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Evasão escolar e a realidade brasileira
VictorHLB
No filme “O Profissional”, de 1994, a personagem Mathilda deixa de ir à escola repetidas vezes em razão de conviver em um ambiente familiar conflituoso. Fora da ficção, muitas crianças e adolescentes brasileiros também abandonam os estudos, de forma que, a evasão escolar constitui-se como uma probleLeia mais
No filme “O Profissional”, de 1994, a personagem Mathilda deixa de ir à escola repetidas vezes em razão de conviver em um ambiente familiar conflituoso. Fora da ficção, muitas crianças e adolescentes brasileiros também abandonam os estudos, de forma que, a evasão escolar constitui-se como uma problemática crucial a ser amenizada. Nesse sentido, não só a carência de condições financeiras, mas também o modelo educacional arcaico são fatores que precisam ser discutidos para reverter esse cenário.
A princípio, cabe ressaltar que a vulnerabilidade social resulta na necessidade dos jovens substituírem os estudos pelo trabalho [1] para contribuírem na renda familiar. Sob essa perspectiva, o educador Paulo Freire desenvolveu o neologismo “empoderamento” para referir-se ao poder transformador da educação, a qual é uma ferramenta imprescindível para a melhoria das condições de vida dos grupos oprimidos. No entanto, tal população desamparada é incapaz de desfrutar do benefício citado, uma vez que os estudos perdem prioridade devido à indispensabilidade que a atividade laboral assume em um contexto de extrema pobreza. Com base nisso, oferecer condições econômicas dignas às famílias é um passo fundamental para suspender essa conjuntura preocupante.
Outrossim, as formas de ensino adotadas pelas instituições não são compatíveis com a sociedade hodierna, criando, assim, um ambiente de aversão para os jovens. Acerca disso, de acordo com o sociólogo Zygmunt Bauman, a Modernidade Sólida foi substituída por uma Líquida – caracterizada por constantes mudanças e por um excesso de informações que comprometem a capacidade de concentração. Nesse viés, as escolas não acompanharam essas transformações sociais: continuaram como entidades “sólidas”, as quais tornaram-se incapazes de manter o interesse dos indivíduos com o uso de métodos rígidos e ultrapassados. Dessa forma, adaptar as instituições de ensino ao contexto atual é necessário.
Portanto, a fim de proporcionar locais de aprendizagem atrativos, urge que o Ministério da Educação [2] realize reformas na Lei de Bases e Diretrizes da educação (3) nacional, mediante a adoção de táticas de ensino condizentes com a realidade da juventude, tais como: inserção de tecnologias, flexibilização de horários e formas mais eficazes de testar o conhecimento dos alunos. Somado a isso, o Governo Federal (4) deve disponibilizar auxílios financeiros aos estudantes de famílias vulneráveis, para evitar que os jovens saiam das escolas para trabalhar. Com essas medidas, o drama vivenciado por Mathilda será restrito às telas de cinema.
1 – *Vírgula
2 – *(MEC)
3 – *(LDB)
4 – *(GOV)
[ Sua redação ficou quase perfeita, quase não há erros.
See lessMas, cite sempre a sigla do órgão após escreve-lo !. ]
Desafios da população refugiada no Brasil
VictorHLB
O insigne poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade, em seu poema “No meio do caminho”, retrata de modo figurado os obstáculos que o ser humano encontra ao longo de sua vida. Análoga à obra de Drummond, pode associar tais obstáculos aos desafios enfrentados pela população refugiada no Brasil. AssiLeia mais
O insigne poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade, em seu poema “No meio do caminho”, retrata de modo figurado os obstáculos que o ser humano encontra ao longo de sua vida. Análoga à obra de Drummond, pode associar tais obstáculos aos desafios enfrentados pela população refugiada no Brasil. Assim, é crucial analisar a negligência governamental e a falta de empatia dos brasileiros que fomenta o revés. [1]
Diante desse cenário [2], é imperioso destacar a incúria governamental como peça-chave do empecilho. Nesse viés, o sociólogo polonês, Zygmunt Bauman, desenvolveu o conceito “instituição zumbi”, segundo o qual algumas instituições apesar de existirem, perderam sua função social. Paralelo ao pensamento de Bauman, o Estado atua como “zumbi” quando não destina verbas governamentais para a população refugiada se manterem [3] no país, o que gera uma difícil inserção dos expatriados no território brasílico, que [4] encontram óbices ao procurarem emprego e moradia, visto que o Governo age inerte a esse problema. Logo, é indubitável que o Estado crie medidas capaz de atenuar o problema.
Outrossim, a escassez de empatia possui papel fundamental para o agravamento do imbróglio. Acerca disso, o filósofo estadunidense Richard Rorty, defende que para agirmos com solidariedade devemos ampliar o conceito nós, ou seja, não somente considerar como parte integrante do grupo aqueles que tem uma opinião similar com a coletividade. Consoante a ideia de Rorty, muitos indivíduos possuem uma visão xenofóbica aos refugiados, uma vez que possuem costumes diferentes ao qual não faz parte do cotidiano do cidadão, o que agrega para uma árdua integração dos emigrados na nação brasileira. Destarte é ilógico pensar que um país que se consagra desenvolvido [5] a empatia com os asilados seja colocado em segundo plano.
Infere-se, portanto, que medidas precisam ser postas em vigor para mitigar o revés. Urge, dessa maneira, que o Governo Federal – responsável por todo o desenvolvimento nacional – por meio de verbas governamentais, crie projetos sociais para a inserção dos refugiados na sociedade, como auxílio moradia, cursos para capacitação e através disso mostrar para as pessoas como é importante ajudar essas pessoas [6]. Logo, observa-se um país que utiliza a empatia e reconhece a importância de ajudar os refugiados [7].
1 – Rec.: Finalizar adicionando alguma consequência geral (efeito)
2 – Rec.: Iniciar com algum conectivo de prioridade (A princípio,…)
3 – Manter *
4 – Ficou vago, (sem sujeito). rec.: o(s) qual(is)
5 – Vírgula *
6 – Repetição no mesmo parágrafo (pessoas)
7 – Rec.: retomar o repertório introdutório, como se desta
forma soluciona-se o entrave (obstáculos que o ser humano…)
ERROS GERAIS * Rec.: (Recomendo)
° Repetiu algumas palavras, mas em parágrafos distintos.
COMPETÊNCIAS
I – 180
II – 200
III – 200
IV – 180
V – 200
NOTA
See less° Sua redação está muito boa, bastou alguns erros,
porém belíssima, parabéns.
TEMA: Problemas da Mobilidade Urbana no Brasil – Enem
VictorHLB
A Revolução Industrial foi um fator crucial na questão da mobilidade urbana, com o desenvolvimento constante dos meios de transporte, além do aumento do número de pessoas que usufruiam destes. [1] O desenvolvimento das grandes cidades acabaram se baseando em alguns destes fatores, porém, infelizmentLeia mais
A Revolução Industrial foi um fator crucial na questão da mobilidade urbana, com o desenvolvimento constante dos meios de transporte, além do aumento do número de pessoas que usufruiam destes. [1] O desenvolvimento das grandes cidades acabaram se baseando em alguns destes fatores, porém, infelizmente no Brasil, diversos são os empecilhos quando o assunto é transitar pelas cidades, como, a falta de espaço, os preços, os riscos, o transito caótico e etc.
Primeiramente, vale ressaltar que o Brasil conta com cerca de 17 municípios que já ultrapassaram a marca de 1 milhão de habitantes, de acordo com o IBGE de 2020. Com esses números em constante aumento, os meios de transporte [2] também crescem bastante, isso leva ao primeiro problema que é a falta de espaço, a falta [3] de planejamento urbano pode causar muitos transtornos diários como os engarrafamentos e o valor exacerbado do transporte público, já que ás vezes será necessário tomar caminhos mais longos e que iram [4] custar mais.
Por conseguinte, boa parte da população opta por se transportar através de veículos mais acessíveis e até mesmo mais sustentáveis, como as bicicletas e os patinetes elétricos. Embora estes sejam meios muito populares, devido a falta de planejamento, a quantidade de ciclovias ainda é muito escassa, o que consequentemente leva os ciclistas a se arriscarem pelas avenidas e ruas movimentadas sem nenhuma proteção, causando assim muitos acidentes diariamente. [4]
Portanto, cabe ao Governo Federal – [5] sendo este o orgão responsável por definir as regras gerais do trânsito – [6] procurar aumentar o número de transportes nas ruas, com horários mais organizados, além de construir mais ciclovias e ciclofaixas em todo o país. Visando assim, melhorar a qualidade dos transportes [7] e a qualidade de vida dos cidadãos brasileiros. [8]
1 – Conectivo (adição/conclusão)
2 – Rec.: “Modais” (para não repetir meios d.t.)
3 – Repetição (“falta”)
4 – Argumento ?
5 + 6 – Traços!?
7 – Repetição (“transportes”)
8 – Meio?
C1: 200
C2: 200
C3: 180
C4: 180
C5: 200
° Bem Estruturado e Elaborado
See less!Argumente (D2)
!Governo Federal (GOV)
Impactos da instabilidade política no Brasil
VictorHLB
ESTRUTURA FALTOU: (Introdução) 180 -Conclusão, *invés de uma 2a consequência (Desenvolvimento 01) 180 -Conclusão, *Invés de um 2° argumento (Desenvolvimento 02) 180 -Menor quantidade de pontos finais, *introduza conectivos entre vírgulas(,dessa forma,...) (Intervenção) 180 -Meio, *"Por meio de..." -Leia mais
ESTRUTURA
FALTOU:
(Introdução) 180
-Conclusão, *invés de uma 2a consequência
(Desenvolvimento 01) 180
-Conclusão, *Invés de um 2° argumento
(Desenvolvimento 02) 180
-Menor quantidade de pontos finais, *introduza conectivos entre vírgulas(,dessa forma,…)
(Intervenção) 180
-Meio, *”Por meio de…”
-Relacionar a conclusão com a introdução:
“Moradores” > “Moradores, assim como os romanos” =)
TOTAL: 720
See lessDICAS: Reveja estes traços
“A pesquisa científica nas universidades brasileiras”
VictorHLB
INTRODUÇÃO = (160) *"Falta" apareceu 3 Vezes, dando para entender 3 Problemas/Teses DESENVOLVIMENTO 01= (160) *Faltou um Tópico Frasal antes da notícia, a qual, serve justamente para exemplifica-lo *"Rápida falta" é um pouco confuso DESENVOLVIMENTO 02 = (120) *Faltou um Tópico Frasal antes da notíciLeia mais
INTRODUÇÃO = (160)
*”Falta” apareceu 3 Vezes, dando para entender 3 Problemas/Teses
DESENVOLVIMENTO 01= (160)
*Faltou um Tópico Frasal antes da notícia, a qual, serve justamente para exemplifica-lo
*”Rápida falta” é um pouco confuso
DESENVOLVIMENTO 02 = (120)
*Faltou um Tópico Frasal antes da notícia, a qual, serve justamente para exemplifica-lo
*A premiação não parece ser uma consequência do D1
*Faltou uma conclusão, talvez em “o que torna”, mas deveria haver um Ponto(.) no caso
PROPOSTA DE INTERVEÇÃO = (160)
*Agente(GOV) -> Ação(Investimento) -> Modo/Forma(??) -> Objetivo(O setor se desenvolva)
*Faltou uma conclusão, talvez em “e traga”, mas deveria haver um Ponto(.) seguido de um conectivo(Dessa forma)
NOTA TOTAL : 600
See lessErros Principais : Estrutura
Espero ter ajudado.!