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Bullying e violência nas escolas brasileiras
Trunkolo
Olá! Sou apenas mais um estudante querendo ajudar! Gostei bastante do seu texto mas gostaria de levantar alguns pontos! Tratarei da correção levando em consideração as competências dos Enem. Senti que sua tese estava um pouco "fraca", tente a definir de maneira clara. Uma forma legal de encontrar umLeia mais
Olá! Sou apenas mais um estudante querendo ajudar!
Gostei bastante do seu texto mas gostaria de levantar alguns pontos!
Tratarei da correção levando em consideração as competências dos Enem.
Senti que sua tese estava um pouco “fraca”, tente a definir de maneira clara. Uma forma legal de encontrar uma tese e se perguntar: “O que eu penso sobre isso?”. A resposta será a sua tese.
Não consegui reconhecer seu texto como dissertativo argumentativo.
Nos parágrafos de desenvolvimento você expôs dados mas não trouxe argumentos que contribuíssem para sua tese. (Talvez porque a mesma não foi bem definida na introdução);
Não levando em consideração esses fatos gostei bastante da maneira como escreve e a conclusão trouxe soluções interessantes para o problema!
(Não sei se o examinador consideraria como desvio na modalidade textual de argumentativo para expositivo, mas em caso afirmativo “zeraria” sua redação, portanto cuidado!”)
Competência 1: Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. 160pts
Competência 2: Fuga ao tema/não atendimento à estrutura dissertativo-argumentativa. Nestes casos a redação recebe nota zero e é anulada. (mais especificamente não atendimento à estrutura dissertativa – argumentativa)
Competência 3: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. 200 pts
Competência 4: Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. 160 pts
Competência 5: Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto 160 pts
NOTA: redação zerada por desvio de tipo textual.
Não desanime, você escreve muito bem. Tente se atentar mais a estrutura dissertativa – argumentativa!
See lesstema: Possíveis ações de promoção do desenvolvimento econômico sustentável no Brasil
Trunkolo
Olá! Sou apenas mais um estudante querendo ajudar! Gostei bastante do seu texto, não percebi erros gramaticais e gostei da maneira como encadeou as informações dentro de cada parágrafo. Como você eu também tenho muita dificuldade no desenvolvimento... Como pode ser tão difícil defender aquilo que peLeia mais
Olá! Sou apenas mais um estudante querendo ajudar!
Gostei bastante do seu texto, não percebi erros gramaticais e gostei da maneira como encadeou as informações dentro de cada parágrafo.
Como você eu também tenho muita dificuldade no desenvolvimento… Como pode ser tão difícil defender aquilo que pensamos rsrs.
Tenho seguido o seguinte esquema (fonte professor Jamilk)
Primeiro Passo:
” O que eu penso sobre isso?”
A resposta dessa pergunta é a nossa Tese! (você fez muito bem essa parte)
Tese: ” Diante do observado, faz-se necessária, até os dias atuais, a busca por ações que promovam o desenvolvimento econômico sustentável”
Segundo Passo:
“Porque eu penso isso?”
As respostas a essa pergunta serão nossos argumentos ( você também fez muito bem essa parte!)
Argumentos: “Deste modo, é indispensável a avaliação do papel social e estatal na construção desse tipo de economia.”
Terceiro Passo
Como defender meu argumento? “Chegar” a ele? (aqui senti que faltou um pouco vou analisar cada parágrafo do desenvolvimento separadamente)
Análise Parágrafo 1 desenvolvimento:
Cuidado na escolha dos elementos coesivos, no seu lugar utilizaria Em primeiro Lugar ou Nesse sentido. Não os dois juntos.
Você apresentou bem o argumento, ligou ele ao problema da sustentabilidade. Tentaria colocar um exemplo de consumo não sustentável ou explicar de maneira mais “convincente” como o consumo impacta na questão ambiental.
Análise Parágrafo 2 desenvolvimento:
Gostei mais desse paragrafo, boa utilização do discurso de uma autoridade. Sem muitos comentários;
Competência 1: Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. 160pts
Competência 2:Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e
conclusão. 120 pts
Competência 3: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. 160 pts
Competência 4: Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. 160 pts
Competência 5: Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto 160 pts
NOTA: 760
Enfim, gostei muito de como escreve. Não desista dos seus objetivos!
See lessO acesso limitado as artes nacionais no Brasil
Trunkolo
Ola Competência 1 (domínio da norma culta) = 180 Competência 2 (Compreensão da estrutura e do tema) = 180 Competência 3 (Selecionar, relacionar e organizar argumentos) = 120 Competência 4 (Conhecimentos linguísticos para construção da argumentação) = 180 Competência 5 (Proposta de intervenção) = 120Leia mais
Ola
See lessCompetência 1 (domínio da norma culta) = 180
Competência 2 (Compreensão da estrutura e do tema) = 180
Competência 3 (Selecionar, relacionar e organizar argumentos) = 120
Competência 4 (Conhecimentos linguísticos para construção da argumentação) = 180
Competência 5 (Proposta de intervenção) = 120
Nota final = 780
DEBATE SOBRE OS DESAFIOS HABITACIONAIS NAS GRANDES CIDADES BRASILEIRAS
Trunkolo
Olá! Sou apenas mais um estudante querendo ajudar! Gostei bastante do seu texto mas gostaria de levantar alguns pontos! Quase nada para ser comentado, fiquei em dúvida no verbo "concretizara" no segundo parágrafo em qual tempo você quis conjugá-lo? Não sei pra qual certame pretende apresentar a redaLeia mais
Olá! Sou apenas mais um estudante querendo ajudar!
Gostei bastante do seu texto mas gostaria de levantar alguns pontos!
Quase nada para ser comentado, fiquei em dúvida no verbo “concretizara” no segundo parágrafo em qual tempo você quis conjugá-lo?
Não sei pra qual certame pretende apresentar a redação, mas cuidado com utilização de palavras “difíceis”, pra mim ficou claro o seu domínio, mas pode ser “muito” para o examinador. (Minha opinião)
Competência 1: Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizarem reincidência. 200pts
Competência 2:Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativoargumentativo. 200pts
Competência 3: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. 200 pts
Competência 4: Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. 200 pts
Competência 5: Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. 200 pts
NOTA: 1000.
Parabéns pela redação e sucesso!
See lessAs consequências da romantização de crimes na sociedade brasileira
Trunkolo
Ola!, Inicialmente gostaria de dizer que sou apenas mais um aluno! Dito isso, vamos a algumas considerações acerca do seu texto. Negativos: 1 - Não consegui entender muito bem a relação entre o tema, seus argumentos apresentados e a conclusão do seu texto. 2 - Algo que eu também tenho muita dificuldLeia mais
Ola!,
Inicialmente gostaria de dizer que sou apenas mais um aluno!
Dito isso, vamos a algumas considerações acerca do seu texto.
Negativos:
1 – Não consegui entender muito bem a relação entre o tema, seus argumentos apresentados e a conclusão do seu texto.
2 – Algo que eu também tenho muita dificuldade! Melhorar um pouco seus argumentos através de dados estatísticos citação de autores confiáveis que comprovem seu ponto de vista!
Positivos:
1 -Bom domínio da língua portuguesa, com poucos desvios.
2 – Utilização de elementos coesivos para encadeamento dos períodos e parágrafos.
Parabéns pela redação!
See lessA ROMANTIZAÇÃO DOS CRIMES NA SOCIEDADE BRASILEIRA
Trunkolo
Ola!, Inicialmente gostaria de dizer que sou apenas mais um aluno! Dito isso, vamos a algumas considerações acerca do seu texto. Negativos: 1 - Algumas palavras como tráfico, feminicídio, ganância, história, denúncias não estão acentuadas corretamente. 2 - No segundo parágrafo do desenvolvimento, euLeia mais
Ola!,
Inicialmente gostaria de dizer que sou apenas mais um aluno!
Dito isso, vamos a algumas considerações acerca do seu texto.
Negativos:
1 – Algumas palavras como tráfico, feminicídio, ganância, história, denúncias não estão acentuadas corretamente.
2 – No segundo parágrafo do desenvolvimento, eu teria mais cuidado ao fazer a relação entre a cultura da romantização e o aumento da violência armada e tráfico de drogas. Qual fonte pode ser utilizada para se dizer que é um dos principais responsáveis? Substituindo a palavra “principal” ficaria em melhor tom, pois passaria a ser “uma das possíveis causas” para o aumento…
Positivos:
1- Ótima utilização de elementos coesivos, para encadeamento de ideias dentro e entre os parágrafos.
2 – No primeiro parágrafo do desenvolvimento faz uso de um exemplo para dar mais força ao argumento!
Parabéns pela redação!
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Trunkolo
Olá! Sou apenas mais um estudante querendo ajudar! Gostei bastante do seu texto mas gostaria de levantar alguns pontos! Atenção a acentuação das palavras. Ex.: analise - análise; denuncias - denúncias;... Achei bem interessante como utilizou a citação Locke. Competência 1: Demonstra bom domínio da mLeia mais
Olá! Sou apenas mais um estudante querendo ajudar!
Gostei bastante do seu texto mas gostaria de levantar alguns pontos!
Atenção a acentuação das palavras. Ex.: analise – análise; denuncias – denúncias;…
Achei bem interessante como utilizou a citação Locke.
Competência 1: Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. 160pts
Competência 2: Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. 160 pts
Competência 3: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. 200 pts
Competência 4: Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. 160 pts
Competência 5: Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto 160 pts
NOTA: 840
See lessForo privilegiado: Privilégio pessoal ou proteção do exercício de função
Trunkolo
Ola! Tema interessante para a redação do Enem. Como exposto pelos colegas você cometeu alguns desvios gramaticais. Ex.: "...vale ressaltar que os processos do foro privilegiado sobrecarregaM o STC..." Competência 1: Domínio médio da escrita formal da língua portuguesa, com alguns desvios gramaticaisLeia mais
Ola!
Tema interessante para a redação do Enem. Como exposto pelos colegas você cometeu alguns desvios gramaticais.
Ex.: “…vale ressaltar que os processos do foro privilegiado sobrecarregaM o STC…”
Competência 1: Domínio médio da escrita formal da língua portuguesa, com alguns desvios gramaticais.
See lessCompetência 2: Desenvolveu o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativa argumentativo.
Competência 3: apresenta informações Fatos e opiniões relacionadas ao tema de forma organizada com indícios de autoria e defesa do ponto de vista.
Competência 4: articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado com uso de coesivos.
Competência 5: apresenta proposta de intervenção vaga precária ou relacionada apenas ao assunto.
O imediatismo na sociedade contemporânea
Trunkolo
Olá! Adorei seu Texto. Apresentou, na introdução, com uma analogia brilhante sua tese. Além de expor os argumentos que seriam discutidos no decorrer do texto; Prosseguiu com a utilização de conectores para o desenvolvimento, defendendo seu ponto de vista, apresentado na tese. Gostaria de ressaltar oLeia mais
Olá! Adorei seu Texto.
Apresentou, na introdução, com uma analogia brilhante sua tese. Além de expor os argumentos que seriam discutidos no decorrer do texto;
Prosseguiu com a utilização de conectores para o desenvolvimento, defendendo seu ponto de vista, apresentado na tese. Gostaria de ressaltar o excelente uso de exemplos para dar “mais força” a justificativa dos argumentos nos períodos de desenvolvimento;
Fechou o texto na conclusão, com uma proposta de “solução” para o problema apresentado. Dizendo “quem” deverá agir, “como” eles deverão agir.
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