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TEMA: Aedes Aegypti – os mecanismos para se deter a proliferação do Aedes aegypti no Brasil
Thaisz21
olá, boa noite. C1: (domínio da norma culta da língua portuguesa) 180 C2: (compreender a proposta de redação e aplicar conceitos de várias áreas de conhecimento) 180 C3: (selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos e opiniões em defesa de um ponto de vista) 200 C4: (conhecimenLeia mais
olá, boa noite.
C1: (domínio da norma culta da língua portuguesa) 180
C2: (compreender a proposta de redação e aplicar conceitos de várias áreas de conhecimento) 180
C3: (selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos e opiniões em defesa de um ponto de vista) 200
C4: (conhecimentos dos mecanismos linguísticos) 200
C5: (proposta de intervenção que respeita os valores humanos e a diversidade) 200
gostei da sua redação, apenas tive 2 observações:
See less1ºa introdução eu achei curta
2ºessa parte q vc citou na conclusão: “Desse modo, a Constituição Federal onde a saúde é direito de todos e dever do Estado será cumprida.” era pra vc ter colocado na introdução tbm, como “Na Constituição Federal, a saúde é um direito de todos e dever do Estado”, pois tal ação iria resultar na técnica texto circuito, mostrando que as ideias estão todas conectadas, e consequentemente aumentar sua nota. no mais, excelente texto, parabéns :)
Analfabetismo Digital
Thaisz21
C1: (domínio da norma culta da língua portuguesa) 200 C2: (compreender a proposta de redação e aplicar conceitos de várias áreas de conhecimento) 200 C3: (selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos e opiniões em defesa de um ponto de vista) 200 C4: (conhecimentos dos mecanismLeia mais
C1: (domínio da norma culta da língua portuguesa) 200
C2: (compreender a proposta de redação e aplicar conceitos de várias áreas de conhecimento) 200
C3: (selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos e opiniões em defesa de um ponto de vista) 200
C4: (conhecimentos dos mecanismos linguísticos) 200
C5: (proposta de intervenção que respeita os valores humanos e a diversidade) 200
parabéns pelo texto!!!
See lessTítulo: Enfermidade ao direito tema: Políticas públicas de saúde e bem estar físico e mental
Thaisz21
olá, boa tarde. vou corrigir sua redação por cada parte da estrutura e dps atribuir uma nota pra cada competência, ok? vamos lá INTRODUÇÃO -repertório sociocultural (Constituição de 1988) + relação com a realidade -tese -miniconclusão DESENVOLVIMENTO 1 -conectivo -tópico frasal -citação filosófica pLeia mais
olá, boa tarde.
vou corrigir sua redação por cada parte da estrutura e dps atribuir uma nota pra cada competência, ok? vamos lá
INTRODUÇÃO
-repertório sociocultural (Constituição de 1988) + relação com a realidade
-tese
-miniconclusão
DESENVOLVIMENTO 1
-conectivo
-tópico frasal
-citação filosófica p/ fortificar as argumentações
-(,) após John Locke
-causa da violação do contrato social em relação ao tema
-fil(ó)sofo / o()que (creio que tenha acontecido na hora da digitação)
DESENVOLVIMENTO 2
-conectivo
-tópico frasal
-(,) após hábitos saudáveis
-dados estatísticos para comprovar os argumentos + análise com a realidade
-incentivo as (às) práticas esportivas
-miniconclusão (ocorreu um erro, pois vc colocou “irrelevante” a manutenção desse cenário”, em vez de “relevante”).
CONCLUSÃO
agente: ok
ação: ok
meio: ok
detalhamento: ok
finalidade: ok
-fechamento do parágrafo com a técnica texto-circuito
C1: 180
C2: 200
C3: 200
C4: 200
C5: 200
parabéns pela sua redação, gostei bastante, tenho certeza q no Enem vc vai tirar uma excelente nota. Continue praticando que vc vai longe, abraço e bons estudos :)
See lessEducação Inclusiva no Brasil
Thaisz21
olá, bom dia. vou corrigir sua redação por cada parte da estrutura e dps atribuir uma nota para cada competência, ok? vamos lá INTRODUÇÃO -citação -ausência de vírgula após Immanuel Kant -tese -"como um tudo× todo✓" -apontamento de 2 fatores impulsionadores DESENVOLVIMENTO 1 -conectivo (ausência deLeia mais
olá, bom dia.
vou corrigir sua redação por cada parte da estrutura e dps atribuir uma nota para cada competência, ok? vamos lá
INTRODUÇÃO
-citação
-ausência de vírgula após Immanuel Kant
-tese
-“como um tudo× todo✓”
-apontamento de 2 fatores impulsionadores
DESENVOLVIMENTO 1
-conectivo (ausência de vírgula após ele)
– a partir do conectivo, o parágrafo ficou com uma leitura mt extensa, vc poderia ter colocado um tópico frasal, que ficaria assim:
“Primeiramente, é necessário destacar que grande parte dos pais com crianças com necessidades especiais não possuem renda suficiente para investir em uma educação especial. De acordo com uma pesquisa do IBGE(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2019, é revelado que metade dos brasileiros vive(m) com menos de quinhentos reais mensais. Diante disso, certamente muitos nem mesmo conseguem vencer o desafio de enviar suas crianças para às escolas públicas.”
DESENVOLVIMENTO 2
-conectivo
-tópico frasal
-argumentação
-miniconclusão
-só senti falta de um repertório nesse parágrafo
CONCLUSÃO
agente: ok
ação: ok
meio: ?
detalhamento: ?
finalidade: ok
C1: 160
See lessC2: 160
C3: 160
C4: 160
C5: 120
TEMA: CAMINHOS PARA PREVENIR O SUICÍDIO ENTRE JOVENS NO BRASIL
Thaisz21
ola, boa tarde. vou corrigir sua redação por cada parte da estrutura e dps atribuir uma nota por cada competência, ok? vamos lá INTRODUÇÃO -citação de série -colocação de vírgula de forma errônea em: •Hannah Baker grava, em fitas -relação com a realidade -miniconclusão + fechamento com as 2 problemáLeia mais
ola, boa tarde.
vou corrigir sua redação por cada parte da estrutura e dps atribuir uma nota por cada competência, ok? vamos lá
INTRODUÇÃO
-citação de série
-colocação de vírgula de forma errônea em:
•Hannah Baker grava, em fitas
-relação com a realidade
-miniconclusão + fechamento com as 2 problemáticas que serão discutidas ao longo do texto.
DESENVOLVIMENTO 1
-conectivo
-tópico frasal
-dado estatístico
-argumentação 1
-consequência
DESENVOLVIMENTO 2
-conectivo
-tópico frasal
-dado estatístico
-argumentação 2
-consequência
CONCLUSÃO
-agente: ok
-ação: ok
-meio: ok
-detalhamento: ok
-finalidade: ok
-fechamento com a técnica texto circuito
C1:180
C2:200
C3:200
C4:200
C5:180
parabéns pelo texto, com certeza no Enem vc vai tirar uma excelente nota, continue estudando que vc vai longe, abraço :)
See lessEducação alimentar no Brasil
Thaisz21
olá, boa noite. vou corrigir sua redação por cada parte da estrutura e depois atribuir uma nota pra cada competência, ok? vamos lá INTRODUÇÃO esse parágrafo ficou bom, gostei da citação do filme e de como vc o relacionou com a realidade finalizando com a sua tese. DESENVOLVIMENTO 1 esse parágrafo fiLeia mais
olá, boa noite.
vou corrigir sua redação por cada parte da estrutura e depois atribuir uma nota pra cada competência, ok? vamos lá
INTRODUÇÃO
esse parágrafo ficou bom, gostei da citação do filme e de como vc o relacionou com a realidade finalizando com a sua tese.
DESENVOLVIMENTO 1
esse parágrafo ficou bom tb, porém senti falta de mais argumentação em torno da problemática, como uma citação ou dados estatísticos.
DESENVOLVIMENTO 2
senti falta de mais argumentação nesse parágrafo tbm, vc pode seguir essa dica que eu recebi da Yasmin Gomes tbm para estruturar seu desenvolvimento, ou pelo menos pra se basear, fica a seu critério:
– Conectivo;
– Tópico Frasal;
– Repertório ou dado para fortificar suas teses e argumentos;
– Como o problema acontece? > CAUSAS
– O que ele gera? > CONSEQUÊNCIAS
– Se quiser uma breve conclusão do parágrafo;
CONCLUSÃO
agente: ok
ação: ok
meio: ok
detalhamento: ok
finalidade: ok
bem, é isso, seu texto ficou mt bom, só precisa trabalhar mais na argumentação e utilizar mais conectivos, no mais, parabéns pela sua redação. Continue estudando que vc vai longe, abraço e boa sorte ;)
See lessO feminicídio presente na atualidade do Brasil
Thaisz21
olá! bem, primeiramente, a banca que você esta estudando é do Enem? porque a estrutura da sua redação não está parecendo com o modelo requisitado para o Enem, que se divide em 1 parágrafo para a introdução, 2 ou 3 (preferencialmente 2) parágrafos para o desenvolvimento e 1 parágrafo para a conclusãoLeia mais
olá!
bem, primeiramente, a banca que você esta estudando é do Enem? porque a estrutura da sua redação não está parecendo com o modelo requisitado para o Enem, que se divide em 1 parágrafo para a introdução, 2 ou 3 (preferencialmente 2) parágrafos para o desenvolvimento e 1 parágrafo para a conclusão. Desse jeito sua redação fica organizada, você desenvolve suas ideias melhor e também apresenta uma boa estética. agora vou corrigir por cada parte da estrutura de uma redação, ok? vamos lá
Introdução:
realmente você explicou como está ocorrendo o feminicídio na atualidade, porém faltou uma contextualização porque ficou tudo muito corrido e apenas expositivo, você pode contextualizar seja com uma citação de um autor, filme, série, livro ou com um resgaste histórico, fica ao seu critério. Também não consegui identificar a sua tese, que é o seu posicionamento a respeito do tema; notei algumas vírgulas colocadas de forma desnecessária e faltou a comprovação da fonte de onde você tirou essa informação: “onde dados mostram que cada uma hora e meia uma mulher é morta por conta de seu gênero.” Lembre-se que sempre que citar um dado estatístico é imprescindível você colocar a fonte de onde o retirou.
Desenvolvimento: começou bem iniciando o parágrafo com um tópico frasal do tipo ‘divisão’, citação de legislação e um resgate histórico dos tempos da Grécia. Resumindo, esse parágrafo ficou bom, se você tivesse feito mais um parágrafo do desenvolvimento poderia ficar ainda melhor, pois iria enriquecer o seu texto com mais informações.
Conclusão: o começo desse parágrafo ficou um pouco grande, o ideal é que seja o mais breve possível para ir direto ao ponto, que é a proposta de intervenção para o problema (tema) abordado. Você citou o agente, a ação e a finalidade, faltou o meio pelo qual a ação vai ser feita, e você poderia ter citado e detalhado outra ação.
Bom, é isso, vou te dar algumas dicas:
-pesquisar:
-estrutura ideal para uma redação
-repertório sociocultural
-contextualização
-tese
-norma culta da língua portuguesa, regras gramaticais e sinais ortográficos
-modelo de conclusão
Pronto, acho que é tudo, parabéns pelo esforço, continue estudando, espero ter ajudado, abraço ;)
See lessRedação ENEM de 1998. Tema: viver e aprender.
Thaisz21
olá! gostei bastante da sua redação, ela possui embasamento, bons argumentos em defesa do seu ponto de vista, com um direcionamento objetivo, lógico e com comprovação de tais fatos mencionados. agora vou corrigir pelas competências do Enem: C1: 200pts (demonstrou bom domínio da língua formal portuguLeia mais
olá!
See lessgostei bastante da sua redação, ela possui embasamento, bons argumentos em defesa do seu ponto de vista, com um direcionamento objetivo, lógico e com comprovação de tais fatos mencionados. agora vou corrigir pelas competências do Enem:
C1: 200pts (demonstrou bom domínio da língua formal portuguesa)
C2: 160pts (compreensão da proposta de redação e uso de repertório sociocultural)
C3: 200pts (organização e seleção de argumentos para a defesa do ponto de vista)
C4: 200pts (coesão utilizada para o encadeamento lógico das partes do texto)
C5: 200 (proposta de intervenção que respeita a cidadania, os valores humanos e a diversidade cultural, além da citação do agente, ação, meio e a finalidade)
parabéns pela redação, continue assim que você vai longe, abraço ;)
O impacto dos influenciadores digitais na formação dos jovens
Thaisz21
Introdução: eu achei sua introdução confusa mas creio que você quis dizer que os jovens assimilam qualquer coisa que assistem (seja boa ou de má influência) e a partir disso formam sua opinião. Acho que você poderia ter escrito de uma forma mais clara e objetiva como : "O filme Modo Avião retrata AnLeia mais
Introdução: eu achei sua introdução confusa mas creio que você quis dizer que os jovens assimilam qualquer coisa que assistem (seja boa ou de má influência) e a partir disso formam sua opinião. Acho que você poderia ter escrito de uma forma mais clara e objetiva como : “O filme Modo Avião retrata Ana, uma influenciadora com milhares de seguidores que mostra a sua vida social e até as infrações que comete. Infelizmente, no Brasil, milhares de jovens visualizam conteúdos de digitais influentes e formam opiniões através deles de uma forma alienada.” Só um exemplo pra você se basear.
See lessAlguns erros gramaticais que notei:
“seguidores (e) por causa disso”
“mostra a sua vida social (e) até infrações.”
“E infelizmente é (o que) ocorre no Brasil”
(Dessa forma medidas devem ser tomadas para minimizar o impacto dos influenciadores digitais na formação dos jovens.) = não coloque frases sobre o que deve ser feito para solucionar o problema na introdução, isso deve estar na conclusão.
Desenvolvimento 1: você não soube aproveitar bem as informações, o parágrafo ficou mal estruturado. Vou reescrever de uma forma mais organizada para você ter uma noção e vou apontar possíveis erros:
“Inicialmente, a tecnologia está cada vez mais na vida das pessoas segundo os dados do Dic Domicilio (quem é Dic Domicílio?) onde estima-se que 70% da população brasileira possui acesso a internet e cerca de 66% possui redes socias, dados de 2019. Isso demonstra um aumento significativo de pessoas consumindo várias postagens nas redes socias, algo perigoso quando se cria opinião a partir das suas visualizações. Dados do YouPix afirmam que 10% das pessoas entre 18 anos a 34 não foram inpactadas (não foram impactadas pelo o que?). E esses números aumentam cada vez mais e o problema é quando incentivam a infração.”
Desenvolvimento 2: outro parágrafo mal argumentado e estruturado e dessa vez curto. Vou fazer a mesma coisa que fiz no Desenvolvimento 1:
“Em segundo plano, os conteúdos oferecidos pelo YouTube e entre outros são incertos e não existe uma fiscalização profunda para infrações (quais infrações são essas que você citou na introdução e no desenvolvimento?) de pequeno ou de grande porte. Um documentário no Fantástico denunciou o caso de um youtuber (qual?) que postava na sua página conteúdos de racha (o que seria conteúdo de racha?) com milhares de visualizações.”
Conclusão: muito fraca e mal elaborada, você poderia ter especificado um agente e citar uma outra ação e por qual meio iria fazê-la.
Mesma coisa que fiz nós parágrafos anteriores:
“Portanto medidas devem ser feitas para minimizar o impacto dos influenciadores digitais no Brasil. (AGENTE) conscientizar a população diante desses tipos de crimes a partir de pequenos comercias oferecidos pelo governo (muito vago) dentro das redes socias para denunciar a página e as autoridades brasileiras devem capturar os responsáveis desses crimes que ocorrem nas redes socias servindo de exemplo para a população.”
DICAS:
1)Atente-se a erros gramaticais que podem baixar sua nota, notei muitos.
2)não esqueça de deixar a sua TESE bastante clara na introdução
3)respeite a norma culta da língua portuguesa
4) pesquise tópicos frasais e articuladores de texto
5)estude repertórios socioculturais para utilizar na redação
6)pesquise o passa a passo para fazer uma conclusão da redação do ENEM (caso seja o vestibular que você esteja estudando)
Parabéns e continue estudando, forte abraço :)
A família contemporânea e a sua representação em questão no Brasil
Thaisz21
Introdução: ficou muito bem elaborada, com um repertório sociocultural e a apresentação da sua tese. Desenvolvimento 1: notei uma vírgula que não precisava estar ali (é quem está ao lado do indivíduo, e é seu primeiro contato social desde a infância.) e uma vírgula que era pra ser ponto final (a forLeia mais
Introdução: ficou muito bem elaborada, com um repertório sociocultural e a apresentação da sua tese.
See lessDesenvolvimento 1: notei uma vírgula que não precisava estar ali (é quem está ao lado do indivíduo, e é seu primeiro contato social desde a infância.) e uma vírgula que era pra ser ponto final (a formação do laço familiar é algo mutável,), contudo, você apresentou bem com o tópico frasal do tipo “definição” e a importância do mesmo.
Desenvolvimento 2: ficou muito bom esse parágrafo também, só notei alguns desvios: (Deve-se pontuar, que) a vírgula deveria está depois do “que”.
Você deveria ter especificado quem é Habermas.
(Habermas trás uma contribuição) o certo na verdade é “traz”, pois é no sentido de “trazer”.
Conclusão: só faltou você detalhar como a ação iria ser feita, de resto ficou ótima.
dica: sempre lembre-se desses (agente, ação, como a ação vai ser feita (o detalhamento da ação ou do meio) e a finalidade da ação. E lembre-se tbm da sigla GOMIFES (governo, órgãos, ministérios, família, escola e sociedade) que são agentes que você pode citar, sempre é bom especificar também. :)
Parabéns pela sua redação!!