Segundo Pitágoras, filósofo e fundador da “Escola Pitagórica”, é preciso ensinar as crianças para no momento em que se tornarem adultas não seja preciso castigá-las. Nesse sentido, para o literário, ...
Discy Latest Redações
Segundo Santos Dumont, inventor mineiro, o qual foi o primeiro a decolar a bordo de um avião impulsionado por um motor a gasolina, afirma que as formas de locomoção através ...
Segundo Platão, o importante para o ser humano não é só viver, mas existir com regalia. Na opinião do filósofo, a qualidade de vida é de suma estimação, de modo que supera a ...
Obs.: Pessoal desculpe ai, desconsiderem as outras é essa aqui, houve um erro ao mandar! Segundo Platão, o importante para o ser humano não é só viver, mas viver com regalia. Para o ...
Segundo Platão, o importante para o ser humano não é só viver, mas viver com regalia. Para o filósofo, a qualidade de vida é de suma estimação, de modo que supera a da própria existência. No entanto, a doença ...
Segundo Platão, o importante para o ser humano não é só viver, mas viver com regalia. Para o filósofo, a qualidade de vida é de suma estimação, de modo que supera a da própria existência. No entanto, a doença ...
Segundo Platão, “O importante não é viver, mas viver bem”. Para o filósofo, a qualidade de vida é de suma importância, de modo que supera a da própria existência. No entanto, no Brasil, a depressão entre os jovens brasileiros é ...
A globalização possibilitou a conexão entre continentes e culturas. Apesar disso, o preconceito em relação ao estrangeiro apenas aumentou. Afinal, o medo do desconhecido foi estimulado devido ao histórico violento de desacordos entre países e a ineficácia educacional. Assim, a discussão sobre a xenofobia no século XXI ainda é precoce e insuficiente. Tendo em vista a educação como motor da prosperidade das relações humanas, entende-se sua falta como a principal origem da xenofobia. Afinal, embasado na falta de informações e nas fake news, o indivíduo torna-se suscetível ao discurso de ódio e ao preconceito. Considerando-se a pandemia do Covid19, por exemplo, houve aumento significativo nas críticas à cultura alimentar chinesa. Devido às notícias falsas acerca da origem do vírus e o desconhecimento da real causa, os comportamentos xenófobos contra os chineses aumentaram, culpabilizando-os pela crise. Logo, na luta contra a xenofobia, assim como disse Nelson Mandela, a educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo. Além disso, a falta de contato com diferentes culturas permite a formação de esteriótipos, devido à contextos históricos. Assim, a violência ao longo da história faz com que se associe um determinado povo ao medo. É comum, por exemplo, que, após o ataque às torres gêmeas em 11 setembro de 2001, imigrantes árabes e muçulmanos sofram preconceito, sendo vistos como terroristas e passando por diversas humilhações. Logo, é papel da escola possibilitar essa conexão entre sociedades diferentes para desfazer rótulos preconcebidos. Desse modo, é indubitável que a educação é, em sua falta, a causa da xenofobia. Assim como, é a solução quando plenamente aplicada. Portanto, para amenizar a problemática, o governo deve, por meio do Ministério da Educação, possibilitar maior contato entre os estudantes e culturas diferentes. Assim, deve implementar nas aulas dos colégios da rede pública palestras e videoaulas ministradas por estrangeiros, no intuito de ensinar sobre a diversidade e pluralidade cultural e a importância de respeita-las. Dessa forma, a globalização poderá ser, de fato, uma conexão humana intercontinental. Correção feita pelo descomplica: nota 740 Modelo ENEM