Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
DESAFIOS PARA O COMBATE À DESIGUALDADE SOCIAL NO BRASIL-REESCRITA
victorramonramos
Há uma ideia geral na sua introdução, a exclusão e a desigualdade social. Há, também, uma referência indireta ao livro A Metamorfose, de Franz Kafka. Em continuação, no segundo parágrafo, há outra ideia principal que se liga confortavelmente com a ideia geral do primeiro parágrafo, os meios de educaLeia mais
Há uma ideia geral na sua introdução, a exclusão e a desigualdade social. Há, também, uma referência indireta ao livro A Metamorfose, de Franz Kafka. Em continuação, no segundo parágrafo, há outra ideia principal que se liga confortavelmente com a ideia geral do primeiro parágrafo, os meios de educação como uma forma de melhoria de vida.
See lessJá no terceiro parágrafo, há uma citação histórica sobre a Lei de Terras, onde a propriedade privada no Brasil passou a ter uma regulamentação, fator que contribuiu para desnível social das famílias. Assim, você fechou os parágrafos de desenvolvimento.
Já na conclusão, há a ideia central de que o Estado deve intervir na melhoria das condições de vida por meio do Ministério da Educação, que deve oferecer um ensino publico de qualidade para todos e assegurar direitos dos trabalhadores.
De início, você cita o livro A Metamorfose e contextualiza ao tema de desigualdade social. Eu não tenho campo de fala sobre, já que não conheço essa história. Mas, interpretando sua fala, eu levaria essa citação para uma discussão sobre discriminação do ser, por exemplo.
No segundo parágrafo, você fala sobre a educação ser uma ferramenta importante na ascensão social. Eu trocaria “ascensão social” por “mobilidade social”, ambos os termos preservam o mesmo significado, mas, na minha opinião, “mobilidade social” soa menos individualista.
Outra, a rede publica de ensino no Brasil deve ser algo a ser defendido com unhas e dentes, e não taxado como “péssimas instituições”. O desejo da mudança no cenário educacional começa com o reconhecimento do que temos de bom para que então possamos entender o que não está indo bem. A construção de um bom argumento começa na exposição do lado bom e do lado ruim do tema escrito. Por mais que seu argumento de que “não terá oportunidades de encontrar um bom emprego que possibilite melhoria de vida” seja forte, mostre os pontos positivos e negativos. Mostre que tem algo errado sim, mas também mostre uma esperança.
Melhoria nas condições de vida de um indivíduo é uma ideia muito ampla e pode vir de vários caminhos diferentes, não só através do Ministério da Educação. Portanto, sua fala não está completamente errada, apenas mal colocada.
Um ponto muito importante na construção de uma proposta de intervenção é a viabilidade dessa solução. Sua proposta final apresenta falha numa possível execução, já que sai do contexto educacional a responsabilidade de assegurar direitos e deveres dos trabalhadores.
Um texto dissertativo-argumentativo pode ser divido em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. Seu texto atende essa estrutura, embora necessite de um cuidado especial na pontuação, pausas e continuidade de raciocínio.
E muito importante, é necessário que tenha um cuidado na hora esquematizar suas ideias. Desigualdade social, educação para todos, capitalismo e direitos dos trabalhadores são pontos do seu texto e eles estão interligados sim. Mas nunca esqueça de nunca perder o foco do assunto, que, nesse caso, é a desigualdade social. Poderia buscar uma nova maneira de finalizar sua conclusão, focando, explicitamente, na luta de classes.
Continue, estamos juntos!
Abraço. :)