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A desigualdade social no Brasil
Yolandafn
Erro de concordância e ausência de desenvolvimento de uma tese. Para fazermos um texto dissertativo argumentativo é preciso que seja exposto o problema. No seu caso, você falou sobre desigualdade, porém, não ressaltou quais são os principais dois problemas que você irá desenvolver nos dois próximosLeia mais
Erro de concordância e ausência de desenvolvimento de uma tese. Para fazermos um texto dissertativo argumentativo é preciso que seja exposto o problema. No seu caso, você falou sobre desigualdade, porém, não ressaltou quais são os principais dois problemas que você irá desenvolver nos dois próximos parágrafos. Se quiser a minha ajuda para melhorar a sua introdução é só entrar em contato.
See lessA desigualdade social no Brasil é muito notória que sempre vem acontecendo, é um fator que gera uma certa exclusão social na maior parte da população, a desigualdade pode ser encontrada na educação, na saúde e na busca por um emprego ,surgindo diversas consequências em relação a isso.
A repetição exagerada da palavra, “rede pública”, pode fazer você perder pontos na sua redação, além disso, é possível perceber que você tem uma opinião interessante, porém, não consegue organizar as suas ideias o que acaba fazendo com que o corretor fique confuso. Muito cuidado com a falta de coesão e coerência, aconselho a da mais atenção para assuntos como: uso da virgula, coesão e coerência.
A educação é um tipo de desigualdade social , onde a maior parte dos estudantes que estudam em escolas privadas são as que são mais priorizadas, seus pais tem maiores condições financeiras para terem acesso a internet de qualidade para facilitar os seus estudos , enquanto de outro lado existe uma boa parte de estudantes em que o seu responsável não tem condições financeiras para o aluno acessar a internet , percebendo isso no cotidiano há aquela desigualdade entre o estudante da rede pública e da rede privada , deixando um dos alunos no caso da rede pública,sem priorização esperando por muito tempo uma vaga na faculdade, enquanto o aluno da escola privada já está se formando em sua faculdade , essa infelizmente é a realidade de muitos.
É interessante que você possa utilizar conectivos no início de seus parágrafos de desenvolvimento, para que assim a sua redação possua ligação entre os períodos. NUNCA utilize expressões como: “certas pessoas” “aquelas pessoas”, pois, o texto é dissertativo e argumentativo, então você precisa evitar o uso da subjetividade. Novamente, cuidado com a repetição de palavras, o seu texto vai ficar cansativo. CUIDADO com o uso exagerado e indevido de conjunções. CUIDADO com a redundância!
Em relação ao serviço de saúde, ocorre uma situação em que certas pessoas são atendidas com prioridade, pois elas pagam para o atendimento , no entanto aquelas pessoas que não tem condições para pagar um atendimento médico sofrem com isso , pois para obter uma consulta demora meses. Outro problema é em relação a vaga de empregos , muitos não conseguem por não terem experiências , por não realizarem cursos profissionais e acabam sendo deixados de lado enquanto uns que fizeram vários cursos qualitativos estão na frente daqueles que não tem experiências.
Você começou sua conclusão corretamente, usando o AGENTE e a AÇÃO, porém, pecou quando esqueceu de mencionar o MODO e o EFEITO. Esses elementos são importantes para a criação da sua proposta de intervenção
Desse modo, o Ministério da educação poderia priorizar os alunos da rede pública ajudando eles a terem um melhor acesso a internet facilitando seus estudos, já no serviço de saúde a priorização aos diversos pacientes deve ser obrigatória , pois muitos necessitam de uma consulta de urgência e com essa desigualdade afeta uma parte dos pacientes e em relação aos empregos , mesmo aqueles que não tem experiências devem ter essa oportunidade , favorecendo a eles um emprego, sendo assim, diminuindo a desigualdade no Brasil onde as pessoas que não tem condições financeiras são as mais afetadas.
Competência número 1: demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. PONTUAÇÃO: 120
Competência número 2:desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com preposição, argumentação e conclusão. PONTUAÇÃO: 120
Competência número 3: apresenta, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. PONTUAÇÃO: 120
Competência número 4: Articula as partes do texto, de forma mediana , com inadequeções, e apresenta reperório pouco diversificado de recursos coesivos. PONTUAÇÃO: 160
Competência número 5: Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. PONTUAÇÃO: 120
PONTUAÇÃO FINAL: 640
Correção by yolandafn
Espero que tenha gostado e me siga nas redes sociais!
Brasil: o grande lixão do mundo
Callitmari
Olá! Não achei que você fugiu do tema. Muito pelo contrário: você o enfatizou muito bem com todos os dados que foram super relevantes e coerentes. Minha crítica vai apenas para a atenção às vírgulas e ao detalhamento do porquê para a proposta de intervenção. Pode parecer óbvio, mas é bom enfatizar.Leia mais
Olá!
See lessNão achei que você fugiu do tema. Muito pelo contrário: você o enfatizou muito bem com todos os dados que foram super relevantes e coerentes. Minha crítica vai apenas para a atenção às vírgulas e ao detalhamento do porquê para a proposta de intervenção. Pode parecer óbvio, mas é bom enfatizar. Mas no geral, sua argumentação no desenvolvimento 1 e 2 está ótima. E sua introdução também.
Bem, vou tentar avaliar de acordo com os critérios do Enem.
1. Escrita formal: 180
2. Mecanismos linguísticos: 200
3. Estrutura e conhecimentos: 180
4. Argumentação: 200
5. Proposta de intervenção:160
Abraços e bons estudos!
Violência Urbana no Brasil
Callitmari
Olá! Bem, Andreza... Sua redação tem muitas citações que ajudam na sua argumentação. No entanto, eu observei que você cometeu muitos erros com a vírgula e pontuação no geral. Tem erros de concordância verbal e de ortografia que dificultam também. Além disso, faltou no desenvolvimento explicar mais aLeia mais
Olá! Bem, Andreza… Sua redação tem muitas citações que ajudam na sua argumentação. No entanto, eu observei que você cometeu muitos erros com a vírgula e pontuação no geral. Tem erros de concordância verbal e de ortografia que dificultam também. Além disso, faltou no desenvolvimento explicar mais a sua tese. Tudo isso atrapalha o entendimento do seu texto, pois as ideias não ficam claras.
See lessBom, vou tentar pontuar como o Enem pede.
1. Escrita formal: 120
2. Mecanismos linguísticos: 140. Você usou
alguns conectivos corretamente.
3. Estrutura e conhecimentos: 140
4. Argumentação: 140
5. Proposta de intervenção: 140. Tem o porquê, e o para quê, mas senti que o como isso vai acontecer ficou meio vago.
Nota 680.
Estude esses temas que eu foquei e continue exercitando, viu. Só assim podemos melhorar mais e mais. Espero que eu tenha ajudado.
Tema: Os desafio do ensino á distância no Brasil.
Callitmari
Olá! Sua redação está muito bem estruturada. Vou tentar usar os critérios de avaliação do Enem nesta correção. 1. Escrita formal: 160. Especificamente pelo parágrafo de conclusão, no qual os períodos de frases ficaram muito grandes: sem vírgula ou pontuação final. E alguns erros como usar onde no luLeia mais
Olá!
See lessSua redação está muito bem estruturada.
Vou tentar usar os critérios de avaliação do Enem nesta correção.
1. Escrita formal: 160. Especificamente pelo parágrafo de conclusão, no qual os períodos de frases ficaram muito grandes: sem vírgula ou pontuação final. E alguns erros como usar onde no lugar de no qual.
2. Mecanismos linguísticos: 180. Você usou todos os conectivos de forma correta.
3. Estrutura e conhecimentos: 180. Você respeitou o modelo dissertativo argumentativo e mostrou que entendeu o problema
4. Argumentação: 160. As ideias foram bem explicadas, porém não entendi o que seriam as tais distrações que você citou. Poderia ter explicado mais.
5. Proposta de intervenção: 200. Sua proposta está bem amarrada. Tem o porquê, os agentes e para quê.
Nota 880.
Desafios da adoção no Brasil.
Yolandafn
Gostei da sua introdução, você mostrou que conseguiu entender a proposta do tema, usando uma área do conhecimento (filme). Conseguiu desenvolver a sua tese, só sentir falta de você deixar claro na sua introdução quais desafios seriam esses, para que você pudesse desenvolvê-los nos dois próximos doisLeia mais
Gostei da sua introdução, você mostrou que conseguiu entender a proposta do tema, usando uma área do conhecimento (filme). Conseguiu desenvolver a sua tese, só sentir falta de você deixar claro na sua introdução quais desafios seriam esses, para que você pudesse desenvolvê-los nos dois próximos dois parágrafos.
See lessNo filme “Lion: uma jornada para casa” é narrada a história de um garoto que se perdeu de sua família e passou a morar na rua, sob condições desumanas, mas que teve sua realidade transformada após ser adotado. Infelizmente, no Brasil, milhares de órfãos não tiveram suas vidas transformadas como o ocorrido no longa, mostrando que, embora o sistema de adoção tenha avançado, ainda há desafios a serem vencidos.
Seu primeiro desenvolvimento está bastante organizado. Você conseguiu apresentar o problema mostrando ter conhecimentos de alusões históricas, que são muito eficazes na hora de formar uma argumentação. Só tome cuidado com o medo de se aprofundar no assunto, porque no dia que o corretor corrigir a sua redação original ele vai ler rápido e as vezes nem notará esses pequenos detalhes. Porém, é importante que eu ressalte esses pequenos erros para caso o corretor for perfeccionista você não corra o risco de perder pontos em uma das competências.
Em primeira análise, cabe destacar o perfil do tom de pele exigido pela família. Esse perfil evidencia o preconceito entranhado na sociedade brasileira, a qual impõe que o branco é padrão de beleza e superioridade. Tal perspectiva se dá pela herança advinda de períodos históricos anteriores, como o 2º Reinado, onde houve uma política de branqueamento social. Sob essa ótica, percebe-se que esse pensamento se estendeu até os dias atuais, em que as famílias preferem adotar crianças brancas em detrimento das de pele negra, atestando a existência desse preconceito baseado na cor da pele, o qual foi absorvido pela sociedade ao longo dos séculos.
Amei!
Além disso, evidencia-se a preferência por crianças com idades inferiores a 4 anos. Essa preferência não condiz com o perfil da demanda de adoção, o qual é predominante a presença de crianças com idades maiores que 9 anos, o que já não se encaixa no perfil exigido pelos futuros pais. Como consequência dessa atitude, observa-se um aumento na fila de espera por adoção, o que acaba por promover a perpetuação da orfandade e a lotação de orfanatos, os quais, visando atenuar o problema, determinam que, ao completarem 18 anos, os jovens se emancipem daquele lugar sem quaisquer orientações e apoio para iniciar uma nova vida.
Sua conclusão está impecável. Não tenho o que reclamar!
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Dito isso, o Ministério da Educação deve informar a população acerca dos benefícios do processo de adoção na vida de órfãos. Essa ação deve ser feita por meio de palestras que serão veiculadas nos meios de comunicação, visando maior alcance, como a televisão. Essa postura tem a finalidade de romper estigmas sociais, como o preconceito, e promover o processo de adoção no Brasil. Diante do exposto, objetiva-se diminuir a lista de crianças que esperam por adoção bem como a lotação de orfanatos e a consequente emancipação sem quaisquer apoios ou orientações. Somente dessa maneira os desafios da adoção, no Brasil, podem ser superados.
Vermelho: competência número 1. O trecho, “Lion: uma jornada para casa”, tem que estar entre virgulas. Vermelho: Competência número 1. Não entendi o que você quis dizer na expressão, “no longa”
Competência número 1: demonstra bom domínio da modalidade ecrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência. PONTUAÇÃO: 160
Competência número 2: Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. PONTUAÇÃO: 200
Competência número 3: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. PONTUAÇÃO: 200
Competência número 4: Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. PONTUAÇÃO: 160
Competência número 5: Elabora muito bem a proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. PONTUAÇÃO: 200
PARABÉNS VOCÊ TIROU 900!
Correção by yolandafn