Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
Equilíbrio social
Sounat
Boa tarde! Antes de tudo: aqui vai uma humilde correção de apenas uma aluna do terceiro ano do ens. médio. Primeiro ponto: O tema dessa redação é "Equilíbrio Social" mesmo? Acho que você deve ter se confundido, haja vista que essa redação está direcionada ao tema da redação do ENEM do ano passado (DLeia mais
Boa tarde! Antes de tudo: aqui vai uma humilde correção de apenas uma aluna do terceiro ano do ens. médio.
See lessPrimeiro ponto: O tema dessa redação é “Equilíbrio Social” mesmo? Acho que você deve ter se confundido, haja vista que essa redação está direcionada ao tema da redação do ENEM do ano passado (Democratização do Cinema).
Introdução: Ficou boa, no meu ponto de vista. Contextualização e tese bem demarcados. Show!
Primeiro Parágrafo: Coesão e coerência poderiam ter ficado melhores. No trecho “Logo, torna-se de extrema relevância a regulamentação da inclusão de todos os grupos sociais na temática da cultura.”, fica implícito de que maneira extamente a ausência de energia em bairros periféricos e a elevada carga horária de alguns trabalhadores demanda que essa população seja incluída no universo cultural. Ou seja, quando o corretor ler seu texto, ele vai te perguntar “Ok, mas porque a inclusão cultural de um cidadão, que não tem energia em casa e tem que trabalhar muito, é tão importante?”. E essa resposta tem que ser bem evidenciada na sua análise.
Terceiro parágrafo: Já ficou mais coerente e fácil de ser entendido do que o segundo. Argumentação embasada e contextualizada. Bacana!
Conclusão: Começou muito bem, na primeira medida veio citando o agente (Ministério da Cidadania), a finalidade (satisfazer todos os grupos), mas parou no meio (parceria público privada) e não detalhou como isso seria feito. Insenção fiscal? Lei? Ação Afirmativa? Portanto, se atente ao detalhamento da proposta. Na segunda medida, você poderia ter especificado qual autoridade pública estava falando, e a mesma carência de detalhamento. Então, muito foco nos detalhes e aplicabilidade da proposta!
Por fim, vamos ver as 5 competências que a banca corretora espera quando lê sua redação:
1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa.-> Sou incapaz de fazer correções gramaticais kk. Mas erros gritantes não tem, esses, se tivessem, eu iria perceber. Você usa boas palavras e bons sinônimos. Vígula, crase e essas coisas eu não saberia corrigir exatamente.
2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto-> Olha, se o tema for “Equilíbrio Social”, você tiraria zero ou quase zero, por fuga ao tema. Mas vou considerar que essa redação foi feita com o tema do ENEM passado, e, nesse viés, você compreendeu direitinho o tema e fez análises pertinentes e respeitou a estrutura dissertativo-argumentativa!
3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista-> Creio que essa competência poderia ter ficado melhor com uma relação mais consistente e organizada (o que eu falei do segundo parágrafo é um exemplo).
4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação-> Você demonstrou bom uso de conectivos e recursos coesivos, com poucas inadequações.
5. Respeito aos direitos humanos e proposta-> Idem análise da conclusão.