Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
O desafio de se conviver com as diferenças
yEilish
Olá, não sou um corretor ou sequer um bom redator, mas tentarei ajudar da melhor forma que eu posso. Primeiramente citarei erros e críticas ao seu texto durante a correção, parágrafo por parágrafo, e ao fim farei minhas considerações finais, juntamente com sua nota por competência e total. 1°ParágraLeia mais
Olá, não sou um corretor ou sequer um bom redator, mas tentarei ajudar da melhor forma que eu posso. Primeiramente citarei erros e críticas ao seu texto durante a correção, parágrafo por parágrafo, e ao fim farei minhas considerações finais, juntamente com sua nota por competência e total.
1°Parágrafo
– Foi boa a intenção de citar o filme, porém você não citou em que o filme trata sobre a valorização. Quando for citar um filme, livro, música, fale sobre algum personagem, comparando com a relação que você trará na dissertação.
– “…em que as dificuldades de aceitação social diante das diferenças são alarmantes e suas consequências, assustadoras…” nesse trecho, você poderia colocar mais vírgulas, e na minha experiência seria mais ‘bem visto’ pelos corretores da seguinte maneira: ‘…em que as dificuldades de aceitação social, diante das diferenças, são alarmantes e suas consequências, assustadoras…’
2°Parágrafo:
– “…diferenças nos caracterizam…” assim, eu acredito que este uso da primeira pessoa ficou bom no contexto, e não há problema, mas caso você não saiba, não é recomendado o uso da primeira pessoa nas dissertações modelo ENEM, okay?
3°Parágrafo:
– “… temos índices altíssimos…”, novamente, é melhor ser impessoal, como: ‘… há indíves altíssimos…’.
– Nesse mesmo trecho supracitado, eu gostaria de dizer que o verbo ‘ter’ em “temos” já foi usado no parágrafo anterior, em “… ainda tem dificuldades…”, então, para demonstrar um domínio grande das palvras (léxico), seria legal você trocar por um sinônimo, ou reformular a frase.
4°Parágrafo
– O trecho “…Quem sabe, assim, seja possível a desconstrução …” não é recomendável para finalizar a redação ENEM. Cara, mete a boca, diga: SOMENTE ASSIM, implicando seu ponto de vista, este seria meu conselho.
Cara, você tem uma ótima habilidade com a escrita, meus parabéns, sua redação é exemplar. Seu texto é perfeitamente coeso, seus desenvolvimentos perfeitos, não foge do tema, enfim, parabéns. Só peço que considere as observações que fiz no seu estudo, espero que tenha te ajudado. Mas um conselho, apesar da sua ótima escrita, não deixe de praticar, isso pode custar sua nota.
C1: 180
C2: 200
C3: 200
C4: 200
C5: 180
Nota final: 960
See lessDemocratização do acesso ao cinema no Brasil (COLOQUEM NOTA POR FAVOR)
yEilish
Olá, não sou corretor nem nada, mas vou dar meu melhor para ajudá-la nos seus estudos. Primeiramente irei analisar parágrafo por parágrafo, depois irei tecer minhas considerações finais, e ao fim darei sua nota. Espero que não fique brava, corrigirei conforme minha habilidade e tentarei ser mais rígLeia mais
Olá, não sou corretor nem nada, mas vou dar meu melhor para ajudá-la nos seus estudos.
Primeiramente irei analisar parágrafo por parágrafo, depois irei tecer minhas considerações finais, e ao fim darei sua nota. Espero que não fique brava, corrigirei conforme minha habilidade e tentarei ser mais rígido que o corretor do ENEM.
1°Parágrafo
“…entram escondido…”, erro de concordância, pois escondido deveria estar no plural, concordando com o verbo (verbo está no plural)
“… do Estado e alto o valor financeiro…” o correto seria ‘alto valor financeiro’.
2°Parágrafo
Você quase fez o parágrafo perfeito, você poderia (após ‘igualitária’) colocar um “nesse sentido, dificulta-se mais o processo de democratização do cinema.”, encerrando esse parágrafo. Se você faz sempre um sistema de introdução, desenvolvimento e encerramento por parágrafo, fica incrível. Da forma que ficou, ficou faltando algo entende?
3°Parágrafo
No trecho “…atenua-se ainda mais as desigualdades…” o verbo atenuar significa enfraquecer, diminuir intensidade, ou seja, é uma contradição na sua dissertação, pois o alto valor dos ingressos diminui (atenua) as desigualdades?
4°Parágrafo
Concisa, boa, não há o que criticar.
Considerações finais: Você escreve muito bem, é visível que você tem um bom plano textual, conhece a estrutura, possui gramática apurada. Só os erros que eu comentei, continue nessa e tenho certeza que você irá ser aprovada. Meus parabéns.
D1: 200
D2: 200
D3: 160
D4: 120
D5: 200
Nota: 880
See lessOs desafios da valorização da cultura indígena na formação da sociedade brasileira
yEilish
Olá, espero que você esteja bem. Desde já aviso que não possuo conhecimento técnico suficiente para corrigir sua redação da forma que esta merece, porém darei meu melhor. Começarei citando erro por erro em cada parágrafo, e no fim farei considerações finais sobre, incluindo elogios. 1°Parágrafo - "NLeia mais
Olá, espero que você esteja bem. Desde já aviso que não possuo conhecimento técnico suficiente para corrigir sua redação da forma que esta merece, porém darei meu melhor.
Começarei citando erro por erro em cada parágrafo, e no fim farei considerações finais sobre, incluindo elogios.
1°Parágrafo
– “No livro modernista ‘Macunaíma’ escrito…” após ‘Macunaíma’ seria melhor que viesse uma vírgula.
2°Parágrafo
– “…sentimento nacionalista, entretanto essas…” após ‘entretanto’ seria melhor existir uma vírgula.
– “… Após a segunda guerra Mundial nasceu…”, depois de ‘mundial’ seria melhor haver vírgula.
– “… life’, na qual difundia…”, seria melhor vir no lugar de ‘na qual’ a expressão ‘a qual’, ficando: “…life’, a qual difundia…” (Assim como no trecho: “…Antropofágico, no qual visava…” seria melhor haver essa troca)
– “…com a cultura indígena e por isso…” após o ‘e’ seria melhor haver vírgula, diminuindo o período.
3°Parágrafo
– “…objeção do acesso de terras pelos povos indígenas pelos grandes empresários…”, esse ‘pelos’ seguido de ‘pelos’ ficou confuso, você poderia consertar isso alterando a ordem, ficando: “… objeção do acesso, pelos empresários, de terras pelos indígenas.”
– “… tal domínio permanente, logo…”, ao invés de ter uma vírgula após ‘permanente’, seria melhor haver um ponto final
4°Parágrafo
– “…Educação agregar a atual grade curricular o estudo…”, deveria ter uma crase em ‘à atual’, e seria melhor colocar ‘à atual grade curriular’ entre vírgulas.
Parabéns pelo seu talento de escrita; seu repertório é muito bom, seu desenvolvimento é muito bom, léxico incrível, somente as vírgulas que eu acredito estar faltando (sim, corretor do ENEM possui tara por vírgulas), portanto continue assim, tenho certeza que no ENEM você será incrível, e desculpe se eu pareço grosso, é que eu tento ser o mais chato possível, pois é passível que sua redação caia nas mãos de um ogro.
C1: 160
C2: 200
C3: 200
C4: 200
C5: 160
Nota: 920
Bons estudos!
See lessO TRABALHO ESCRAVO NOS DIAS DE HOJE
yEilish
Olá, eu queria deixar claro que não sou muito bom corretor, e nem possuo muito conhecimento para tal, porém, darei meu melhor e espero ajudá-la de alguma forma. Primeiramente eu irei pontuar os erros que encontrei, separando parágrafo por parágrafo, assim será a base desta correção. No final, dareiLeia mais
Olá, eu queria deixar claro que não sou muito bom corretor, e nem possuo muito conhecimento para tal, porém, darei meu melhor e espero ajudá-la de alguma forma.
Primeiramente eu irei pontuar os erros que encontrei, separando parágrafo por parágrafo, assim será a base desta correção. No final, darei minhas considerações finais sobre sua escrita, conjuntamente com sua nota em cada uma das cinco competências avaliadas no ENEM.
1°parágrafo
– no trecho: “…quando tudo estiver bem esse organismo…” poderia haver uma vírgula após o ‘bem’, ficando: “…quando tudo estiver bem, esse…”
– “…ainda persiste na atual sociedade brasileira o trabalho…”, a expressão ‘na atual sociedade brasileira’ poderia vir entre vírgulas, melhorando seu texto.
– “… uma péssimo interação…”, erro de concordância, ficando correto: ‘uma péssima interação’.
– Quando você disse “causando uma desordem nesse meio”, seria legal você citar um exemplo dessa ‘desordem’, não precisa ser um caso específico, pode ser “haja vista a grande desigualdade racial no país”, etc.
2° Parágrafo.
– “…efetivados na prática quando…” após ‘prática’, seria melhor haver uma vírgula, ficando assim:”… efetivados na prática, quando…”.
– “…ainda tem-se brasileiros…” quando o “tem” possui sentido de existir, obrigatoriamente deve-se colocar o verbo haver, ficando: “… ainda há brasileiros…”.
– “…análoga à de um escravo…”, não há crase nesse ‘à de um escravo’, pois crase é preposição mais artigo, e como já existe a preposição de, na verdade é só a vogal a + preposição de, ficando: “…análoga a de um escravo…”
– seria melhor você trocar a conjunção ‘como’ em “… compreender como as leis…” pela conjunção ‘que’, pois no parágrafo você não explicou o processo da ineficácia das leis, só demonstrou que elas são ineficazes (citando a constituição, e dizendo que mesmo com ela, há escravidão), portanto seria melhor: “… compreender que as leis”.
3°parágrafo
– “…entrave dar-se também”, o correto seria: “… entrave dá-se também…”
– novamente, “…conhecido, não tem como…” é necessário trocar este ‘tem’ por há, usa essa regrinha para sempre.
– “… Logo, senão for debatido…” pelo sentido do trecho, não é correto utilizar a conjunção “senão”, e sim a “se não”, tornando a oração como uma condição.
4°Parágrafo
– Para não dizer que foi perfeito, achei muito arriscado no trecho: “…cidadãos. Assim tornando as leis eficazes. Outrossim…”, colocar entre pontos finais ‘Assim tornando as leis eficazes’, porém é muito belo.
Você possui uma beleza na escrita muito rara, ótimos repertórios, trabalha muito bem esses conhecimentos filosóficos. Eu entendo que muitos dos erros gramaticais se devem a digitação errônea, porém, não posso deixar passar, haja vista que os corretores do ENEM podem ser muito rígidos, ou mais tranquilos, então vamos trabalhar na melhor das hipóteses. É perfeitamente visível seu planejamento textual, coisa linda de viver.
C1: 80
C2:200
C3:160
C4:200
C5:200
Nota: 840
Bons estudos, garanto que você vai se dar muito bem no ENEM.
See lessO trabalho escravo nos dias de hoje
yEilish
Olá, primeiramente gostaria de dizer que não sou um corretor profissional, estou bem longe disso, porém darei meu melhor para que você entenda seus pontos negativos e positivos. Eu corrigirei parágrafo por parágrafo, inciando pelos erros. No fim, farei um apanhando geral do que achei, comentando seuLeia mais
Olá, primeiramente gostaria de dizer que não sou um corretor profissional, estou bem longe disso, porém darei meu melhor para que você entenda seus pontos negativos e positivos. Eu corrigirei parágrafo por parágrafo, inciando pelos erros. No fim, farei um apanhando geral do que achei, comentando seus acertos, e sua nota.
1°Parágrafo: – Você disse “Promulgada pela declaração dos direitos humanos (ONU), em 1948, garante…”, okay, o que garante? O que foi promulagada pela declaração? Faltou Coesão aí, a ideia parece meio fora de nexo.
– Seria legal você citar suas argumentações neste parágrafo inicial, mas tá tudo bem não o fazer, relaxa.
2°Parágrafo: – “Sobre esses viés,…” há um erro de concordância nominal, pois ‘esses’ está no plural e ‘viés’ está no singular. O correto seria ou ‘sobre esse viés’, ou ‘sobre esses vieses’.
– “…, o filósofo francês Jean Jacques Rousseau, afirma que…” Não pode separar sujeito de predicado por vírgulas, como foi feito separando ‘filósofo’ de ‘afirma’.
-“…além deturpar o direito …” há um erro gramatical no trecho por falta de preposição, o correto seria: ‘além de deturpar o direito’.
– Eu acho que seria interessante colocar um dado, ou um exemplo da caso que evidencie essa negligência governamental, ficaria melhor embasada sua argumentação.
3°Parágrafo: – “…sobre esse viés, o teórico…” você já havia utilizado esse conectivo no parágrafo anterior (só que no plural pelo o que percebi), não é um erro, mas pode conferir uma menor pontuação, sendo melhor você trocar este conectivo, como por exemplo ‘neste conjuntura’, ou ‘desse modo’, ou ‘nesse sentido’, etc.
-“…que acerca das ao trabalho escravo…” eu não consegui entender o que esse trecho quis dizer, o que é bem prejudicial para sua nota.
4°Parágrafo: -Você citou o órgão, como fazer, a finalidade, mas não citou o que este órgão deve fazer; e para um outro agente (que não foi citado), você incumbiu a tarefa de denúncia. Poderia trabalhar melhor a proposta de intervenção.
Meus parabéns, você tem uma ótima habilidade de escrita, um ótima noção e repertório, precisa só tomar alguns cuidados com a gramática, e a coesão. Mas já está muito bem, aposto bastante na sua aprovação. Qualquer dúvida pode me mandar uma mensagem, tentarei ajudar.
Nota:
C1: 160
C2: 200
C3: 160
C4; 160
C5: 120
Total: 800
Bons estudos.
See lessA intolerância religiosa Brasileira
yEilish
Olá, eu não tenho grandes talentos em redação, mas vou dar o meu melhor para te ajudar. Começarei dizendo o que eu vi de errado em cada parágrafo, depois darei minhas considerações finais, para aí então dar a nota, lembrando que eu corrijo padrão ENEM se não for especificado que é outra redação. 1°PLeia mais
Olá, eu não tenho grandes talentos em redação, mas vou dar o meu melhor para te ajudar. Começarei dizendo o que eu vi de errado em cada parágrafo, depois darei minhas considerações finais, para aí então dar a nota, lembrando que eu corrijo padrão ENEM se não for especificado que é outra redação.
1°Parágrafo
Faltou uma tese, um ponto de vista aqui nessa introdução. Você apresentou o contexto, mas eaí? Isso é certo ou errado? (Eu sei que é meio óbvio que a intolerância é errado, mas mesmo assim é importante escrever isso).
2°Parágrafo
Como você não apresentou a tese lá em cima, o seu argumento ficam meio: tá, isso significa que é ruim, ou bom?. Tipo assim, parece-me bem que ” ambos irão debater e defender seus ideais” é algo bom, mas “que mais sofre com o preconceito” é algo ruim, só não está muito clara a relação no seu texto.
3°Parágrafo
“sem contar as pessoas que sofrem calados”, é um erro de concordância, onde o correto seria ‘caladas’, ficando: “…que sofrem caladas”…, pois pessoas é feminino.
“…A descriminação…”, o correto seria ‘discriminação’.
4°Parágrafo.
Correto, só se preocupe sempre em responder “quem vai fazer, como vai, o que vai, e para que vai”. Faltou o como por exemplo no ministério de Educação, mas relaxa, eu já vi relevarem no ENEM.
Você escreve bem, só faltou a tese, e um melhor desenvolvimento no segundo parágrafo. Parabéns, sério, com certeza você vai ficar cada vez melhor, e lá no fim do ano vai alcançar suas metas. Continue com essa gramática que está perfeita, agora é só aperfeiçoar a coesão. Seu repertório também está bom, sério, não se sinta mal por não citar livros, ou filmes, mas claro que é bom sempre buscar citar alguma coisa. Ótimo texto.
C1: 200
See lessC2: 120
C3: 160 (por causa do segundo parágrafo, se não iria ser 200).
C4: 200.
C5: 160
Total: 840
Violência Doméstica na Pandemia.
yEilish
Olá, tentarei corrigir minha redação conforme minhas capacidades: 1°Parágrafo: "...violência doméstica, contra a mulher ...", não poderia haver esta vírgula entre 'doméstica' e 'violência'. Faltou nesse primeiro parágrafo uma tese, você só citou dados. 2°Parágrafo: "...confinamento é a constante conLeia mais
Olá, tentarei corrigir minha redação conforme minhas capacidades:
1°Parágrafo:
“…violência doméstica, contra a mulher …”, não poderia haver esta vírgula entre ‘doméstica’ e ‘violência’.
Faltou nesse primeiro parágrafo uma tese, você só citou dados.
2°Parágrafo:
“…confinamento é a constante convivência…”, esse ‘é’ está equivocado, o correto seria a conjunção ‘e’, ficando: “…confinamento e a constante…”
3°Parágrafo:
“O lockdown, e outras restrições…”, se você colocou vírgulas após ‘lockdown’, obrigatoriamente você deveria ter colocado vírgula após ‘restrições’, pois este termo é um segundo sujeito, ficando: “O lockdown, e outras restrições, também …”
“…semestre desse ano, ou seja a cada hora 536…”, deveria haver uma vírgula após ‘,ou seja’, ficando portanto entre vírgulas.
4°Parágrafo
“os números veem aumentando…”, o correto é ‘vêm’, pois ‘veem’ é do verbo ver, de olhar, enquanto ‘vêm’ é de vir.
Que coisas podem ser feitas? Você deveria ter falado caso fosse necessário uma proposta de intervenção.
5° Parágrafo
Achei criativo colocar no fim da redação esta mensagem, muito bom.
A sua redação foi bem escrita, só que pareceu uma notícia jornalística, talvez fosse até uma fuga ao tema e do que foi pedido, e zeraria no ENEM. Mas como provavelmente não é estilo enem, vou dar uma nota de 0 a 10.
Redação estilo jornalístico: 8/10
Redação Dissertativa: 2/10
Bons estudos
See lessOs limites entre estética e saúde
yEilish
Olá, eu não sou um corretor, e não tenho muitas habilidades em redação, porém irei dar o meu melhor e compartilharei contigo minha opinião acerca do seu texto. Começarei falando do que eu achei errado em cada parágrafo em específico, e no fim darei minhas considerações finais e a note. Ps: ConsideraLeia mais
Olá, eu não sou um corretor, e não tenho muitas habilidades em redação, porém irei dar o meu melhor e compartilharei contigo minha opinião acerca do seu texto. Começarei falando do que eu achei errado em cada parágrafo em específico, e no fim darei minhas considerações finais e a note.
Ps: Considerarei a correção estilo ENEM
1°Parágrafo:
Seria melhor haver uma vírgula após ‘anteriormente’ em ” cumprir com os ideais citados anteriormente e acabam”.
Acredito que seria legal você usar um sinônimo de ‘anteriormente’ em “e métodos criados anteriormente com fins”, só para demonstrar aquele domínio maravilhoso da língua.
2°Parágrafo:
Em “…corpo desejado, logo, não há forma de abordar”, seria melhor você usar como pontuação após ‘desejado’ o ponto final, seria perfeito caso o fosse. As vezes o excesso de vírgulas é prejudicial.
Eu acredito que você poderia apresentar algum exemplo de caso assim, ou um dado com fonte, ou um caso de filme, livro, enfim, para dar um repertório nesse desenvolvimento.
3°Parágrafo
“…seus riscos causados aos cidadãos, a felicidade…”, após ‘cidadãos’ você deveria usar o ponto final, pelo mesmo motivo que disse anteriormente.
4°Parágrafo
“… como anabolizantes, e finalmente, a sociedade …”, após o ‘e’ deveria ter uma vírgula, ficando: “… como anabolizantes, e, finalmente, a sociedade…”
“…individuais de cumprir a padrões…” erro de concordância em ‘a padrões’, onde o correto seria “os padrões”.
Você tem um talento inexorável para a escrita, de verdade. Eu definiria o seu texto em uma palavra cara: doce. De verdade, muito bom, e eu busco ser o mais chato na correção porque você vai sei lá, 10 vezes mais preparado como estudante para lá; e eu também sei que as vezes algum erro que eu disse foi porquê ao digitar, você passou errado enfim, mas lá não teria essa colher de chá então, é isso!
C1: 120
C2: 160
C3: 200
C4: 200
C5: 200
Nota : 880 (eu chutaria que lá no ENEM tu conseguiria pelo menos uns 960)
Bons estudos!
See lessO Estigma Associado às Doenças Mentais no Brasil
yEilish
Sinceramente, a sua redação foi uma das correções mais fáceis para mim. Meus parabéns, creio que sua chance de 1000 é altíssima, numa correção do ENEM, porém, pelo fato da sua proposta de intervenção aboradar somente uma medida - não quero que você entenda errado, você a desenvolveu muito bem, mas fLeia mais
Sinceramente, a sua redação foi uma das correções mais fáceis para mim. Meus parabéns, creio que sua chance de 1000 é altíssima, numa correção do ENEM, porém, pelo fato da sua proposta de intervenção aboradar somente uma medida – não quero que você entenda errado, você a desenvolveu muito bem, mas foi somente uma- lhe tirarei 40 pontos da proposta de intervenção.
C1: 200
C2: 200
C3: 200
C4: 200
C5: 160
Total: 960.
Bons estudos.
See lessOs impactos econômicos e sociais da desindustrialização no Brasil.
yEilish
Olá, não sou um bom corretor, nem bom redator, mas darei meu melhor, espero que te ajude. Eu comecarei corrigindo parágrafo por parágrafo, e depois farei umas considerações das suas habilidades. 1°Parágrafo Beleza, eu entendi o que e a desindustrialização, entendi o que ela pode causar, mas isso é bLeia mais
Olá, não sou um bom corretor, nem bom redator, mas darei meu melhor, espero que te ajude. Eu comecarei corrigindo parágrafo por parágrafo, e depois farei umas considerações das suas habilidades.
1°Parágrafo
Beleza, eu entendi o que e a desindustrialização, entendi o que ela pode causar, mas isso é bom ou ruim para você? (essa pergunta que eu fiz é literalmente a tese), então eu senti que não foi muito clara sua tese nessa introdução, o que é bem essencial.
2° Parágrafo
Após o “corroborando”, poderia colocar o “deste modo em vírgulas”, ficando: “corroborando, deste modo, para …”, fica muito mais clean e os corretores valorizam isso.
“… para uma aumento…” eu entendo que digitar aqui pode trazer erros, eu também cometo quando passo para cá, mas de qualquer forma acho que minha função é citá-los.
O período ” um vez que sem em situação de vulnerabilidade financeira estão mais propensos a uma vida de crimes e violência”, esse “um vez que sem” ficou meio estranho, sem sentido, e poderia ter uma vírgula entre “em situação de vulnerabilidade”, do jeito que ficou, ficou muito extenso.
3° Parágrafo
“… não afeta apena os meios”, o correto seria “apenas”.
Como eu já disse, com outros pontos, mas reforçando, naquele trecho “… traz muitos impactos principalmente para os…”, seria legal que esse ‘principalmente’ viesse entre vírgulas.
Você disse que “traz muitos impactos”, eu gostaria muito de ouvir sobre eles, talvez se você citasse só um já ficaria muito bom.
4° Parágrafo
“… da desindustrialização no Brasil. E de…”, eu imagino que você tenha querido dizer: ‘… da desindustrialização no Brasil, é de…”, porém se fosse lá no ENEM eles não iriam considerar a forma correta.
“…, diminuindo consequentemente as crises econômicas,…”, nesse ‘consequentemente’ seria melhor entre vírgulas.
Simples mas cumpriu seu papel.
Você tem aptidão com a escrita, parabéns, gostei do seu uso de dados e repertórios (apesar que seus repertórios foram os dados), mas gostei também da sua coesão, parabéns, está indo no caminho certo. Não esqueça da tese, e buscar mais repertórios. Eu acredito que você vai longe.
C1: 160
C2: 120
c3: 120
c4: 160
c5: 160
Total: 720
Bons estudos.
See less