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Equidade de gênero no Brasil: um desafio?
Victoria Oliveira
Nenhum parágrafo esta com espaço E neste parágrafo tem um espaço muito grande: A princípio, é importante ressaltar a submissão feminina ao homem que está enraizada na sociedade. Desde antigamente, principalmente, após o surgimento da igreja católica a mulher era tida como alguém que tinha como objetLeia mais
Nenhum parágrafo esta com espaço
See lessE neste parágrafo tem um espaço muito grande: A princípio, é importante ressaltar a submissão feminina ao homem que está enraizada na sociedade. Desde antigamente, principalmente, após o surgimento da igreja católica a mulher era tida como alguém que tinha como objetivo o serviço doméstico, cuidar da casa e dos filhos, enquanto o homem tinha as responsabilidades mais importantes na sociedade, como na política. Nesse sentido, é possível ver que apesar dos diversos direitos conquistados pelas mulheres, essa ideia ainda perdura nos dias atuais onde esse problema reflete nas relações sociais e de trabalho.
O preconceito linguístico
Victoria Oliveira
Na obra “Triste Fim de Policarpo Quaresma”, do escritor Lima Barreto, o protagonista goza de uma imagem extremamente positiva do Brasil que, na opinião dele, precisa apenas de alguns pequenos ajustes para tornar-se(1) uma nação desenvolvida. Fora da ficção ,hodiernamente, o cenário atual contaria oLeia mais
Na obra “Triste Fim de Policarpo Quaresma”, do escritor Lima Barreto, o protagonista goza de uma imagem extremamente positiva do Brasil que, na opinião dele, precisa apenas de alguns pequenos ajustes para tornar-se(1) uma nação desenvolvida. Fora da ficção ,hodiernamente, o cenário atual contaria o plano de Quaresma, visto que o preconceito linguístico é um problema em pauta que concretiza-se(2) de forma negativa. Nesse sentido(5), esse quadro perdura, principalmente, pelo impacto das mídias audiovisuais somado à influência do meio.(3)
1 – se tornar
2 – se concretiza
3 – tese por responsáveis: D1: impacto das mídias audiovisuais D2: influência do meio
5 – conectivo intraparágrafo
Em primeiro lugar(6), é notório que a atuação negativa dos meios de comunicação está na origem do problema. De acordo com o filósofo alemão Max Horkheimer, a mídia tem o poder de manipular os hábitos e os valores morais de uma população. Nessa perspectiva(7), pode-se observar que a predominância do sotaque paulista e carioca nos programas de rádio e televisão transmitidos para território nacional cria uma falsa concepção de que há uma maneira correta de pronuncia(4), sendo essa concepção responsável por legitimar atos de discriminação aos falantes de outras regiões do país.
4 – pronúncia
6 – conectivo interparágrafo
7 – conectivo intraparágrafo
** – evitar repetições de palavras próximas
Análise da argumentação: O preconceito linguístico não diz respeito ao sotaque em si, mas à adaptação à norma culta, então acho que você deveria ter focado nisso.
Além disso(8), o segmento social em que o indivíduo está inserido intensifica esse fenômeno. De acordo com o filósofo e psicólogo alemão Kurt Lewin, o comportamento do ser humano é consequência de uma junção entre características pessoais e interferência do ambiente. Nesse sentido,(9) fica evidente que se a pronuncia de alguém é considerada incorreta por grande parte da população, seja por ser de outra região seja por problemas vocálicos, essa percepção equivocada irá se enraizar culturalmente e influenciará outros indivíduos a compartilharem da mesma visão, gerando assim um ciclo de discriminação.
8 – conectivo interparágrafo
9 – conectivo intraparágrafo
Análise da argumentação: No caso, o problema não é pensar que é ‘incorreto’, mas pensar que existe uma superioridade devido à adequação à norma culta.
Denota-se, portanto, que o preconceito linguístico constitui um sério desafio para o país e precisa ser reduzido. Posto isso,(10) a Mídia(agente) compete a inserção de mais personagens, âncoras e correspondentes com sotaques de outras regiões(ação), objetivando descontruir a falha ideia de uma única (finalidade) maneira correta de pronuncia. Paralelamente, a Escola (agente) deve, criar debates(ação) sobre o entendimentos dos diferentes falares da língua ,por meio (meio)de dinâmicas de grupos, jogos educativos e palestras em aulas, objetivando (finalidade) tornar a educação mais persuasiva e formar jovens mais atentos e conscientes às diferenças linguísticas, com a finalidade de diminuir a marginalização das variedades linguísticas.
10 – conectivo intraparágrafo.
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