Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
O suicídio entre os jovens brasileiros: como enfrentar esse problema?
vitorialobo
Gostei bastante da sua redação e você está no caminho certo. – Sua introdução está bem completa, tem um repertório que explica bem a problemática. – No início do desenvolvimento deve conter uma breve introdução sobre a tese ( causadora do problema) a ser defendida. Posteriormente argumentar e exemplLeia mais
Gostei bastante da sua redação e você está no caminho certo.
See less– Sua introdução está bem completa, tem um repertório que explica bem a problemática.
– No início do desenvolvimento deve conter uma breve introdução sobre a tese ( causadora do problema) a ser defendida. Posteriormente argumentar e exemplificar como a tese tem relação com a problemática.
Por exemplo no D1, você pode falar que o Governo Federal, por meio do Ministério da educação, auxilia no problema, pois ele investe de maneira mínima em serviços de apoio, como a contratação de psicólogos.
– Sua conclusão também está bem completa.
– Tenta focar mais no seu desenvolvimentos, fora isso o restante tá ótimo.
Espero ter ajudado um pouquinho.
O mercado de trabalho para os jovens
vitorialobo
Olá, Lidia! Gostaria de pontuar a sua redação a partir das competências da redação Enem(acredito q seja redação modelo Enem, visto q apresentou proposta de Intervenção rsr). C.1 – “Desde o Iluminismo, entende-se que uma sociedade só progride quando um se mobiliza com o problema do outro. No entanto,Leia mais
Olá, Lidia! Gostaria de pontuar a sua redação a partir das competências da redação Enem(acredito q seja redação modelo Enem, visto q apresentou proposta de Intervenção rsr).
C.1 – “Desde o Iluminismo, entende-se que uma sociedade só progride quando um se mobiliza com o problema do outro. No entanto, quando o assunto é as dificuldades da entrada dos jovens no mercado de trabalho, muitas vezes, essa mobilidade não é vista. Nesse prisma, deve-se analisar a falta de preparação e a pouca oportunidade oferecida para uma chance de emprego.
Nesse sentido, ressalta-se(ausência de conectivo “que”) a carência na preparação dos jovens é um dos obstáculos. Segundo o pedagogo Paulo Freire, ”a educação transforma as pessoas e essas mudam o mundo”. Através disso, evidencia-se a importância da educação na formação cidadã do indivíduo, influenciado, posteriormente, na preparação, tal como cursos técnicos. Assim, facilita(o correto seria “facilita-se”) o ingresso deles ao primeiro emprego.
Ademais, atrelado a(necessita de crase(à)) qualificação inadequada, salienta-se que são oferecidas poucas chances ao primeiro emprego. Devido as(necessita de crase) empresas, com a necessidade de otimizar(erro de concordância; o correto seria “otimizarem”) a produção, optam(com o conectivo “devido”, o verbo deveria estar no passado, ou seja, “optarem”; para manter o verbo na forma “optam”, eu indicaria trocar devido por “pois”) por indivíduos com experiência. Além de que, os jovens apresentam falhas em sua inteligência emocional, em que não conseguem lidar com a pressão ou não reagem bem as(necessita de crase) críticas. Assim, os experientes sobressai deles(o melhor seria “sobressaem-se a eles”)
Portanto, medidas são necessárias para melhorar o panorama em questão. Destarte, o Ministério da Educação,(NUNCA separe o sujeito do verbo por vírgula) deve oferecer cursos profissionalizantes, por meio de investimentos, com o intuito a(a preposição “a” deve ser trocada por “de”) reparar as necessidades do mercado. Outrossim, os Governos Municipais, em parceria com empresas(ausência de vírgula) devem oferecer estágios para os estudantes, por meio de programas. Assim, a sociedade progride mobilizado(“sociedade” é feminino, logo, mobilizado deve ser “mobilizada”) pelas oportunidades.”
See lessLogo, 120.
C.2 – 200. Abordou mt bem o tema. O texto dissertativo argumentativo foi corretamente construído.
C.3 – 200. Organizou bem as ideias e fez sentido, portanto, ficou bem coerente.
C.4 – 160. Apesar de não apresentar mts repetições, percebe-se que houve ainda erros e ausências de conectivos.
C.5 – 200. Estou dando a nota máxima, mas indico a vc detalhar mais a sua proposta.
Por fim, indico q vc leia bastante redações exemplares (nota mil) e q treine bastante — pois ainda há um bom tempo antes do Enem — q assim vc alcançará seus objetivos! ;)