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O importante não é vier, mas viver bem
Lally
Bem, eu particularmente gostei do seu texto, acho q vc iria bem mas uma coisa pra mim não fez sentido Se, como você botou no desenvolvimento, tantas pessoas estão negativadas, como você quer que essas mesmas pessoas, na conclusão, ensinem seus filhos desde criança sobre uma coisa que eles mesmos nãoLeia mais
Bem, eu particularmente gostei do seu texto, acho q vc iria bem mas uma coisa pra mim não fez sentido
See lessSe, como você botou no desenvolvimento, tantas pessoas estão negativadas, como você quer que essas mesmas pessoas, na conclusão, ensinem seus filhos desde criança sobre uma coisa que eles mesmos não sabem? Já sobre as escolas eu achei interessante já que é onde passamos grande parte do tempo
Caminhos para combater a homofobia no Brasil
Lally
Logo no início eu já não entendi, o que ele afirma ? Vc deixou em aberto essa questão, os corretores nunca leram então não sabem do que se trata Eu colocaria mais de um agente, por exemplo, não é o poder público, mas sim o poder executivo E seria bom terminar com "com tais medidas tomadas, a comunidLeia mais
Logo no início eu já não entendi, o que ele afirma ? Vc deixou em aberto essa questão, os corretores nunca leram então não sabem do que se trata
See lessEu colocaria mais de um agente, por exemplo, não é o poder público, mas sim o poder executivo
E seria bom terminar com “com tais medidas tomadas, a comunidade lgbtqia+ se sentirá mais segura na sociedade.”
As novas formas de amizade no século XXI
brunabiankacpc
Oi Livia! Você fez uma ótima redação. Procure explorar mais a sua argumentação nos parágrafos de desenvolvimento; Lembre-se de apontar os motivos q corroboram para a problematica ainda na introdução,de forma explícita; Não se esqueça de colocar o efeito do efeito na proposta de intervenção; Busque cLeia mais
Oi Livia!
See lessVocê fez uma ótima redação.
Procure explorar mais a sua argumentação nos parágrafos de desenvolvimento;
Lembre-se de apontar os motivos q corroboram para a problematica ainda na introdução,de forma explícita;
Não se esqueça de colocar o efeito do efeito na proposta de intervenção;
Busque criar uma proposta o mais relevante e pertinente o possivel, você não falou sobre escola durante seu texto,mas incluiu isso no final,não é bom acrescentar novas coisas ja no final.
Lembre-se que todos os parágrafos precisam de inicio,meio e fim.
C1-160
C2-160
C3-200
C4-160
C5-160
N=840
Tema: Os obstáculos na doação de sangue no Brasil
Lally
Introdução, evita usar mito, poderia substituir por rumores ou algo do tipo D1 e d1 tente trazer no seu os problemas q comentou na introdução, por exemplo, falou sobre falta de conscientização e preconceito na introdução, sua d1 vai ser sobre conscientização e a d2 sobre preconceito. A conclusão, noLeia mais
Introdução, evita usar mito, poderia substituir por rumores ou algo do tipo
See lessD1 e d1 tente trazer no seu os problemas q comentou na introdução, por exemplo, falou sobre falta de conscientização e preconceito na introdução, sua d1 vai ser sobre conscientização e a d2 sobre preconceito. A conclusão, novamente, traga oq falou na introdução, oq fzr pra consertar oq tem na introdução.
Uma coisa interessante e mto importante, conectivos, tanto entre a d1 e de quanto entre a d2 e a conclusão e dentro dos parágrafos tbm, se conseguir botar entre a introdução e a d1 tbm é mto bom, quanto mais melhor mas evite repetir
O SUS FRENTE AO COMBATE A PANDEMIA
Lally
Oi moça, sua introdução podia separar mais as coisas, tipo, oq aí é alusão ? Eu diria pra tu por um ponto final entre brasileira e com, fora q tem q saber sua fonte, se os corretores suspeitarem que foi inventando eles descontam pontos Na c1 seus tempos são diferentes, vc começa falando "entraram emLeia mais
Oi moça, sua introdução podia separar mais as coisas, tipo, oq aí é alusão ? Eu diria pra tu por um ponto final entre brasileira e com, fora q tem q saber sua fonte, se os corretores suspeitarem que foi inventando eles descontam pontos
See lessNa c1 seus tempos são diferentes, vc começa falando “entraram em estado de calamidade pública” e dps já fala “o sistema único de saúde ….” E nessa segunda parte tu falou como se estivesse falando a conclusão
Uma coisa que acho q ajuda bastante é usar a c1 e a c2, msm q na c1 tu apresente um problema e na c2 só de mais argumentos para o msm problema
Conclusão, precisa saber um pra q ? Se fizer tudo isso q vc disse, oq vai melhorar?
E em relação ao texto todo, precisa usar conectivos, use o máximo possível pq eles são mto bem vistos
O trabalho infantil na realidade brasileira(Enem 2005)
callmejt
Olá! em primeira análise, gostaria de lhe dar os parabéns, esta redação está excelente e ao meu ver, não tem desvios da norma culta da língua portuguesa, e se compararmos às últimas redações nota mil, a sua é bem parecida, pois a estrutura é exatamente a que se espera de um texto dissertativo-argumeLeia mais
Olá! em primeira análise, gostaria de lhe dar os parabéns, esta redação está excelente e ao meu ver, não tem desvios da norma culta da língua portuguesa, e se compararmos às últimas redações nota mil, a sua é bem parecida, pois a estrutura é exatamente a que se espera de um texto dissertativo-argumentativo e contem um repertório abrangente e produtivo.
See lessDesse modo, as notas, em minha perspectiva são:
I- 200: O Participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com um ou nenhum desvio gramatical e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com excelente estrutura sintática.
II- 200: O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
III- 200: Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
IV- 200: O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
V- 200: O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
Total: 1000.
Parabéns! bons estudos.
TEMA: AS CONSEQUÊNCIAS DA ESPETACULARIZAÇÃO DO TELEJORNALISMO NO BRASIl.
callmejt
Olá, Luis! Seu texto tem uma estrutura boa, mas, o segundo paragrafo é bem maior do que o primeiro e, por isso, você acaba perdendo algumas linhas na conclusão e, devido a isso, ela obteve um caráter vago. O domínio da norma culta está ótimo, nota-se por você não repetir muitas palavras, entretanto,Leia mais
Olá, Luis! Seu texto tem uma estrutura boa, mas, o segundo paragrafo é bem maior do que o primeiro e, por isso, você acaba perdendo algumas linhas na conclusão e, devido a isso, ela obteve um caráter vago.
See lessO domínio da norma culta está ótimo, nota-se por você não repetir muitas palavras, entretanto, na parte “Dessa maneira, a imprensa introduzindo os telespectadores a ideia de que apenas alguns casos são graves e não informam dados pertinentes, como a incidência de semelhantes aí se, no país, condicionando assim, como acontecido no caso da jovem, a espetacularização jornalística”, eu não sei se foi um erro de digitação, mas, tem-se aqui um período longo e isso o deixa confuso.
Em resumo, adorei a proposta, parece algo que possa vir a cair no ENEM 2020 (ou 2021, já que não tem data ainda) e uma dica: tente usar dados, livros e filmes para enriquecer o seu repertório, uma sugestão que deixo é a obra “Cultura da convergência”, de Henry Jenkins, o autor retrata as mudanças culturais da mídia, a qual, deixou de ser um meio de comunicação, para adaptar-se ao mercado.
Agora, às notas:
I- 160, O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
II- 160, O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com certa distância do senso comum, demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
III-180, Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
IV- 120 O participante articula as partes do texto com algumas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
V- 160 O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Total: 780.
Continue treinando, só falta um pouco pra chegar em mil.
Abraço.
A erotização de crianças e adolescentes no Brasil.
callmejt
Olá, Tamara! a temática escolhida é base de muita problematização, então, senti falta de algumas coisas, como um tópico frasal no segundo parágrafo, você poderia usar "ademais" ou "Sabe-se ainda que..", dentre outros. A redação é coesiva e tem como argumentação, fatos ocorridos no cotidiano, mas, éLeia mais
Olá, Tamara! a temática escolhida é base de muita problematização, então, senti falta de algumas coisas, como um tópico frasal no segundo parágrafo, você poderia usar “ademais” ou “Sabe-se ainda que..”, dentre outros. A redação é coesiva e tem como argumentação, fatos ocorridos no cotidiano, mas, é preciso ter cuidado ao fazer isso, pois, essa estrategia, transforma o seu texto em expositivo,já que você cita o exemplo da Melody e deixa sem contextualização no decorrer do texto, e faltou tese, quando você cita que o tratamento, ao qual a Melody é exposta, dá ao leitor a impressão de que você vai falar sobre este assunto.
See lessEntão, o exemplo é bom, você pode usar, mas, use-o no desenvolvimento e dê-lhe contexto, no que tange ao repertório, sugiro a você, ler Lolita do autor Vladimir Nabokov, e tem um relatório da Childhood de 2016, ambos complementariam muito bem o seu texto, e na proposta de intervenção, sempre responda essas perguntas: “quem” , “faz o que”, “de que modo” e, “para que”, juntamente a isso, retome o repertório da sua introdução.
I- 120 A participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
II- 120 A participante desenvolve o tema, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, mas, com aproximação do senso comum, demonstrando domínio regular do tipo textual exigido.
III-80 Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, porém de forma inconsistente.
IV- 80 A participante articula as partes do texto com algumas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
V- 80 A participante apresenta proposta de intervenção vaga.
Total: 480.
Continue praticando e, tenha um excelente mês!
abraço.
COTAS NA UNIVERSIDADE
callmejt
Boa noite! Sua redação está ótima, então, apenas uma observação pode ser feita: Na oração "No entanto, o que observa-se na realidade contemporânea" , o "que" deve acompanhar o "que", ou seja, "observa-se que" ou apenas "observa-se na realidade contemporânea, o oposto da coletividade sublime defendidLeia mais
Boa noite! Sua redação está ótima, então, apenas uma observação pode ser feita:
See lessNa oração “No entanto, o que observa-se na realidade contemporânea” , o “que” deve acompanhar o “que”, ou seja, “observa-se que” ou apenas “observa-se na realidade contemporânea, o oposto da coletividade sublime defendida pelo autor”, assim, você evita a repetição do “que”.
Agora, as notas:
I- 180, demonstra ótimo domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com um ou nenhum desvio de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
II- 200, apresenta excelente desenvolvimento do tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
III- 200, Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
IV- 200, apresenta excelente articulação de ideias e argumentos. E, apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
V- 200, apresenta excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
Total: 980.
Espero ter ajudado, Bons estudos! :)
Os efeitos da escassez de água no século XXI
callmejt
Boa noite! sua redação está muito boa, mas, tente não utilizar, na proposta de intervenção, tópicos frasais como: "Portanto, medidas são necessárias para resolver esse impasse", pois, fere um pouco a sua autoria por dar a impressão de ser uma fórmula, você pode confirmar essa dica com o Professor HeLeia mais
Boa noite! sua redação está muito boa, mas, tente não utilizar, na proposta de intervenção, tópicos frasais como: “Portanto, medidas são necessárias para resolver esse impasse”, pois, fere um pouco a sua autoria por dar a impressão de ser uma fórmula, você pode confirmar essa dica com o Professor Henrique do curso “Me Salva!”, ele tem um vídeo no youtube falando sobre tópicos repetitivos nas redações e, também em relação à proposta, tente sempre detalhá-la um pouco mais e, citar novamente o repertório utilizado na introdução.
See lessPara que essa correção seja produtiva, aqui vão as notas, por competência:
I- 160, a participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
II- 200, A participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
III- 180, Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto.
IV- 180, A participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
V- 160, A participante elabora boa proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Total: 880.