Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
O desafio de se conviver com as diferenças
yEilish
Olá, não sou um corretor ou sequer um bom redator, mas tentarei ajudar da melhor forma que eu posso. Primeiramente citarei erros e críticas ao seu texto durante a correção, parágrafo por parágrafo, e ao fim farei minhas considerações finais, juntamente com sua nota por competência e total. 1°ParágraLeia mais
Olá, não sou um corretor ou sequer um bom redator, mas tentarei ajudar da melhor forma que eu posso. Primeiramente citarei erros e críticas ao seu texto durante a correção, parágrafo por parágrafo, e ao fim farei minhas considerações finais, juntamente com sua nota por competência e total.
1°Parágrafo
– Foi boa a intenção de citar o filme, porém você não citou em que o filme trata sobre a valorização. Quando for citar um filme, livro, música, fale sobre algum personagem, comparando com a relação que você trará na dissertação.
– “…em que as dificuldades de aceitação social diante das diferenças são alarmantes e suas consequências, assustadoras…” nesse trecho, você poderia colocar mais vírgulas, e na minha experiência seria mais ‘bem visto’ pelos corretores da seguinte maneira: ‘…em que as dificuldades de aceitação social, diante das diferenças, são alarmantes e suas consequências, assustadoras…’
2°Parágrafo:
– “…diferenças nos caracterizam…” assim, eu acredito que este uso da primeira pessoa ficou bom no contexto, e não há problema, mas caso você não saiba, não é recomendado o uso da primeira pessoa nas dissertações modelo ENEM, okay?
3°Parágrafo:
– “… temos índices altíssimos…”, novamente, é melhor ser impessoal, como: ‘… há indíves altíssimos…’.
– Nesse mesmo trecho supracitado, eu gostaria de dizer que o verbo ‘ter’ em “temos” já foi usado no parágrafo anterior, em “… ainda tem dificuldades…”, então, para demonstrar um domínio grande das palvras (léxico), seria legal você trocar por um sinônimo, ou reformular a frase.
4°Parágrafo
– O trecho “…Quem sabe, assim, seja possível a desconstrução …” não é recomendável para finalizar a redação ENEM. Cara, mete a boca, diga: SOMENTE ASSIM, implicando seu ponto de vista, este seria meu conselho.
Cara, você tem uma ótima habilidade com a escrita, meus parabéns, sua redação é exemplar. Seu texto é perfeitamente coeso, seus desenvolvimentos perfeitos, não foge do tema, enfim, parabéns. Só peço que considere as observações que fiz no seu estudo, espero que tenha te ajudado. Mas um conselho, apesar da sua ótima escrita, não deixe de praticar, isso pode custar sua nota.
C1: 180
C2: 200
C3: 200
C4: 200
C5: 180
Nota final: 960
See lessO TRABALHO ESCRAVO NOS DIAS DE HOJE
yEilish
Olá, eu queria deixar claro que não sou muito bom corretor, e nem possuo muito conhecimento para tal, porém, darei meu melhor e espero ajudá-la de alguma forma. Primeiramente eu irei pontuar os erros que encontrei, separando parágrafo por parágrafo, assim será a base desta correção. No final, dareiLeia mais
Olá, eu queria deixar claro que não sou muito bom corretor, e nem possuo muito conhecimento para tal, porém, darei meu melhor e espero ajudá-la de alguma forma.
Primeiramente eu irei pontuar os erros que encontrei, separando parágrafo por parágrafo, assim será a base desta correção. No final, darei minhas considerações finais sobre sua escrita, conjuntamente com sua nota em cada uma das cinco competências avaliadas no ENEM.
1°parágrafo
– no trecho: “…quando tudo estiver bem esse organismo…” poderia haver uma vírgula após o ‘bem’, ficando: “…quando tudo estiver bem, esse…”
– “…ainda persiste na atual sociedade brasileira o trabalho…”, a expressão ‘na atual sociedade brasileira’ poderia vir entre vírgulas, melhorando seu texto.
– “… uma péssimo interação…”, erro de concordância, ficando correto: ‘uma péssima interação’.
– Quando você disse “causando uma desordem nesse meio”, seria legal você citar um exemplo dessa ‘desordem’, não precisa ser um caso específico, pode ser “haja vista a grande desigualdade racial no país”, etc.
2° Parágrafo.
– “…efetivados na prática quando…” após ‘prática’, seria melhor haver uma vírgula, ficando assim:”… efetivados na prática, quando…”.
– “…ainda tem-se brasileiros…” quando o “tem” possui sentido de existir, obrigatoriamente deve-se colocar o verbo haver, ficando: “… ainda há brasileiros…”.
– “…análoga à de um escravo…”, não há crase nesse ‘à de um escravo’, pois crase é preposição mais artigo, e como já existe a preposição de, na verdade é só a vogal a + preposição de, ficando: “…análoga a de um escravo…”
– seria melhor você trocar a conjunção ‘como’ em “… compreender como as leis…” pela conjunção ‘que’, pois no parágrafo você não explicou o processo da ineficácia das leis, só demonstrou que elas são ineficazes (citando a constituição, e dizendo que mesmo com ela, há escravidão), portanto seria melhor: “… compreender que as leis”.
3°parágrafo
– “…entrave dar-se também”, o correto seria: “… entrave dá-se também…”
– novamente, “…conhecido, não tem como…” é necessário trocar este ‘tem’ por há, usa essa regrinha para sempre.
– “… Logo, senão for debatido…” pelo sentido do trecho, não é correto utilizar a conjunção “senão”, e sim a “se não”, tornando a oração como uma condição.
4°Parágrafo
– Para não dizer que foi perfeito, achei muito arriscado no trecho: “…cidadãos. Assim tornando as leis eficazes. Outrossim…”, colocar entre pontos finais ‘Assim tornando as leis eficazes’, porém é muito belo.
Você possui uma beleza na escrita muito rara, ótimos repertórios, trabalha muito bem esses conhecimentos filosóficos. Eu entendo que muitos dos erros gramaticais se devem a digitação errônea, porém, não posso deixar passar, haja vista que os corretores do ENEM podem ser muito rígidos, ou mais tranquilos, então vamos trabalhar na melhor das hipóteses. É perfeitamente visível seu planejamento textual, coisa linda de viver.
C1: 80
C2:200
C3:160
C4:200
C5:200
Nota: 840
Bons estudos, garanto que você vai se dar muito bem no ENEM.
See lessO trabalho escravo nos dias de hoje
yEilish
Olá, primeiramente gostaria de dizer que não sou um corretor profissional, estou bem longe disso, porém darei meu melhor para que você entenda seus pontos negativos e positivos. Eu corrigirei parágrafo por parágrafo, inciando pelos erros. No fim, farei um apanhando geral do que achei, comentando seuLeia mais
Olá, primeiramente gostaria de dizer que não sou um corretor profissional, estou bem longe disso, porém darei meu melhor para que você entenda seus pontos negativos e positivos. Eu corrigirei parágrafo por parágrafo, inciando pelos erros. No fim, farei um apanhando geral do que achei, comentando seus acertos, e sua nota.
1°Parágrafo: – Você disse “Promulgada pela declaração dos direitos humanos (ONU), em 1948, garante…”, okay, o que garante? O que foi promulagada pela declaração? Faltou Coesão aí, a ideia parece meio fora de nexo.
– Seria legal você citar suas argumentações neste parágrafo inicial, mas tá tudo bem não o fazer, relaxa.
2°Parágrafo: – “Sobre esses viés,…” há um erro de concordância nominal, pois ‘esses’ está no plural e ‘viés’ está no singular. O correto seria ou ‘sobre esse viés’, ou ‘sobre esses vieses’.
– “…, o filósofo francês Jean Jacques Rousseau, afirma que…” Não pode separar sujeito de predicado por vírgulas, como foi feito separando ‘filósofo’ de ‘afirma’.
-“…além deturpar o direito …” há um erro gramatical no trecho por falta de preposição, o correto seria: ‘além de deturpar o direito’.
– Eu acho que seria interessante colocar um dado, ou um exemplo da caso que evidencie essa negligência governamental, ficaria melhor embasada sua argumentação.
3°Parágrafo: – “…sobre esse viés, o teórico…” você já havia utilizado esse conectivo no parágrafo anterior (só que no plural pelo o que percebi), não é um erro, mas pode conferir uma menor pontuação, sendo melhor você trocar este conectivo, como por exemplo ‘neste conjuntura’, ou ‘desse modo’, ou ‘nesse sentido’, etc.
-“…que acerca das ao trabalho escravo…” eu não consegui entender o que esse trecho quis dizer, o que é bem prejudicial para sua nota.
4°Parágrafo: -Você citou o órgão, como fazer, a finalidade, mas não citou o que este órgão deve fazer; e para um outro agente (que não foi citado), você incumbiu a tarefa de denúncia. Poderia trabalhar melhor a proposta de intervenção.
Meus parabéns, você tem uma ótima habilidade de escrita, um ótima noção e repertório, precisa só tomar alguns cuidados com a gramática, e a coesão. Mas já está muito bem, aposto bastante na sua aprovação. Qualquer dúvida pode me mandar uma mensagem, tentarei ajudar.
Nota:
C1: 160
C2: 200
C3: 160
C4; 160
C5: 120
Total: 800
Bons estudos.
See lessOs impactos econômicos e sociais da desindustrialização no Brasil.
yEilish
Olá, não sou um bom corretor, nem bom redator, mas darei meu melhor, espero que te ajude. Eu comecarei corrigindo parágrafo por parágrafo, e depois farei umas considerações das suas habilidades. 1°Parágrafo Beleza, eu entendi o que e a desindustrialização, entendi o que ela pode causar, mas isso é bLeia mais
Olá, não sou um bom corretor, nem bom redator, mas darei meu melhor, espero que te ajude. Eu comecarei corrigindo parágrafo por parágrafo, e depois farei umas considerações das suas habilidades.
1°Parágrafo
Beleza, eu entendi o que e a desindustrialização, entendi o que ela pode causar, mas isso é bom ou ruim para você? (essa pergunta que eu fiz é literalmente a tese), então eu senti que não foi muito clara sua tese nessa introdução, o que é bem essencial.
2° Parágrafo
Após o “corroborando”, poderia colocar o “deste modo em vírgulas”, ficando: “corroborando, deste modo, para …”, fica muito mais clean e os corretores valorizam isso.
“… para uma aumento…” eu entendo que digitar aqui pode trazer erros, eu também cometo quando passo para cá, mas de qualquer forma acho que minha função é citá-los.
O período ” um vez que sem em situação de vulnerabilidade financeira estão mais propensos a uma vida de crimes e violência”, esse “um vez que sem” ficou meio estranho, sem sentido, e poderia ter uma vírgula entre “em situação de vulnerabilidade”, do jeito que ficou, ficou muito extenso.
3° Parágrafo
“… não afeta apena os meios”, o correto seria “apenas”.
Como eu já disse, com outros pontos, mas reforçando, naquele trecho “… traz muitos impactos principalmente para os…”, seria legal que esse ‘principalmente’ viesse entre vírgulas.
Você disse que “traz muitos impactos”, eu gostaria muito de ouvir sobre eles, talvez se você citasse só um já ficaria muito bom.
4° Parágrafo
“… da desindustrialização no Brasil. E de…”, eu imagino que você tenha querido dizer: ‘… da desindustrialização no Brasil, é de…”, porém se fosse lá no ENEM eles não iriam considerar a forma correta.
“…, diminuindo consequentemente as crises econômicas,…”, nesse ‘consequentemente’ seria melhor entre vírgulas.
Simples mas cumpriu seu papel.
Você tem aptidão com a escrita, parabéns, gostei do seu uso de dados e repertórios (apesar que seus repertórios foram os dados), mas gostei também da sua coesão, parabéns, está indo no caminho certo. Não esqueça da tese, e buscar mais repertórios. Eu acredito que você vai longe.
C1: 160
C2: 120
c3: 120
c4: 160
c5: 160
Total: 720
Bons estudos.
See less*CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DA BIOPIRATARIA NO BRASIL* (colocar nota se possível)
yEilish
Olá, não sou um bom corretor, mas lá vai minha opinião e experiência. 1° Parágrafo * No trecho "Essa realidade se deve principalmente, à ganância ..." a vírgula foi utilizada inadequadamente, o melhor seria : Essa realidade se deve, principalmente, à ganância...". Mesmo problema no uso do "consequenLeia mais
Olá, não sou um bom corretor, mas lá vai minha opinião e experiência.
1° Parágrafo
* No trecho “Essa realidade se deve principalmente, à ganância …” a vírgula foi utilizada inadequadamente, o melhor seria : Essa realidade se deve, principalmente, à ganância…”. Mesmo problema no uso do “consequentemente”, ele deveria estar entre vírgulas.
2° Parágrafo
* Muito bom, esse parágrafo atendeu perfeitamente as competências do ENEM, agora só para buscar a evolução eu diria para você continuar em busca do vocabulário rebuscado, todavia parabéns.
3° Parágrafo
* Vocabulário muito bom, parabéns. Porém sendo sincero pelo que eu já vi os corretores não gostariam do termo ‘filos’ em “moradia dos filos”, eu trocaria por: “mudança negativa dos costumes e da moradia da diversidade biótica da região”.
4°Parágrafo
* Muito interessante sua proposta de intervenção, e para ser sincero, eu nunca encontrei alguém com tamanha coragem para escrever algo como você escreveu, então não sei avaliar corretamente esta sua proposta, avaliarei conforme minha capacidade. Eu só não dependeria de um só projeto como você fez, mas parabéns.
Sua redação é quase impecável, muito boa, eu apostaria em uma nota altíssima no ENEM com esta redação. Mas não deixe essa redação em específico te oferecer um sentimento de dom, porque deslizes podem acontecer, e você deve continuar sempre treinando.
Notas
C1: 160 (pelas vírgulas, apesar de eu achar que eles não iriam descontar)
C2: 200
C3: 200
C4: 200
C5: 200
Nota: 960 (Porém acredito que um dos corretores lhe daria mil, logo sua nota seria 980).
Bons estudos.
See lessAs causas e as consequências da biopirataria no Brasil.
yEilish
Olá, eu gostaria de ser uma grande corretor, mas darei meu melhor, espero poder te ajudar, qualquer dúvida eu não sei se você pode responder esse comentário (sou novo aqui), mas enfim. Primeiro farei minhas críticas a sua redação, depois farei uma breve comentário acerca dos seus pontos positivos. 1Leia mais
Olá, eu gostaria de ser uma grande corretor, mas darei meu melhor, espero poder te ajudar, qualquer dúvida eu não sei se você pode responder esse comentário (sou novo aqui), mas enfim. Primeiro farei minhas críticas a sua redação, depois farei uma breve comentário acerca dos seus pontos positivos.
1° Parágrafo
* No primeiro enunciado do texto, o correto seria “O filme de animação ‘Rio’ narra a história…”, da forma que você colocou, o verbo “narra” que não concorda com nada do seu texto; você poderia deixar “é narrada a história de Blue” por exemplo, mas da forma que está ficou um pouco estranho. O Trecho “para tentar sua espécie de extinção.”, acho que faltou um verbo pois ficou sem sentido. Você diz “onde fora da ficção, a importância de debater e analisar as causas e consequências da biopiratira no Brasil…”, você continua mas não termina essa ideia da “importância”, ficou sem sentido. E a expressão “mais também” é errada, o certo é “mas também”.
2°Parágrafo
* Você colocou “em primeiro lugar, constatasse, a ampla mercalização ilegal, de espécies amazônicas”, onde o correto seria “em primeiro lugar, constata-se a ampla mercalização ilegal de espécies amazônicas,…”. Agora um dica seria trazer um argumento de um repertório, você disse que “seus praticantes atestam ao lucro”, aí você poderia citar que esse lucro só é visado devido ao sistema capitalista em que vivemos, instaurado na Revolução industrial, enfim, dando mais brilho à sua redação.
3° Parágrafo
* No trecho “na tomada do território brasileiro no século XVI pelos portugueses a exploração… ” seria melhor haver uma vírgula entre portugueses e a, ficando: “… pelos portugueses, a exploração …”. Novamente você começa um enunciado “Hoje, as consequências que tais causas trazem ao meio ambiente, elevando …”, e não dá um predicado(verbo) para “as consequências”, ele está lá mal colocado, você poderia colocar essa parte assim por exemplo: “Hoje, as consequências que tais causas trazem ao meio ambiente são negativos, o que causa a elevação do risco de extinção e desequilíbrio ecológico”.
4° Parágrafo
* Há um trecho “deve-se forma”, deu para entender que você queria colocar “deve-se formar”, mas no ENEM não tem muita desculpa.
Você tem um ótimo domínio da estrutura, sua proposta de intervenção é muito boa, meus parábens. Colocou algumas informações históricas e culturais (como a tomdada do território brasilieiro no século XVI) pelos portugueses), e possuiu certa linearidade na redação. Meus parabéns.
Nota:
C1 – 120
C2 – 160
C3- 120
C4- 160
C5 – 200
Nota total: 760
Eu tento ser realista, porque a correção do ENEM vem muito rígida.
See lessBons estudos!