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A INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA NA COMUNICAÇÃO HUMANA – ENEM
-Vítor-
Então, tem um pessoal que demoniza o gerúndio na redação do Enem, mas isso é uma mentira, propagada pelos Youtubes de Enem. Claro que quando há o emprego do gerundismo, ou seja, de forma exagerada é um erro, existem muitos professores sérios que desmistificam isso, uma prova do que eu estou falandoLeia mais
Então, tem um pessoal que demoniza o gerúndio na redação do Enem, mas isso é uma mentira, propagada pelos Youtubes de Enem. Claro que quando há o emprego do gerundismo, ou seja, de forma exagerada é um erro, existem muitos professores sérios que desmistificam isso, uma prova do que eu estou falando são as redações nota 1000 que usaram 2-3 gerúndios ao longo da redação.
See lessUm site para exemplificar: https://ead.unisc.br/blog/como-usar-gerundio-na-redacao-do-enem
tema: a importância de combater a banalização da realização de procedimentos estéticos no Brasil (estilo enem)
-Vítor-
Competência l - Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa: 200 Não identifiquei nenhum desvio. Competência II - Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertatLeia mais
Competência l – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa: 200
Não identifiquei nenhum desvio.
Competência II – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa: 80
Não sei qual foi o seu objetivo em citar inércia na introdução, mas pressupondo o desejo de pontuar em repertório sociocultural a escolha de frase não foi feliz, porque não basta apenas citar uma frase, ela tem que ser pertinente (ligada a alguma palavra do texto direta ou indiretamente) e ser bem comentada. O repertório usado no D1 eu achei vago, se tivesse relacionado a uma corrente de pensamento ou a um filósofo daria mais credibilidade. No D2 novamente você usa o repertório de forma vaga, tente desenvolver mais os argumentos com os repertórios.
Competência III – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 120
A impressão que fica para o leitor é que o seu ponto de vista não foi bem construído, tente elaborar mais os seus argumentos, principalmente o D2 foi curtíssimo. Eu consigo ver a sua tese, mas não em como você chegou nela.
Competência IV – Preocupa-se com a repetição de palavras, emprego das expressões conectivas e organização do parágrafo, ou seja, com os critérios de coesão e coerência textuais: 120
Você toma bastante cuidado com as palavras e apresenta um repertório de palavras ótimo. A coerência não foi plenamente atingida, sobretudo na parte de amarrar o repertório com o argumento. O tópico frasal de cada parágrafo foi muito curto, ressalva à expressão “em vista dos fatos expostos”, o Enem não admite comentar a estrutura do texto no próprio texto.
Competência V – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 200
Detalhamento: 40
Agente: 40
Finalidade: 40
Ação: 40
Meio/modo: 40
Resultado: 720
See less*Democratização do acesso ao cinema no Brasil*
-Vítor-
Competência l - Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa: 120 Tente usar menos parênteses. Há leves desvios, no primeiro parágrafo -> “inclusive”, “Constituição Federal Brasileira de 1988” e no segundo -> “um acesso” Competência II - Compreender a proposta de redaçãLeia mais
Competência l – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa: 120
Tente usar menos parênteses. Há leves desvios, no primeiro parágrafo -> “inclusive”, “Constituição Federal Brasileira de 1988” e no segundo -> “um acesso”
Competência II – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa: 200
Você apresentou 3 repertórios socioculturais, porém não basta citar, ele precisa ser pertinente e ser bem desenvolvido, o que é feito apenas na frase do primeiro parágrafo.
Competência III – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 120
Tente mostrar melhor a sua opinião, adjetivos de julgamento de valor são efetivos nesta competência. Exemplo: “é vergonhoso um país dito democratico não consiga oferecer igualdade à cultura para todos”.
Competência IV – Preocupa-se com a repetição de palavras, emprego das expressões conectivas e organização do parágrafo, ou seja, com os critérios de coesão e coerência textuais: 80
Senti falta do tópico frasal de cada parágrafo, e o segundo desenvolvimento é acerbamente pequeno.
Competência V – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 200
Detalhamento: 40
Agente: 40
Finalidade: 40
Ação: 40
Meio/modo: 40
Preencheu todos os requisitos, porém daria para ser menor.
Resultado: 720
See lessO sedentarismo infantil e seu combate
-Vítor-
Competência l - Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa: Competência II - Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa: CompetênLeia mais
Competência l – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa:
Competência II – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa:
Competência III – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista:
Competência IV – Preocupa-se com a repetição de palavras, emprego das expressões conectivas e organização do parágrafo, ou seja, com os critérios de coesão e coerência textuais:
Competência V – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos:
Detalhamento
Agente:
Finalidade:
Ação:
Meio/modo:
Competência l – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa: 40
No primeiro parágrafo, o “porém” teria que ser entre vírgulas. A expressão “internet” por se tratar de um estrangeirismo é preferível estar entre aspas. A palavra empenhamento está escrita de maneira errada, enfim recomendo esse site que sinaliza todos os desvios: https://www.4devs.com.br/corretor_ortografico
Competência II – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa: 0
Não consegui identificar nenhum repertório sociocultural.
Competência III – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 40
Sua marca de autoria não foi expressada de maneira clara, tente sempre emitir opinião em textos dissertativo-argumentativo, se não ele fica uma escrita expositiva como foi o caso.
Competência IV – Preocupa-se com a repetição de palavras, emprego das expressões conectivas e organização do parágrafo, ou seja, com os critérios de coesão e coerência textuais: 80
Houve bastante repetição de palavras, principalmente da expressão “muitas”. Fique sempre atento ao tamanho do seu texto, os parágrafos exigem uma harmonia de tamanho, sua introdução é pequena em relação ao desenvolvimento e a conclusão. Na redação do Enem é obrigatório ter dois parágrafos de desenvolvimento.
Competência V – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 200
Detalhamento: 40
Agente: 40
Finalidade: 40
Ação: 40
Meio/modo: 40
Preencheu todos os requisitos.
Resultado: 360
See lessDesinformação e alienação – como a falta de conhecimento pode criar um problema inexistente.
-Vítor-
Competência l - Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa: 200 Não identifiquei nenhum erro. Competência II - Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativLeia mais
Competência l – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa: 200
Não identifiquei nenhum erro.
Competência II – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa: 160
Acredito que o repertório sociocultural pertinente, porém não foi bem comentado.
Competência III – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 140
Explore melhor o seu ponto de vista, senti falta disso principalmente no segundo parágrafo.
Competência IV – Preocupa-se com a repetição de palavras, emprego das expressões conectivas e organização do parágrafo, ou seja, com os critérios de coesão e coerência textuais: 140
Não houve repetição de palavras notória, conectivos bem empregados, mas pela falta de profundidade você também perde pontos nesta competência.
Competência V – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 160
Detalhamento: 0
Agente: 40
Finalidade: 40
Ação: 40
Meio/modo: 40
Faltou o detalhamento. Especificação do agente, da ação, do meio/modo ou da finalidade. Apresenta instrumentos, detalhes de atividades, participantes, dinâmicas etc., como: “com exposições verbais e não verbais”, “com a ajuda de funcionários, pais e membros da comunidade”, “com debate sobre filme” etc. Após a apresentação de meio/modo, o uso da preposição “com” ajuda a assinalar a presença do detalhamento. Também são aceitas como detalhamento exemplificações (“como hospitais, clínicas e institutos de assistência”), justificativas (“por ser o responsável pela administração dos recursos empregados”), entre outros.
Resultado: 800
See less(ENEM) – Democratização do acesso ao cinema no Brasil
-Vítor-
Competência l - Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa: 200 Não identifiquei nenhum erro. Competência II - Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativLeia mais
Competência l – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa: 200
Não identifiquei nenhum erro.
Competência II – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa: 200
Repertório sociocultural pertinente e comentado.
Competência III – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 140
Achei que faltou sua marca de autoria, principalmente nos parágrafos de desenvolvimento. Tente ser mais incisivo, exemplo: “Em um Estado democrático de direito, é inadmissível…” os adjetivos ajudam muito nessa competência.
Competência IV – Preocupa-se com a repetição de palavras, emprego das expressões conectivas e organização do parágrafo, ou seja, com os critérios de coesão e coerência textuais: 160
Evite usar palavras repetidas perto da outra, aconteceu isso com as expressões, “direito”, “lazer”, “acesso” e “sociedade”. Em relação aos conectivos acredito que todos foram empregados perfeitamente, apenas uma ressalva à expressão “visto as problemáticas ressaltadas acima”, o Enem não admite comentar a própria estrutura, evite expressões como “diante dos argumentos supracitados”, “conclui-se” etc.
Competência V – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 160
Não identifiquei o meio/modo. O uso de algumas expressões conectivas ajuda a deixar claro para a banca que você empregou tal elemento em sua proposta, como: “por meio de campanhas”, “através do fomento de debates sobre”, “por meio de leis de incentivo a”, “através de”, “por intermédio de” etc.
Resultado: 860
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