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Desafios da participação de mulheres no esporte
Nivia_Menezes
Olá! □ Competência 1: Demonstrar conhecimento da norma culta da língua escrita. ▪︎ Nessa competência você apresenta desvios gramaticais notáveis, como regência, vírgula, pontuação, ortografia, etc. ☆ Recomendação: Reveja morfologia, sintaxe, etc. □ Competência 2: Abordagem / gênero ▪︎ Você desenvolvLeia mais
Olá!
□ Competência 1: Demonstrar conhecimento da norma culta da língua escrita.
▪︎ Nessa competência você apresenta desvios gramaticais notáveis, como regência, vírgula, pontuação, ortografia, etc.
☆ Recomendação: Reveja morfologia, sintaxe, etc.
□ Competência 2: Abordagem / gênero
▪︎ Você desenvolveu o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta um bom domínio do texto dissertativo-argumentativo
□ Competência 3: Defesa / Coerência
▪︎ O texto possui uma boa organização, pois aborda o tema de forma adequada. Porém, cuidado com desvios que deixam lacunas que podem causar dúvida no leitor.
☆ Recomendação: Deixe mais argumentativo e menos expositivo. Seu objetivo é convencer o leitor
□ Cocompetência 4: Coesão e articulação
▪︎ Boa articulação entre as partes do texto, mas com algumas inadequações.
☆ Recomendação: Conectivos são fundamentais nessa competência e um repertório diversificado faz toda diferença.
□ Competência 5: Proposta de intervenção
▪︎ Proposta de intervenção bem elaborada, mas não está totalmente completa.
☆ Recomendação: Reveja os 5 itens necessários para a C5 – Agente, ação, meio, finalidade, detalhamento.
■ Lembre-se: A estrutura vale MUITO! Sua redação não está ruim, mas precisa de alguns ajustes que farão a diferença na sua nota.
See lessNão gosto de dar notas, mas caso precise de números:
C1: 120
C2: 200
C3: 120
C4: 160
C5: 160
▪︎ Total: 760
A cultura alimentícia dos norte-americanos está acabando com a saúde brasileira.
Nivia_Menezes
Olá, irei analisar sua redação pelas competências do ENEM. C1- Demonstrar conhecimento da norma culta da língua escrita: tudo okay com sua escrita :) C2 – Compreender a proposta da redação e aplicar conceitos de várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais doLeia mais
Olá, irei analisar sua redação pelas competências do ENEM.
C1- Demonstrar conhecimento da norma culta da língua escrita: tudo okay com sua escrita :)
C2 – Compreender a proposta da redação e aplicar conceitos de várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: sua compreensão da proposta está ótima e na análise individual dos parágrafos consigo compreender qual a proposta da redação. E, você aplicou conceitos de outras áreas para explicar o seu ponto de vista.
C3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: Você apresentou vem os fatos, no entanto, senti falta de mais argumentação no seu texto. (Perdoe-me se a estrutura desejada não ser a de um texto dissertativo-argumentativo)
C4 – Demonstrar conhecimentos dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: na coesão, está muito bom, mas tente usar um pouquinho mais de conectivos (eles são muito importantes na redação 🤫).
C5 – elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, demonstrando respeito aos direitos humanos: na proposta de intervenção eu acho que você poderia se sair melhor. Seu texto foi inspirador, todavia, sua proposta foi um pouco frustrante (nunca use a mídia como uma única forma de intervenção, use ela como uma segunda intervenção, mas não como primeira.) Faltou detalhamento da sua proposta objetificação mais os meios e objetivos.
Sua redação está incrível! Continue trabalhando e terá um ótimo resultado no final :)
See lessEvasão Escolar: Realmente uma escolha do aluno?
Nivia_Menezes
Olá! Irei analisar com base nas competências do ENEM. C1- Demonstrar conhecimento da norma culta da língua escrita: você tem uma escrita muito boa, no entanto, percebi o uso do sentido conotativo (tente usar as palavras no seu próprio sentindo evitando expressões como "abrir os olhos para tal situaçLeia mais
Olá! Irei analisar com base nas competências do ENEM.
C1- Demonstrar conhecimento da norma culta da língua escrita: você tem uma escrita muito boa, no entanto, percebi o uso do sentido conotativo (tente usar as palavras no seu próprio sentindo evitando expressões como “abrir os olhos para tal situação”)
C2 – Compreender a proposta da redação e aplicar conceitos de várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: sua redação está bem estruturada, porém senti uma carência da aplicação dos conceitos de várias áreas (alusão histórica, citações filosófica, dados estatísticos, etc)
C3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: sua argumentação está espetacular com uma ótima defesa de um ponto de vista.
C4 – Demonstrar conhecimentos dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: sua coesão está excelente com um ótimo uso de conectivos, sempre tenha em mente que os conectivos são importantíssimos para dar as ligações no texto :)
C5 – elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, demonstrando respeito aos direitos humanos: você apresentou uma proposta de intervenção, mas faltou especificar mais o objetivo dando um detalhamento da proposta.
Sua redação está excelente! Com poucos erros e uma ótima estrutura.
See lessA dificuldade de combater o analfabetismo funcional no contexto Brasileiro.
Nivia_Menezes
Olá, não sou especialista, mas posso afirmar que sua redação está muito boa! C1- Demonstrar conhecimento da norma culta da língua escrita: sua gramática está muito boa, mas encontrei pequenos erros como no último parágrafo "mudança portanto são necessárias...". 180 C2 - Compreender a proposta da redLeia mais
Olá, não sou especialista, mas posso afirmar que sua redação está muito boa!
See lessC1- Demonstrar conhecimento da norma culta da língua escrita: sua gramática está muito boa, mas encontrei pequenos erros como no último parágrafo “mudança portanto são necessárias…”. 180
C2 – Compreender a proposta da redação e aplicar conceitos de várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: Você não fugiu do tema e apresentou fatos interessantes (estatísticas, citações, etc) 200
C3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: Você utilizou bem os argumentos defendendo o ponto de vista abordado pelo tema, ou seja, tema uma ótima argumentação. 200
C4 – Demonstrar conhecimentos dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: Coesão textual relacionando uma coisa com a outra utilizando conectivos 200.
C5 – elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, demonstrando respeito aos direitos humanos: Você elaborou mais de uma proposta com agente, ação, meio, objetivo e um ótimo detalhamento. 200
Dica: tente manter um número de linhas em cada parágrafo similares e sempre teste o número de linhas para dar na folha de redação.
Sua redação está incrível! Uma ótima dissertação que só vai melhorar.
Não costumo pontuar por competência, apenas vejo aquilo que posso ajudar, mas tentei :D
Tema: a importância da educação financeira para o desenvolvimento nacional
Brunomaurici0
C I – 120, 1º erro: no trecho: "as pessoas contraem dívidas", esse contraem é relacionado à problemas de saúde, busque usar "adquirem, assumem" 2º erro: não é legal usar "ou" entre vírgula, adote usar apenas ou seja, entretanto, etc. 3º erro: na intervenção, busque SEMPRE usar os agentes com iniciaiLeia mais
C I – 120, 1º erro:
no trecho: “as pessoas contraem dívidas”, esse contraem é relacionado à problemas de saúde, busque usar “adquirem, assumem”
2º erro:
não é legal usar “ou” entre vírgula, adote usar apenas ou seja, entretanto, etc.
3º erro:
na intervenção, busque SEMPRE usar os agentes com iniciais maiúsculas, ignorando isso vc terá sua nota prejudicada, atenção: Governo Federal, Poder Público, Ministério da Educação.
C II – 160, você utiliza um repertório superficial, busque aperfeiçoar em repertórios, são chaves para o sucesso na redação
C III – 160, articula muito bem as ideias, porém senti falta de exemplificação de dados e índices, isso pode te prejudicar no enem
C IV – 200, possui conectivos variados, sem repetições, em todos os períodos
C V – 120, você não apresenta detalhamento de ação/modo meio, também não apresenta a real solução para o problema, citando somente o agente e a ação.
Nota – 760
See lessOs impactos psicológicos do uso das redes sociais pelos jovens
Brunomaurici0
C I – 80, autoestima se escreve junto, no 3º período é interessante utilizar "É importante", também há um erro na primeira linha da intervenção " os pais é de.." o correto é utilizar os pais são e utilize crase quando usar a frase em relação à ela, em relação à nós, em relação à todas as mídias. C ILeia mais
C I – 80, autoestima se escreve junto, no 3º período é interessante utilizar “É importante”, também há um erro na primeira linha da intervenção ” os pais é de..” o correto é utilizar os pais são e utilize crase quando usar a frase em relação à ela, em relação à nós, em relação à todas as mídias.
C II – 120, não apresenta repertórios socioculturais.
C III – 160, articula muito bem as ideias, mas é notável a falta de conceitos concretos, como dados, índices e opiniões de autores.
C IV – 80, o texto não apresenta conectivos entre os períodos,
C V – 80, você apresenta uma solução para o problema, mas não indica os elementos necessários para intervenção no modelo de escrita do enem.
Nota – 520
See lessImpactos ambientais decorrentes do consumo no Brasil
Brunomaurici0
C I - 200 C II - 200, você possui ótimos repertórios socioculturais, todos ligados ao tema C III - 160, articula muito bem as ideias, porém senti falta de exemplificação de dados e índices, isso pode te prejudicar no enem C IV - 200, possui conectivos variados, sem repetições, em todos os períodos CLeia mais
C I – 200
See lessC II – 200, você possui ótimos repertórios socioculturais, todos ligados ao tema
C III – 160, articula muito bem as ideias, porém senti falta de exemplificação de dados e índices, isso pode te prejudicar no enem
C IV – 200, possui conectivos variados, sem repetições, em todos os períodos
C V – 160, não há detalhamento do agente/ação/modo meio.
Dica: use. “Ademais, outra medida seria o Ministério do Meio Ambiente, que é responsável pela política e controle ambiental, dispor sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente.
Nota – 920
Exploração do Trabalho Infantil
Brunomaurici0
C I - 200 C II - 200, você articula muito bem as ideias e tem um bom repertório sociocultural C III - 200, você tem argumentos bons, também usa exemplificações consistentes nos períodos C IV - 160, você não adere à conectivos nas transições de períodos e início dos parágrafos. C V - 160, você dá todLeia mais
C I – 200
See lessC II – 200, você articula muito bem as ideias e tem um bom repertório sociocultural
C III – 200, você tem argumentos bons, também usa exemplificações consistentes nos períodos
C IV – 160, você não adere à conectivos nas transições de períodos e início dos parágrafos.
C V – 160, você dá todos os modos de intervenção, mas esquece de detalhar o modo meio/ação
Nota – 920
População em situação de rua no Brasil
Nivia_Menezes
• Primeira competência: Você não demonstrou muito uso da norma culta da língua escrita (Gramática), pratique um pouco sobre a escrita de algumas palavras, pois na redação você perderá pontos por isso! • Segunda competência: Você compreendeu a proposta de redação, mas faltou aplicar os conceitos em vLeia mais
• Primeira competência: Você não demonstrou muito uso da norma culta da língua escrita (Gramática), pratique um pouco sobre a escrita de algumas palavras, pois na redação você perderá pontos por isso!
See less• Segunda competência: Você compreendeu a proposta de redação, mas faltou aplicar os conceitos em várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema. Dica: utilize citações, alusões histórias, música, livros, etc. Utilizando referências você vai demonstrar seu conhecimento sobre o tema de forma mais explícita e vai enriquecer os seus argumentos!
Dica: Leia cada parágrafo isolado e tente identificar o tema apenas com o parágrafo.
• Terceira competência: Você organizou e selecionou bem seus argumentos e opiniões para a formação do texto dissertativo-argumentativo.
Dica: A redação tem preferência de 3 a 4 parágrafos (sendo 4 parágrafos o mais recomendado: introdução, 2 parágrafos para o desenvolvimento e conclusão). Sempre tente manter um número de linhas nos parágrafos similar, pois isso vai ajudar sua redação a ser mais organizada estruturalmente.
• Quarta competência: Você demonstrou conhecimentos do mecanismo linguístico para construção de argumentos, mas faltou coesão textual.
Dica: utilize conectivos para relacionar os parágrafos, pois um parágrafos é ligado ao outro.
• Quinta competência: Você fez um parágrafos curto, sem muitas especificações! Sua proposta de intervenção foi boa, mas faltou detalhamento e o objetivo da proposta.
Sempre tente melhorar sua argumentação e pense na sua conclusão, pois ela vale 200 pontos! Você precisa melhorar um pouco mais, mas está no caminho certo e se continuar conseguirá uma redação incrível!
Não posso atribuir uma nota por competências, pois não sou profissional. Espero ter ajudado! :)
Danos ambientais e responsabilidades sociais
Nivia_Menezes
Olá, redação incrível! • Na primeira competência você demonstrou conhecimento da norma culta da língua escrita. Dica: tente manter um número similar de linhas nos parágrafos, assim você manterá uma estrutura mais visivelmente igualitária. • Na segunda competência você compreendeu a proposta da redaçLeia mais
Olá, redação incrível!
See less• Na primeira competência você demonstrou conhecimento da norma culta da língua escrita. Dica: tente manter um número similar de linhas nos parágrafos, assim você manterá uma estrutura mais visivelmente igualitária.
• Na segunda competência você compreendeu a proposta da redação e aplicou em outras áreas demonstrando seu conhecimento utilizando argumentos muito bons. Obs.: muito bom você ter citado a ONU mostrando dados estatísticos.
• Na terceira competência você selecionou bem os fatos fazendo uma exposição da sua opinião de forma que demonstrou claramente a defesa de um ponto de vista.
• Na Quarta competência você demonstrou seu conhecimento com mecanismo linguístico matando uma boa coesão textual.
• Na quinta competência você deixou o meio explícito e detalhou a proposta de intervenção de forma objetiva.
Uma redação muito bem argumentada e que demonstra que você pode ir longe com seu aperfeiçoamento!
Não dou nota por competência, pois não sou profissional e não posso afirmar uma nota aproximada com clareza. Desculpe se houver algum erro.
Espero ter ajudado! :)