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O estigma associado a doenças mentais na sociedade brasileira
Daniel Barbosa
C1 - 160 C2 - 180 C3 - 180 C4 - 180 C5 - 200 ======= 900 Redacao muito boa, porém, os períodos saíram enormes, reveja essa parte! Sucesso sempre, tmj, corrija a minha também! Continue treinando e chegará à perfeição!!!!!@@@@@@@@@ =================== A minha redação é a última q fiz
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Redacao muito boa, porém, os períodos saíram enormes, reveja essa parte!
Sucesso sempre, tmj, corrija a minha também!
Continue treinando e chegará à perfeição!!!!!@@@@@@@@@
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See lessA minha redação é a última q fiz
“Debate sobre a gordofobia no Brasil”
emillainepaiva
Olá! Meus comentários sobre seu texto estão entre as chaves. Corrigi segundo o modelo de redação do ENEM. Boa sorte na realização de seus sonhos! Na clássica série de gibis “Turma da Mônica” a personagem principal sofre depreciação por conta do seu peso, sendo chamada diversas vezes de “gorducha”. ILeia mais
Olá! Meus comentários sobre seu texto estão entre as chaves. Corrigi segundo o modelo de redação do ENEM. Boa sorte na realização de seus sonhos!
Na clássica série de gibis “Turma da Mônica” a personagem principal sofre depreciação por conta do seu peso, sendo chamada diversas vezes de “gorducha”. Infelizmente, a gordofobia que afeta a protagonista também está presente fora da ficção no Brasil. [amei o repertório kkk; e produtivo] Logo, é crucial [a] análise das suas causas, as quais destacam-se: o preconceito camuflado [antecipação argumentativa 1 ok] e a omissão do Estado. [antecipação argumentativa 2 ok]
See lessDiante desse cenário, é importante evidenciar como o assédio à pessoa gorda é colocado com uma preocupação com a saúde do indivíduo. [aqui eu já teria mencionado o preconceito camuflado para retomar o A1 presente na tese] Só para ilustrar, segundo a teoria do homem cordial proposta por Sérgio Buarque de Holanda, o brasileiro seria um povo cortês, mas que usa da sua amabilidade para disfarçar relações de violência. Nesse sentido, a pressão exercida pela sociedade em razão do peso é vista como uma proteção à saúde, pois tem-se no imaginário coletivo que magreza é sinônimo de estar saudável. Entretanto, esse pensamento apenas mascara a violência e o preconceito previsto por Sérgio Buarque. Assim, é inaceitável que uma nação mundialmente conhecida pela sua cordialidade perpetue a gordofobia.
Ademais, a inércia estatal [A2 ok] em frear a discriminação em função do corpo também urge ser considerada. A esse respeito, o filósofo contratualista John Locke afirma ser responsabilidade do Estado prover bem-estar coletivo e igualdade à população. Todavia, indo contra as ideias de Locke, é notável a falta de ações governamentais para acabar com o preconceito corporal, a exemplo da escassez de políticas públicas e leis. Dessa forma, é inadmissível que esse cenário ineficaz perdure. [D2 ficou raso, mas entendi q vc quis focar no D1]
Portanto, o combate à gordofobia precisa ser regra no Brasil [retomada ok]. Nesse viés, cabe ao Governo Federal [agente] acabar com esse preconceito [ação], por meio de um projeto de lei que não apenas torne a gordofobia ilegal [modo/meio 1], mas que também preveja multa e até prisão para os seus propagadores [ainda é modo/meio]. Além disso, o Ministério da Saúde [agente 2] deve promover uma campanha de conscientização [ação 2], através da distribuição de panfletos [modo/meio 2], que informem a população de que o sobrepeso nem sempre está relacionado a enfermidades [ainda é modo/meio]. Enfim, essas ações teriam a finalidade de afastar a realidade nacional àquela vivida por Mônica. [finalidade 1 e 2]
[texto inegavelmente coeso e bem articulado com os elementos conectivos]
[algumas inadequações no uso da vírgula]
[no mais, redação com muito potencial]
A importância da cultura popular na construção identitária do brasileiro
emillainepaiva
Olá! Meus comentários sobre seu texto estão entre as chaves. Corrigi segundo o modelo de redação do ENEM. Boa sorte na realização de seus sonhos! Cultura compreende a bagagem de todo um povo, ultrapassando limites da história e geografia, alcança cada fração do ser que nela cresce. [ótima definição,Leia mais
Olá! Meus comentários sobre seu texto estão entre as chaves. Corrigi segundo o modelo de redação do ENEM. Boa sorte na realização de seus sonhos!
Cultura compreende a bagagem de todo um povo, ultrapassando limites da história e geografia, alcança cada fração do ser que nela cresce. [ótima definição, mas para dar prioridade a ela, coloque uma fonte: dicionário, autor etc] Sendo de tamanha importância na construção do indivíduo, segrega-se qual cultura deveria ser digna de compor um povo e quais valores são defendidos e seus impactos. [aqui seria bom deixar claro sua opinião contrária a essa segregação] [também é interessante fazer uma antecipação argumentativa já na introdução]
See lessÉ de conhecimento público a miscigenação brasileira, a estruturação da população do Brasil tem como base diversos tipos de cultura. Entretanto, vê-se que crenças elitistas que enxergam culturas, principalmente, africanas e indígenas como inúteis e pessoas marginalizadas como inconvenientes, mostra que parte da população não acolhe quem não lhe convém. Cria-se narrativa de fazer outras culturas caberem no que é mais aceito. Desta forma, a cultura tão essencial ao ser humano é julgada por juízes autoproclamados. [argumentação forte, ótimo. no entanto, faltou uma fonte que embasasse o que foi dito, como por exemplo, vc poderia ter citado o conceito de darwinismo social ou o período de invasão portuguesa ao território brasileiro; ou até mesmo algum dado]
Devido à intrínseca importância da cultura para o ser, questiona-se os valores alicerçados ao cidadão nela inserido. Utilizando-me [se for modelo enem, NUNCA use primeira pessoa] das palavras da filósofa francesa, Simone de Beauvoir, “É preciso erguer o povo à altura da cultura e não rebaixar a cultura ao nível do povo”. [bom repertório, mas você precisa legitimá-lo, relacionando- o com o tema em questão] Visto que a vivência em sociedade não se sustenta por valores sociais subjetivos, a disponibilização de conteúdos pornográficos ou de depreciação de outrem, semelhantes ao show da “Mc Pipoquinha”, onde foi encorajado contato infantil, não podem representar um país e seu povo. [creio que aqui vc fugiu um pouco ao tema]
No intuito de assegurar o direito básico de expressão e atenuar as problemáticas discutidas, ações urgentes precisam ser tomadas. [fuga ao tema novamente, pouco foi falado no seu texto sobre a presença da cultura popular na construção da identidade nacional] É necessário que o Ministério do Desenvolvimento Social, em parceria ao Ministério da Cultura, [agente 1 ok] criem políticas de acolhimento social e disponibilização de valores através da cultura [ação 1 ok], em shows, eventos e atividades que instruam a conservação cultural [detalhamento 1]. O Ministério dos Direitos Humanos [agente 2] deve promover políticas estatais [ação 2] que conscientizem e protejam o valor e trajetória de cada cultura, de modo que cada fração do brasileiro seja resguardada. [finalidade 2]. [Duas propostas, mas nenhuma delas completa; se for modelo enem, não pontuaria os 200 pontos na C5.]
[também não achei muito desvios gramaticais, boa pontuação na competência 1]
A IMPORTÂNCIA DO COMBATE AO PRECONCEITO LINGUÍSTICO NO BRASIL
emillainepaiva
Olá, deixo meus comentários sobre sua redação entre as chaves. E sobre o comentário do colega, seu texto segue sim um esqueleto/estrutura muito usada, mas é por que isso funciona. Então continue nesse caminho, inúmeras notas mil em 2022 foram seguindo esse padrão. Boa sorte! Que o bom Deus te ajudeLeia mais
Olá, deixo meus comentários sobre sua redação entre as chaves. E sobre o comentário do colega, seu texto segue sim um esqueleto/estrutura muito usada, mas é por que isso funciona. Então continue nesse caminho, inúmeras notas mil em 2022 foram seguindo esse padrão. Boa sorte! Que o bom Deus te ajude na conquista de seus sonhos!
O filósofo brasileiro Raimundo Teixeira adaptou, em 1889, o lema positivista “Ordem e Progresso” não apenas na bandeira nacional, mas também para a sociedade. No entanto, em um âmbito social em que há a falta de importância do combate ao preconceito linguístico no Brasil, percebe-se o contrário de uma nação em progresso. Nesse sentido, tal problemática é causada pela inércia estatal [antecipação argumentativa 1 ok} e pela desigualdade social [antecipação argumentativa 2 ok].
See lessDiante desse cenário, é importante destacar a ineficácia governamental [ argumento 1] em relação à disseminação do preconceito linguístico. A esse respeito, no ano de 1988, o Brasil conheceu o documento mais importante de sua história: A Constituição Federal. Nela é previsto ser dever do Estado – ou deveria – assegurar e promover o combate à intolerância do dialeto em todo o território nacional. Entretanto, tal norma aparenta estar presente apenas no papel, tendo em vista que não é possível identificar medidas eficazes para mitigar o viés. Isso ocorre devido à falta de investimentos em setores que ofertam o direito descrito, consequentemente, uma parte da sociedade é alvo de brincadeiras desagradáveis no que se refere ao seu linguajar, por conseguinte, [não é recomendável usar conectivos de conclusão em seguida, como em “consequentemente”, por conseguinte” e “logo”] a legislação prevista não tem sido realidade entre essas pessoas. Logo, a omissão estatal acerca da temática se mostra um grave problema.
Ademais, a desigualdade social [argumento 2] reflete, também, na manutenção de uma problemática historicamente ocorrente. Tal questão ocorre [ocorre e ocorrente não ficou muito bom, tente substituir], pois, de acordo com à análise [a não craseado] da antropóloga brasileira Lilia Schwarcz, desde a independência do Brasil, não há a formação de um ideal de coletividade – ou seja, de uma “Nação” ao invés de, meramente, um “Estado”. Com isso, o caráter de desigualdade social e exclusão do diferente se mantém, sobretudo, no que diz respeito aos indivíduos que sofrem com o preconceito linguístico, os quais, frequentemente, são obrigados a lidarem com situações humilhantes: das mais diversas discriminações até o fato de não se sentirem pertencentes ao corpo social, haja vista a falta de leis que criminalizam a prática exercida por uma parte da população. Portanto, não é razoável que esse empecilho permaneça em uma sociedade que almeja tornar-se nação desenvolvida.
É urgente, portanto, que se combata o preconceito linguístico no Brasil. Mediante o exposto em suma [basta um dos conectivos], cabe ao Poder Executivo [agente ok] – órgão de maior hierarquia e importância no âmbito social [detalhamento ok] – por meio da aplicação dos poderes estatais [modo/meio ok], elaborar leis que visam combater a intolerância de linguajar e orientar os infratores para que possam disseminar atitudes positivas [ação ok], a fim de que o viés seja mitigado [finalidade presente, mas muito genérica]. Outrossim, cabe [cabem] as mídias [agente 2 ok] [a deveria ser craseado] promoverem uma campanha nacional [ação 2 ok] intitulado [intitulada] “O preconceito enraizado” e nela exemplificar os malefícios de brincadeiras que envolvam o modo de fala de indivíduos e os benefícios caso isso não ocorra. Essas iniciativas terão a finalidade de garantir o direito descrito na Carta Magna e fazer com que o Brasil haja progresso [finalidade 2 ok].
A questão da evasão escolar na sociedade brasileira
emillainepaiva
Olá, meus comentário estão ao longo do seu texto entre chaves "[]". A Constituição Federal, no artigo 6, garante o acesso à educação como um direito social, todavia nem sempre esse acesso é garantido. Porém [vc usou duas conjunções adversativas, então parece q vc ta discordando do q vc acabou de dizLeia mais
Olá, meus comentário estão ao longo do seu texto entre chaves “[]”.
A Constituição Federal, no artigo 6, garante o acesso à educação como um direito social, todavia nem sempre esse acesso é garantido. Porém [vc usou duas conjunções adversativas, então parece q vc ta discordando do q vc acabou de dizer], diferente do que foi proposto pela Constituição, é perceptível a questão da evasão escolar na sociedade brasileira, fato que impede o cumprimento dos princípios fundamentais da nação. Nesse sentido, pode-se afirmar que o vício em drogas [A1] e a desigualdade social [A2] agravam essa situação supracitada.
Inicialmente, a obtenção e uso de drogas pelos jovens [retomada do A1] podem fazer com que os mesmos percam até mesmo o interesse pela escola. Um exemplo disso foi retratado na série 13 Reasons Why, da Netflix, onde o personagem Justin Foley desenvolve depressão devido [“ao”] seu vício em drogas, e logo em seguida abandona a escola. Analogamente à obra, a juventude que não reconhecer a dependência em narcóticos estará longe de se livrar do problema abordado. Nessa perspectiva, a continuidade do problema referente à dependência em entorpecentes dificulta a erradicação da evasão escolar.
Em segunda análise, cabe ressaltar que a desigualdade social [retomada do A2] é um forte empecilho para a resolução do problema [evite generalizações]. No filme 2 Filhos de Francisco [coloque entre aspas], que conta a história de Zezé de Camargo e Luciano, os dois personagens precisam largar os estudos para ajudar o pai, que é agricultor. Nesse panorama, em busca de melhores condições de vida muitos começam a trabalhar e largam a escola. Desse modo, a igualdade social é fundamental para a interrupção do cenário desigual que impera no Brasil contemporâneo. [a construção ” a igualdade é necessária para interrupcção do cenário desigual” não ficou boa]
Infere-se, portanto, que os entraves da evasão escolar na sociedade brasileira precisam ser desfeitos [ótima retomada do tema]. Para tanto, cabe o Ministério da Saúde [agente] a promoção de campanhas contra o uso de drogas na juventude [ação] [use vírgula aqui] por meio das mídias televisivas, as quais serão exibidas em horários de pico [detalhamento] a fim de trazer maior conscientização por parte da população [finalidade]. Além disso, cabe ao Ministério do Trabalho [agente] a oferta de empregos para pessoas pobres [ação] a fim de tirá-las dessa situação de vulnerabilidade [finalidade]. A partir dessas ações, haverá a promoção de um país mais democrático em seu real significado. [vc não fez antes essa ligação entre democracia e evasão escolar, cuidado!] [obs: não sei dar notas kkkk]
See less{ENEM} A conservação dos patrimônios históricos e culturais no Brasil
emillainepaiva
Olá, meus comentário estão ao longo do seu texto, dentro das chaves "[]". Segundo a Constituição de 1988, é dever do Estado a promoção da preservação do patrimônio cultural e histórico brasileiro. Entretanto, tal garantia não é concretizada tendo em vista que a desvalorização patrimonial é visível [Leia mais
Olá, meus comentário estão ao longo do seu texto, dentro das chaves “[]”.
Segundo a Constituição de 1988, é dever do Estado a promoção da preservação do patrimônio cultural e histórico brasileiro. Entretanto, tal garantia não é concretizada tendo em vista que a desvalorização patrimonial é visível [essa construção “tendo em vista e é visível” não ficou muito boa]. Isso ocorre [acho que faltou o “em”] razão da inoperância governamental [antecipação argumentativa A1. Muito bem!] e da ausência de conscientização social. [antecipação argumentativa -A2. Muito bem!] [Presença da contextualização, problematização e da tese. Ótimo!]
Diante do exposto, é válido destacar o papel do estado [retomada do A1, muito bem!] no que se refere à temática [evite essa generalização]. Com base nisso, ao frequentar lugares turísticos no Brasil, é comum constatar que diversos artefatos, os quais deveriam ser conservados, sofrem com a falta de conservação. Tal fato promove o desgaste dos bens culturais, já que, sem uma ação estatal efetiva de manutenção, dificilmente esses espaços serão valorizados. Esse cenário preocupante mostra que o Poder Executivo, de acordo com o sociólogo Zygmunt Bauman, é definido como uma “instituição zumbi”, uma vez que na prática o órgão deixou de cumprir seu papel. Prova disso foi a recente extinção [“do”] Ministério da Cultura, o que demonstra o descomprometimento do governo com a conservação cultural do país. Dessa forma, nota-se a necessidade de uma mudança na maneira de gerir o patrimônio histórico. [Argumentação e problematização bem construída e repertório muito pertinente!]
Outrossim, [ótimo uso do cenectivo] ressalta-se o papel da sociedade no tocante a problemática. Constante [seria “Consoante”?] ao filósofo Byung Chul-Han, a contemporaneidade é marcada pelo individualismo que se sobrepõe ao altruísmo. Nesse sentido, a afirmação está relacionada ao fato de que uma pequena parcela social realiza atos [“de”] depredação patrimonial, como as pichações e a destruição de prédios culturais. Posto isso, esses indivíduos não possuem a noção de que os espaços são públicos, o que prejudica a preservação cultural, haja vista as atitudes individualistas. [Poderia ter argumentado melhor aqui, ao meu ver, não teve muita conexão com o A2 explicitado na tese]
Portanto, verifica-se a importância de preservar os patrimônios históricos e culturais [Ótima retomada do tema/tese]. Para que isso ocorra, o governo federal, [agente] responsável pela gerência nacional [detalhamento], deve promover a destinação de verbas aos estados e municípios [ação] , por meio da retomada do Ministério da Cultura [modo/meio], com o fito de valorizar as produções brasileiras [finalidade]. Ademais, as forças de segurança [agente] precisam promover a fiscalização dos espaços culturais [ação], para evitar que aconteçam as perdas de patrimônio [finalidade]. Feito isso, a Constituição de 1988 será respeitada. [Boa retomada do repertório da introdução, o que demonstra planejamento textual.]
See less[proposta de intervenção completa (pelo menos uma é necessária)] [obs: o órgão responsável por destinar verbas é a Receita Federal, provavelmente vc n perderia pontos, mas é bom saber.] [no mais, ótimo texto] [obs 2: nao sei dar nota kkkk]
A importância da participação política para efetivação da cidadania. (CORRIJAM, POR FAVORRR!!)
emillainepaiva
Em 1516, o escritor humanista Thomas More publicou uma importante obra, a qual relata uma sociedade harmônica e livre de problemas, chamada “Utopia”. Fora da ficção, é evidente que no contexto hodierno, o Brasil diverge desses ideais, posto que é negligenciada a importância da participação políticaLeia mais
Em 1516, o escritor humanista Thomas More publicou uma importante obra, a qual relata uma sociedade harmônica e livre de problemas, chamada “Utopia”. Fora da ficção, é evidente que no contexto hodierno, o Brasil diverge desses ideais, posto que é negligenciada a importância da participação política para efetivação da cidadania, em virtude dos descasos nas escolas [argumento 1 – A1] e da má influência midiática [argumento 2 – A2].
See lessEm primeira análise, a omissão das instituições escolares [A1] ao incentivo à participação política colabora com a problemática. Sob esse viés, Zygmunt Bauman defende que “as Instituições Zumbis são aquelas que existem, mas não cumprem com sua funcionalidade”. Desse modo, o âmbito escolar, quando não exerce seu papel de educar o cidadão politicamente, prejudica o desenvolvimento de uma sociedade democrática e estagna o direito de exercício da cidadania. Logo, é mister a reformulação dessa postura escolar urgente.
Além disso, o falho sistema da mídia [A2] – no que diz respeito a [coloque crase] disseminação da importância da participação política- fomenta a perpetuação do impasse. Acerca disso, o filósofo Pierre Bordieu [é “Bourdieu”, mas esse erro não é descontado pela banca] afirma que “os instrumentos de democracia, não deve ser convertido em ferramenta de manipulação”. Assim, diante do pensamento do francês, a mídia, como portadora de conhecimento, consegue exercer o democratismo na sociedade, visto que, sua possibilidade de acesso é cada vez maior. Entretanto, quando a imprensa falha com sua aplicabilidade, torna-se incapaz do corpo social se manter informado das ocorrências. Dessa forma, os cidadãos são diretamente afetados por o [use “pelo”] desconhecimento sobre a efetivação da sua cidadania.
Depreende-se, portanto, a adoção de medidas que venham divulgar sobre a importância da participação política para a efetivação da cidadania no Brasil [boa retomada da tese]. Para tanto, as escolas [agente], órgão responsável pelo estímulo crítico [boa, garantiu o detalhamento logo no agente!] , em parceria com o Ministério da Educação [agente], deve criar projetos [ação], como, “Exercendo meu direito de cidadão”, no qual evidencia a necessidade do posicionamento político, por meio de palestras e seminários [modo/meio], com a finalidade [finalidade kkk] de desenvolver o interesse da população sobre os seus direitos políticos. [A conclusão teria nota 200 (C5), pois apresentou todos os requisitos, no entanto, para o projeto de texto ser completo, faltou um encerramento aqui, o que diminui a C3]
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Reconhecimento da contribuição das mulheres nas Ciências da Saúde no Brasil
emillainepaiva
De acordo com a Constituição Federal, promulgada em 1988, todos têm o direito de contribuir para o bem-estar social. No entanto, sobre a contribuição de conhecimento das mulheres nas Ciências da Saúde, não está sendo reconhecida como convém. Sob essa ótica, os trabalhos fornecidos pelas figuras femiLeia mais
De acordo com a Constituição Federal, promulgada em 1988, todos têm o direito de contribuir para o bem-estar social. No entanto, sobre a contribuição de conhecimento das mulheres nas Ciências da Saúde, não está sendo reconhecida como convém. Sob essa ótica, os trabalhos fornecidos pelas figuras femininas, [retire essa vírgula] permanece [permanecem] invisibilizados na sociedade por não serem expostas, ocasionando [evite verbos no gerúndio para o teor do texto ser mais formal] malefícios para as novas descobertas da área, em consequência da falta de motivação das tais por não serem valorizadas. Deste modo o machismo, [argumento 1 -A1] bem como [o] descaso estatal, [argumento 2 – A2] contribui na problemática.
Em primeira análise, vale destacar que o machismo [A1] é uma das principais causas para a persistência do entrave [evite a generalização]. Isso posto, no século XX [vírgula] em que o patriarcado prevalecia nas famílias, era dever das mulheres ser submissa ao seu marido e cuidados filhos. Através dessa perspectiva, foi criado a ideia que o papel da mulher era somente ser “dona de casas”, e não interver [intervir] nas questões científicas da Saúde. Destarte, esse pensamento foi persistindo e se faz presente na contemporaneidade, em consequência da não desconstrução desse tipo de machismo estrutural. Conquanto, as consequências são [você colocou no plural, mas só apresentou uma consequência] a desvalorização da contribuição das mulheres ,no termo da saúde, por não considerar essa função ao determinado gênero. Sendo isso inaceitável esse cenário atual.
Em segunda análise, é lícito afirmar que [a] negligência [A2] do governo perpetua o impasse. Acerca disso, no livro “Instituições Zumbis”, escrita pelo filósofo Zigmunt Bauman [vírgula] retrata [não concordou com o termo “livro”] que as instituições perderam suas funções sociais, mas mantiveram sua forma. De maneira análoga, esse contexto se aplica no Brasil, em razão do estado não intervir na falta de reconhecimento das descobertas benéficas das mulheres na área da saúde. Essa não intervenção se dá pelo fato das autoridades governamentais não investir [investirem] na iniciação de pesquisa das mulheres que buscam respostas e curas para as doenças que atinge [atingem] a população, como também, a falta de premiação que incentive e valorizem [valorize] os esforços das mulheres para obter melhorias na saúde.
Portanto, é necessário a urgência de ações interventivas para solucionar a dificuldade de reconhecimento das mulheres na contribuição nas Ciências da Saúde. [retomada perfeita da tese] Para isso, cabe o Governo Federal em conjunto com o Ministério da Mulher [agentes], criar um projeto integrador com o nome “Mulheres e a Saúde” [ação], com intuito de expandir a participação feminina nas descobertas científicas em relação a saúde [finalidade], investindo o Estado financeiramente para a compra dos materiais e ocorrer premiação [frase mal elaborada] todo ano para àquelas que se destacarem nas pesquisas [modo/meio]. Além disso, promover campanhas para a construção de pensamento do corpo social [ação 2], afirmando em [retire o “em”] que o lugar da mulher é onde ela deseja e não o que patriarcado impôs que é fazendo atividades doméstica. Fazendo isso [vírgula] a mulher será reconhecida por contribuir na Ciências da Saúde, e o que disse Zygmunt Bauman não será a realidade do país. [boa retomada, mostrando planejamento textual]
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Os efeitos psicológicos da dependência digital no Brasil
emillainepaiva
Minha observações estão marcadas pelas []. C1: 200 C2: 200 C3: 160 C4: 180 C5: 200 O escritor britânico Oscar Wilde afirma: “O primeiro passo é o mais importante na evolução de um homem ou nação” [contextualização]. Nessa perspectiva, é preciso dar o primeiro passo em relação à dependência digital nLeia mais
Minha observações estão marcadas pelas [].
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O escritor britânico Oscar Wilde afirma: “O primeiro passo é o mais importante na evolução de um homem ou nação” [contextualização]. Nessa perspectiva, é preciso dar o primeiro passo em relação à dependência digital no Brasil, pois o vício às novas tecnologias é evidente na sociedade e traz diversos efeitos psicológicos aos indivíduos[problematização; tese bem clara, com todas as palavras do tema]. Desse modo, a falta de reconhecimento dos malefícios da prática [AA1 – antecipação argumentativa 1] e a alienação provocada por empresas midiáticas [AA2 – antecipação argumentativa 2] favorecem a problemática.
See lessDiante desse cenário, a ausência de reconhecimento dos malefícios da dependência tecnológica contribui com o surgimento de efeitos psicológicos nos indivíduos [ retomada da AA1]. Conforme Albert Einstein, físico alemão, é óbvio o quanto a tecnologia tem excedido nossa humanidade. Nessa linha de raciocínio, a humanidade se encontra subordinada à tecnologia quando não reconhece os efeitos psicológicos causados pela dependência dela, como confusão mental, falta de atenção e insônia, todos apontados pela Organização Mundial da Saúde como frutos do uso intenso de meios digitais e que os indivíduos não percebem que são um problema.
Outrossim, a alienação provocada por empresas da mídia também favorece a dependência digital [retomada da AA2]. De acordo com o site de notícias UOL, 70% das pessoas têm medo de ficar sem seus celulares, fato que evidencia uma alienação aos aparelhos.[bom repertório] Nesse sentido, empresas midiáticas que criam e controlam os aplicativos desenvolvem mecanismos para estimular o cérebro do usuário a se tornar dependente, como o “Tik Tok”, aplicativo que reproduz vídeos curtos infinitamente, deixando o espectador satisfeito com a tecnologia e alienado a ela. Dessa forma [ótimo repertório de conectivos, sem repetições], é necessário alertar a sociedade sobre os efeitos psicológicos causados por essa dependência digital [boa reflexão crítica].
Portanto, o Ministério da Saúde [agente] deve alertar as pessoas sobre os malefícios da dependência digital [ação], por meio de campanhas publicitárias com panfletos e cartazes nas ruas, [modo/meio] a fim de informar os indivíduos sobre os possíveis efeitos psicológicos [finalidade]. Ademais, cabe ao Ministério da Educação [agente] combater a alienação dos usuários à Internet [ação], por meio de palestras nas escolas [modo/meio], que sejam realizadas por psicólogos e professores [detalhamento], com o intuito de informar os jovens sobre a dependência tecnológica de aplicativos de celulares e computadores [finalidade]. Espera-se, com isso, dar o primeiro passo citado por Oscar Wilde. [conclusão e retomada da introdução, mostrando planejamento textual]
O papel e os desafios da mídia
emillainepaiva
Meus comentários estão dentro das chaves []. O livro 1984 [se lembrar, é bom colocar o nome do autor] conta a história de uma realidade distópica, onde [o conectivo 'onde' só pode ser utilizado para indicar lugar/espaço físico] os meios de comunicação dão uma falsa ideia de prosperidade e bem-estar,Leia mais
Meus comentários estão dentro das chaves [].
O livro 1984 [se lembrar, é bom colocar o nome do autor] conta a história de uma realidade distópica, onde [o conectivo ‘onde’ só pode ser utilizado para indicar lugar/espaço físico] os meios de comunicação dão uma falsa ideia de prosperidade e bem-estar, enquanto o caos e o medo permeiam a sociedade em questão. Fora da ficção, os meios de comunicação estão cada vez mais buscando público e engajamento em detrimento do seu papel primordial, que é o de informar a população. Uma vez que o mundo capitalista obriga as empresas a cada vez mais almejarem o lucro, muitas vezes a mídia se vê forçada a tomar medidas duvidosas e, muitas vezes, perversas para sobreviver nesse cenário. [boa tese, uma dica é fazer a antecipação argumentativa e depois retomar nos desenvolvimentos]
Em primeiro lugar, [bom uso do conectivo] é de suma importância apontar para a relevância da mídia no panorama social. No que tange a essa questão, é válido fazer uma analogia com o mito da caverna [por ser o nome do texto, coloque-o entre aspas] apresentado pelo filósofo Platão, pois, assim como na história, onde [o conectivo ‘onde’ só pode ser utilizado para indicar lugar/espaço físico] um homem conseguiu sair das correntes que aprisionava-o [o aprisionava] na caverna e viu o mundo como ele realmente é, a população torna-se capaz de soltar-se das “correntes da ignorância” desde que ela tenha o acesso irrestrito e adequado à informação que, no contexto da modernidade, é fornecida pelos meios midiáticos.
Todavia, assim como tem o poder de resgatar a população da alienação, a mídia tem a capacidade de “manipular a realidade” através de suas ações. Como exemplo desse fenômeno, é possível citar o caso da Rede Globo que, além de se posicionar a favor do golpe de 1964, foi por muito tempo forte apoiadora do regime militar [Regime Militar], reconhecendo esse fatídico erro anos após a ditadura. Sendo assim, é possível presumir que a atuação das empresas vinculadas à informação fica, em certo grau, dependente do contexto socioeconômico no qual a sociedade se encontra. [faltou trabalhar mais essa ideia]
Portanto, é essencial medidas públicas que visem uma maior regulamentação da mídia a fim de minimizar a atuação nociva dos meios de comunicação. No que concerne a tal temática, é imprescindível que a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) [agente], órgão responsável pela regulação midiática, [ótimo detalhamento do agente] busque estipular normas mais rígidas [ação] quanto a [às] possíveis atuações abusivas e tendenciosas praticadas por essas empresas, punindo [modo/meio] e, em casos mais graves, removendo as concessões das empresas de rádio e televisão que são dadas pelo Estado [modo/meio]. Por fim, é notório inferir que a regulamentação midiática tem por finalidade apenas a garantia da liberdade de expressão em detrimento da desinformação. [não ficou claro como censurar a mídia vai garantir a liberdade de expressão]
Notas por competências:
C1: 120
C2: 160
C3: 140
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Nota total: 760
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