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TEMA: Alimentação irregular e obesidade no Brasil
viniciusdemorais
Olá, vim corrigir sua redação! Espero que goste e, qualquer coisa, pode me contatar por via mensagem. (Correção feita por Vinícius de Morais) TEMA: Alimentação irregular e obesidade no Brasil Na série americana “Friends”, a personagem Monica Geller sofria bullying de amigos e familiares pelo seu excLeia mais
Olá, vim corrigir sua redação!
Espero que goste e, qualquer coisa,
pode me contatar por via mensagem. (Correção feita por Vinícius de Morais)
TEMA: Alimentação irregular e obesidade no Brasil
Na série americana “Friends”, a personagem Monica Geller sofria bullying de amigos e familiares pelo seu excesso de peso. (Contextualize um pouco mais, transite melhor depois) Fora das telas, a má alimentação e a obesidade nos cidadãos brasileiros vêm tendo um crescimento alarmante nos últimos anos. Assim, é lícito afirmar que distúrbios físicos e o aparecimento de doenças são consequências que geram a perpetuação desse cenário negativo. (Pronto, transição ida, contextualização bacana e tese explícita (senti falta de uma segunda ideia para argumentação nela, porém percebo o que quis propor, é para o D1 e D2. Já aqui no final, feche com maior dispor o que você pôs, ficou faltando uma amarração das ideias.)
Em primeira análise, cabe salientar que a industrialização vem cada vez mais apresentando maneiras fáceis e calóricas de alimentação (Ótimo). Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de 2020 (IBGE, não precisa destrinchar e dizer a sigla, só a ponha, uma vez que ela é conhecida!), houve um aumento significativo de obesidade no Brasil. Em síntese, por não adotar uma dieta adequada (quem?), poderá se ocasionar o excesso de peso, gerando transtornos como a baixa autoestima e a bulimia, pelo indivíduo não aceitar sua imagem e não se encaixar no “padrão” imposto pela sociedade, podendo colocar sua saúde em risco ao ingerir medicamentos para emagrecimento. (muito bom argumento, mas disserte mais sobre o assunto, use mais uma área do conhecimento para credibilizar toda a sua argumentação final.)
Além disso, a obesidade pode trazer diversas doenças para a população, afetando diretamente sua qualidade de vida. Essa complicação pode oferecer riscos como o aparecimento de câncer, diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares (me ponha um dado que comprove isso…). Entretanto, esses malefícios podem ser reduzidos a partir da prática de exercícios físicos ( -, sem vírgula), que garantem melhorias na saúde da população (comprove! Precisa-se de comprovações, não basta só afirmar). (Aqui, o parágrafo está muito pequeno, no papel vai ficar menor, perderia ponto pela falta simétrica de linhas entre os parágrafos, podendo os desenvolver mais.)
1º ponto: desenvolva mais esse parágrafo, assim como os anteriores, percebe-se uma boa linha de raciocínio, mas que se perde no pouco fomento ao desenvolvimento do texto e maior incorporação de informações.
Entende-se, diante do exposto, que medidas estratégicas para minimizar esse panorama negativo devem ser adotadas (perfeito isso aqui, mas relacione ao assunto, traga ele em palavras, por exemplo: medidas estratégicas para minimizar esse panorama negativo acerca da relação entre a irregularidade na alimentação diante do processo de obesidade – é um exemplo meramente ilustrativo para mostrar que o assunto foi relacionado). O Ministério da Saúde deve criar campanhas para a prática de exercícios físicos, a fim de ofertar uma possibilidade de melhoria na qualidade de vida da população (desenvolva mais isso… de que forma isso seria feito e onde? Detalhe!). Somado a isso, o Ministério da Educação deve criar programas que ofereçam uma alimentação balanceada (que poderia estar em conjunto com o Ministério da Saúde, não?) desde os anos iniciais (no entanto, se não me falhe, já há… o que poderia ser feito é a maior implementação disso e trazer mais severidade ao assunto no setor escolar independente de privatização ou setor público), para que assim, esse hábito possa ser perpetuado e evitando gerar efeitos negativos na saúde (desenvolva mais aqui também, não basta isso, detalhe mais o porquê, de que forma seria feita ou exemplifique o procedimento que será ordenado). Dessa forma, será possível, aos poucos, diminuir as consequências da má alimentação e obesidade no Brasil. (Bom fechamento!)
C1 – 180
C2 – 180
C3 – 140
C4 – 180
C5 – 140
Nota: 820
OBS: Eu não sou corretor, mas estou aqui para ajudar no que for preciso, assim como você comigo. Que possamos buscar desenvolver cada vez mais! Adorei o texto, mas senti falta de maior credibilidade e também, em certos pontos, que via o desenrolar da situação você parava de dissertar e finalizava, quando podia prender mais ainda atenção do leitor/corretor. Enfim, que dê tudo na jornada e estou aqui na torcida quanto ao rumo do seu 1000! E boas provas!!!
See lessAnalfabetismo funcional no Brasil.
viniciusdemorais
Analfabetismo funcional no Brasil. (Oii, sou o rapaz que corrigiste minha redação de Gambito da Rainha, venho por aqui para retribuir o apoio e, desde já, obrigado por essa abertura de diálogo!) Em “Central do Brasil”, a protagonista é retratada como uma escritora de cartas para pessoas analfabetasLeia mais
Analfabetismo funcional no Brasil.
(Oii, sou o rapaz que corrigiste minha redação de Gambito da Rainha, venho por aqui para retribuir o apoio e, desde já, obrigado por essa abertura de diálogo!)
Em “Central do Brasil”, a protagonista é retratada como uma escritora de cartas para pessoas analfabetas (, – sem a vírgula aqui, uma vez que o “ditar” compõe “pessoas analfabetas”) que ditam o que deve ser escrito para as suas famílias. Para além da ficção, a dependência vivenciada por essas pessoas é uma realidade no Brasil (ótima transição!), não só pelo ensino básico precário, como também pela falta de incentivo à leitura. Desse modo, o analfabetismo funcional merece um olhar crítico de enfrentamento. (Poderia atingir com maior eficácia a atenção do corretor aqui, então, procure elementos que chamem mais atenção. Só uma dica!)
A priori, é fato que a origem dessa problemática está no ensino básico precário existente. De acordo com o Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional (INAF), cerca de 67% dos brasileiros compreendem pouco ou próximo ao nulo após a leitura de um texto, esse cenário deletério se evidencia por conta dos primeiros anos escolares dessa sociedade, em que, provavelmente, não lhes foi dada uma educação de qualidade e o acompanhamento pedagógico necessário (perfeito!). Desse modo, é imprescindível que essa negligência deixe de ocorrer para a solução do ensejo.
1º ponto: período longo no meio do D1, tenha cuidado! Se necessário, ponha “;”.
Outrossim, vale salientar que a falta de incentivo à leitura (procura sinônimos para a estética da redação ficar bem composta, usaste esse aqui na Intro) contribui para a persistência do quadro. Segundo Paulo Freire, educador brasileiro, a leitura é um ato de amor (realmente é, amo!). Tal preceito afirma que, o hábito de ler deve ser espontâneo, objetivando o sucesso do aluno que escolheu determinado livro (,) visto que possui interseção com a sua personalidade, haja vista, sem o incentivo para isto (isso, porque retoma a algo anteriormente citado), o analfabetismo funcional continuará sendo um impasse na vida dos brasileiros que enfrentam dificuldades sociais cotidianamente. Dessa maneira, torna-se indispensável a minimização desse fato. (desenvolve melhor o fechamento aqui, “senti falta” de uma amarração maior.)
Depreende-se, portanto, a dissolução do analfabetismo funcional dos cidadãos brasileiros. Nesse sentido, espera-se que o Ministério da Educação incentive a leitura desses analfabetos funcionais por meio de projetos (,) em que eles abram discussões com outras pessoas da mesma faixa etária sobre os temas abordados nos livros a fim de desenvolver as suas interpretações (onde será feito isso? destrinche mais os projetos! por quem será feito através do Ministério? detalhe!). Além disso, faz-se necessário que novos métodos de ensino sejam utilizados nas escolas (exemplo?), despertando a criatividade das crianças desde cedo (essa “segunda” proposta – ou complemento – não ficou muito funcional, tornou-se vaga, pois não atende muitos requisitos, só põe de lance o que desejaria ser feito. Percebe? novos métodos sejam utilizados a fim de que… bem, entendi, mas de que forma? detalhes? agente implícito?). Espera-se com isso, acabar com quadros semelhantes aos mostrados no filme. (desenvolva mais aqui também, “Afinal, espera-se com isso, acabar com a ideia de pessoas serem protagonistas de outras em sua própria escrita e que sejam, muito além, do que é proposto pela ficção.” É um exemplo, não fiz como um molde, mas só desenvolvi um pouco para teres ideia daquilo que eu queria dizer.)
C1 – 200
C2 – 180
C3 – 180
C4 – 200
C5 – 160
Nota: 920
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