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O aumento do consumo de bebidas alcoólicas entre jovens no Brasil
Sounat
Boa tarde! Antes de tudo: aqui vai uma humilde correção de apenas uma aluna do terceiro ano do ens. médio. Vou tentar fazer a minha análise a partir das 5 competências que a banca corretora de uma redação do ENEM espera quando lê sua redação: 1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa.-> NLeia mais
Boa tarde! Antes de tudo: aqui vai uma humilde correção de apenas uma aluna do terceiro ano do ens. médio.
See lessVou tentar fazer a minha análise a partir das 5 competências que a banca corretora de uma redação do ENEM espera quando lê sua redação:
1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa.-> Notei ausência de algumas virgulas e a presença de erros gramaticais oriundos de falta de atenção (talvez na hora de digitar mesmo). Aconselho pesquisar mais sobre conectivos, boas palavras e bons sinônimos, isso ajuda na estrutura do seu texto.
2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto-> Apesar de respeitar o tema, você compreendeu parcialmente a estrutura dissertativo-argumentativa: suas análises foram pouco pertinentes, pois seus parágrafos foram muito expositivos. Ou seja, você apresentou muitos fatos e colocou pouco seu ponto de vista. Por exemplo, a sua introdução começou bem mas você apenas contextualizou, e não colocou de maneira incisiva sua tese (que é o ponto de vista a ser defendido durante todo o texto). Procure argumentar mais e fazer um texto menos expositivo, ok? E lembre-se que isso é muito importante: quando colocar dados e informações, coloque sua análise em seguida, para não ficar um texto cheio de informações e com poucos argumentos.
3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista-> Acabei falando muito na compentência 4, mas digo o mesmo aqui: você colocou as informações e interpretou elas de maneira muito pobre. O corretor quer saber sua opinião, sempre!
4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação-> Articula as partes do texto de forma mediana. Procure diversificar mais seu repertório de recursos coesivos.
5. Respeito aos direitos humanos e proposta-> Você entendeu de maneira correta a solução do problema, mas a proposta de intervenção ainda precisa de mais detalhes. Se atente a pontos como: Quem faz essa medida? É algum Ministério?/”Como isso será implementado na sociedade?”/”Qual o objetivo dessa proposta?”
Por fim, a medida dita na sua conclusão de “(…)os pais tem que conscientizar os filhos sovre o álcool e até mesmo proibir,” não é vista com bons olhos por um corretor, pois isso depende de uma relação pessoal e familiar. Você poderia trocar essa proposta por algo do tipo “Cabe o Ministério da Educação propor palestras nas escolas, juntando pais e filhos, com o fito de alertar as famílias sobre os malefícios do álcool na adolescência”.
É isso! Você está no caminho certo! Uma dica de ouro que me ajuda muito: leia redações que tiraram nota mil nos ENEM’s passados, pois ajuda muito.
Abraços!!
Equilíbrio social
Sounat
Boa tarde! Antes de tudo: aqui vai uma humilde correção de apenas uma aluna do terceiro ano do ens. médio. Primeiro ponto: O tema dessa redação é "Equilíbrio Social" mesmo? Acho que você deve ter se confundido, haja vista que essa redação está direcionada ao tema da redação do ENEM do ano passado (DLeia mais
Boa tarde! Antes de tudo: aqui vai uma humilde correção de apenas uma aluna do terceiro ano do ens. médio.
See lessPrimeiro ponto: O tema dessa redação é “Equilíbrio Social” mesmo? Acho que você deve ter se confundido, haja vista que essa redação está direcionada ao tema da redação do ENEM do ano passado (Democratização do Cinema).
Introdução: Ficou boa, no meu ponto de vista. Contextualização e tese bem demarcados. Show!
Primeiro Parágrafo: Coesão e coerência poderiam ter ficado melhores. No trecho “Logo, torna-se de extrema relevância a regulamentação da inclusão de todos os grupos sociais na temática da cultura.”, fica implícito de que maneira extamente a ausência de energia em bairros periféricos e a elevada carga horária de alguns trabalhadores demanda que essa população seja incluída no universo cultural. Ou seja, quando o corretor ler seu texto, ele vai te perguntar “Ok, mas porque a inclusão cultural de um cidadão, que não tem energia em casa e tem que trabalhar muito, é tão importante?”. E essa resposta tem que ser bem evidenciada na sua análise.
Terceiro parágrafo: Já ficou mais coerente e fácil de ser entendido do que o segundo. Argumentação embasada e contextualizada. Bacana!
Conclusão: Começou muito bem, na primeira medida veio citando o agente (Ministério da Cidadania), a finalidade (satisfazer todos os grupos), mas parou no meio (parceria público privada) e não detalhou como isso seria feito. Insenção fiscal? Lei? Ação Afirmativa? Portanto, se atente ao detalhamento da proposta. Na segunda medida, você poderia ter especificado qual autoridade pública estava falando, e a mesma carência de detalhamento. Então, muito foco nos detalhes e aplicabilidade da proposta!
Por fim, vamos ver as 5 competências que a banca corretora espera quando lê sua redação:
1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa.-> Sou incapaz de fazer correções gramaticais kk. Mas erros gritantes não tem, esses, se tivessem, eu iria perceber. Você usa boas palavras e bons sinônimos. Vígula, crase e essas coisas eu não saberia corrigir exatamente.
2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto-> Olha, se o tema for “Equilíbrio Social”, você tiraria zero ou quase zero, por fuga ao tema. Mas vou considerar que essa redação foi feita com o tema do ENEM passado, e, nesse viés, você compreendeu direitinho o tema e fez análises pertinentes e respeitou a estrutura dissertativo-argumentativa!
3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista-> Creio que essa competência poderia ter ficado melhor com uma relação mais consistente e organizada (o que eu falei do segundo parágrafo é um exemplo).
4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação-> Você demonstrou bom uso de conectivos e recursos coesivos, com poucas inadequações.
5. Respeito aos direitos humanos e proposta-> Idem análise da conclusão.