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O tempo perdido não se recupera
ViníciusGarciaM
Introdução: O pensador Johnny de Carli disse certa vez (1) “O tempo perdido não se recupera e certamente fará falta. Aquele que mais sabe, mais lamenta por tempo perdido. Perder tempo desagrada mais a quem conhece o seu valor.” Seguindo essa linha de raciocínio (2) pode-se notar o real valor do tempLeia mais
Introdução:
O pensador Johnny de Carli disse certa vez (1) “O tempo perdido não se recupera e certamente fará falta. Aquele que mais sabe, mais lamenta por tempo perdido. Perder tempo desagrada mais a quem conhece o seu valor.” Seguindo essa linha de raciocínio (2) pode-se notar o real valor do tempo e a sua importância. Desse modo (2) torna-se crucial refletir acerca desse revés.
(1) Dois pontos.
(2) Após conectivos, sempre têm vírgulas.
(3) Após conectivos, sempre têm virgulas.
Obs 1: Não acho que esse repertório seja muito eficaz numa redação. E digo isto não por não ser pertinente ao tema e, sim, por ser uma citação muito longa que durante a prova talvez você sequer lembre. Recomendo outra mais curta e eficaz.
Obs 2: Você não discorreu muito sobre o repertório e não traçou uma relação com o Brasil.
Desenvolvimento 1:
A princípio, é imperioso observar as causas que faz com que o tempo seja desperdiçado (1). Nesse contexto (2) a clássica canção da Legião Urbana (3) “Todos os dias quando acordo não tenho mais o tempo que passou.” Sob essa ótica (4) pode-se lembrar de momentos em que são passadas horas de olho na tela do celular. Nessa perspectiva (5) pode-se refletir dos momentos importantes perdidos enquanto tal ação era feita.
(1) Esse primeiro período faria mais sentido estando na introdução e, não, no desenvolvimento. Além disso, quais causas devem ser observadas? Você não citou.
(2) vírgula
(3) falta alguma palavra para articular o que vem depois.
(4) vírgula
(5) vírgula
Obs 1: parágrafo pouco argumentativo.
Desenvolvimento 2:
Outrossim, é igualmente preciso apontar as viagens que poderiam ser feitas, os objetivos que poderiam ser alcançados, ou até mesmo os sonhos que poderiam ser materializados (1). De acordo com o site “Zety.com” (2) 98% da população mundial se arrependem de não terem tomado uma certa decisão no passado ou de não lutarem suficiente pelos próprios sonhos, quando mais novos. Sendo isso torna-se notório a real importância do tempo.
(1) O primeiro período ficou estranho. Substituia por um tópico frasal mais eficaz e que aborde objetivamente o que será dito na argumentação.
(2) vírgula
Obs 1: parágrafo muito expositivo e com pouca argumentação.
Conclusão:
Portanto, conclui-se que, (2) toda (3) sociedade devesse refletir acerca de tal temática, (4) e que os governos mundiais, (5) investissem em Publicidades locais afim (6) de firmar ainda mais essa reflexão de toda a sociedade, (7) com isso (8) a nova geração será capaz de viver ao máximo cada momento de suas vidas, entregando assim a devida importância ao tempo. Espera-se assim que tais resultados superem as expectativas do texto descrito pelo pensador Johnny de Carli.
(2) Sem vírgula
(3) tire o “todo”, pois a palavra sociedade sozinha já dá a noção do geral.
(4) sem vírgula
(5) sem vírgula
(6) *a fim
(7) ponto final
(8) vírgula
Notas:
C1: 80
C2: 160
C3: 80
C4: 160
C5: 120
Total: 600
See lessViver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado // MODELO ENEM
ViníciusGarciaM
Introdução: No filme norte-americano “Show de Truman”, o protagonista Truman Burbank tem toda (1) a sua vida monitorada por câmeras e transmitida em rede nacional, sendo que essa realidade é desconhecida pelo homem. Ainda mais, (2) atualmente, a sociedade é composta por um contingente absurdo de TruLeia mais
Introdução:
No filme norte-americano “Show de Truman”, o protagonista Truman Burbank tem toda (1) a sua vida monitorada por câmeras e transmitida em rede nacional, sendo que essa realidade é desconhecida pelo homem. Ainda mais, (2) atualmente, a sociedade é composta por um contingente absurdo de Trumans (3),que tem a sua existência vistoriada no espaço cibernético, sendo facilmente manipulado e alienado aos preceitos de ideologias sociais, políticas e econômicas. Assim, faz-se necessário analisar os alicerces que sustentam esse estigma virtuaal (4) que não limita o público do privado, a citar, (5) o poderio governamental que apoia o quadro e a falta de conciência (6) característica da contemporaneidade, (7) no sentido de buscar descancar (8) tais bases prejudiciais.
(1) “Tem toda” é uma expressão, que ao meu ver, atrapalha a estética textual, pois passa um ar de informalidade. Além disso, era desnecessário o uso do “toda” para o sentido da informação, uma vez que sem ele, compreende-se que se trata da vida do protagonista como um todo. Observe: “Tem toda a sua vida” e “tem a sua vida”, a primeira além de atrapalhar a estética, também passa uma ideia de redundância.
(2) Como você citou de repertório uma narrativa, eu, particularmente, acho melhor um conectivo como “Fora da ficção”, pois conecta melhor o repertório com a problemática atual.
(3) Creio que você tentou colocar o nome do protagonista no plural para representar várias pessoas da sociedade atual, certo? Então ficaria melhor se você expressase isso por meio de aspas. “Trumans”
(4) virtual*
(5) ficaria mais coeso a utilização dos dois pontos (:) em vez da vírgula
(6) consciência*
(7) expressão entre vírgulas
(8) descansar*
D1:
A partir desse ponto, a não limitação do espaço individual, graças (1) ao fato do mundo estar inserido em rede, possibilita o desenvolvimento de ações involuntárias e automáticas manipuladas por grandes empresas capitalistas. Na obra “Vigiar e Punir”, do filósofo Foucault, é dito que o sitema (2) panóptico é empregado em sociedades para monitorar, influenciar e exercer poderes, ou seja, o povo é instrumento de ação daqueles indivíduos que detêm poderes. Analogamente ao “best-seller”, o cidadão que deixa se influenciar, é passivo às mudanças sociais e acredita que o meio virtual não oferece riscos para seus comportamentos, tenderá (3) a ser manipulado e tomar ações equivocadas. Logo, a ignorância para contestar discursos, programas sociais e governamentais que divergem ideais defendidos pela massa, prevalecem socialmente.
(1) a expressão “graças” é utilizada para representar coisas positivas. No contexto, percebe-se que de trata de um aspecto negativo, portanto, sua utilização é errônea. O uso do “devido” cairia melhor nesse contexto
(2) sistema*
(3) a utilização do “tenderá” ficou estranha aqui, haja vista que anterior a ele não era uma oração apositiva. Observe: “O cidadão que deixa se influenciar por ser passivo às mudanças sociais e acreditar que o meio virtual não oferece riscos para seus comportamentos, tenderá…” Assim ficaria melhor.
D2:
Ademais, a permanência dessa vida fiscalizada é fortalicida (1) pelos ideias (2) da necessidade de manter um sistema econômico forte, o qual, muito das vezes (3) é previsível. Nesse segmento, segundo o escritor José Saramado em seu livro “Ensaios sobre a cegueira” é descrita uma sociedade utópica a qual apresenta: ” Cegos, cegos que veem, cegos que vendo, não veem”. Nesse panorama, o indivíduo, imerso em sí mesmo, não consegue se libertar do monitoramento de sua vida, que pela “Big Data”, tem todas as suas preferências expostas ao mercado e se transforma em um objeto que enriquece terceiros. Dessa forma, o cidadão, inserido nessa lógica, que desconhece a realidade apoiada pelo Governo, se transforma em submisso do sistema, reforçando que viver em rede apresenta malefícios.
(1) fortalecida*
(2) “pelas ideias” ou “pelos ideias” ??
(3) “muita das vezes” deve ficar entre vírgulas
Obs: foi muito utilizado “nesse” e “desse” e suas derivações. Isso atrapalha a fluidez da leitura
Conclusão:
Infere-se, portanto, que o limite entre o público e o privado precisa ter fundações feitas. Para tanto, o Ministério da (1) Ciências, Tecnologia e Inovações deve inserir a discussão acerca da indireta violação da privacidade, por meio da criação de documentos que autorizem ou não o uso de informações pessoais, aplicadas no mercado, que serão inseridos (4) na legislação de todo o território nacional, a fim de formar pessoas consciêntes (2) e menos manipuláveis . Quiçá (3), nessa via, os Trumans modernos não serão alienados pela rede.
(1) das*
(2) conscientes*
(3) quiçá? Quiçá expressa incerteza. Numa proposta de intervenção você deve expressar certeza do que fala. Se até você tem dúvidas se a tua proposta vai funcionar, como a sua proposta terá credibilidade vista pelos outros?
(4) Você já havia dito que as discussões seriam inseridas em algo, não precisava repeti-la novamente.
Obs: o argumento central do seu D1 gira em torno de empresas que alienam as pessoas. Em D2, o argumento gira em torno da falta de conscientização de pessoas. Uma dica – que não é obrigatória: na proposta intervenção, você pode tentar intervir nos dois problemas que você citou nos desenvolvimentos. A exemplo de seu texto, você resolveu a falta de conscientização, mas e quanto as empresas manipuladoras? Uma das propostas é obrigatório que tenha os 5 elementos da conclusão, já a possível segunda proposta, pode estar incompleta dos 5 elementos.
Claro, você não precisa seguir, mas traz coerência para o texto.
C1: 120
C2: 200
C3: 160
C4: 200
C5: 160
Total: 840
See lessOs impactos sociais da Revolução tecnológica e digital no mercado de trabalho
ViníciusGarciaM
Introdução O filme norte americano (1) “você não estava aqui” retrata a vida de um pai que trabalha em diversos empregos informais, estes (2) sem benefícios trabalhistas. Ainda mais, percebe-se que a temática abordada é possibilitada porque o cenário contemporâneo se moderniza, evita vínculos trabalLeia mais
Introdução
O filme norte americano (1) “você não estava aqui” retrata a vida de um pai que trabalha em diversos empregos informais, estes (2) sem benefícios trabalhistas. Ainda mais, percebe-se que a temática abordada é possibilitada porque o cenário contemporâneo se moderniza, evita vínculos trabalhistas e prioriza tecnologias, algo que resulta insegurança e desemprego. Contudo, a Revolução Tecnológica, embora, (3) seja relevante para o quadro político e econômico, pois (4) acentua o progresso, esta (5) agrava mazelas sociais devido não só à logística governamental, mas também à falta de profissionalização dos brasileiros. Sendo assim, é essencial que análises e ações sejam efetivadas, para garantir os direitos dos trabalhadores brasileiros e estabelecer um bem-estar social.
(1) norte-americano*
(2) “este” é termo catafórico, ou seja, traz referência a termos novos. Como você está retomando um termo anterior, o correto é um termo anafórico, ou seja, a utilização do “esse”.
(3) sem vírgula
(4) ficaria mais coeso se retirasse a vírgula anterior ao “pois”, substituísse o “pois” por “por” e colocasse o verbo no infinitivo.
(5) mesma coisa do (2)
Desenvolvimento 1
A partir desse ponto, vale ressaltar que a Revolução Industrial, ocorrida na segunda metade do século XVIII, obrigou nações que almejavam acompanhar o mercado moderno a aderirem às novas tecnologias, ou seja (1) a saírem da zona de conforto. Nessa perspectiva, a ascensão da Revolução Tecnológica se assemelha ao marco industrial, entretanto suas transformações ocorrem de maneira natural, pois já há a implementação de tecnologias. Nessa visão, vê-se que o desemprego estrutural exige que o ser humano busque se especializar sempre, (2) para se diferenciar da função exercida pelas máquinas e não seja substituído. Todavia, a especialização e a renovação de empregos promissores não são aderidos por todos, mas deveria (3), e o ideal seria efetivado caso houvesse mais incentivos governamentais que instruíssem o povo. Dessa forma, é imperioso que alterações na área ocorram, já que garantir a prosperidade dos cidadãos é dever estatal.
(1) Faltou vírgula
(2) vírgula desnecessária
(3) “mas deveria” soou informal e opinativo
Obs: tome cuidado com a utilização do “desse” e “nesse”. Não que esteja errado o emprego, mas atrapalha a fluidez da leitura, uma vez que fica repetitivo.
Desenvolvimento 2
Ademais, é importante enfatizar que a Constituição de 1988 assegura condições justas e favoráveis trabalhistas e garante o direito ao trabalho por lei. (1) Não obstante, por mais que o trabalho seja de fato assegurado, sua segurança não é garantida, tendo em vista que a informalidade de empregos de base tecnológica substituem empregadores físicos eates (2) que não são obrigados a manter um contato jurídico com o poder estatal e deixam de beneficiar os trabalhadores. Certamente, a falta de apoio governamental para os proletariados informais é uma atrocidade contemporânea que deve ser revista, pois conforme o sociólogo Max Weber: “ O trabalho dignifica o homem”, o Governo também deveria honrar o trabalhador. (3)
(1) Eu evitaria colocar repertórios no início do parágrafo, pois não me parece uma boa forma de se introduzir um parágrafo de desenvolvimento.
(2) e até*
(3) aqui o parágrafo poderia ter terminado na citação de Weber. Pelo contexto já dá para perceber que se refere ao Governo. Fora que ficou explícito que você opinou de forma direta.
Conclusão
Depreende-se, portanto, a urgência da criação de medidas capazes de minimizar os impactos sociais da modernidade. Para tanto, o Ministério do Trabalho e Previdência aliado ao Ministério da Educação devem fomentar projetos (1) que protejam os trabalhadores informais e especializem profissionais. Com isso, as ações serão possibilitadas, por intermédio da modificação da legislação e da inserção de trabalhadores em cursos, que serão aplicados em todo o país e em todos os centros educacionais, (2) a fim de aumentar a segurança trabalhista. Assim, com um país mais visionário, o futuro será promissor. (3)
(1) que tipo de projetos? Sociais? Econômicos? Do jeito que deixou ficou muito vago
(2) sem vírgula
(3) a conclusão ficaria mais coerente se você retomasse alguns dos repertórios que você citou anteriormente, preferencialmente o da introdução.
C1: 160
C2: 200
C3: 160 (o segundo desenvolvimento poderia ser melhor formulado)
C4: 200
C5: 160 (pode ser erro de interpretação minha, mas eu não identifiquei o detalhamento da conclusão)
Total: 880
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