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Os Reais Fundamentos do Tráfico de Drogas no Brasil
ViníciusGarcia77
Introdução: Falar sobre drogas no Brasil é complicado (1). Tal tema se desenrola desde a legalização até a criação de políticas de conscientização pública, e sempre gera diversas interpretações (2) e diversas opiniões (3) a respeito das causas e consequências (4) do consumo e do tráfico de drogas. (Leia mais
Introdução:
Falar sobre drogas no Brasil é complicado (1). Tal tema se desenrola desde a legalização até a criação de políticas de conscientização pública, e sempre gera diversas interpretações (2) e diversas opiniões (3) a respeito das causas e consequências (4) do consumo e do tráfico de drogas. (5)
(1) Você poderia ter iniciado o texto com algum repertório, como: Fato histórico, citações ou leis/artigos. Do jeito que você iniciou ficou muito vago.
(2), (3) e (4) Você poderia ter exemplificado o que você disse. Por exemplo, quais interpretações e opiniões são geradas? Quais causas e consequências? Você as citou, mas não exemplificou. Isso faz com que seu texto fique subjetivo demais.
(5) Faltou você dar o seu posicionamento sobre o tema. Você ficou muito em cima da telha, mas não se posicionou, algo que o ENEM cobra na introdução.
———
D1: (1) De fato, ninguém venderia um produto do qual ninguém tivesse interesse de comprar; mas o tráfico de drogas no Brasil é um problema que vai além de uma questão de oferta e demanda. (2) Por mais que se fale em meios gerais de como acabar com a criminalidade que permeia o mundo das drogas no país, como a legalização que, teoricamente, permitiria a abertura de um novo mercado e concomitantemente a extinção do tráfico ilegal, as raízes do problema são muito mais fundas. (3) A questão de acabar com o tráfico de drogas no Brasil não tem solução apenas na apreensão e na repreensão pois se trata, antes de mais nada, de um problema com fundamentação social (4).
(1) Sobre o que você vai falar? Você começou de imediato a argumentar sem mesmo fazer uma breve introdução (trópico frasal).
(2) Faltou conectivo articulador.
(3) Faltou conectivo articulador
(4) Você encaminhou a argumentação para uma possível raiz do problema das drogas, mas você não explicou que raiz é essa, apenas disse que se trata de fundamentação social, mas qual seria?
Obs: Faltaram repertórios para dar coesão ao seu texto. Afinal, de onde você está tirando essas informações para argumentar? O repertório é justamente para servir como uma “fonte” do que está sendo dito.
—————-
D2:
O Brasil está na lista dos países com maior índice de desigualdade social do mundo. Com a pandemia do novo coronavírus, o banco suíço (1)Credit Suisse(2) publicou um relatório no meio do ano apontando que o Brasil aumentou o seu nível de concentração de renda. Segundo dados do banco, cerca de 1% da população concentra quase metade da riqueza do país. Tal cenário é uma evidência da origem do processo de marginalização que as camadas mais inferiores da nossa (3) sociedade sofrem, e que está diretamente relacionado com tráfico de drogas. Uma grande parcela da população com cada vez menos incentivos à cultura, com menos acesso a (5) educação de qualidade, que tem dificuldade de se sustentar, que passa fome, e que vê, muitas vezes, como única saída, a entrada no mundo das drogas (4).
(1) e (2) O nome do banco deveria estar entre aspas ou entre vírgulas
(3) Substitua o “nosso” por algo mais formal.
(4) Faltou o fechamento da argumentação.
(5) *à. Crase.
Obs: Esse foi o melhor parágrafo, pois você usou repertórios e a partir deles desenvolveu a argumentação. Isso que era para estar contido no primeiro desenvolvimento.
——–
Conclusão:
Antes de qualquer mudança que se espere vir de baixo (1), é necessário que o governo (2), mais especificamente o Ministério da Cultura, o Ministério da Educação e o Ministério da Economia (3) criem um conjunto de processos de conscientização, de reestruturação (4) e de abertura de possibilidades (5) para toda a população brasileira, para que a solução ao tráfico de drogas deixe de ser de curto prazo e se torne uma solução de longo prazo, quiçá permanente.
(1) Poderia ter iniciado o parágrafo com uma frase mais chamativa ou impactante.
(2) Órgãos federais começam com letra maiúscula.
(3) Não precisa citar todos esses órgãos, apenas um/dois já são o suficiente.
(4) Quais reestruturações?
(5) Quais possibilidades?
————
Obs: Você escreve bem, poucos erros de pontuação e escrita, mas peca bastante em argumentação, onde muitas vezes poderia exemplificar e desenvolver o que foi dito, porém acaba deixando de forma aberta, subjetiva e vaga. Além disso, use de mais repertórios para fortalecer a redação.
———–
Notas:
C1: 200
C2: 160
C3: 120
C4: 120
C5: 160 (Dos 5 agentes da conclusão, faltou o detalhamento da conclusão)
Total: 760 pontos
See lessSaúde mental no esporte
ViníciusGarcia77
Introdução: Nos jogos olímpicos deste ano (1), realizados em Tóquio, os atletas brasileiros obtiveram (2) desempenho histórico na conquista de um total de 21 medalhas. Entretanto, o excelente resultado muitas vezes deixa de lado a preservação da saúde mental, principalmente em atividades de alta perLeia mais
Introdução:
Nos jogos olímpicos deste ano (1), realizados em Tóquio, os atletas brasileiros obtiveram (2) desempenho histórico na conquista de um total de 21 medalhas. Entretanto, o excelente resultado muitas vezes deixa de lado a preservação da saúde mental, principalmente em atividades de alta performance (3). Nesse sentido, convém a análise da falta de informações adequadas e da pressão exacerbada que é imposta aos atletas. (4)
(1) Aqui eu acho melhor deixar a data explícita entre parênteses.
(2) *um
(3) poderia ter detalhado mais um pouco, pois você jogou a informação e não a desenvolveu.
(4) aqui nesse período, você poderia ter colocado algo que remeta esses dois fatores citados como um problema. Do jeito que você deixou deu a impressão de que as informações foram apenas jogadas.
——-
Desenvolvimento 1:
Em primeiro lugar, a falta de conhecimento informativo distancia o esportista do pleno equilíbrio mental. Por analogia, o quadro se desenvolve como o previsto pela atitude “Blasé” do sociólogo Georg Simel, o indivíduo age com indiferença em situações que demandam atenção. Desse modo, sem acesso à informação certa e à assistência adequada, podem ser desencadeadas múltiplas doenças mentais, que, infelizmente, refletem no desempenho físico e na vida cotidiana do mesmo (1)
(1) O parágrafo poderia ter sido melhor formulado. O que você falou após o seu repertório basicamente foi a mesma coisa que você citou no tópico frasal. Você poderia ter trabalhado mais sobre o que levaria esse indivíduo à falta de informação…
——
Desenvolvimento 2:
Além disso, a pressão para ser sempre o melhor constituiu uma barreira que impede o atleta de se dedicar de forma saudável a uma modalidade. Similarmente, durante as Olimpíadas deste ano, a ginasta norte americana (1) Simone Biels, (2) desistiu da competição para tratar de problemas de cunho mental, os quais, (3) não a deixavam segura para competir. Dessa forma, é possível evidenciar que a pressão exagerada na ordem esportiva rompe a harmonia do atleta gerando uma deformação do espírito esportivo. (4)
(1) norte-americana*
(2) não tem vírgula
(3) não tem vírgula
———
Conclusão:
Em síntese, a preservação da saúde mental de um atleta, esbarra na falta de informações e na pressão pela vitória (1). Portanto (2), cabe ao Ministério da Saúde, através de parcerias com professionais (3) da área e centros esportivos, promover o apoio psicológico e palestras (4) sobre competição saudável, com o fito de prevenir a incidência de doenças mentais entre esse público. Tal medida, também contribuirá para a formação de novos atletas, que poderão representar o Brasil com orgulho nas próximas Olimpíadas de Paris, em 2024.
(1) você poderia ter retomado a esses temas de uma forma mais implícita, pois eles já foram citados nos tópicos frasáis dos dois desenvolvimentos.
(2) Na conclusão, apenas um conectivo conclusivo já está ótimo. No caso, como você tinha citado o “em síntese” então já dava a idéia de conclusão, não havia necessidade de retomar a conclusão com outro conectivo. Você poderia ter citado os agentes diretamente…
(4) profissionais*
(5) de que modo seria esse apoio psicológico e palestra?
Obs: faltou o detalhamento da conclusão.
Nota:
C1: 160
C2: 160
C3: 80 (poderia ter formulado e argumentado melhor nos desenvolvimentos).
C4: 160
C5: 160
Total: 720
See lessA cultura do imediatismo
ViníciusGarcia77
Introdução: Existe um termo referente a um fenômeno da psicologia humana chamado “Viés Presente”, em que o cerébro (1) favorece ações que geram recompensa em curto prazo em detrimento de outras que tragam prazer a longo prazo. (2) Tal comportamento recebe o nome de imediatismo e é fácilmente (3) obsLeia mais
Introdução:
Existe um termo referente a um fenômeno da psicologia humana chamado “Viés Presente”, em que o cerébro (1) favorece ações que geram recompensa em curto prazo em detrimento de outras que tragam prazer a longo prazo. (2) Tal comportamento recebe o nome de imediatismo e é fácilmente (3) observável, já que encontrou nas redes sociais uma base para seu proliferamento (4), de tal (5)modo que gera consequências (6) enormes na sociedade brasileira.
(1) Cérebro*
(2) Faltou conectivos
(3) facilmente*
(4) não existe proliferamento. O correto é proliferação.
(5) evite repetições de palavras em um espaço curto. Você ja havia utilizado o “tal” mais cedo no mesmo parágrafo.
(6) quais consequências? Poderia ter citado algumas (de preferência as que você fosse trabalhar nos desenvolvimentos) para fortificar a redação.
——–
Desenvolvimento 1:
(1) Em princípio, é preciso ter em vista que, de acordo com uma pesquisa de 2019 feita pela Câmara de Deputados e o Senado Federal, o Whatsapp é a principal fonte de informações para 79% da população brasileira. Ou seja, a grande maioria da sociedade baseia suas decisões em um mecanismo em que a disseminação de informações falsas é muito fácil. Porém, ao contrário de mídias tradicionais, os aplicativos de mensagem comunicam com uma rapidez extraordinária, de forma que o cidadão toma (2) uma atitude antes mesmo de ter certeza que a notícia é verídica. (3)
(1) Você vai falar sobre o quê? Sempre no início do desenvolvimento você deve citar rapidamente o tema-chave que você vai desenrolar.
(2) tome*
(3) você poderia ter feito um fechamento de tudo o que você falou, dando um apanhado geral.
———
Desenvolvimento 2:
(1) Obstante, não apenas o cidadão médio cai nas armadilhas do imediatismo, sendo uma ocorrência visível na administração pública. (2) É notável na política brasileira que os gestores priorizam obras cujos frutos sejam colhidos à curto prazo (3); um exemplo sendo a construção de Brasília como nova capital, mesmo que isso tenha prejudicado os cofres públicos nas próximas gestões. (4)
(1) novamente, sobre o que você vai falar? Deve citá-la brevemente aqui no primeiro período.
(2) faltou conectivo
(3) poderia ter citado fontes para fortalecer a argumentação
(4) poderia ter feito um fechamento do que foi dito.
——-
Conclusão:
(1) Tendo em vista os ônus do imediatismo, faz-se necessário que as Escolas (2)promovam campanhas e discussões que tratem desse comportamento (3), de modo a se fazer uma vacinação das próximas gerações contra ele, a fim de que haja uma mudança de atitudes que beneficiará todos os setores da sociedade. (4)
(1) Faltou conectivo
(2) você poderia ter usado o Governo Federal ou o Ministério da Educação e Cultura para auxiliar no projeto, pois são justamente eles que terão maior influência nas escolas.
(3) de que modo essas campanhas e discussões devem ser feitas? Através de palestras, jogos didáticos, seminários? Você poderia ter detalhado mais
(4) Poderia ter feito o fechamento da conclusão, estabelecendo relação com o o repertório que você usou na introdução.
Obs: Você citou apenas 3 agentes de intervenção (O quê, Quem e finalidade). Faltou o detalhamento e como dever ser feito
Nota:
C1: 160
C2: 200
C3: 160 (O segundo desenvolvimento e a conclusão poderia ter sido mais elaborada)
C4: 120 (Você não articulou muito bem os parágrafos)
C5: 120 (Faltou o detalhamento e o modo, além de que poderia ter sido mais elaborado)
Total: 760
See lessOs avanços tecnológicos e sua relação com o surgimento de doenças
ViníciusGarcia77
Introdução: Em 1973, Martin Cooper, engenheiro eletrotécnico da motorola (1) na época, realizou a primeira ligação telefônica de um celular móvel, (2) diante disso a humanidade percebeu como o avanço tecnológico facilitou a comunicação. Com isso, percebe-se como são importantes os avanços tecnológicLeia mais
Introdução:
Em 1973, Martin Cooper, engenheiro eletrotécnico da motorola (1) na época, realizou a primeira ligação telefônica de um celular móvel, (2) diante disso a humanidade percebeu como o avanço tecnológico facilitou a comunicação. Com isso, percebe-se como são importantes os avanços tecnológicos para facilitar na quebra de barreiras na vida cotidiana, (3) contudo, o uso excessivo da tecnologia tem causado à sociedade um crescimento de doenças crônicas. (4)
(1) Empresa são com letras maiúsculas
(2) ponto final
(3) ponto final
(4) poderia ter acrescentado mais coisas no tópico frasal. Por exemplo, algo que você fosse falar nos desenvolvimentos, pois assim puxaria mais a atenção do leitor.
——-
Desenvolvimento 1:
(1) É indubitável que a tecnologia e os seus componentes têm revolucionado o mundo como um “todo”. De acordo com Steve Jobs, inventor e criador da Apple, a tecnologia move o mundo. Seguindo a linha de pensamento do inventor, percebe-se (2) que a tecnologia tem moldado o mundo e facilitado a quebra de barreiras que vem (3) surgindo frente à sociedade, (4) por exemplo, se antes uma pessoa tinha que sair de sua casa para fazer transferências, consultar saldos e realizar saques, hoje em dia, a mesma pessoa consegue fazer os mesmos procedimentos através do celular (5). Dessa maneira, é possível perceber que os avanços tecnológicos são essenciais à humanidade.
(1) Faltou conectivo
(2) poderia substituir esse “percebe-se” por outro expressão, pois você já a usou na introdução.
(3) vêm*
(4) Ponto final
(5) Poderia ter usado exemplos variados. As mudanças causadas pela tecnologia não se resume apenas a questões bancárias.
——
Desenvolvimento 2:
Embora, a utilização sem controle da tecnologia tem deixado o ser humano propício a desenvolver doenças. De acordo com Albert Einstein, considerado um dos maiores gênios do mundo, o espírito humano precisa prevalecer sobre a tecnologia. Partindo do ponto de vista do físico, percebe-se (1) que a fala do mesmo serve como Conselho para a humanidade, visto que se o espírito humano não prevalecer sobre a tecnologia (2), ou seja, o cuidado com a saúde, o ser humano terá problemas com relação à saúde, devido ao fato de o descuidado com a tecnologia pode causar sedentarismo e, por conseguinte, o surgimento de doenças.
(1) tente iniciar a explicação com outra expressão. Já é o 3 parágrafo que você inicia uma explicação com a mesma expressão.
(2) Não havia necessidade de citar novamente o que o autor disse. Você poderia ter poupado mais linhas para mais argumentação.
—–
Conclusão:
Infere-se,portanto, que a tecnologia é essencial na vida cotidiana do ser humano, mas é preciso atenção para com a saúde. A fim de diminuir os casos de doenças crônicas, é preciso de que as empresas de aplicativos e as mídias sociais, como Tik Tok, Facebook, Youtube, façam parcerias e elaborem, estrategicamente, não só anúncios com o incentivo à prática de atividades físicas, mas também ao uso de aplicativos de monitoramento para auxiliar quando se deve beber água e parar de usar o aplicativo. Desse modo, o problema será atenuado e o espírito humano vai sobressair sobre a humanidade, como Einstein gostaria.
Obs: Faltou detalhamento.
Nota:
C1: 200
C2: 200
C3: 120
C4: 160
C5: 160
Final: 840
See lessAs consequências da romantização de crimes na sociedade brasileira
ViníciusGarcia77
Introdução: Segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos, os indivíduos são iguais em dignidade e direitos. No entanto, tal premissa não é verificada na realidade brasileira, uma vez que a romantização de crimes na sociedade, tende (1) transformar o “vilão” em “anti-herói”, fazendo com que aLeia mais
Introdução:
Segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos, os indivíduos são iguais em dignidade e direitos. No entanto, tal premissa não é verificada na realidade brasileira, uma vez que a romantização de crimes na sociedade, tende (1) transformar o “vilão” em “anti-herói”, fazendo com que a vítima não tenha a atenção que merece. Nesse âmbito, pode-se analisar que a problemática persiste em virtude da má influência midiática e da insuficiência legislativa.
(1) “tende a*
Obs: Ficou boa, não há nada a acrescentar
———-
Desenvolvimento 1:
A princípio, aponta-se como um empecilho à consolidação de uma solução, a má influência midiática. Segundo Pierre Bourdieu, o que foi criado para ser instrumento de democracia não deve ser convertido em mecanismo de opressão. Sob esse viés, pode-se observar a mídia, em vez de promover debates que elevem o nível de informação da população, influência na consolidação desse problema, influenciando negativamente seus telespectadores com a romantização de crimes, dando lugar ao stalker (1) estuprador e assassino ao invés da vítima. (2)
(1) Estrangeirismo deve ser usado entre aspas
(2) Poderia ter feito um fechamento para o parágrafo ficar completo.
————
Desenvolvimento 2:
(1) Não só a mídia, como também a insuficiência legislativa corrobora com o infortúnio. Nessa perspectiva, o filósofo John Locke afirmou que, (2) as leis fizeram-se para os homens e não para as leis. Ou seja, existem leis sobre assassinato, estupro, invasão de privacidade, entretanto no que tange à questão da idealização de delitos há uma lacuna no que diz respeito a execução de tais normas. (3)
(1) Faltou conectivo
(2) Creio que seria os dois pontos ao invés da vírgula
(3) Poderia ter argumentado mais, esse parágrafo ficou bem raso quando comparado ao outros 2 parágrafos iniciais.
–+++++++
Conclusão:
A partir disso, é imprescindível atuar sobre esse problema. Para isso, o Governo Federal, juntamente com (1) psicólogos especializados em atendimento a (2) vítimas de crimes, (3) deve por meio de palestras e divulgações nas redes socias, criar uma campanha de conscientização do problema de fantasiar assassinos. Tal ação pode ter a ajuda da mídia para a divulgação da campanha. (4)
(1) Pleonasmo. Evite usar “juntamente com”, pois tanto o “juntamente” quanto o “com”, possuem a mesma função na frase, que é de dar a idéia de junção.
(2) à*
(3) Ponto final
(4) Faltou o fechamento, onde você poderia ligar com o repertório que tu usaste na introdução.
Obs: Poderia ter apresentado mais um agente de intervenção, pois assim a conclusão ficaria mais recheada. Por exemplo, o agente que você usou sanou os problemas da romantização dos criminosos, mas o que podeira ser feito para sanar os problemas da legislação que você citou?
Obs 2: Faltou citar o detalhamento da proposta.
Nota:
C1: 200
C2: 200
C3: 160 (Poderia ter argumentado mais no 3 parágrafo)
C4: 120 (Faltou articulações ligando certos períodos e parágrafos)
C5: 160 pontos (Faltou detalhamento)
Final: 840
See lessFome no Brasil, como enfrentar esse problema? (Se possível coloquem nota pfv).
ViníciusGarcia77
Introdução: No filme ‘’Inácio Garapa – O Matuto Sonhador’’, o protagonista Inácio, junto com (1) sua família, passa por muitas dificuldades, entre elas, (2) a fome, (3) diante das circunstâncias, o personagem decide sair de sua cidade junto com (4) sua mulher e filhos em busca de melhores condiçõesLeia mais
Introdução:
No filme ‘’Inácio Garapa – O Matuto Sonhador’’, o protagonista Inácio, junto com (1) sua família, passa por muitas dificuldades, entre elas, (2) a fome, (3) diante das circunstâncias, o personagem decide sair de sua cidade junto com (4) sua mulher e filhos em busca de melhores condições de vida. Fora do mundo fictício, no Brasil, esse cenário não se difere. (5) Muitos brasileiros, além de enfrentar seus obstáculos econômicos, se preocupam com a real falta de alimento em suas casas, (6) em que, muitas vezes, os limitam de realizarem suas refeições ao dia. Diante dessa perspectiva, é necessária uma análise dos fatores que favorecem esse quadro. (7)
(1) “Junto com” é um pleonasmo, pois o “junto” tem a mesma função de “com” que é unir algo. Portanto, evite usá-la
(2) O uso dos dois pontos ao invés da vírgula ficaria melhor
(3) Ponto final
(4) Mesmo motivo da (1)
(5) O uso do conectivo “onde” deixaria a argumentação mais fluida.
(6) vírgula desnecessária
(7) Quais fatores? Faltou citá-las
———
Desenvolvimento 1:
Em primeiro lugar, vale ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o problema da fome no país. Nesse sentido, é lícito citar, (1) que mesmo à Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, em seu artigo 6°, garantir o direito a educação, saúde e alimentação, como inerente a todo cidadão brasileiro, tal benefício não tem se aplicado com ênfase na prática, quando se observa a fome presente no Brasil, na qual muitas pessoas são vítimas, por não possuírem condições financeiras suficientes para conseguirem uma alimentação digna, pois tal situação os enquadram. (2)
(1) Vírgula desnecessária
(2) Faltou fechamento
—–
Desenvolvimento 2:
Ademais, é fundamental apontar que com a chegada de uma pandemia e um urgente isolamento social, essa temática se agravou, pois muitas famílias ficaram em um estado vulnerável já que muitos responsáveis pela economia da família, não podiam sair de suas casas para trabalhar (1). (2) Mesmo existindo políticas públicas, como o programa do Bolsa Família, tal benefício não é o suficiente, pois, (3) grande parte dos gastos familiares ultrapassam a quantia fornecida pelo programa social. Em consequência disso, muitos buscam ajuda a conhecidos e desconhecidos para amenizar o seu caso, se entregando (4) a sorte de realizar sua futura refeição (5) ou não. Posto isso, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
(1) Erro de concordância. Trabalharem*
(2) Faltou conectivo
(3) Vírgula desnecessária
(4) pronomes oblíquos nunca devem vir ao início de uma frase. Entregando-se*
(5) erros de concordância. Realizarem*, suas*, futuras* e refeições*
Obs: Muitas repetições das palavras “família”
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Conclusão:
Portanto, cabe ao Governo (1) através do Ministério da Cidadania, promover projetos que visem a distribuição de cestas básicas, (2) voltadas para famílias e pessoas de baixa renda, por meio de cadastros que garantam a entrega de alimentos, (3) para àqueles que estejam precisando, (4) é importante que o cadastro seja realizado em locais acessíveis, como escolas e praças públicas, para que todos tenham acesso. Além disso, o Governo deve criar e aprimorar, (5) políticas públicas, (6) para cada região, para que sejam mais eficientes e eficazes, objetivando aumentar a oferta de emprego e programas de ajuda, principalmente para famílias necessitadas. (7)
(1) Faltou vírgula
(2) Vírgula desnecessária
(3) Vírgula desnecessária
(4) Ponto final
(5) Vírgula desnecessária
(6) Vírgula desnecessária
(7) Faltou o fechamento
Nota:
See lessC1: 120 pontos
C2: 200 pontos
C3: 160 pontos
C4: 160 pontos
C5: 160 pontos
Total: 800 pontos
O Movimento Antivacina no Brasil
ViníciusGarcia77
Introdução: O Brasil é conceituado internacionalmente como um exemplo à ser seguido quando falamos sobre campanhas de vacinação. (1). Contudo, a falta de informação da população leiga, faz com que um movimento contrário à esta medida ganhe força e cada vez mais adeptos. Ademais, a propagação de notíLeia mais
Introdução:
O Brasil é conceituado internacionalmente como um exemplo à ser seguido quando falamos sobre campanhas de vacinação. (1). Contudo, a falta de informação da população leiga, faz com que um movimento contrário à esta medida ganhe força e cada vez mais adeptos. Ademais, a propagação de notícias falsas suplementa a desinformação (2).
1 – Fontes? Não que esteja errado, mas dados assim são melhor desenvolvidos ao serem citados baseados em alguma fonte. Então se voce citasse algo que comprove isso fortaleceria o seu repertório.
2 – Haja visto que sua introdução está curta, você poderia ter falado um pouco mais sobre essas notícias falsas para dar uma melhor Introdução sobre o que vai ser dito no desenvolvimento. Do jeito que você deixou foi muito curto e objetivo.
Desenvolvimento 1:
(1) Gabriel, o pensador, em sua canção “Estudo Errado” critica o sistema de educação vigente no Brasil. (2) Usando como argumento a ideia (3) de que na escola somos (4) submetidos a aprender temas supérfluos e, em contra partida, não nos (5) são ensinados elementos básicos do cotidiano brasileiro. Como a importância do SUS, a função dos principais atores políticos e até, como é importante para a sociedade que uma campanha de vacinação em massa seja bem sucedida (6). (7)
1 – É recomendável iniciar o desenvolvimento com um tópico frasal, isto é, uma breve colocação do que vai ser dito e argumentado no desenvolvimento.
2 – Logo após uma citação, inicie um período com um conectivo para articular as idéias. Ex: “Sob esse viés, usando como argumento a idéia…”
3 – “ideia” = idéia
4 – O modelo do ENEM cobra a utilização de uma linguagem em 3° pessoa do singular. Então nunca use algo que remeta a “nós”.
5 – Mesma coisa, evite usar algo que remeta a “nós”.
6 – Toda vez que você for utilizar uma sigla, como o SUS, você deve primeiro colocar o nome por extenso; ex: Sistema único de saúde (SUS). Dessa forma, nas próximas vezes que você for retomar a ele, você pode colocar a sigla direta.
7 – Faltou a conclusão do desenvolvimento.
Desenvolvimento 2:
A falta de conhecimento gera desinformação, e um pequeno ruído pode gera uma avalanche de notícias falsas na sociedade. Deixando assim, a população vulnerável à ideias não fundamentadas (1).
(1) Parágrafo mal argumentado. Por que ocorre a falta de conhecimento? Como a desinformação se propaga pela sociedade? Cadê algum repertório para enriquecer a argumentação?
Note que: Você citou na introdução a falta de informação na sociedade e as notícias falsas, mas em nenhum momento você as desenvolveu no desenvolvimento. Você só foi citar algo da introdução no 2° desenvolvimento, e mesmo assim muito supérfluo. Além disso, do nada você citou falha na educação, sendo que nem havia sido abordado na introdução. Lembre-se, tudo que você citar na introdução tem e deve ser argumentado no desenvolvimento.
Conclusão:
É imprescindível que o governo federal, por meio do ministério da saúde, trate a desinformação a cerca da vacinação como um problema de saúde pública. Utilizando de sua autoridade para promover palestras e anúncios televisivos, por exemplo. Bem como, incluir estas pautas nas escolas. Afim (1) de levar aos cidadãos o conhecimento necessário para conscientizar a população. (2)
1- “a fim” é separado
2 – esse período, instruindo a finalidade das ações do governo, não pode terminar uma redação. Uma redação deve ser terminada com um período de fechamento, ex: “Desse modo, só assim será possível a conscientização do público a respeito das vacinas…”
Observação: O tema é sobre “antivacina”, mas em nenhum momento você abordou do porquê existir esse movimento… E nem as consequências causadas por ela.
Notas:
C l = 160 pontos
C ll = 80 pontos
C lll = 80 pontos
C lV = 120 pontos
C V = 120 pontos
Total: 560 pontos
Continue treinando que logo logo você pega as manhas. Qualquer dúvida me mande uma mensagem!
See lessPublicidade infantil em questão no Brasil
ViníciusGarcia77
Introdução: De acordo com a teoria de Thomar Hobber, -” e dever do Estado garantir os serviços necessários para o bem estar da população.” Nessa pexpectiva (1), se apresenta (2) um cenário superficial, onde, (3) a questão da Publicidade Infantil gera um grave problema, (4) por ser ultilizado (5) deLeia mais
Introdução:
De acordo com a teoria de Thomar Hobber, -” e dever do Estado garantir os serviços necessários para o bem estar da população.” Nessa pexpectiva (1), se apresenta (2) um cenário superficial, onde, (3) a questão da Publicidade Infantil gera um grave problema, (4) por ser ultilizado (5) de uma forma não especializada. Contudo, assim, (6) e (7) licito afirmar que nesse impasse há uma negligencia governamental e má informação mediática.
(1) = “pexpectiva” –> perspectiva
(2) = “se apresenta” —-> apresenta-se. Nunca se deve usar pronomes oblíquos (se, me, a, o, etc) no início de uma frase.
(3) = não tem necessidade de vírgula depois do “onde”
(4) = não tem necessidade de vírgula depois do “problema”
(5) = “ultilizado” —> Utilizado
(6) = o uso do “assim” tem a mesma função do “contudo”, ou seja, há um pleonasmo da frase.
(7) = “e” —> é
Desenvolvimento 1:
Em primeiro plano, não se percebe-se (1) a ocorrência do papel do servidor na população. Acerca disso, e (2) pertencente trazer o discurso do filosofo (3) Nicolau Maquiavel que retrata, -” mesmo as leis bem ordenadas são impotentes diante dos costumes.” Nesse viés, se da (4) o direito haver consintimento (5) em relação a (6) aplicação de normas sem ao menos uma fiscalização, (7) em promover segurança ao geral. (8) ?????? Fechamento do desenvolvimento?
(1) = “não se percebe-se” é um pleonasmo. Não há a necessidade de utilizar dois pronomes oblíquos para retratar a mesma ideia.
(2) = “e” —-> é
(3) = “filosofo” —-> filósofo
(4) = “se da” —-> dá-se. Não se utiliza pronomes oblíquos no início da frase.
(5) = “consintimento” —> consentimento
(6) = “a” —-> usa-se nesse caso o “à”
(7) = não tem necessidade da vírgula depois do fiscalização
(8) = Faltou um período fazendo uma breve análise de tudo que foi dito no desenvolvimento.
Desenvolvimento 2:
Em segundo plano, ocorre uma falta de informação (1) nas mídias de massa. Sendo assim, para Umberto Eco, ” para ser tolerante e preciso fixar os limites do intolerável.” A principio, (2) atualmente nos canais de comunicação, se ver (3) uma falta de posicionamento sobre o assunto. Precidindo (4) em não haver debates abertos para o grande publico. (5) ????? Fechamento do desenvolvimento?
(1) = “falta de informação” —> falta de informações. Faltou concordância nas idéias.
(2) = “principio” tem acento —-> princípio.
(3) = “se ver” ——> “vê-se”
(4) = “precidindo” —–> prescindindo
(5) = Novamente faltou a breve análise de tudo que foi dito.
Conclusão:
Portanto, medidas são necessárias para resolver tal problemática. Desse modo, o Governo procurar buscar (1) por (2) em pratica (3) leis nacionais, (4) que vibializem (5) a figura dos individuos. Com isso, a sociedade mobilizara os direitos e deveres de cada um. A fim de que, terremos uma nação melhor. Por analogia, buscar reconhecer o seu papel. (6) (7)
(1) = “procurar buscar” é um pleonasmo, pois as duas palavras simbolizam a mesma coisa.
(2) = “por” é uma conjunção. Deve-se utilizar, nesse caso, “pôr”
(3) = “pratica” tem acento
(4) = não tem necessidade de vírgula após “leis nacionais”
(5) = “vibializem” —-> viabilizem
(6) = A partir do “Com isso” até o “reconhecer seu papel”, você poderia substituir todo esse período para apresentar novas idéias de proposta de Intervenção a fim de enriquecer sua conclusão.
(7) = faltou o fechamento das idéias da conclusão.
Notas
C l = 80 pontos (há muitos erros gramaticais e de concordância). Recomendo você assistir uma videoaulas sobre pronomes oblíquos e uso da vírgula.
C ll = 160 pontos (houve uma pequena fugacidade do tema)
C lll = 120 pontos (faltou uma melhor argumentação na conclusão e nos desenvolvimentos)
C IV = 160 pontos
C V = 120 pontos (conclusão muito rasa)
Total: 640 pontos
Qualquer dúvida entre no meu perfil e me mande uma mensagem.
See lessCaminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil
ViníciusGarcia77
Introdução: No século XV (1) com a vinda dos portugueses ao Brasil, juntamente com os escravizados (2) instalou-se um período de violências e ausência de direitos aos cativos, entre estes, (3) destaca-se a proibição de manifestação religiosa africana. Embora a sociedade brasileira atual apresente coLeia mais
Introdução:
No século XV (1) com a vinda dos portugueses ao Brasil, juntamente com os escravizados (2) instalou-se um período de violências e ausência de direitos aos cativos, entre estes, (3) destaca-se a proibição de manifestação religiosa africana. Embora a sociedade brasileira atual apresente contornos específicos, é possível, ainda, visualizar o legado deixado presente na questão da intolerância religiosa. Por essa perspectiva, percebe-se a configuração de um grave problema em virtude da falta de conhecimento e dos estereótipos criados.
(1) = Ao enfatizar uma determinada época, deve-se a separar por virgulas do resto do período.
(2) = “Juntamento com” é um pleonasmo desnecessário, haja visto que as duas palavras simbolizam a mesma ideia de adição.
(3) = Não há a necessidade de vírgulas.
Desenvolvimento 1:
Convém ressaltar, a princípio, que o desconhecimento acerca das diferentes manifestações religiosas atua, diretamente, (1) na conjuntura do impasse. Conforme o filósofo e educador brasileiro Paulo Freire, a sociedade não muda sem educação. Nesse aspecto, a educação tem papel crucial para a reversão desse quadro, uma vez que pode, por exemplo, ser usada em escolas promovendo debates e diálogos oferecendo à população diferentes perspectivas. Desse modo, quanto mais desinformação, mais preconceito haverá, gerando casos de violência verbal e física, o que denota a necessidade de alteração na estrutura presente.
(1) = não há necessidades de enfatizar o “diretamente” por vírgulas.
Desenvolvimento 2:
Outrossim, ressalte-se que os estereótipos existentes também são entraves no que tange a questão da problemática. Em consonância com o filósofo alemão Schopenhauer, “os limites do campo de visão de uma pessoa determina seu entendimento sobre o mundo”. Por essa ótica, têm-se que a visão limitada sobre determinado assunto pode tornar-se um estereótipo ou um preconceito (1). Além disso, faz-se necessário entender o significado de liberdade de expressão, porque a confusão desse conceito pode ocasionar na famosa “violência disfarçada de opinião”, onde ofensas ou xingamentos são proferidos em razão de um conceito ultrapassado e inflexível (2). Logo, pode-se compreender que é substancial a mudança desse quadro negativo.
(1) = Você apenas transcreveu o que o autor disse. Faltou, além de autoria, mais informações explicando e relacionado a citação com a atualidade.
(2) = Esse período, no qual você cita a liberdade de expressão, ficou mal articulado com o que você disse anteriormente. Como isso se liga aos esteriótipos? Do jeito que você deixou deu a impressão de que foi jogado ali, pois você está falando de esteriótipos e do nada você citou a liberdade expressão, ou seja, faltou correlacionar as idéias.
Conclusão:
Torna-se evidente, portanto, que os caminhos para o combate à intolerância religiosa apresenta entraves que necessitam ser resolvidos. Para que isso ocorra (1) o Ministério da Educação (MEC) juntamente com (2) a mídia devem agir criando propagandas de cunho informativo e educativo que serão transmitidas na televisão (3) e em redes sociais, promovendo maior conhecimento para grande parcela da população. Além disso, é necessário que as propagandas tenham linguagem facilitada para que pessoas leigas também tenham acesso (4). Dessa forma, será possível extinguir gradativamente um preconceito que perdura por séculos.
(1) = O conectivo deve ser separado por vírgulas.
(2) = Novamente o pleonasmo “juntamente com”.
(3) = nas televisões e, não, na televisão. Faltou concordância.
(4) = Você dedicou a proposta de intervalo inteira exclusivamente a uma única idéia. Você poderia ter substituído essa parte por uma proposta nova.
C l = 160 pontos (Muitos erros de vírgulas e o uso de pleonasmo e de expressões prolixas).
C ll = 200 pontos
C lll = 160 pontos (Está relacionado a falta de articulação da parte da liberdade de expressão)
C lV = 200 pontos
C V = 160 pontos (Poderia ter acrescentado mais ideias ao invés do foque exclusivo a uma única só idéia).
Nota: 880 pontos
See lessConsequências da busca por padrões de beleza idealizados.
ViníciusGarcia77
Introdução: Se você já especificou que se trata do século XVI, então nãoo havia necessidade de colocar o "outrora" na introdução. Além disso, iniciar uma introdução com um "outrora" é a mesma coisa de iniciar com um "antigamente" e isso é muito genérico. -------- "Sob tal ótica, tais problemas não fLeia mais
Introdução:
Se você já especificou que se trata do século XVI, então nãoo havia necessidade de colocar o “outrora” na introdução. Além disso, iniciar uma introdução com um “outrora” é a mesma coisa de iniciar com um “antigamente” e isso é muito genérico.
——–
“Sob tal ótica, tais problemas não ficaram nós tempos passados, eles estão de modo hodierno na vida das mulheres.”
Novamente você realizou um pleonasmo desnecessário. Não havia necessidade de recitar o passado novamente, você poderia já ter ido direto ao ponto realizando a comparação com a atualidade.
Desenvolvimento 1:
“Ademais, a ISAPS também informa que em 2018 o Brasil fez mais de um milhão de cirurgias plásticas e 969 mil procedimentos estéticos não cirúrgicos.” Quem é a ISAPS? eu entendi que se trata da organização que você citou, mas era para você ter colocado a sigla logo após ter citado a organização, pois você colocou a organização de forma traduzida, o que não correponde as siglas. Então:
“Internacional da Cirurgia Plástica Estética (ISAPS)”.
Tirando isso o desenvolvimento ficou bom.
Desenvolvimento 2:
Ficou boa, mas poderia ter colocado algum repertório para fortalecer a argumentação.
Conclusão:
Eu sei quem o que significa “OMS”, mas se pegar alguma pessoa leiga ela não vai saber. Você tinha que ter colocado o nome por extenso do órgão e depois a sigla. Além disso, o que vou falar aqui talvez não tenha nenhuma relação, mas ENEM cobra temas relacionados especificamente o Brasil, então não faz sentido você utilizar de uma instituição internacional (OMS) para mediar problemas aqui no país. Você poderia tê-la substituída pelo ministério da saúde.
De resto a conclusão está boa.
Notas:
Competência 1: 160 pontos (Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita).
Competência 2: 200 pontos (Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo).
Competência 3: 160 pontos (Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista).
Competência 4: 200 pontos (Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.)
Competência 5: 120 pontos (Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto).
Total: 840 pontos
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