de alusões históricas, que são muito eficazes na hora de formar uma argumentação. Só tome cuidado com o medo de se aprofundar no assunto, porque no dia que o corretor corrigir a sua redação original ele vai ler rápido e as vezes nem notará esses pequenos detalhes. Porém, é importante que eu ressalte esses pequenos erros para caso o corretor for perfeccionista você não corra o risco de perder pontos em uma das competências.
Em primeira análise, cabe destacar o perfil do tom de pele exigido pela família. Esse perfil evidencia o preconceito entranhado na sociedade brasileira, a qual impõe que o branco é padrão de beleza e superioridade. Tal perspectiva se dá pela herança advinda de períodos históricos anteriores, como o 2º Reinado, onde houve uma política de branqueamento social. Sob essa ótica, percebe-se que esse pensamento se estendeu até os dias atuais, em que as famílias preferem adotar crianças brancas em detrimento das de pele negra, atestando a existência desse preconceito baseado na cor da pele, o qual foi absorvido pela sociedade ao longo dos séculos.
Amei!
Além disso, evidencia-se a preferência por crianças com idades inferiores a 4 anos. Essa preferência não condiz com o perfil da demanda de adoção, o qual é predominante a presença de crianças com idades maiores que 9 anos, o que já não se encaixa no perfil exigido pelos futuros pais. Como consequência dessa atitude, observa-se um aumento na fila de espera por adoção, o que acaba por promover a perpetuação da orfandade e a lotação de orfanatos, os quais, visando atenuar o problema, determinam que, ao completarem 18 anos, os jovens se emancipem daquele lugar sem quaisquer orientações e apoio para iniciar uma nova vida.
Sua conclusão está impecável. Não tenho o que reclamar!
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Dito isso, o Ministério da Educação deve informar a população acerca dos benefícios do processo de adoção na vida de órfãos. Essa ação deve ser feita por meio de palestras que serão veiculadas nos meios de comunicação, visando maior alcance, como a televisão. Essa postura tem a finalidade de romper estigmas sociais, como o preconceito, e promover o processo de adoção no Brasil. Diante do exposto, objetiva-se diminuir a lista de crianças que esperam por adoção bem como a lotação de orfanatos e a consequente emancipação sem quaisquer apoios ou orientações. Somente dessa maneira os desafios da adoção, no Brasil, podem ser superados.
Vermelho: competência número 1. O trecho, “Lion: uma jornada para casa”, tem que estar entre virgulas. Vermelho: Competência número 1. Não entendi o que você quis dizer na expressão, “no longa”
Competência número 1: demonstra bom domínio da modalidade ecrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência. PONTUAÇÃO: 160
Competência número 2: Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. PONTUAÇÃO: 200
Competência número 3: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. PONTUAÇÃO: 200
Competência número 4: Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. PONTUAÇÃO: 160
Competência número 5: Elabora muito bem a proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. PONTUAÇÃO: 200
PARABÉNS VOCÊ TIROU 900!
Correção by yolandafn