Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
A persistência de relacionamentos abusivos na sociedade moderna
tataiama
A série “You“, produzida pela plataforma “Netflix”, narra a história de Joe, um homem que se envolve em diversos relacionamentos abusivos, nos quais ele se posiciona de forma manipuladora em relação as (ÀS) suas parceiras. Consoante à cinematografia, a sociedade hodierna é repleta de uniões semelhanLeia mais
A série “You“, produzida pela plataforma “Netflix”, narra a história de Joe, um homem que se envolve em diversos relacionamentos abusivos, nos quais ele se posiciona de forma manipuladora em relação as (ÀS) suas parceiras. Consoante à cinematografia, a sociedade hodierna é repleta de uniões semelhantes, visto que de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), três em cada cinco mulheres já foram vítimas de relacionamentos abusivos. Nesse contexto, é perceptível que a ausência de independência econômica feminina e o machismo estrutural são contribuintes para a perseverança dessa problemática.
Sob esse viés, é válido ressaltar que a inserção da mulher no mercado de trabalho é de suma importância para a libertação das amarras de um relacionamento arbitrário. Afinal, o cônjuge abusador pode usar a dependência financeira para aprisionar sua parceira. Sendo assim, é necessária não somente a emancipação econômica feminina, bem como a igualdade de oportunidades e salários entre homens e mulheres, uma vez que a diferenciação por gêneros no trabalho é uma concepção retrógada (RETRÓGRADA) instituída durante a Revolução Industrial.
Outrossim, é necessária a reflexão sobre os estigmas advindos do machismo estrutural que permeiam nossa sociedade. Ademais, a escritora Marina Castañeda afirma que como consequência de um aglomerado de tradições religiosas e sociais, surgiram ideologias de que a postura feminina ideal é baseada em ser obediente e apoiar o marido independentemente da situação. Tal fato inviabiliza e encobre uma série de agressões, sendo elas psicológicas ou físicas. Logo, é necessária a desconstrução de paradigmas que inferiorizem as mulheres relacionando-as apenas como um apoio masculino.
Destarte, são perceptíveis os fatores que inserem um ser na posição de abusador e outro indivíduo como vítima. Portanto, cabe ao Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, juntamente ao Ministério de Comunicações, a promoção de campanhas em escolas e na mídia em geral para conscientizar sobre os sinais de que mulheres estão em um relacionamento abusivo. Além disso, essas publicidades devem demonstrar também a necessidade da participação da mulher no mercado de trabalho e da desconstrução de preceitos machistas, para que, dessa forma, vítimas de relações tóxicas se sintam à vontade para denunciar. Somente assim a realidade da série “You” e da sociedade atual será contornada.
Pelo Enem:
C1 (domínio gramatical): 160 – erros super simples, facilmente contornáveis para que se atinja os 200 ponros.
C2 (compreensão da proposta e desenvolvimento): 160 -trouxe o repertório, ótimo. Mas focou demais apenas na questão feminina, sendo que o tema não especifica gênero. Um corretor poderia considerar maior tangência ao tema e atribuir menor nota.
C3 (construção e desenvolvimento da tese, estrutura): 200 – desenvolvimento excelente, texto muito bem articulado, cheio de conectivos e ´´costurinhas“. Muito bom.
C4 (mecanismos linguísticos): 200 -idem
C5 (proposta de intervenção): 200 -agentes especificados e perguntas respondidas, bem aprofundado e detalhado. Muito bom
nota final: 920 (com o maior potencial para chegar aos 1000 pontos!)
See lessO aumento das ISTs entre os jovens
tataiama
Uma das maiores preocupações da sociedade atual, (SEM VÍRGULA [SEPARANDO SUJEITO DE OBJETO]) está relacionada ao crescente aumento de casos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Dentre as massas mais afetadas, destacam-se os jovens, que, mesmo com vasto acesso a (A+A=À) informação, parecemLeia mais
Uma das maiores preocupações da sociedade atual, (SEM VÍRGULA [SEPARANDO SUJEITO DE OBJETO]) está relacionada ao crescente aumento de casos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Dentre as massas mais afetadas, destacam-se os jovens, que, mesmo com vasto acesso a (A+A=À) informação, parecem se importar cada vez menos com essas doenças que, uma vez que são detectadas, podem te acompanhar a vida toda, podendo tornar seu organismo mais vulnerável a outras doenças.
A causa de grande parte das contaminações ocorre devido a realização do ato sexual de forma desprotegida, o que pode acarretar também em outro problema enfrentado pela juventude, (PARA EXEMPLO USE DOIS PONTOS : ) a gravidez indesejada. Uma das soluções propostas para diminuição desses dois casos é a implementação da educação sexual em ambiente escolar, que busca não só frisar a importância de cuidados durante o sexo, como também pode acabar (CUIDADO COM MARCA DE ORALIDADE, OU SEJA, FORA DA NORMA PADRÃO: ´´PODE ACABAR“) privando o aluno de outros abusos. (OPA, CUIDADO: ´´OUTROS“ SIGNIFICA QUE VOCÊ ESTÁ ACRESCENTANDO ALGO, IMPLÍCITA QUE VOCÊ ESTEJA SE REFERINDO A SEXO OU GRAVIDEZ COMO ABUSO. DICA: ´´PRIVANDO DE ABUSOS SEXUAIS“, SEM ´´OUTROS“)
Na série Pose, da FX, (SEMPRE ENTRE ASPAS: ´´POSE“ DO CANAL FX) a protagonista Blanca é diagnosticada com HIV, e ao longo da série podemos (PREFIRA A IMPESSOALIDADE, EVITE VERBOS NA PRIMEIRA PESSOA DO PLURAL, COMO ´´PODEMOS“. PREFIRA ´´OBSERVA-SE“, POR EXEMPLO) ver o tratamento com que as pessoas dão a essas pessoas, buscando humilhar ao invés de informar, coisa que ocorre não só na ficção, já que tais doenças são tratadas com imenso preconceito e como um tabu, atitude essa que faz com que jovens transmitam a doença por falta de exames, coisa que a educação sexual poderia impedir, salvando vidas.
A conscientização é sempre o melhor caminho para tudo, isso poderia ter salvo diversas estrelas nacionais e internacionais, como o vocalista do Queen, Freddie Mercury ou, (´´OU“ SOZINHO: SEM VÍRGULA. COM VÍRGULA: ´´OU AINDA“, POR EXEMPLO)o vocalista da banda Legião Urbana, Renato Russo. É necessário que nos conscientizemos imediatamente, sem a necessidade NECESSIDADE DE ALGO: ´´NECESSIDADE DE QUE …“) que casos de infecção aumentem, sem que a epidemia de Sifilis (SÍFILIS, COM ACENTO) que ocorre na década (PREFIRA SEMPRE TRAZER REFERÊNCIA PARA ESSE TIPO DE INFORMAÇÃO, COMO ´´EPIDEMIA QUE OCORRE NA DÉCADA SEGUNDO TAL“) se alastre e acabe virando um problema de gerações futuras.
Sendo assim, (O ) Ministério da Educação deveria implementar aulas de Educação Sexual ao currículo escolar e conscientizar a geração para esse problema.
Pelo Enem:
C1 (domínio gramatical): 160 – Riquissímo vocabulário, impressionante. Atente-se à acentuação, pontuação e concordância. Há pouquinho a melhorar
C2 (compreensão da proposta e desenvolvimento): 200 – maravilha, trouxe repertório, não fugiu do tema (adorei a referência aos cantores Renato e Freddy <3 )
C3 (construção e desenvolvimento da tese, estrtura): 160 – desenvolvimento excelente, cuidado com parágrafos com apenas 1 ou 2 períodos, o ideal é 3 ou mais. Aposte mais em conectivos para ´´costurar“ e interligar melhor seu texto, ajudando na coerência. Há listasde conectivos na internet.
C4 (mecanismos linguísticos): 160 – como acima: invista em conectivos, catáforas, anáforas e sinônimos.
C5 (proposta de intervenção): 160 – atente-se às 5 perguntas: QUEM, COMO, ONDE, QUANDO e PORQUÊ. Aprofunde um pouco mais suas ideias, detalhe mais.
nota final: 800 (faltando pouquissímo para 1000!!! Parabéns pelo desempenho, continue assim e chegará rapidinho na nota máxima)
See lessCombate ao uso indiscriminado das tecnologias digitais de informações por crianças
tataiama
A guerra fria foi um marco importante para o que chamamos hoje de tecnologia. Eventualmente, foi utilizada como instrumento militar dos Estados Unidos, para proteger suas informações e desenvolver comunicação entre suas bases. (Atenção às informações do repertório: a guerra fria apresentou elevado cLeia mais
A guerra fria foi um marco importante para o que chamamos hoje de tecnologia. Eventualmente, foi utilizada como instrumento militar dos Estados Unidos, para proteger suas informações e desenvolver comunicação entre suas bases. (Atenção às informações do repertório: a guerra fria apresentou elevado crescimento na área tecnológica sim, mas não só em uma nação. URSS ´´batia de frente“ com os EUA nesse aspecto.)
Ocasionalmente, (há uma vírgula aqui) após os EUA iniciarem a comercialização das redes,o Brasil sofria impactos negativos do uso inapropriado da tecnologia nas mãos das crianças, haja vista trouxeram impactos comportamentais e emocionais. (deixe mais claro: época, contexto)
Em virtude da precariedade de segurança de informações expostas na internet para crianças pressupõe (pré supor : quem é o agente do verbo? Torne mais claro) comportamentos agressivos, emocionais e conteúdos impróprios. (talvez: ´´exponha“ as crianças a comportamentos…)
Em primeiro lugar, cabe pontuar que mesmo que haja o controle parental, (há vírgula aqui) é notório que tenha uma variabilidade no seu uso e a falta do comprometimento dos pais em evitar o contato com esses conteúdos. Além disso, a lei sancionada em 2014 (qual lei? Tem que deixar claro no texto) tem como fundamento a regulamentação do uso na internet no Brasil através (´´através“ significa literalmente ´´atravessando“. Evite-o e prefira algo como ´´por meio de“ para apresentar causa) da garantia da privacidade e proteção aos usuários. Todavia, observa-se a ineficiência no controle de crianças, no tocante ao acesso tecnológico.
Diante dos argumentos expostos, medidas devem ser tomadas visando o combate ao uso indiscriminado das tecnologias digitais de informações para crianças. Portanto, faz necessário uma complementação no ECA ( estatuto da criança e do adolescente) (Estatuto da Criança e do Adolescente, com iniciais maiúsculas) ,aumentando as ações de seu estatuto por meio de um projeto de lei a ser entregue à câmara dos deputados (Câmara dos Deputados, com iniciais maiúsculas). Nele deve constatar que, a segurança de dados é o melhor meio para acabar com o uso inadequado da tecnologia nas mãos das crianças e conscientizar a forma correta de trazerem(trazerem quem? Agente do verno não especificado) frutos eficientes para seu desenvolvimento. Por conseguinte, a colocarem nas instituições de ensino a importância do uso tecnológico como foi a guerra fria.
Pelo Enem:
C1 (domínio gramatical): 120 (algumas faltas de atenção e erros bobos, dá pra chegar aos 200 fácil)
C2 (compreensão da proposta e desenvolvimento): 160 (faltou aprofundamento, clareza. Tente definir melhor sua tese e deixá-la mais homogênea )
C3 (construção e desenvolvimento da tese, estrutura): 80 (faz uso de conectivos, excelente, mas falta coesão. Falta articulação. A dica é: torne a tese mais homogenea e o texto se tornará mais seguro. Ademais, atente-se ao repertório, cuidado com meias verdades)
C4 (mecanismos linguísticos): 160
C5 (proposta de intervenção): 120 (atente-se aos agentes e ás perguntas QUEM, COMO, ONDE, QUANDO E PORQUÊ. Não ficou claro, invista mais em aprofundamentos. Ainda, não pude compreender o sentido da ultima oração… ficou ´´sobrando“)
nota final: 640 (no caminho certo!!)
See lessO estigma associado às doenças mentais no Brasil – ENEM 2020
tataiama
Na série “Ratched”, um sociopata comete um crime e sofre julgamentos da sociedade que o segrega. De maneira análoga, no Brasil, os indivíduos com problemas mentais têm o obstáculo de enfrentar preconceitos, visto que as doenças psicológicas se apresentam como um estigma, de modo a gerar uma ignorantLeia mais
Na série “Ratched”, um sociopata comete um crime e sofre julgamentos da sociedade que o segrega. De maneira análoga, no Brasil, os indivíduos com problemas mentais têm o obstáculo de enfrentar preconceitos, visto que as doenças psicológicas se apresentam como um estigma, de modo a gerar uma ignorante repulsa. Desse modo, cabe analisar o contexto hodierno da problemática e os seus desafios, sendo eles a insuficiente disseminação de conteúdos educativos e a má utilização midiática.
Mormente, a falta de conhecimento é um fator a ser combatido. Em conformidade com isso, o filósofo John Locke afirma que o pensamento é oriundo da experiência. Nessa lógica, depreende-se que, se há uma ideia preconceituosa acerca das doenças da mente, é devido aos poucos contatos esclarecedores sobre elas. Dessa forma, nota-se a negligência estatal, pois o Estado, como promotor do bem-estar social, deveria disponibilizar aulas acerca dos problemas mentais, mas não o faz. Por conseguinte, não cumpre, de fato, a sua função, o que permite a manutenção do preconceito e a consequente segregação dos sujeitos que convivem, frequentemente, com a fragilização social, além da violência física e verbal.
Ademais, o mau uso da mídia é mais um entrave que impede a consolidação de uma sociedade melhor. Nesse sentido, o sociólogo Pierre Bourdieu tem a ideia de que um instrumento de democracia não deve ser convertido em mecanismo de opressão. Por esse prisma, é essencial compreender o papel midiático, uma vez que, por intermédio da sua capacidade de propagação cultural, o aparelho televisivo transmite a ideia de que um cidadão com problemas mentais é perigoso. Assim, a mídia demonstra-se nociva por, em séries como “Ratched”, fomentar o preconceito.
Em síntese, medidas devem ser tomadas para inviabilizar essa exclusão contra os indivíduos doentes. Para tanto, cabe ao Ministério da Educação, na posição de garantidor do acesso aos conteúdos educativos, promover a disseminação de informações sobre essas doenças, por meio de campanhas conscientizadoras e de palestras com psicólogos nas instituições de ensino, com o intuito de desconstruir o estigma social. Dessa maneira, espera-se que julgamentos realizados pelo corpo social contra as pessoas com esses problemas, como na série, sejam cada vez menos frequentes.
Pelo Enem:
C1 (domínio gramatical): 200 (excelente apresentação e encaixe de palavras)
C2 (compreensão da proposta e desenvolvimento): 200 (extremamente pertinente)
C3 (construção e desenvolvimento da tese, estrutura): 200 (impressionante. Texto ´´costuradinho“. Fez bonito)
C4 (mecanismos linguísticos): 200
C5 (proposta de intervenção): 200 (responde às perguntas e apresenta 2 agentes, ótimo.)
nota final: 1000! (li e reli, não achei escorrego algum. Parabéns!)
See lessPreconceitos enfrentados pelos homossexuais na doação de sangue
tataiama
A série da Netflix “Anne whint an E” retrata a vida de uma jovem órfã em meados de 1890. Em sua narrativa, o jovem “Cole” se sentia limitado em suas ações por ser gay. Situação essa, que não se encontra diferente no século XXI, onde homossexuais não podem doar sangue, assentuando (aCentuando) a desiLeia mais
A série da Netflix “Anne whint an E” retrata a vida de uma jovem órfã em meados de 1890. Em sua narrativa, o jovem “Cole” se sentia limitado em suas ações por ser gay. Situação essa, que não se encontra diferente no século XXI, onde homossexuais não podem doar sangue, assentuando (aCentuando) a desigualdade e alienação na sociedade.
Primeiramente, é importante enfatizar (sem vírgula aqui) que terras brasileiras desperdição (desperdiçaM) mais de 10 milhões de litros de plasma, segundo o Instituto brasileiro de geografia e estatística ( IBGE)(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, com iniciais maiúsculas).Vale salientar, que tais regeições (reJeições) são referentes a (à) pessoas que têm relações sexuais com outras do mesmo sexo. Assentuando (aCentuando) ainda mais o sentimento (de) indiferença para esses grupos.
Ainda assim, problemas como a pouca informação, promovida pela falta de pauta sobre esse tema corre a solta (expressão fora da norma padrão, gíria, dito popular) na sociedade. De fato, por trás de números e dados à (há) uma população mal informada, que apesar de se situarem historicamente na idade contemporânea, agem ainda como se nunca tivessem saído da (idade) média.
Contudo, medidas são necessárias para solucionar o impasse. Deve ser levada (levadO) um projeto de lei para a Câmara dos deputados, que assegurem (assegurE) que todos que não apresentam doenças e nem complicações possam realizar transfusões sanguíneas. E, o Ministério da saúde, junto com o Ministério da educação promovam palestras falando sobre o combate do preconceito para salvar vidas, pois, (pois não pode vir depois de ponto final, porque é uma continuação, uma explicação) consoante o filósofo imanuel Kant “o ser humano é aquilo que a educação faz dele”
Pelo Enem:
C1 (domínio gramatical): 80 (ótimo estoque de palavras, ótima forma de se expressar. Mas errinhos bobos que são considerados mortais, como erros de escrita propriamente dita… recomendo: ler mais; ler de tudo, gibis, revistas, jornais, livros, etc. É assim que o cérebro vai associando automaticamente as palavras)
C2 (compreensão da proposta e desenvolvimento): 160 (faltou um pouco de aprofundamento, mais detalhes, mais aprofundamento)
C3 (construção e desenvolvimento da tese, estrutura): 120 (ótimo uso de conectivos. Porém, faltou um desenvolvimento melhor das ideias)
C4 (mecanismos linguísticos): 200
C5 (proposta de intervenção): 160 (explore mais, detalhe mais. Responda a QUEM, COMO, ONDE, QUANDO e PORQUÊ)
nota final: 720 (ótimo texto. Está no caminho certo!!)
See less