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Redação modelo ENEM; tema: Desigualdade de oportunidades educacionais no Brasil.
Valerybazile
omulgado em 2012, foi criado com o fito de permitir o acesso justo às universidades para estudantes que não tiveram as mesmas oportunidades que aqueles, de certa maneira, privilegiados. Nesse sentido, a elaboração desse decreto confirma a existência de desigualdades com relação aos meios educacionaiLeia mais
omulgado em 2012, foi criado com o fito de permitir o acesso justo às universidades para estudantes que não tiveram as mesmas oportunidades que aqueles, de certa maneira, privilegiados. Nesse sentido, a elaboração desse decreto confirma a existência de desigualdades com relação aos meios educacionais no Brasil. Desse modo, convém analisar os principais fatores que corroboram com essa problemática, tais como: o descaso advindo do poder público e a não adesão ao movimento estudantil por parte de alguns estudantes.
See lessConvém ressaltar, a princípio, que o descaso proveniente dos órgãos governamentais configura-se como um dos complicadores desse impasse. Nessa perspectiva, vale ressaltar que, apesar da atual Constituição Federal garantir a igualdade de direitos a todos os cidadãos, vê-se que isso não ocorre efetivamente na prática, sobretudo no que diz respeito à educação. Isso se deve, principalmente, aos baixos investimentos na área educacional, bem como às várias tentativas de corte de verbas destinadas a ela. Em resumo, se medidas urgentes não forem tomadas pelo poder público quanto a isso, o retrocesso identificado no Brasil – durante gerações – perpetuará, visto que a garantia da equidade referente às oportunidades educacionais faz-se essencial para o progresso de uma nação.
Ademais, é possível destacar a não adesão ao movimento estudantil por parte de alguns discentes – e demais envolvidos – como mais um dos complicadores do revés. Segundo Rui Barbosa, “Quem não luta pelos seus direitos não é digno deles”. De fato, ele está certo, pois, no momento em que os protagonistas desse contexto educacional deixam de lutar por suas causas, são abertas margens para a continuidade desse cenário decadente identificado na educação brasileira, a qual em pouquíssimos aspectos adota, na prática, a isonomia como princípio. Assim sendo, medidas urgentes são necessárias para reverter esse quadro.
Em síntese, o Governo Federal, principal provedor de recursos imprescindíveis à educação, em parceria com o MEC, deve, por meio de uma análise detalhada do ensino privado, investir no ensino público de maneira equiparada a desse sistema. Tal ação deve envolver reformas nas estruturas das escolas da rede pública, tanto com relação ao ambiente em si, quanto referente a materiais didáticos, contratação de profissionais qualificados e alteração da grade curricular desde a educação infantil. Dessa forma, o intuito de tal medida será possibilitar que estudomulgado em 2012, foi criado com o fito de permitir o acesso justo às universidades para estudantes que não tiveram as mesmas oportunidades que aqueles, de certa maneira, privilegiados. Nesse sentido, a elaboração desse decreto confirma a existência de desigualdades com relação aos meios educacionais no Brasil. Desse modo, convém analisar os principais fatores que corroboram com essa problemática, tais como: o descaso advindo do poder público e a não adesão ao movimento estudantil por parte de alguns estudantes.
Convém ressaltar, a princípio, que o descaso proveniente dos órgãos governamentais configura-se como um dos complicadores desse impasse. Nessa perspectiva, vale ressaltar que, apesar da atual Constituição Federal garantir a igualdade de direitos a todos os cidadãos, vê-se que isso não ocorre efetivamente na prática, sobretudo no que diz respeito à educação. Isso se deve, principalmente, aos baixos investimentos na área educacional, bem como às várias tentativas de corte de verbas destinadas a ela. Em resumo, se medidas urgentes não forem tomadas pelo poder público quanto a isso, o retrocesso identificado no Brasil – durante gerações – perpetuará, visto que a garantia da equidade referente às oportunidades educacionais faz-se essencial para o progresso de uma nação.
Ademais, é possível destacar a não adesão ao movimento estudantil por parte de alguns discentes – e demais envolvidos – como mais um dos complicadores do revés. Segundo Rui Barbosa, “Quem não luta pelos seus direitos não é digno deles”. De fato, ele está certo, pois, no momento em que os protagonistas desse contexto educacional deixam de lutar por suas causas, são abertas margens para a continuidade desse cenário decadente identificado na educação brasileira, a qual em pouquíssimos aspectos adota, na prática, a isonomia como princípio. Assim sendo, medidas urgentes são necessárias para reverter esse quadro.
Em síntese, o Governo Federal, principal provedor de recursos imprescindíveis à educação, em parceria com o MEC, deve, por meio de uma análise detalhada do ensino privado, investir no ensino público de maneira equiparada a desse sistema. Tal ação deve envolver reformas nas estruturas das escolas da rede pública, tanto com relação ao ambiente em si, quanto referente a materiais didáticos, contratação de profissionais qualificados e alteração da grade curricular desde a educação infantil. Dessa forma, o intuito de tal medida será possibilitar que estud
A formação política enquanto elemento fundamental da cidadania
Valerybazile
UANTO A ESTRUTURA ESTÁ OK. – Consegui de maneira ampla, identificar a sua tese. * POSSUI CONECTIVOS QUE LIGAM OS PARÁGRAFOS. * PORÉM NOS PARÁGRAFOS DE ARGUMENTAÇÃO , PERCEBI A PRESENÇA MAIS DE DADOS DO QUE ARGUMENTOS, PROCURE MELHORAR NESSE PONTO. * QUANTO A SUA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO, NO ENEM OS CLeia mais
UANTO A ESTRUTURA ESTÁ OK.
See less– Consegui de maneira ampla, identificar a sua tese.
* POSSUI CONECTIVOS QUE LIGAM OS PARÁGRAFOS.
* PORÉM NOS PARÁGRAFOS DE ARGUMENTAÇÃO , PERCEBI A PRESENÇA MAIS DE DADOS DO QUE ARGUMENTOS, PROCURE MELHORAR NESSE PONTO.
* QUANTO A SUA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO, NO ENEM OS CORRETORES COBRAM SOMENTE UMA PROPOSTA, CONTUDO USADA DE FORMA ADICIONAL, MELHORA O PONTO NA SUA REDAÇÃO.
* Ao citar qualquer orgão do Governo ou ele mesmo, procure colocar sempre a primeira letra de forma Maiúscula.
# NO MAIS A SUA REDAÇÃO ESTA BOA, COMO NOTA TE DARIA: 880 ;^)
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