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Tema: O que fazer por uma sociedade menos racista?
Vitoria Alencar
Boa tarde, gostei muito da sua redação Mas achei ela meio simples Só que você explicou muito bem esse tema com sua simplicidade Amei o seu terceiro paragrafo, pois consegui entender com mais facilidade o que você quis abordar Gostei da sua conclusão, mesmo só com três linhas entendi a ideia da resolLeia mais
Boa tarde, gostei muito da sua redação
See lessMas achei ela meio simples
Só que você explicou muito bem esse tema com sua simplicidade
Amei o seu terceiro paragrafo, pois consegui entender com mais facilidade o que você quis abordar
Gostei da sua conclusão, mesmo só com três linhas entendi a ideia da resolução que você quis passar
também gostei o argumento na introdução.
Bem continue treinando que vai ser cada vez melhor.
Minha nota para você seria
700
DESAFIOS ATUAIS DAS GRANDES CIDADES BRASILEIRAS
Vitoria Alencar
Boa tarde, sua redação está muito boa. Mas fiquei confusa em umas partes do texto teve um erro de ortografia, mas não iria afetar muito na nota. Gostei do modo como abordou o tema, foi de uma forma simples conseguiu reunir fatos e fazer uma redação maravilhosa. seu repertório foi muito bom Uma notaLeia mais
Boa tarde, sua redação está muito boa.
See lessMas fiquei confusa em umas partes do texto
teve um erro de ortografia, mas não iria afetar muito na nota.
Gostei do modo como abordou o tema, foi de uma forma simples conseguiu reunir fatos e fazer uma redação maravilhosa.
seu repertório foi muito bom
Uma nota que eu daria seria 800
Parabéns, continue assim e você vai longe.
Bjssss!!!
<3 <3
CONSUMISMO E PUBLICIDADE EXCESSIVA NA INTERNET (ENEM)
anne_brito
1º parágrafo “É fato que com o advento da Revolução Industrial, a partir de 1750, o capitalismo se potencializou” creio que deveria haver vírgula após “que” É fato que, com o advento da Revolução Industrial, a partir de 1750, o capitalismo se potencializou” Para questão do sentido “Diante disso, devLeia mais
1º parágrafo
“É fato que com o advento da Revolução Industrial, a partir de 1750, o capitalismo se potencializou”
creio que deveria haver vírgula após “que”
É fato que, com o advento da Revolução Industrial, a partir de 1750, o capitalismo se potencializou”
Para questão do sentido
“Diante disso, deve-se analisar como a facilidade de acesso e a manipulação de padrões são reflexos do consumismo e publicidade excessiva na internet.”
Deu entender que a facilidade de acesso e a manipulação de padrões são consequencias do consumismo e publicidade. Ficaria melhor dizer que o consumismo é reflexo da facilidade de acesso a esses meios, e da publicidade excessiva, que possui poder de manipulação de padrões.
Conclusão
See less” Nesse sentido, é dever do Ministério da Educação — órgão responsável pelas instituições de ensino do país —, complementar a grade curricular das escolas de ensino médio com aulas de educação financeira”
você separou sujeito do verbo com essa vírgula após “país”.
Acho que sua redação está boa, só detalhes mesmo.//rt
A importância da educação financeira para o desenvolvimento do cidadão (corrigir no modelo do ENEM ).
anne_brito
Competência 1: 180, poucos erros gramaticais. Competência 2: 160, repertório sociocultural pertinente e produtivo, porém a estruturação da introdução não apresenta as teses de forma clara. Competência 3: 200. Competência 4: 200. Competência 5: 140, elabora bem a proposta, mas não foi totalmente deseLeia mais
Competência 1: 180, poucos erros gramaticais.
See lessCompetência 2: 160, repertório sociocultural pertinente e produtivo, porém a estruturação da introdução não apresenta as teses de forma clara.
Competência 3: 200.
Competência 4: 200.
Competência 5: 140, elabora bem a proposta, mas não foi totalmente desenvolvida.
Total: 880.//rt
Implicações da falta de saneamento básico na saúde pública brasileira
anne_brito
Olá! Não sou profissional mas tentarei lhe ajudar :) Achei bem legal a sua introdução e o repertório, suas argumentações também. Percebi alguns erros como excesso de vírgulas, e a palavra “contua-se” no Desenvolvimento 2 (provavelmente por erro de digitação), e uma sugestão é que você não repita a eLeia mais
Olá! Não sou profissional mas tentarei lhe ajudar :)
See lessAchei bem legal a sua introdução e o repertório, suas argumentações também. Percebi alguns erros como excesso de vírgulas, e a palavra “contua-se” no Desenvolvimento 2 (provavelmente por erro de digitação), e uma sugestão é que você não repita a expressão “muitas vezes”, pois você a repetiu no Desenvolvimento 1 e no Desenvolvimento 2, eu usaria “frequentemente”, “constantemente” e etc. Espero ter ajudado!//rt
TEMA: Medidas para combater a prática de bullying e cyberbullying na sociedade brasileira
anne_brito
Introdução: A introdução faltou a tese, dá o resumo do que vai ser abordado no D1 e D2. Faltou produzir mais o repertório, fazer o link com o tema, se atente a esses detalhes. A conclusão está bem escrita, tem os 5 tópicos que são necessários. Muito bem!! Se atente na questão da tese, usar e produziLeia mais
Introdução: A introdução faltou a tese, dá o resumo do que vai ser abordado no D1 e D2.
See lessFaltou produzir mais o repertório, fazer o link com o tema, se atente a esses detalhes.
A conclusão está bem escrita, tem os 5 tópicos que são necessários. Muito bem!!
Se atente na questão da tese, usar e produzir repertórios (D1 E D2)//rt
O avanço do EAD e o futuro da educação
anne_brito
Oiii :D De modo geral, sua redação está excelente! Custei encontrar algum defeito, mas percebi que, na conclusão, há repetições de palavras muito próximas, como em “grades curriculares” e “planejamentos curriculares” (acredito que “planejamento da programação de disciplinas” resolveria o problema),Leia mais
Oiii :D
De modo geral, sua redação está excelente! Custei encontrar algum defeito, mas percebi que, na conclusão, há repetições de palavras muito próximas, como em “grades curriculares” e “planejamentos curriculares” (acredito que “planejamento da programação de disciplinas” resolveria o problema), “cursos realizados” e “profissionais de cada curso” (penso que trocar um “curso” por “formação” seria bom), “o Ministério da Educação deve” e “o Poder Legislativo deve” (trocar por “tem de” ou “Cabe ao *agente* ) . O que pode ocasionar na diminuição da nota da competência 4. De resto, está muito bom!
Espero que tenha gostado da minha correção, lembrando que sou estudante, não professor.//rt
See less“Direitos (não) postos em prática” (Tema: Democratização do acesso ao saneamento básico no Brasil)
anne_brito
oii,boa tarde!!!`Primeiro eu gostaria de mencionar que a sua redação ficou maior que 30 linhas,o que não é permitido. Introdução — Gostei muito dela,todos os pontos bem amarrados,desde a contextualização,muito bem empregada, até a apresentação dos argumentos.Contudo,a última linha não ficou adequadaLeia mais
oii,boa tarde!!!`Primeiro eu gostaria de mencionar que a sua redação ficou maior que 30 linhas,o que não é permitido.
Introdução — Gostei muito dela,todos os pontos bem amarrados,desde a contextualização,muito bem empregada, até a apresentação dos argumentos.Contudo,a última linha não ficou adequada ao texto,foi uma informação óbvia e inútil ao texto.
Desenvolvimentos — O seu desenvolvimento está ok, trouxe dados de pesquisas, que reforçam mais ainda seu argumento, deixando-o mais claro para o leitor.
Conclusão– Ela ficou perfeita ao meu ver,pois cumpriu 1)meio,2)Objetivo,3)agente,4)detalhamento5)ação.
See lessLembrando que “através” não é sinónimo de mediante ou por meio
Eu espero ter ajudado,bjss!!!//rt
IMPACTOS SOCIAIS DAS “FAKE NEWS” NA ERA DIGITAL – ENEM
anne_brito
Olá!!Gostei muito do seu tema. Tenho apenas algumas observações para fazer na sua redação: Na sua tese não ficou muito claro o que você queria dizer com ela. Nesse sentido, é conspícuo como o distanciamento interpessoal é a origem do problema.(Até aqui ok,você fala qual é a causa do problema) Assim(Leia mais
Olá!!Gostei muito do seu tema.
Tenho apenas algumas observações para fazer na sua redação:
Na sua tese não ficou muito claro o que você queria dizer com ela.
Nesse sentido, é conspícuo como o distanciamento interpessoal é a origem do problema.(Até aqui ok,você fala qual é a causa do problema)
Assim(Esse conectivo é o que não está ligando muito bem as suas ideias), não só o imediatismo, como também, por conseguinte, a manipulação social são agentes periféricos ao problema.
Agora veja como ficaria se certas palavras fossem substituídas:
Nesse sentido, é conspícuo como o distanciamento interpessoal é a origem do problema,o qual pode ser causado pelo imediatismo,que consequentemente,tende a provocar a manipulação social.
Tente sempre ligar o texto pra que as palavras fiquem o menos soltas possível porque nem sempre um conectivo traz essa ligação.
-Comece o seu parágrafo de desenvolvimento com algum conectivo. Se por um lado a presença deles talvez não seja necessária,por outro,a sua falta traz uma certa quebra no texto.
Você poderia começar com: Em primeiro lugar,primeiramente,a princípio…
Você já começou o seu D1(desenvolvimento 1) com um conectivo de conclusão(desse modo).Evite fazer isso pois dá uma sensação de que acabou ali e que você já comprovou o que tinha de comprovar.
Então seu desenvolvimento poderia ter o tópico frasal assim:
Em primeiro lugar,o imediatismo contribui para a perpetuação das notícias falsas no Brasil.
Contudo,o resto do seu D1 teve um ótimo argumento.
O seu D2 e conclusão estão muito bem estruturados,você expôs bem as suas ideias.//rt
See lessOS ENTRAVES PARA O FORTALECIMENTO DO HÁBITO DE LEITURA NO PAÍS (CORRIGAM MODELO ENEM PFVR)
anne_brito
Olá -Comentários iniciais- Introdução “Na obra “Utopia” do escritor inglês Thomas more, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas(1). Nesse viés, é notável que vivemos em uma realidade antagônica(2), onde crianças e jovens não sãoLeia mais
Olá
-Comentários iniciais-
Introdução
“Na obra “Utopia” do escritor inglês Thomas more, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas(1). Nesse viés, é notável que vivemos em uma realidade antagônica(2), onde crianças e jovens não são incentivados a consolidar um hábito precioso, que é a leitura(4). Nessa perspectiva, entende-se que a dificuldade de acesso aos livros, bem como a carência de incentivo são entraves que perpetuam a resolução da problemática(5).”
1- bom repertório mas, não é produtivo
2- eu não recomendo que você conjugue verbos na 1⁰ pessoa do plural em uma redação do Enem
3- problematização mal construída. Para resolver isso sugiro que, quando for fazer a leitura da proposta de redação, procure responder a seguinte pergunta: Qual é o problema?
4- tese explícita. Ótimo
Desenvolvimento 1
“Em primeira análise, é essencial ressaltar que os preços exorbitantes(1),(2) e a escassez de bibliotecas públicas, é(3) um desafio presente no Brasil. Segundo o sociólogo e ativista de direitos humanos Herbert José, “um país não muda pela sua economia, sua política e nem mesmo sua ciência, muda sim pela sua cultura”. Nesse sentido, na contemporaneidade, a falta de acesso aos livros é um fator que desestimulam(4)todos aqueles que desejam ler mais, como também os preços altíssimos que deixam em desvigor as classes baixas.(5) Dessa maneira, há um cenário desproporcional para a criação de uma cultura rica em hábitos de leitura.(6)”
1- preço do quê?
2- retire a vírgula
3- acho que você cometeu um equívoco pois, em vez de anunciar o argumento que vai ser discutido nesse parágrafo você coloca dois aspectos totalmente diferentes do que foi falado na tese
5- eu sei que o repertório tá mais pra cima mas, foi nesse ponto que percebo o uso produtivo dele
6- argumentação pouco consistente. Da próxima vez que você for escrever uma redação do Enem siga esse roteiro para o desenvolvimento:
-Tópico frasal
-repertório
-argumentação:
Explicar como essa causa se dá no problema;
Retomar a ideia desenvolvida no repertório;
Consequência dessa causa
( não vou ficar me prolongando muito porque no YouTube, se você procurar direito, existem vídeos de especialistas em redação Enem que explicam isso direitinho)
Desenvolvimento 2
Mesmos comentários do desenvolvimento 1
Proposta de intervenção
See lessAgente ok
Ação ok
Meio / modo (inexistente)
Detalhamento (inexistente)
Finalidade ok
Notas
C1- 200
C2- 200
C3- 160
C4- 160
C5- 160//rt