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Desafios para a prática da leitura no Brasil
tonyangelo2001
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Corrigida por: Dagoberto
Tema escolhido: ENEM 2019 : Democratização do acesso ao cinema no Brasil
Tipo de redação: Enem
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Comentários Numerados
See less1. Em vez de: Hodiernamente/ Hodierno: procure evitar, prefira: Atualmente/Nos dias de hoje/ moderna/ atual… Evite a Linguagem rebuscada, artificial…. … (Não será descontado ponto pelo uso do “hodiernamente”, mas não é recomendável usá-lo).
2. – Coesão INTRA* (dentro dos) parágrafos. – Articulação textual (elogio). Usou o conector correto, parabéns!
3. ORTOGRAFIA: entretenimento
4. -2ª antecipação da causa do problema. Ok :) Tese (elaboração) (elogio). Você problematizou/ explicitou/ antecipou a tese/ o argumento que será defendido/ a ser explorado no desenvolvimento 02 :)
5. -1ª antecipação da causa do problema. Ok :) Tese (elaboração) (elogio*). Você problematizou/ explicitou/ antecipou a tese/ o argumento que será defendido/ a ser explorado no desenvolvimento 01 :)
6. – Coesão intra e inter (dentro/ entre) parágrafos. – Evite a repetição de estruturas prontas (PADRONIZADAS) no início dos parágrafos. Substitua-as por sinônimos. & SUGESTÃO! Substitua (A priori/ Primeiramente/ Em primeiro plano/ Em primeira análise/ Em primeiro lugar) por (Precipuamente / De início/ De maneira inicial / A princípio/ Inicialmente, convém analisar as palavras do filósofo…) [sempre seguido de uma vírgula].
7. – Coesão INTRA* (dentro dos) parágrafos. – Articulação textual (elogio). Usou o conector correto, parabéns!
8. – Estrutura sintática. Evite o uso de verbos no gerúndio no início de períodos/ parágrafos. Sugestão: em vez de: Partindo dessa analogia…; prefira: Ao partir dessa analogia…
9. ACENTUAÇÃO: retirar o acento
10. – 1ª Tese/ antecipação (retomada na argumentação/ desenvolvimento). Essa retomada de tese contribui para fluidez e coerência das ideias de seu texto. Muito bem :)
11. OK A CONCORDÂNCIA DO VERBO SER AQUI ESTÁ CORRETA, POIS SUJEITO E PREDICATIVO SÃO OBJETOS (coisas). ENTÃO, O REDATOR ESCOLHA COM QUEM ELE QUER QUE SE FAÇA A CONCORDÂNCIA.
12. ACENTUAÇÃO: cinematográficas
13. Utilizar datas, ou mesmo os dados estatísticos ou porcentuais dos textos motivadores é válido para sustentar um ponto de vista sobre o tema, mas desde que seja acompanhado de uma ampla reflexão sobre o dado utilizado. Por isso, pense: Qual é a intenção do texto motivador ao apresentar esse dado? Por que ele foi utilizado no texto motivador? O que ele representa no texto motivador? O que ele quer dizer no texto motivador? Se você souber a resposta para essas perguntas e elas forem coerentes, use e mantenha os dados em seu texto. Caso contrário, é preferível nem usar. Observação! As respostas das perguntas servem como base de reflexão. Aplique-as no seu texto.
14. Coesão inter (entre) e intra (dentro) parágrafos. Em vez de: Outrossim (advérbio); prefira: da mesma maneira; do mesmo jeito ou da mesma forma; idem, igualmente, CONSEQUENTEMENTE ou Em decorrência do que foi exposto… Evite a Linguagem rebuscada, artificial…. (Não será descontado ponto pelo uso do “outrossim”, mas não é recomendável usá-lo).
15. – Coesão INTRA* (dentro dos) parágrafos. – Articulação textual (elogio). Usou o conector correto, parabéns!
16. – Coesão INTRA* (dentro dos) parágrafos. – Articulação textual (elogio). Usou o conector correto, parabéns!
17. – 2ª Tese/ antecipação (retomada na argumentação/ desenvolvimento). Você retomou a tese/ argumento e isso é fundamental para que o leitor do seu texto relembre seu posicionamento acerca do tema :)
18. – Coesão intra (dentro) parágrafos. – Evite a repetição de palavras ou expressões no mesmo parágrafo ou tão próximas. Substitua-as por sinônimos.
19. ORTOGRAFIA: entretenimento
20. CONCORDÂNCIA VERBAL 03: O núcleo do sujeito é “locais” que está no plural, portanto, o verbo também deve ficar no plural: “têm” com acento circunflexo.
21. – Coesão inter (entre) e intra (dentro) parágrafos. – DIVERSIFIQUE OS CONECTORES. O texto apresenta boa articulação das ideias e recursos coesivos utilizados com propriedade, exceto quanto ao uso de “com isso”; prefira usar outros conectores: Assim / dessa maneira/ desse modo/ por isso, consequentemente… (Não será descontado ponto pelo uso do “com isso”, mas não é recomendável usá-lo).
22. – Coesão intra (dentro) parágrafos. – Evite a repetição de palavras ou expressões no mesmo parágrafo ou tão próximas. Substitua-as por sinônimos.
23. – Coesão intra (dentro) parágrafos. – Evite a repetição de palavras ou expressões no mesmo parágrafo ou tão próximas. Substitua-as por sinônimos.
24. – Coesão INTRA* (dentro dos) parágrafos. – Articulação textual (elogio). Usou o conector correto, parabéns!
25. – Coesão intra (dentro) parágrafos. – Evite a repetição de palavras ou expressões no mesmo parágrafo ou tão próximas. Substitua-as por sinônimos.
26. ORTOGRAFIA: consequentemente
27. AGENTE OK
28. – Coesão INTER* (entre os) parágrafos. – Articulação textual (elogio). Usou o conector correto, parabéns!
29. MODO/ PARCERIA OK
30. – Coesão INTRA* (dentro dos) parágrafos. – Articulação textual (elogio). Usou o conector correto, parabéns!
31. DETALHAMENTO DO MODO/ MEIO OK
32. AÇÃO OK
33. ACENTUAÇÃO: cinematográficas
34. ORTOGRAFIA: entretenimento
35. EFEITO/ FINALIDADE OK
Comentários Gerais
Olá, tudo bem com você? Seu texto é escrito de modo [fluente]. Você [se] posicionou de maneira clara a respeito do tema, apontando as causas/antecipações que desencadeiam os problemas e serão retomadas nos desenvolvimentos 01 e 02. COMPETÊNCIA 01. No que diz respeito à norma culta (há poucos desvios gramaticais e de escolha de registro e de convenções da escrita) e, por isso, devem ser observados no próximo texto, ou em uma revisão. /[entre 04 até 06 desvios: 120] COMPETÊNCIA 02. [PARABÉNS], [você] [NÃO tangenciou/ e NEM fugiu do tema/ compreendeu BEM a proposta]/ [em outras palavras] conseguiu relacionar as afirmações por meio de exemplos adequados, [também] soube apresentar analogias (apresentou a problematização/ comparações) com visão lógica sobre o tema. O texto apresenta as três partes da dissertação argumentativa: introdução – desenvolvimento – conclusão. (Apresentou simetria [o mesmo tamanho] entre os parágrafos e períodos. COMPETÊNCIA 03. (projeto textual) [demonstrou / retomou e explicou] / as mesmas causas apresentadas na introdução nos parágrafos do desenvolvimento, dizendo/ como o problema ocorre, por que, quais são suas consequências? Lembre-se de citar as fontes de onde você tirou as informações para defender a sua argumentação. [LEMBRE-SE DE QUE AO UTILIZAR OS DADOS ESTATÍSTICOS OU PORCENTUAIS DOS TEXTOS MOTIVADORES ELE DE VIR ACOMPANHADO DE UMA AMPLA REFLEXÃO, CASO CONTRÁRIO ELE NÃO SERÁ PRODUTIVO PARA A ARGUMENTAÇÃO TEXTUAL]. Essas estratégias dão profundidade reflexiva-analítica à discussão e marca sua autoria no texto, além de ajudar o leitor na compreensão do tema e a entender sua linha de raciocínio. / [Observe se as citações são produtivas, legitimadas e pertinentes ao tema]. COMPETÊNCIA 04. Para que o texto mantenha a fluência e a boa articulação das ideias não se [esqueça] de fazer a COESÃO (ligação/articulação) entre períodos e parágrafos, por meio de conectores adequados / LEMBRETE: Evite a falta de conectivo(s) e/ou uso inadequado e/ou a repetição deles. Para isso, releia o texto antes de entregá-lo à correção. / [entre 02 até 064desvios: 160] COMPETÊNCIA 05. Na conclusão, /apresentou todos os elementos válidos solicitados pelo Enem para a proposta de intervenção / resolveu todos os problemas apresentados na argumentação: Quem vai fazer ou participar da ação? O que fazer? Como fazer? Quais serão os resultados, os efeitos ou os beneficiários da ação?