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Infraestrutura do transporte no Brasil e seus desafios
tataiama
. Segundo a Constituição Federal de 1988, todo cidadão brasileiro possui direitos que devem ser assegurados a fim de proporcionar uma vida digna à população. Entretanto, no Brasil, percebe-se um contexto contrário ao da lei no que tange a (A=A+À)infraestrutura dos transportes públicos e seus desafioLeia mais
. Segundo a Constituição Federal de 1988, todo cidadão brasileiro possui direitos que devem ser assegurados a fim de proporcionar uma vida digna à população. Entretanto, no Brasil, percebe-se um contexto contrário ao da lei no que tange a (A=A+À)infraestrutura dos transportes públicos e seus desafios, criando, na realidade, um problema intensificado pela negligência governamental e por falta de investimentos.
. Sob esse viés, é evidente como a negligência governamental é uma das razões pelas quais a problemática perdura. Consoante ao discurso do sociólogo Karl Marx, o governo é passivo frente aos problemas sociais. Desse modo, observa-se a persistência de entraves relacionados a (À) falta de infraestrutura nos meios de locomoção do país. Nesse sentido, as críticas de Marx se fundamentam, pois o Estado Brasileiro não promove políticas públicas com o intuito de mitigar tais obstáculos.
. Ademais, nota-se a falta de investimentos como fator extenuante da situação. Segundo dados da Fundação Getúlio Vargas, a taxa de investimento no Brasil, somando setores públicos e privados, está no seu menor nível dos últimos 50 anos. No entanto, para agir sobre esses problemas coletivos, como a questão dos desafios relacionados a (À) infraestrutura dos meios de transporte público, é necessário investimento massivo, sobretudo para garantir verbas direcionadas à (A) melhorias no tráfego de pessoas.
. Portanto, faz-se necessário que o Governo Federal (´´FAZ-SE NECESSÁRIO QUE“ PREJUDICA A SONORIDADE… ´´FAZ-SE NECESSÁRIA A AÇÃO DO GOVERNO DE PROMOVER O INVESTIMENTO EM TAL, TAL“ FAVORECE MAIS O TEXTO), por meio do Ministério da Economia – responsável pela administração dos recursos financeiros do país, (–) invista em construções, melhorias e manutenções de transportes utilizados pela sociedade. Também, deverá (QUEM DEVERÁ? NÃO POSSO ASSOCIAR AO SUJEITO DO PERÍODO ANTERIOR JUSTAMENTE POR ESTAR SEPARADO POR PONTO, ENCERRAMENTO)proporcionar formas alternativas de locomoção, a fim de garantir melhor mobilidade da população. Assim sendo, os direitos estabelecidos na Constituição Federal de 1988 serão respeitados.
Pelo Enem:
C1 (domínio gramatical): 160 – erros gramaticais bobos, como o uso da crase e alguma desconcordância. Nota máxima facilmente atingível com alguns vídeos sobre o assunto.
C2 (compreensão da proposta e desenvolvimento): 160 -houve repertório, muito bom. No entanto, o desenvolvimento foi um pouquinho raso… falta um pouco mais de aprofundamento para alcançar a perfeição, está quase lá!
C3 (construção e desenvolvimento da tese, estrtura): 180 o corpo do texto está ótimo. Mas como no comentário anterior, faltou um pouco mais de aprofundamento.
C4 (mecanismos linguísticos): 200 -ótimo vocabulário, boa progressão. Uso de conectivos e outros recursos. Tá ótimo!
C5 (proposta de intervenção): 180 -cita o agente, responde às perguntas, mas também peca no detalhamento.
nota final: 880 (maior potencial para chegar aos 1000 pontos! Minha dica é: não tenha medo de aprofundar, você tem muito potencial para tornar cabível e coerente.
See lessA persistência de relacionamentos abusivos na sociedade moderna
tataiama
A série “You“, produzida pela plataforma “Netflix”, narra a história de Joe, um homem que se envolve em diversos relacionamentos abusivos, nos quais ele se posiciona de forma manipuladora em relação as (ÀS) suas parceiras. Consoante à cinematografia, a sociedade hodierna é repleta de uniões semelhanLeia mais
A série “You“, produzida pela plataforma “Netflix”, narra a história de Joe, um homem que se envolve em diversos relacionamentos abusivos, nos quais ele se posiciona de forma manipuladora em relação as (ÀS) suas parceiras. Consoante à cinematografia, a sociedade hodierna é repleta de uniões semelhantes, visto que de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), três em cada cinco mulheres já foram vítimas de relacionamentos abusivos. Nesse contexto, é perceptível que a ausência de independência econômica feminina e o machismo estrutural são contribuintes para a perseverança dessa problemática.
Sob esse viés, é válido ressaltar que a inserção da mulher no mercado de trabalho é de suma importância para a libertação das amarras de um relacionamento arbitrário. Afinal, o cônjuge abusador pode usar a dependência financeira para aprisionar sua parceira. Sendo assim, é necessária não somente a emancipação econômica feminina, bem como a igualdade de oportunidades e salários entre homens e mulheres, uma vez que a diferenciação por gêneros no trabalho é uma concepção retrógada (RETRÓGRADA) instituída durante a Revolução Industrial.
Outrossim, é necessária a reflexão sobre os estigmas advindos do machismo estrutural que permeiam nossa sociedade. Ademais, a escritora Marina Castañeda afirma que como consequência de um aglomerado de tradições religiosas e sociais, surgiram ideologias de que a postura feminina ideal é baseada em ser obediente e apoiar o marido independentemente da situação. Tal fato inviabiliza e encobre uma série de agressões, sendo elas psicológicas ou físicas. Logo, é necessária a desconstrução de paradigmas que inferiorizem as mulheres relacionando-as apenas como um apoio masculino.
Destarte, são perceptíveis os fatores que inserem um ser na posição de abusador e outro indivíduo como vítima. Portanto, cabe ao Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, juntamente ao Ministério de Comunicações, a promoção de campanhas em escolas e na mídia em geral para conscientizar sobre os sinais de que mulheres estão em um relacionamento abusivo. Além disso, essas publicidades devem demonstrar também a necessidade da participação da mulher no mercado de trabalho e da desconstrução de preceitos machistas, para que, dessa forma, vítimas de relações tóxicas se sintam à vontade para denunciar. Somente assim a realidade da série “You” e da sociedade atual será contornada.
Pelo Enem:
C1 (domínio gramatical): 160 – erros super simples, facilmente contornáveis para que se atinja os 200 ponros.
C2 (compreensão da proposta e desenvolvimento): 160 -trouxe o repertório, ótimo. Mas focou demais apenas na questão feminina, sendo que o tema não especifica gênero. Um corretor poderia considerar maior tangência ao tema e atribuir menor nota.
C3 (construção e desenvolvimento da tese, estrutura): 200 – desenvolvimento excelente, texto muito bem articulado, cheio de conectivos e ´´costurinhas“. Muito bom.
C4 (mecanismos linguísticos): 200 -idem
C5 (proposta de intervenção): 200 -agentes especificados e perguntas respondidas, bem aprofundado e detalhado. Muito bom
nota final: 920 (com o maior potencial para chegar aos 1000 pontos!)
See lessO aumento das ISTs entre os jovens
tataiama
Uma das maiores preocupações da sociedade atual, (SEM VÍRGULA [SEPARANDO SUJEITO DE OBJETO]) está relacionada ao crescente aumento de casos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Dentre as massas mais afetadas, destacam-se os jovens, que, mesmo com vasto acesso a (A+A=À) informação, parecemLeia mais
Uma das maiores preocupações da sociedade atual, (SEM VÍRGULA [SEPARANDO SUJEITO DE OBJETO]) está relacionada ao crescente aumento de casos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Dentre as massas mais afetadas, destacam-se os jovens, que, mesmo com vasto acesso a (A+A=À) informação, parecem se importar cada vez menos com essas doenças que, uma vez que são detectadas, podem te acompanhar a vida toda, podendo tornar seu organismo mais vulnerável a outras doenças.
A causa de grande parte das contaminações ocorre devido a realização do ato sexual de forma desprotegida, o que pode acarretar também em outro problema enfrentado pela juventude, (PARA EXEMPLO USE DOIS PONTOS : ) a gravidez indesejada. Uma das soluções propostas para diminuição desses dois casos é a implementação da educação sexual em ambiente escolar, que busca não só frisar a importância de cuidados durante o sexo, como também pode acabar (CUIDADO COM MARCA DE ORALIDADE, OU SEJA, FORA DA NORMA PADRÃO: ´´PODE ACABAR“) privando o aluno de outros abusos. (OPA, CUIDADO: ´´OUTROS“ SIGNIFICA QUE VOCÊ ESTÁ ACRESCENTANDO ALGO, IMPLÍCITA QUE VOCÊ ESTEJA SE REFERINDO A SEXO OU GRAVIDEZ COMO ABUSO. DICA: ´´PRIVANDO DE ABUSOS SEXUAIS“, SEM ´´OUTROS“)
Na série Pose, da FX, (SEMPRE ENTRE ASPAS: ´´POSE“ DO CANAL FX) a protagonista Blanca é diagnosticada com HIV, e ao longo da série podemos (PREFIRA A IMPESSOALIDADE, EVITE VERBOS NA PRIMEIRA PESSOA DO PLURAL, COMO ´´PODEMOS“. PREFIRA ´´OBSERVA-SE“, POR EXEMPLO) ver o tratamento com que as pessoas dão a essas pessoas, buscando humilhar ao invés de informar, coisa que ocorre não só na ficção, já que tais doenças são tratadas com imenso preconceito e como um tabu, atitude essa que faz com que jovens transmitam a doença por falta de exames, coisa que a educação sexual poderia impedir, salvando vidas.
A conscientização é sempre o melhor caminho para tudo, isso poderia ter salvo diversas estrelas nacionais e internacionais, como o vocalista do Queen, Freddie Mercury ou, (´´OU“ SOZINHO: SEM VÍRGULA. COM VÍRGULA: ´´OU AINDA“, POR EXEMPLO)o vocalista da banda Legião Urbana, Renato Russo. É necessário que nos conscientizemos imediatamente, sem a necessidade NECESSIDADE DE ALGO: ´´NECESSIDADE DE QUE …“) que casos de infecção aumentem, sem que a epidemia de Sifilis (SÍFILIS, COM ACENTO) que ocorre na década (PREFIRA SEMPRE TRAZER REFERÊNCIA PARA ESSE TIPO DE INFORMAÇÃO, COMO ´´EPIDEMIA QUE OCORRE NA DÉCADA SEGUNDO TAL“) se alastre e acabe virando um problema de gerações futuras.
Sendo assim, (O ) Ministério da Educação deveria implementar aulas de Educação Sexual ao currículo escolar e conscientizar a geração para esse problema.
Pelo Enem:
C1 (domínio gramatical): 160 – Riquissímo vocabulário, impressionante. Atente-se à acentuação, pontuação e concordância. Há pouquinho a melhorar
C2 (compreensão da proposta e desenvolvimento): 200 – maravilha, trouxe repertório, não fugiu do tema (adorei a referência aos cantores Renato e Freddy <3 )
C3 (construção e desenvolvimento da tese, estrtura): 160 – desenvolvimento excelente, cuidado com parágrafos com apenas 1 ou 2 períodos, o ideal é 3 ou mais. Aposte mais em conectivos para ´´costurar“ e interligar melhor seu texto, ajudando na coerência. Há listasde conectivos na internet.
C4 (mecanismos linguísticos): 160 – como acima: invista em conectivos, catáforas, anáforas e sinônimos.
C5 (proposta de intervenção): 160 – atente-se às 5 perguntas: QUEM, COMO, ONDE, QUANDO e PORQUÊ. Aprofunde um pouco mais suas ideias, detalhe mais.
nota final: 800 (faltando pouquissímo para 1000!!! Parabéns pelo desempenho, continue assim e chegará rapidinho na nota máxima)
See lessCombate ao uso indiscriminado das tecnologias digitais de informações por crianças
tataiama
A guerra fria foi um marco importante para o que chamamos hoje de tecnologia. Eventualmente, foi utilizada como instrumento militar dos Estados Unidos, para proteger suas informações e desenvolver comunicação entre suas bases. (Atenção às informações do repertório: a guerra fria apresentou elevado cLeia mais
A guerra fria foi um marco importante para o que chamamos hoje de tecnologia. Eventualmente, foi utilizada como instrumento militar dos Estados Unidos, para proteger suas informações e desenvolver comunicação entre suas bases. (Atenção às informações do repertório: a guerra fria apresentou elevado crescimento na área tecnológica sim, mas não só em uma nação. URSS ´´batia de frente“ com os EUA nesse aspecto.)
Ocasionalmente, (há uma vírgula aqui) após os EUA iniciarem a comercialização das redes,o Brasil sofria impactos negativos do uso inapropriado da tecnologia nas mãos das crianças, haja vista trouxeram impactos comportamentais e emocionais. (deixe mais claro: época, contexto)
Em virtude da precariedade de segurança de informações expostas na internet para crianças pressupõe (pré supor : quem é o agente do verbo? Torne mais claro) comportamentos agressivos, emocionais e conteúdos impróprios. (talvez: ´´exponha“ as crianças a comportamentos…)
Em primeiro lugar, cabe pontuar que mesmo que haja o controle parental, (há vírgula aqui) é notório que tenha uma variabilidade no seu uso e a falta do comprometimento dos pais em evitar o contato com esses conteúdos. Além disso, a lei sancionada em 2014 (qual lei? Tem que deixar claro no texto) tem como fundamento a regulamentação do uso na internet no Brasil através (´´através“ significa literalmente ´´atravessando“. Evite-o e prefira algo como ´´por meio de“ para apresentar causa) da garantia da privacidade e proteção aos usuários. Todavia, observa-se a ineficiência no controle de crianças, no tocante ao acesso tecnológico.
Diante dos argumentos expostos, medidas devem ser tomadas visando o combate ao uso indiscriminado das tecnologias digitais de informações para crianças. Portanto, faz necessário uma complementação no ECA ( estatuto da criança e do adolescente) (Estatuto da Criança e do Adolescente, com iniciais maiúsculas) ,aumentando as ações de seu estatuto por meio de um projeto de lei a ser entregue à câmara dos deputados (Câmara dos Deputados, com iniciais maiúsculas). Nele deve constatar que, a segurança de dados é o melhor meio para acabar com o uso inadequado da tecnologia nas mãos das crianças e conscientizar a forma correta de trazerem(trazerem quem? Agente do verno não especificado) frutos eficientes para seu desenvolvimento. Por conseguinte, a colocarem nas instituições de ensino a importância do uso tecnológico como foi a guerra fria.
Pelo Enem:
C1 (domínio gramatical): 120 (algumas faltas de atenção e erros bobos, dá pra chegar aos 200 fácil)
C2 (compreensão da proposta e desenvolvimento): 160 (faltou aprofundamento, clareza. Tente definir melhor sua tese e deixá-la mais homogênea )
C3 (construção e desenvolvimento da tese, estrutura): 80 (faz uso de conectivos, excelente, mas falta coesão. Falta articulação. A dica é: torne a tese mais homogenea e o texto se tornará mais seguro. Ademais, atente-se ao repertório, cuidado com meias verdades)
C4 (mecanismos linguísticos): 160
C5 (proposta de intervenção): 120 (atente-se aos agentes e ás perguntas QUEM, COMO, ONDE, QUANDO E PORQUÊ. Não ficou claro, invista mais em aprofundamentos. Ainda, não pude compreender o sentido da ultima oração… ficou ´´sobrando“)
nota final: 640 (no caminho certo!!)
See lessO estigma associado às doenças mentais no Brasil – ENEM 2020
tataiama
Na série “Ratched”, um sociopata comete um crime e sofre julgamentos da sociedade que o segrega. De maneira análoga, no Brasil, os indivíduos com problemas mentais têm o obstáculo de enfrentar preconceitos, visto que as doenças psicológicas se apresentam como um estigma, de modo a gerar uma ignorantLeia mais
Na série “Ratched”, um sociopata comete um crime e sofre julgamentos da sociedade que o segrega. De maneira análoga, no Brasil, os indivíduos com problemas mentais têm o obstáculo de enfrentar preconceitos, visto que as doenças psicológicas se apresentam como um estigma, de modo a gerar uma ignorante repulsa. Desse modo, cabe analisar o contexto hodierno da problemática e os seus desafios, sendo eles a insuficiente disseminação de conteúdos educativos e a má utilização midiática.
Mormente, a falta de conhecimento é um fator a ser combatido. Em conformidade com isso, o filósofo John Locke afirma que o pensamento é oriundo da experiência. Nessa lógica, depreende-se que, se há uma ideia preconceituosa acerca das doenças da mente, é devido aos poucos contatos esclarecedores sobre elas. Dessa forma, nota-se a negligência estatal, pois o Estado, como promotor do bem-estar social, deveria disponibilizar aulas acerca dos problemas mentais, mas não o faz. Por conseguinte, não cumpre, de fato, a sua função, o que permite a manutenção do preconceito e a consequente segregação dos sujeitos que convivem, frequentemente, com a fragilização social, além da violência física e verbal.
Ademais, o mau uso da mídia é mais um entrave que impede a consolidação de uma sociedade melhor. Nesse sentido, o sociólogo Pierre Bourdieu tem a ideia de que um instrumento de democracia não deve ser convertido em mecanismo de opressão. Por esse prisma, é essencial compreender o papel midiático, uma vez que, por intermédio da sua capacidade de propagação cultural, o aparelho televisivo transmite a ideia de que um cidadão com problemas mentais é perigoso. Assim, a mídia demonstra-se nociva por, em séries como “Ratched”, fomentar o preconceito.
Em síntese, medidas devem ser tomadas para inviabilizar essa exclusão contra os indivíduos doentes. Para tanto, cabe ao Ministério da Educação, na posição de garantidor do acesso aos conteúdos educativos, promover a disseminação de informações sobre essas doenças, por meio de campanhas conscientizadoras e de palestras com psicólogos nas instituições de ensino, com o intuito de desconstruir o estigma social. Dessa maneira, espera-se que julgamentos realizados pelo corpo social contra as pessoas com esses problemas, como na série, sejam cada vez menos frequentes.
Pelo Enem:
C1 (domínio gramatical): 200 (excelente apresentação e encaixe de palavras)
C2 (compreensão da proposta e desenvolvimento): 200 (extremamente pertinente)
C3 (construção e desenvolvimento da tese, estrutura): 200 (impressionante. Texto ´´costuradinho“. Fez bonito)
C4 (mecanismos linguísticos): 200
C5 (proposta de intervenção): 200 (responde às perguntas e apresenta 2 agentes, ótimo.)
nota final: 1000! (li e reli, não achei escorrego algum. Parabéns!)
See lessPreconceitos enfrentados pelos homossexuais na doação de sangue
tataiama
A série da Netflix “Anne whint an E” retrata a vida de uma jovem órfã em meados de 1890. Em sua narrativa, o jovem “Cole” se sentia limitado em suas ações por ser gay. Situação essa, que não se encontra diferente no século XXI, onde homossexuais não podem doar sangue, assentuando (aCentuando) a desiLeia mais
A série da Netflix “Anne whint an E” retrata a vida de uma jovem órfã em meados de 1890. Em sua narrativa, o jovem “Cole” se sentia limitado em suas ações por ser gay. Situação essa, que não se encontra diferente no século XXI, onde homossexuais não podem doar sangue, assentuando (aCentuando) a desigualdade e alienação na sociedade.
Primeiramente, é importante enfatizar (sem vírgula aqui) que terras brasileiras desperdição (desperdiçaM) mais de 10 milhões de litros de plasma, segundo o Instituto brasileiro de geografia e estatística ( IBGE)(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, com iniciais maiúsculas).Vale salientar, que tais regeições (reJeições) são referentes a (à) pessoas que têm relações sexuais com outras do mesmo sexo. Assentuando (aCentuando) ainda mais o sentimento (de) indiferença para esses grupos.
Ainda assim, problemas como a pouca informação, promovida pela falta de pauta sobre esse tema corre a solta (expressão fora da norma padrão, gíria, dito popular) na sociedade. De fato, por trás de números e dados à (há) uma população mal informada, que apesar de se situarem historicamente na idade contemporânea, agem ainda como se nunca tivessem saído da (idade) média.
Contudo, medidas são necessárias para solucionar o impasse. Deve ser levada (levadO) um projeto de lei para a Câmara dos deputados, que assegurem (assegurE) que todos que não apresentam doenças e nem complicações possam realizar transfusões sanguíneas. E, o Ministério da saúde, junto com o Ministério da educação promovam palestras falando sobre o combate do preconceito para salvar vidas, pois, (pois não pode vir depois de ponto final, porque é uma continuação, uma explicação) consoante o filósofo imanuel Kant “o ser humano é aquilo que a educação faz dele”
Pelo Enem:
C1 (domínio gramatical): 80 (ótimo estoque de palavras, ótima forma de se expressar. Mas errinhos bobos que são considerados mortais, como erros de escrita propriamente dita… recomendo: ler mais; ler de tudo, gibis, revistas, jornais, livros, etc. É assim que o cérebro vai associando automaticamente as palavras)
C2 (compreensão da proposta e desenvolvimento): 160 (faltou um pouco de aprofundamento, mais detalhes, mais aprofundamento)
C3 (construção e desenvolvimento da tese, estrutura): 120 (ótimo uso de conectivos. Porém, faltou um desenvolvimento melhor das ideias)
C4 (mecanismos linguísticos): 200
C5 (proposta de intervenção): 160 (explore mais, detalhe mais. Responda a QUEM, COMO, ONDE, QUANDO e PORQUÊ)
nota final: 720 (ótimo texto. Está no caminho certo!!)
See lessDesafios para a entrada e permanência dos jovens no mercado de trabalho
tataiama
A dificuldade na entrada do jovem no mercado de trabalho (não existe vírgula aqui) consiste na visão equivocada das empresas (não existe vírgula aqui) de que tanto uma pessoa sem experiência, (com vírgula) quanto uma experiente geram os mesmos gastos, contudo o primeiro tem menos a agregar. Essas idLeia mais
A dificuldade na entrada do jovem no mercado de trabalho (não existe vírgula aqui) consiste na visão equivocada das empresas (não existe vírgula aqui) de que tanto uma pessoa sem experiência, (com vírgula) quanto uma experiente geram os mesmos gastos, contudo o primeiro tem menos a agregar. Essas ideias, porém, contrastam com a do filósofo Francis Bacon, que afirma: os jovens estão mais aptos a inventar, executar e tomar iniciativa; fatores essenciais para um desenvolvimento empresarial. (lindo repertório, ótimo encaixe)
Sobretudo, dados do IBGE, do mês de maio de 2020, início da quarentena na (no Brasil) Brasil, divulgam que a taxa de desemprego entre jovens passou de 12,2% – a média geral – para 27,1%, essa informação demonstra (não há vírgula aqui) que em meio uma crise, o jovem é o primeiro a ser dispensado. Com isso, gera nele frustações, depressões, além de desestruturar famílias, pois é comum que ao chegar aos 18 (18 o quê? expecifique) se arrume um emprego e inicie sua independência, sem contar com a possibilidade de um colapso no mercado de trabalho no futuro, pois se nunca conseguirem a primeira oportunidade nunca evoluirão na sua carreira.
Outrossim, há muitos benefícios em se trabalhar com pessoas mais novas, pois ela têm uma visão de mundo diferente dos mais velhos, sabem quais as melhores formas de atingir o público da sua idade, aumentando, assim, o alcance da companhia. Além disso, eles têm mais energia e é possível moldá-los ao seu próprio método de trabalho, sem os “vícios” carregados de outra empresa.
Logo, é dever do Ministério do Trabalho, associado ao Ministério da educação, melhorar a qualificação das crianças, através (através significa ´´atravessar“ literalmente. Evite-o, prefira expressões como ´´por meio de“) da adição de cursos como de pacote Office (olha a letra maiúscula) – Word, Excel, etc. – para terem um atrativo a mais para as empresas além de prepará-las para o mercado. Dessa forma, aumentarão suas chances de serem contratados, ter um bom desempenho em entrevistas, e consequentemente, ter a oportunidade de inventar, executar e tomar iniciativas.
Pelo Enem:
C1 (domínio gramatical): 160 – erros gramaticais bobos, que pelo texto, parace só falta de atenção. eu daria 200, mas a correção real do enem é rígida, e mais de 3 erros não dá 200 pontos.
C2 (compreensão da proposta e desenvolvimento): 200
C3 (construção e desenvolvimento da tese, estrtura): 160 – desenvolvimento excelente, mas maioria dos parágrafos com apenas dois períodos, o que não é bom… ideal três ou mais.
C4 (mecanismos linguísticos): 200
C5 (proposta de intervenção): 200
nota final: 920 (com o maior potencial para chegar aos 1000 pontos!)
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