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Desafios da popularização da vacinação no Brasil
Anamarina
INTRODUÇÃO: está muito boa, você colocou um repertório e possui uma tese. DESENVOLVIMENTO 1: Você poderia ter explicado melhor porque há a ausência de conscientização da maioria dos brasileiros,e relacionamento mais com o repertório usado. DESENVOLVIMENTO 2: Há erros de ortográfia,e há uma certa desLeia mais
INTRODUÇÃO: está muito boa, você colocou um repertório e possui uma tese.
DESENVOLVIMENTO 1: Você poderia ter explicado melhor porque há a ausência de conscientização da maioria dos brasileiros,e relacionamento mais com o repertório usado.
DESENVOLVIMENTO 2: Há erros de ortográfia,e há uma certa desorganização nos seus argumentos deixando assim o texto um pouco confuso de ser entendido.
CONCLUSÃO: sua conclusão está muito boa.
C1=160
See lessC2=200
C3=120
C4=160
C5=200
Os desafios para a formação educacional de surdos no Brasil
Anamarina
Sua redação está boa mais convém analisarmos algumas coisas. INTRODUÇÃO: Está muito boa com um repertório logo no começo e também há uma tese. 1DESENVOLVIMENTO:Fico bom,mas se você citasse um repertório daria mais ênfase ao seus argumentos. 2DESENVOLVIMENTO:Se você explicasse um pouco melhor como quLeia mais
Sua redação está boa mais convém analisarmos algumas coisas.
INTRODUÇÃO: Está muito boa com um repertório logo no começo e também há uma tese.
1DESENVOLVIMENTO:Fico bom,mas se você citasse um repertório daria mais ênfase ao seus argumentos.
2DESENVOLVIMENTO:Se você explicasse um pouco melhor como que a citação que você colocou tem a ver com os seus argumentos ficaria algo mais coesivo.
CONCLUSÃO:Sua conclusão está boa,no entanto você só colocou os 4 elementos faltou você detalhar mais sua proposta.
Em geral sua redação está boa.
Só tem alguns erros de ortográfia e pontuação,mas não tirarei porque possa ser só erro de digitação.
C1=200
See lessC2=160
C3=160
C4=120
C5=120
760.
Continue estudando e tenho certeza que você tirará o tão sonhado 1000
A família contemporânea
iagorodriguesoff
COMP. 1- Domínio da norma padrão da língua escrita: 200 *Eu realmente nao encontrei nenhum desvio na sua redação ou qualquer tipo de incoerência ou falta de coesão. ele foi bem escrita e trabalhada, seus conectivos estavam otimos.* COMP. 2- Compreender a proposta de redação: 200 *Como falei, não emLeia mais
COMP. 1- Domínio da norma padrão da língua escrita: 200
See less*Eu realmente nao encontrei nenhum desvio na sua redação ou qualquer tipo de incoerência ou falta de coesão. ele foi bem escrita e trabalhada, seus conectivos estavam otimos.*
COMP. 2- Compreender a proposta de redação: 200
*Como falei, não em nenhum moemento você fugindo da proposta, seguiu uma linha de pensamento que se relaciona muito bem com o tema proposto.
COMP. 3- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações: 200
*Seu repertorio sociocultural é excelente, nao sei se você tirou os dados dos seus texto de apoio mas ele se encaixaram perfeitamente na ideia que você queria passar, parabéns.
COMP. 4- Encardenamento textual/ Mecanismos linguisticos: 160
voce usou perfeitamente seus conectivos, mas em alguns pontos da sua redação que precisavam de conctivos voce nao usou, o que não alterou em nada a compreenção do texto.
COMP. 5- Elaborar proposta de interveção para o problema abordado: 160
sua porposta é simples, mas bem elaborada. voce colocou os 4 pontos necessarios, esquecendo apenas do detalhamento de algum dos pontos citados.
O consumismo e a sustentabilidade no Brasil contemporâneo
iagorodriguesoff
COMP. 1- Domínio da norma padrão da língua escrita: 200 *Eu realmente nao encontrei nenhum desvio na sua redação ou qualquer tipo de incoerência ou falta de coesão. ele foi bem escrita e trabalhada, seus conectivos estavam otimos.* COMP. 2- Compreender a proposta de redação: 200 *Como falei, não emLeia mais
COMP. 1- Domínio da norma padrão da língua escrita: 200
See less*Eu realmente nao encontrei nenhum desvio na sua redação ou qualquer tipo de incoerência ou falta de coesão. ele foi bem escrita e trabalhada, seus conectivos estavam otimos.*
COMP. 2- Compreender a proposta de redação: 200
*Como falei, não em nenhum moemento você fugindo da proposta, seguiu uma linha de pensamento que se relaciona muito bem com o tema proposto.
COMP. 3- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações: 200
*Seu repertorio sociocultural é excelente, nao sei se você tirou os dados dos seus texto de apoio mas ele se encaixaram perfeitamente na ideia que você queria passar, parabéns.
COMP. 4- Encardenamento textual/ Mecanismos linguisticos: 160
voce usou perfeitamente seus conectivos, mas em alguns pontos da sua redação que precisavam de conctivos voce nao usou, o que não alterou em nada a compreenção do texto.
COMP. 5- Elaborar proposta de interveção para o problema abordado: 160
sua porposta é simples, mas bem elaborada. voce colocou os 4 pontos necessarios, esquecendo apenas do detalhamento de algum dos pontos citados.
A progressiva marcha brasileira ao colapso ambiental
Carlos Eduardo
Vamos lá! Irei corrigir sua redação de acordo com as competências exigidas pelo Enem. Comentários por competência: C1- Use "diante do" ao invés de "diante ao". Felipe, como eu já te disse em outra correção, cuidado com o uso de "ponto e vírgula", recomendo , caso necessário, utilizar esse tipo de acLeia mais
Vamos lá! Irei corrigir sua redação de acordo com as competências exigidas pelo Enem.
See lessComentários por competência:
C1- Use “diante do” ao invés de “diante ao”. Felipe, como eu já te disse em outra correção, cuidado com o uso de “ponto e vírgula”, recomendo , caso necessário, utilizar esse tipo de acentuação apenas uma vez ao longo do seu texto, ou, se preferir, evitar usar o “ponto e vírgula” ao longo da sua redação. Eu trocaria “à urbanização” por “à zona urbana”, ficaria melhor. Em ” corrobora à exacerbação do problema”, o correto seria usar o “colabora”, “corroborar” é diferente de “colaborar”, além disso a crase foi aplicada desnecessariamente, o que já provoca a perda de 40 pontos na C1. Ainda verifico ao longo do seu texto o uso incorreto dos pronomes demonstrativos que eu já havia lhe falado, não confunda “esses” com “estes”, “nestes” com “nesses”, “dessas” com “destas”, o mesmo vale para flexão no gênero feminino. Em “Esse que, por intermédio da modificação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), implementará tais diretrizes adicionando a disciplina, desde a tenra idade, de Educação Ambiental de cunho obrigatório devido a sua importância” observe as modificações que fiz na pontuação.
Eu não queria entrar muito nesse mérito kkk, mas terei que comentar para que você possa corrigir no futuro. É sobre a aplicação do gerúndio no texto dissertativo, vários professores que eu já estudei redação e ainda estudo recomendam evitar o gerúndio ao longo da redação, por exemplo, “conduzindo, buscando, provocando etc”, e eu percebi que seu texto tem muito disso. Você pode substituir esses termos pela associação de verbos com pronomes, por exemplo, ao invés de aplicar o termo “buscando” na frase “buscando recursos e…”, poderia substituir por “que buscam recursos e…”, o que evita que seu texto incline-se mais para o lado narrativo/descritivo do que o argumentativo-dissertativo.
C2- O candidato compreende e desenvolve muito bem a proposta de redação. Contudo, quanto à estrutura do texto dissertativo-argumentativo, o 2º parágrafo de desenvolvimento poderia ser mais bem elaborado, por exemplo, quando você coloca “Desta maneira, provocando a destruição de habitats, obrigando as espécies a se locomover aos povoamentos, objetivando recursos”, seria bom indicar uma fonte de informação que embasasse esse seu argumento, como uma forma de diferenciar a informação inserida da visão do senso comum.
C3- O texto apresenta não só informações extraídas de outras fontes de conhecimento, mas também o autor soube muito bem utilizá-las para construção do seu ponto de vista, o que fica bem evidente ao final de cada parágrafo.
C4- Nota máxima nessa competência. Você usa muito bem os conectivos, seja para inicio ou entre os parágrafos, o que colabora para a progressão textual. Quanto ao vocabulário, achei muito bom as palavras utilizadas, demonstra grande conhecimento dos mecanismos linguísticos. Como vi aqui algumas pessoas relatando nas correções, também posso comentar sobre esse fato de que não são todos que admiram, infelizmente, o vocabulário mais inovador no texto de redação, por que tem haver com a questão de acessibilidade e claro entendimento por todos que estão lendo o texto. O que eu quero dizer é que não está errado o uso dos termos mais rebuscados na redação (por outro lado, demonstra o conhecimento por parte do indivíduo acerca da língua), no entanto, caso opte por usar palavras não muito comuns no dia a dia, aplique-as de forma mais moderada e que esteja em acordo com a sua proposta de escrita.
C5- Se tratando apenas da estrutura da proposta de intervenção e sua relação com a competência 5, a proposta apresenta todos os elementos da conclusão e esses estão bem articulados. A única observação no parágrafo de conclusão é quanto à pontuação gráfica, essa eu deixo mais evidente lá na C1, mais relembrando que sempre procure colocar cada vírgula no seu devido lugar, delimitando quem são, principalmente, o meio/modo da proposta e o detalhamento dessa.
Notas por competência:
C1- 120
C2- 200
C3- 200
C4- 200
C5- 200
Nota final: 920
Caminhos para o combate à homofobia no Brasil
Anamarina
INTRODUÇÃO: 1. Não consegui indentificar sua tese,e ela e muito importante para o leitor ver o que vai ser falado nos seus desenvolvimentos. DESENVOLVIMENTOS: Estão muito bons. Mas há alguns erros de gramática e pontuação. CONCLUSÃO: Ficou boa,porém sua proposta de intervenção ficou um pouco confusaLeia mais
INTRODUÇÃO:
See less1. Não consegui indentificar sua tese,e ela e muito importante para o leitor ver o que vai ser falado nos seus desenvolvimentos.
DESENVOLVIMENTOS:
Estão muito bons.
Mas há alguns erros de gramática e pontuação.
CONCLUSÃO:
Ficou boa,porém sua proposta de intervenção ficou um pouco confusa.
Seu texto está muito bom e você escreve bem.
Basta estudar mais e rever os seus erros.
C1=160
C2=200
C3=160
C4=180
C5=160
Total=860!
O aumento de DSTS entre jovens brasileiros
Anamarina
Na sua introdução vc começou bem usando um repertório como a série Elite,mas eu não consegui indentificar sua tese,e ela é muito importante para o leitor saber o que vai ser falado nos seus desenvolvimentos. Seus desenvolvimentos ficaram muito confusos,pois vc usou vírgula aonde era pra usar ponto eLeia mais
Na sua introdução vc começou bem usando um repertório como a série Elite,mas eu não consegui indentificar sua tese,e ela é muito importante para o leitor saber o que vai ser falado nos seus desenvolvimentos.
See lessSeus desenvolvimentos ficaram muito confusos,pois vc usou vírgula aonde era pra usar ponto e fez um período muito longo no seu texto.
Na conclusão,a proposta de intervenção tem que vir acompanhada de 5 coisas,o AGENTE>Quem vai fazerO que vai ser feitocomo vai ser feitopara que vai ser feito< e ainda o DETALHAMENTO,aí vc pode detalhar uma das quatros coisas citadas anteriormente,eu aconselho detalhar o AGENTE.
Nos seus desenvolvimentos tente sempre colocar períodos pequenos para que não fique tão confuso seu texto.
Estude pontuação isso irá lhe ajudar muito.
Além disso,estude a estrutura do texto dissertativo-argumentativo,pois eu vi que vc não colocou tópico frasal nos seus desenvolvimentos e isso é super importante numa redação.
Estude bastante redação,leia outras redações nota mil.
Tenho certeza que vc vai conseguir uma boa nota.
A progressiva marcha, brasileira, ao colapso ambiental
Carlos Eduardo
Vamos lá! Irei corrigir sua redação de acordo com as competências exigidas pelo Enem. Comentários por competência: C1- Ausência de vírgula após "Zygmunt Bauman", na 1ª linha. "Diante do frequente" ao invés de "diante ao frequente". É desnecessário esse "de" após "desde". Eu reescreveria esse trechoLeia mais
Vamos lá! Irei corrigir sua redação de acordo com as competências exigidas pelo Enem.
See lessComentários por competência:
C1- Ausência de vírgula após “Zygmunt Bauman”, na 1ª linha. “Diante do frequente” ao invés de “diante ao frequente”. É desnecessário esse “de” após “desde”. Eu reescreveria esse trecho “ocasionando desde de danos a flora brasileira a destruição de habitats naturais” da seguinte forma: ocasionando danos desde a flora brasileira até a destruição de habitats naturais. No seu lugar, para esse período da introdução não ficar tão extenso, eu tiraria esse ponto e vírgula e iniciaria um novo período seguinte, dessa forma: Tal panorama atrai, consequentemente, esses animais – agora sem casa – para as grandes cidades, sendo imperiosa a ampliação de medidas a fim de liquidar este (cuidado no uso de pronomes demonstrativos, o correto seria “esse”) imbróglio. Nesse trecho: “correlacionada ao déficit de consequências efetivas contra…”, eu acho que correto seria “ações efetivas” ao invés de “consequências”. Forma correta: “Nesse viés”. Nesse trecho: “caso as causas não forem tratadas”, a repetição dos sons fica evidente, poderia ser reescrito assim: “caso os motivos não sejam abordados”. Eu reparei que você usa bastante o “ponto e vírgula”, não há problema em usá-lo, desde que seja de maneira discreta e corretamente. Apesar de fazer parte da C5, é importante comentar na C1: evite utilizar termos como “em suma, diante do exposto, diante do supracitado, diante do que foi abordado” na conclusão, por que a banca já sabe que ali aonde você está escrevendo já é a conclusão, então fica redundante utilizar tais expressões.
C2- O candidato soube compreender o tema, utilizou de outras áreas do conhecimento para síntese do texto e respeitou os limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
C3- Ficou muito bom sua argumentação, e deixou claro no texto sua marca de autoria, cuja competência exige isso do aluno.
C4- Parabéns pelos conectivos, além da abundância no emprego deles, também soube aplicar corretamente para coesão entre os parágrafos e dentro desses.
C5- Sua proposta ficou muito boa, contudo, falta indicar o meio/modo de como seria executada a ação. Você pode deixar isso bem evidente para banca usando expressões como : por meio de, através de. Por exemplo: Cabe ao Ministério da Educação, por meio da modificação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), adotar novas disciplinas para formação integral dos cidadãos……..
* No geral, você se atentar principalmente na C1, é o que a banca vem exigindo cada vez mais dos alunos.
Notas por competência:
C1- 160
C2- 200
C3- 200
C4- 200
C5- 160
Nota final: 920
Desculpa pela demora irmão :))
os limites entre a estetica e a saude no Brasil
Carlos Eduardo
Vamos lá! Irei corrigir sua redação de acordo com as competências exigidas pelo Enem. Comentários por competência: C1- Cuidado com o uso correto de vírgulas em adjuntos adverbiais, na 1ª linha o correto seria o seguinte: "O poema “Os sapos”, de Manuel Bandeira, faz uma forte crítica as imposições paLeia mais
Vamos lá! Irei corrigir sua redação de acordo com as competências exigidas pelo Enem.
See lessComentários por competência:
C1- Cuidado com o uso correto de vírgulas em adjuntos adverbiais, na 1ª linha o correto seria o seguinte: “O poema “Os sapos”, de Manuel Bandeira, faz uma forte crítica as imposições parnasianas sobre o culto à forma”. Você também não colocou crase no “as” em “as imposições”, lembrando que um único erro de crase já desconta 40 pontos da C1. Atente que eu vou reescrever o seguinte trecho “Este fato, não só aconteceu no parnasianismo, em verdade vem se perpetuando cada vez mais no Brasil. Haja vista, que a supervalorização do belo está causando impactos na saúde”, reescrito : “Esse fato não só aconteceu no Parnasianismo, mas, em verdade, vem se perpetuando cada vez mais no Brasil, haja vista que, a supervalorização do belo, está causando impactos na saúde”. Uso desnecessário de crase em “à cultura”. Nesse trecho “cegando a população”, sabemos que a população não está “cegando” realmente, então sempre coloque entre aspas expressões com caráter conotativo. Ao invés de “corrompesse”, é “corrompe-se”.
C2- O candidato usou seu repertório sociocultural para elaboração do texto, e respeitou, em partes, a estrutura do texto dissertativo-argumentativo no ENEM. Eu recomendo você adotar um encaminhamento argumentativo ao final de sua introdução, deixando mais claro quais seriam os aspectos a serem abordados, como causas e consequências, ou aspectos negativos ou positivos. PF é um sigla e deve ser especificada.
C3- Apesar do candidato utilizar repertório de informações para construir a argumentação nos parágrafos de desenvolvimento, faltou se posicionar mais criticamente no texto, utilize expressões como “é inaceitável, é inadmissível, infelizmente etc” para deixar claro seu posicionamento sobre o tema.
C4- O texto apresenta uma boa utilização de termos conectivos, o que pode ser notado em termos como “portanto, ademais, haja vista etc”, favorecendo à coesão e coerência entre parágrafos e dentro desses.
C5- Do ponto de vista estritamente da C5, a proposta apresenta todos os elementos necessários, mas é possível perceber vários erros de vírgulas e coerência entre as ações que foram propostas, tente ser mais evidente no tocante às ações a serem feitas, e o detalhamento dessas.
Notas por competência:
C1- 80
C2- 160
C3- 160
C4- 200
C5- 160
Nota final: 760
a expensão da educação a distancia no Brasil
lara toledo
Sua redação está boa,porém sinto que você fugiu um pouco do tema proposto no terceiro parágrafo.Evite o máximo possível fugir do tema,isso te custará pontos. Evite também repetir palavras principalmente no mesmo parágrafo ou frase,tente trocar "rede sociais" por algum sinônimo,que não perca o sentidLeia mais
Sua redação está boa,porém sinto que você fugiu um pouco do tema proposto no terceiro parágrafo.Evite o máximo possível fugir do tema,isso te custará pontos.
See lessEvite também repetir palavras principalmente no mesmo parágrafo ou frase,tente trocar “rede sociais” por algum sinônimo,que não perca o sentido da sua ideia.
Para que você faça uma pergunta em seus textos é necessário que a resposta esteja contida na própria.Caso tenha dúvidas é melhor evitar do que fazer errado!Menos é mais.