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As consequências da romantização de crimes na sociedade brasileira
ViníciusGarcia77
Introdução: Segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos, os indivíduos são iguais em dignidade e direitos. No entanto, tal premissa não é verificada na realidade brasileira, uma vez que a romantização de crimes na sociedade, tende (1) transformar o “vilão” em “anti-herói”, fazendo com que aLeia mais
Introdução:
Segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos, os indivíduos são iguais em dignidade e direitos. No entanto, tal premissa não é verificada na realidade brasileira, uma vez que a romantização de crimes na sociedade, tende (1) transformar o “vilão” em “anti-herói”, fazendo com que a vítima não tenha a atenção que merece. Nesse âmbito, pode-se analisar que a problemática persiste em virtude da má influência midiática e da insuficiência legislativa.
(1) “tende a*
Obs: Ficou boa, não há nada a acrescentar
———-
Desenvolvimento 1:
A princípio, aponta-se como um empecilho à consolidação de uma solução, a má influência midiática. Segundo Pierre Bourdieu, o que foi criado para ser instrumento de democracia não deve ser convertido em mecanismo de opressão. Sob esse viés, pode-se observar a mídia, em vez de promover debates que elevem o nível de informação da população, influência na consolidação desse problema, influenciando negativamente seus telespectadores com a romantização de crimes, dando lugar ao stalker (1) estuprador e assassino ao invés da vítima. (2)
(1) Estrangeirismo deve ser usado entre aspas
(2) Poderia ter feito um fechamento para o parágrafo ficar completo.
————
Desenvolvimento 2:
(1) Não só a mídia, como também a insuficiência legislativa corrobora com o infortúnio. Nessa perspectiva, o filósofo John Locke afirmou que, (2) as leis fizeram-se para os homens e não para as leis. Ou seja, existem leis sobre assassinato, estupro, invasão de privacidade, entretanto no que tange à questão da idealização de delitos há uma lacuna no que diz respeito a execução de tais normas. (3)
(1) Faltou conectivo
(2) Creio que seria os dois pontos ao invés da vírgula
(3) Poderia ter argumentado mais, esse parágrafo ficou bem raso quando comparado ao outros 2 parágrafos iniciais.
–+++++++
Conclusão:
A partir disso, é imprescindível atuar sobre esse problema. Para isso, o Governo Federal, juntamente com (1) psicólogos especializados em atendimento a (2) vítimas de crimes, (3) deve por meio de palestras e divulgações nas redes socias, criar uma campanha de conscientização do problema de fantasiar assassinos. Tal ação pode ter a ajuda da mídia para a divulgação da campanha. (4)
(1) Pleonasmo. Evite usar “juntamente com”, pois tanto o “juntamente” quanto o “com”, possuem a mesma função na frase, que é de dar a idéia de junção.
(2) à*
(3) Ponto final
(4) Faltou o fechamento, onde você poderia ligar com o repertório que tu usaste na introdução.
Obs: Poderia ter apresentado mais um agente de intervenção, pois assim a conclusão ficaria mais recheada. Por exemplo, o agente que você usou sanou os problemas da romantização dos criminosos, mas o que podeira ser feito para sanar os problemas da legislação que você citou?
Obs 2: Faltou citar o detalhamento da proposta.
Nota:
C1: 200
C2: 200
C3: 160 (Poderia ter argumentado mais no 3 parágrafo)
C4: 120 (Faltou articulações ligando certos períodos e parágrafos)
C5: 160 pontos (Faltou detalhamento)
Final: 840
See lessCaminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil
ViníciusGarcia77
Introdução: No século XV (1) com a vinda dos portugueses ao Brasil, juntamente com os escravizados (2) instalou-se um período de violências e ausência de direitos aos cativos, entre estes, (3) destaca-se a proibição de manifestação religiosa africana. Embora a sociedade brasileira atual apresente coLeia mais
Introdução:
No século XV (1) com a vinda dos portugueses ao Brasil, juntamente com os escravizados (2) instalou-se um período de violências e ausência de direitos aos cativos, entre estes, (3) destaca-se a proibição de manifestação religiosa africana. Embora a sociedade brasileira atual apresente contornos específicos, é possível, ainda, visualizar o legado deixado presente na questão da intolerância religiosa. Por essa perspectiva, percebe-se a configuração de um grave problema em virtude da falta de conhecimento e dos estereótipos criados.
(1) = Ao enfatizar uma determinada época, deve-se a separar por virgulas do resto do período.
(2) = “Juntamento com” é um pleonasmo desnecessário, haja visto que as duas palavras simbolizam a mesma ideia de adição.
(3) = Não há a necessidade de vírgulas.
Desenvolvimento 1:
Convém ressaltar, a princípio, que o desconhecimento acerca das diferentes manifestações religiosas atua, diretamente, (1) na conjuntura do impasse. Conforme o filósofo e educador brasileiro Paulo Freire, a sociedade não muda sem educação. Nesse aspecto, a educação tem papel crucial para a reversão desse quadro, uma vez que pode, por exemplo, ser usada em escolas promovendo debates e diálogos oferecendo à população diferentes perspectivas. Desse modo, quanto mais desinformação, mais preconceito haverá, gerando casos de violência verbal e física, o que denota a necessidade de alteração na estrutura presente.
(1) = não há necessidades de enfatizar o “diretamente” por vírgulas.
Desenvolvimento 2:
Outrossim, ressalte-se que os estereótipos existentes também são entraves no que tange a questão da problemática. Em consonância com o filósofo alemão Schopenhauer, “os limites do campo de visão de uma pessoa determina seu entendimento sobre o mundo”. Por essa ótica, têm-se que a visão limitada sobre determinado assunto pode tornar-se um estereótipo ou um preconceito (1). Além disso, faz-se necessário entender o significado de liberdade de expressão, porque a confusão desse conceito pode ocasionar na famosa “violência disfarçada de opinião”, onde ofensas ou xingamentos são proferidos em razão de um conceito ultrapassado e inflexível (2). Logo, pode-se compreender que é substancial a mudança desse quadro negativo.
(1) = Você apenas transcreveu o que o autor disse. Faltou, além de autoria, mais informações explicando e relacionado a citação com a atualidade.
(2) = Esse período, no qual você cita a liberdade de expressão, ficou mal articulado com o que você disse anteriormente. Como isso se liga aos esteriótipos? Do jeito que você deixou deu a impressão de que foi jogado ali, pois você está falando de esteriótipos e do nada você citou a liberdade expressão, ou seja, faltou correlacionar as idéias.
Conclusão:
Torna-se evidente, portanto, que os caminhos para o combate à intolerância religiosa apresenta entraves que necessitam ser resolvidos. Para que isso ocorra (1) o Ministério da Educação (MEC) juntamente com (2) a mídia devem agir criando propagandas de cunho informativo e educativo que serão transmitidas na televisão (3) e em redes sociais, promovendo maior conhecimento para grande parcela da população. Além disso, é necessário que as propagandas tenham linguagem facilitada para que pessoas leigas também tenham acesso (4). Dessa forma, será possível extinguir gradativamente um preconceito que perdura por séculos.
(1) = O conectivo deve ser separado por vírgulas.
(2) = Novamente o pleonasmo “juntamente com”.
(3) = nas televisões e, não, na televisão. Faltou concordância.
(4) = Você dedicou a proposta de intervalo inteira exclusivamente a uma única idéia. Você poderia ter substituído essa parte por uma proposta nova.
C l = 160 pontos (Muitos erros de vírgulas e o uso de pleonasmo e de expressões prolixas).
C ll = 200 pontos
C lll = 160 pontos (Está relacionado a falta de articulação da parte da liberdade de expressão)
C lV = 200 pontos
C V = 160 pontos (Poderia ter acrescentado mais ideias ao invés do foque exclusivo a uma única só idéia).
Nota: 880 pontos
See lessAutomedicação ou Suicídio?
ViníciusGarcia77
Introdução: "Gregory House tem quanto ao uso de medicamentos; tais medicamentos são para diminuir uma dor sem fim em sua perna." Creio que a repetição da palavra "medicamento" trouxe uma obstrução na fluidez da leitura. Acho que para melhor conectar as idéias, seria: "Gregory House tem quanto ao usoLeia mais
Introdução:
“Gregory House tem quanto ao uso de medicamentos; tais medicamentos são para diminuir uma dor sem fim em sua perna.”
Creio que a repetição da palavra “medicamento” trouxe uma obstrução na fluidez da leitura. Acho que para melhor conectar as idéias, seria:
“Gregory House tem quanto ao uso de medicamentos, os quais são utilizados para diminuir uma dor sem fim em sua perna.”
—————
Como o tema é subdividido em automedicação e suicídio, acho que você poderia ter abordado o segundo na apresentação do tema. Então ficaria assim:
“Mas trazendo este repertório para a realidade, é comum ver casos onde o individuo, mesmo não sendo especializado se auto medica, sendo levantado a idéia de um bifrontismo entre automedicação e suicídio.”
——-
Fora isso, só achei que seu repertório ocupou espaço demais na introdução, onde algumas linhas poderiam ter sido reaproveitadas na inclusão de algumas ideias.
Desenvolvimento:
“Tais dados ainda refletem em uma sociedade antagônica onde uns lutam por; e outros que não querem nem saber dos riscos que os cercam.”
Achei essa parte um pouco rasa, você poderia ter argumentado mais.
Fora essa parte, o restante está bom.
Desenvolvimento 2:
“porque não é toda vez que a pessoa consegue ser levada ao hospital para uma lavagem estomacal.”
Esse “toda vez” ao meu ver, soou informal demais. Você pode fazer assim:
“pois dificilmente uma pessoa será levada ao hospital para uma lavagem estomacal a tempo”.
————
Por fim, acho que faltou um fechamento -assim como você fez no 1 desenvolvimento – das ideias do seu 2 desenvolvimento.
Conclusão:
Achei informal essa parte:
“mas já que as mídias são os meios mais usados nos dias atuais”
Você poderia substituir por: “levando em consideração que as mídias são os veículos comunicativos mais eficazes atualmente”.
Competência 1: 160 pontos (Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa
e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções
da escrita).
Competência 2: 160 pontos (Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta
bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argu-
mentação e conclusão.)
Competência 3: 120 pontos (Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema,
limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados,
em defesa de um ponto de vista.)
Competência 4: 160 pontos (Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de
recursos coesivos.)
Competência 5: 200 pontos (Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada
à discussão desenvolvida no texto.)
Nota: 800 pontos
See lessCombate ao tráfico de pessoas no Brasil
ViníciusGarcia77
Observação 1: Primeiro ponto que notei, é que seus parágrafos não estão distribuídos corretamente. O ideal são 4 parágrafos, um de introdução, dois de desenvolvimento e um de conclusão. Observação 2: Toda vez que vc colocar alguma sigla, como a ONU, você deve coloca primeiro por extenso, pois nem toLeia mais
Observação 1: Primeiro ponto que notei, é que seus parágrafos não estão distribuídos corretamente. O ideal são 4 parágrafos, um de introdução, dois de desenvolvimento e um de conclusão.
Observação 2: Toda vez que vc colocar alguma sigla, como a ONU, você deve coloca primeiro por extenso, pois nem todos sabem o que significa. Então, “Organização das Nações Unidas (ONU)”, deve ficar assim.
Observação 3: “Nessas perspectivas, esses desafios devem ser superados de imediato para que uma sociedade integrada seja alcançada.”. Que desafios? Você deve deixá-las explícitas, funcionando como uma tese, é segurança? Educação? Entende? Assim, você não só ira fortalecer a introdução como também o desenvolvimento.
Observação 4: Sempre inicie seu desenvolvimento com um conectivo, por exemplo “Em primeiro lugar, Primordialmente, inicialmente”. Além disso, apresente primeiro sobre o que vai falar, ao invés de ir direto abordando a segurança (o que deveria ser citado na tese da introdução). “Com tudo” com ideia de oposição, não é separado, é junto (Contudo), após usar conectivos sempre coloque virgulas após, então “Contudo,…”.
Observação 5: Em seu segundo parágrafo, você não argumentou, apenas citou dados. Falta argumentação/posicionamento.
Observação 6: sua conclusão está junto da introdução. Deixe em parágrafo solitário “Dessa maneira, urge que duvidar sempre de propostas de emprego facil e lucrativos, antes de aceitar qualqier proposta, pesquise sobre o contrastante, dessa forma o Brasil podera superar o Tráfico de pessoas.” Além disso, faltou uma proposta de intervenção. Você citou apenas conscientização, e isso não é proposta, você deve citar algum órgão que possa intervir nisso diretamente, que possa (aí sim) propor propagandas de conscientização.
No geral, você escreve bem, mas peca em pontuação. Você não argumentou, apenas citou dados, saca?
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