Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
Efeitos da Implantação da Lei Seca
vitoriadusilva
Oi, Thais. Tudo bem? Logo na sua introdução, percebi que o texto em geral não atende a estrutura do Enem. Vou tentar resumir para você mas é importante que você estude a estrutura e as competências bem a fundo, ok? Bem, a introdução do Enem é composta por três partes: - CONTEXTUALIZAÇÃO: você vai inLeia mais
Oi, Thais. Tudo bem?
Logo na sua introdução, percebi que o texto em geral não atende a estrutura do Enem. Vou tentar resumir para você mas é importante que você estude a estrutura e as competências bem a fundo, ok?
Bem, a introdução do Enem é composta por três partes:
– CONTEXTUALIZAÇÃO: você vai introduzir o tema ao leitor de forma clara e objetiva.
– TRANSIÇÃO: você vai trazer o tema para a realidade brasileira.
– TESE: você vai apresentar os seus argumentos
Apesar de você ter feito uma contextualização, falando sobre a questão dos acidentes de trânsito estarem vinculados, principalmente, ao uso de álcool pelos motoristas, você não introduziu tão bem assim. O seu repertório ficou totalmente perdido no texto e em momento algum você não mencionou argumentos. Só aí você já perde ponto nas competências 1, 3 e 4.
No desenvolvimento, você precisa usar um conectivo interparágrafo que retome o que foi dito anteriormente e, também, introduza o que você ainda vai falar. Recomendo começar com “em primeiro plano, em primeira análise”, sempre seguidos de vírgula. Tem algo também que a gente chama de tópico frasal. Ele vai apresentar o que você vai desenvolver no parágrafo. Não precisa ser muito grande, uma linha é o suficiente. Exemplo: “Em primeiro plano, convém ressaltar a falta de fiscalização nas rodovias como um dos fatores que corroboram o impasse.”
Depois disso, você vai apresentar um repertório sociocultural, como fez ao usar o caso da moça. No entanto, o repertório é só uma forma de comprovar o seu argumento, não precisa detalhar todo o caso e falar dele o texto inteiro, é só uma base. A partir dele você vai argumentar, criticar, dizer por que aquilo ocorre e citar as consequências também.
Sua proposta ficou genérica e não atingiu todas as partes da proposta de intervenção (agente, ação, meio, finalidade, detalhamento). Seja mais específica, diga o que deve ser feito e com autoridade!
Portanto, essas seriam as suas notas, seguindo o parâmetro de correção do Enem:
COMPETÊNCIA 1 – 80 PONTOS
COMPETÊNCIA 2 – 120 PONTOS
COMPETÊNCIA 3 – 120 PONTOS
COMPETÊNCIA 4 – 120 PONTOS
COMPETÊNCIA 5 – 120 PONTOS
TOTAL = 560
Bem, desculpe se não consegui explicar muito bem. Ressalto novamente que estude a estrutura da redação do Enem por completo e domine as competências!!! Por isso, não desanime! Ir bem na redação do Enem não é necessariamente escrever bem, mas atingir todos os propósitos que a banca pede.
Sinta-se livre pra me chamar caso tenha ficado alguma dúvida. Desejo muito sucesso e bons estudos!
See lessO sedentarismo no Brasil
vitoriadusilva
Oi, Mylle. Tudo bem? Então, a sua introdução ficou clara e objetiva, talvez até demais. Apesar de ter introduzido bem o tema com o repertório da internet, senti falta de uma comparação à realidade mais detalhada. Sim, a tecnologia intensificou o sedentarismo, mas por que? O que isso resulta? Seus arLeia mais
Oi, Mylle. Tudo bem?
Então, a sua introdução ficou clara e objetiva, talvez até demais. Apesar de ter introduzido bem o tema com o repertório da internet, senti falta de uma comparação à realidade mais detalhada. Sim, a tecnologia intensificou o sedentarismo, mas por que? O que isso resulta? Seus argumentos ficaram claros mas a forma como você estruturou a frase não ficou muito boa.
No primeiro parágrafo de desenvolvimento, você utiliza os conectivos certinho, introdu o tema. Houveram alguns desvio da norma culta e sinto que você podia ter desenvolvido melhor o argumento. Além disso, o repertório ficou meio “perdido” no parágrafo, como se tivesse colocado só para dizer que colocou. Não faça isso! O repertório sociocultural, além de ser uma competência no Enem, vai te auxiliar a desenvolver o argumento. Lembre-se: ele tem que comprovar o que você argumentou, não trazer novas perspectivas sobre o problema. Comprove a veracidade do que você está dizendo! Ah, e evite usar muitos conectivos com a mesma ideia, deixa o seu texto redundante, como em “entretanto, porém”. Escolha só um!
Seu segundo desenvolvimento ficou muito bom! Você conseguiu argumentar bem e teve menos desvios gramaticiais. A estrutura está toda certinha. Parabéns!
Já na introdução, você usou os conectivos certinho, fez uma boa retomada do tema e cumpriu as 5 partes da proposta de intervenção, porém senti que ficou meio vago, assim como o final do parágrao. Fale com autoridade o que precisa ser feito, quem precisa fazer o que. E, é claro, ver se faz sentido o repertório como um todo.
Bem, sendo assim, vamos para a nota:
Competência 1 – 120 pontos
Competência 2 – 120 pontos
Competência 3 – 160 pontos
Competência 4 – 160 pontos
Competência 5 – 160 pontos
Total = 720
Não desanime e continue praticando! Muito sucesso!
See lessDEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO A INTERNET.
vitoriadusilva
Sua introdução foi clara e objetiva. Introduziu bem o tema com uma citação e comparou com o cenário atual. Seus argumentos ficaram bem claros também. Teve um pequeno desvio da norma padrão logo na primeira linha e poderia ter detalhado mais a questão, ficou pautada no senso comum, sem muita argumentLeia mais
Sua introdução foi clara e objetiva. Introduziu bem o tema com uma citação e comparou com o cenário atual. Seus argumentos ficaram bem claros também. Teve um pequeno desvio da norma padrão logo na primeira linha e poderia ter detalhado mais a questão, ficou pautada no senso comum, sem muita argumentação.
No primeiro parágrafo de desenvolvimento você utilizou um conectivo, assim como pede a competência 4, além de ter feito um tópico frasal. Apesar de ter usado o repertório da pandemia, senti que a argumentação não foi muito bem desenvolvida, caindo para o senso comum, como na introdução. Detalhe mais a situação, argumente! Diga o que acontece e por que, o que isso gera.
Apesar do primeiro tópico frasal estar bom, o segundo ficou meio perdido. Introduza o que você vai falar antes de argumentar sobre, como ez em “os tornando leigos do ‘mundo’ tecnólogico”. Notei mais alguns desvios da norma padrão da língua e, novamente, argumentação pautada no senso comum. E evite usar aspas no seu texto, como fez em “mundo” e “navegar”. Deixa o seu texto repetitivo e tira a veracidade daquilo que você está se propondo a falar.
Sobre a conclusão: ficou boa até. Você introduziu muito bem, usando conectivos. E apesar de cumprir as 5 partes da proposta de intervenção, ficou muito objetiva. Você não precisa dar solução aos dois problemas apresnetados, mas a banca vê isso de maneira positiva, significa que você se preocupa em entregar um bom texto independentemente de estar valento ponto ou não.
Portanto:
Competência 1 – 120 pontos
Competência 2 – 120 pontos
Competência 3 – 120 pontos
Competência 4 – 160 pontos
Competência 5 – 160 pontos
Total = 680
Não desanime e continue praticando!
See lessFantasmas
vitoriadusilva
Você começou seu texto por meio de uma estratégia de abertura, discorrendo sobre o que é ser cidadão. No meio do paráragrafo, você problemantizou, relacionando o repertório anterior com o tema. Na última frase, contudo, seus argumentos não ficaram claros, o que pode te fazer perder ponto na competênLeia mais
Você começou seu texto por meio de uma estratégia de abertura, discorrendo sobre o que é ser cidadão. No meio do paráragrafo, você problemantizou, relacionando o repertório anterior com o tema. Na última frase, contudo, seus argumentos não ficaram claros, o que pode te fazer perder ponto na competência 3.
Apesar de ter utilizado o conector argumentativo no início, você não fez um tópico frasal, apresentando os argumentos ao leitor, o que também te faz perder pontos na competência 3. Senti falta de uma alusão para embasar seu argumento, assim como uma relação dele com o tema. Não precisa ser necessariamente uma alusão, só uma contextualização maior. Há alguns erros de vírgula, principalmente na última frase, o que te desconta pontos na competência 1, que avalia o domínio da norma padrão da língua.
Já no segundo parágrafo de desenvolvimento, você usou um conector inadequado. Prefira usar “além disso” ou “além do mais”. Assim como no primeiro desenvolvimento, você não fez um tópico frasal e já foi direto para uma alusão, que poderia ter vindo após o argumento. Notei mais alguns erros gramaticais e, também, uma repetição de palavras.
Você anunciou sua proposta de intervenção com o conector argumentativo “portanto”, porém não fez uma retomada do que foi dito anteriormente. Mesmo não sendo obrigatório, isso mostra para o corretor que você fez um bom planejamento. Identifiquei o agente, meio, ação, finalidade, mas o detalhamento ficou meio confuso. Houve alguns erros aparentes de vírgula, que já não te faria ter 200 pontos na competência 1. Você poderia também ter feito uma circularidade relacionando o primeiro repertório, a fim de fechar o texto de forma mais organizada, o que não é obrigatório também.
Sendo assim:
COMPETÊNCIA 1: DEMONSTRAR DOMÍNIO DA MODALIDADE ESCRITA FORMAL DA LÍNGUA PORTUGUESA
120 pontos – Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
COMPETÊNCIA 2: COMPREENDER A PROPOSTA DE REDAÇÃO E APLICAR CONCEITOS DAS VÁRIAS ÁREAS DE CONHECIMENTO PARA DESENVOLVER O TEMA, DENTRO DOS LIMITES ESTRUTURAIS DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO EM PROSA
120 pontos – Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
COMPETÊNCIA 3: SELECIONAR, RELACIONAR, ORGANIZAR E INTERPRETAR INFORMAÇÕES, FATOS, OPINIÕES E ARGUMENTOS EM DEFESA DE UM PONTO DE VISTA
120 pontos – Apresenta informações, fatos e opiniões relacionadas ao tema, mas desorganizados ou contraditórios ou limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista
COMPETÊNCIA 4: DEMONSTRAR CONHECIMENTO DOS MECANISMOS LINGUÍSTICOS NECESSÁRIOS PARA A CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO
120 pontos – Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
COMPETÊNCIA 5: ELABORAR PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA O PROBLEMA ABORDADO, RESPEITANDO OS DIREITOS HUMANOS
120 pontos – Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Total: 600 pontos
Bem, é isso. Espero que tenha te ajudado. Continue praticando e bons estudos!
See lessO aumento de DSTs entre jovens brasileiros
vitoriadusilva
Os repertórios muito bem escolhidos e preparam o leitor para a argumentação, que inclusive é maravilhosa. Notei alguns errinhos de vírgula no D1, que impediram a compreensão imediata da ideia, sendo preciso ler mais uma vez para entender totalmente. Tirando isso, sua redação está ótima, parabéns!
Os repertórios muito bem escolhidos e preparam o leitor para a argumentação, que inclusive é maravilhosa. Notei alguns errinhos de vírgula no D1, que impediram a compreensão imediata da ideia, sendo preciso ler mais uma vez para entender totalmente. Tirando isso, sua redação está ótima, parabéns!
See less