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Desigualdade social e suas consequências
Sophia Costa
Promulgada pela Organização das Nações Unidas em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos diz, todos são iguais perante a lei, sem distinção de sexo, cor ou raça. Fator que não se propala ao se ter em pauta a desigualdade social no Brasil atrelada a(crase) desigualdade econômica e suas consLeia mais
Promulgada pela Organização das Nações Unidas em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos diz, todos são iguais perante a lei, sem distinção de sexo, cor ou raça. Fator que não se propala ao se ter em pauta a desigualdade social no Brasil atrelada a(crase) desigualdade econômica e suas consequências decorrentes da falta de acesso à educação de qualidade e a elitização da renda do país.
Segundo o filósofo Immanuel Kant, ¨o homem é aquilo que a educação faz dele¨(frase um pouco cliche). Nota-se que a educação se consolidou(colocação pronominal “consolidou-se”) como um dos pilares da estrutura social e, por consequente,(adjunto adverbial deslocado necessita de virgula “por consequência”) sua equidade, tornando-se no Brasil um elemento de sustentação da desigualdade social. O sistema educacional brasileiro configura as relações sociais e de produção que dividem a sociedade em grupos econômicos distintos e estabelece uma relação desigual entre classes sociais antagônicas, onde( esse adverbio refere-se a lugar, tenta trocar por “em que” ou “na qual”) os interesses da classe dominante delimitam o acesso a educação qualificada cada vez mais escasso das demais classes.
Ademais, embora o Brasil esteja entre os dez países com o Produto Interno Bruto mais alto, é o oitavo país com maior índice de desigualdade econômica provedora da desigualdade social do mundo. A elitização da renda do país se faz (faz-se) irrefutável, tendo a 2° pior concentração de renda do mundo. Conforme o Relatório de Desenvolvimento da ONU: o 1% mais rico da população concentra 28,3% da renda total do país, ficando palpável o abismo entre as classes, com o capital na mão de poucos e a miséria na de muitos.
Destarte, percebe-se que a desigualdade social no Brasil ainda é um impasse que incontestavelmente necessita ser solucionado. Portanto, cabe ao Ministério da Educação juntamente com o Ministério da Economia engajarem no aprimoramento de projetos de leis e programas públicos que visem a acessibilidade análoga a (crase) educação de qualidade e ainda a reformulação da distribuição de renda, visando uma maior equidade entre classes. Executando tais ideias com auxílio governamental, para que maior parte da população possa ter acesso aos seus direitos.
Competência I: 160 pontos-Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de
escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
marquei alguns errinhos q achei alo em cima entre parenteses, tenta cuidar eles
Competência II: 160 pontos- Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio
do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
senti falta de maior repertório socio-cultural
Competência III: 200 pontos – Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma
consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
ótimos argumentos, bem fundamentados
Competência IV: 160 pontos – Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
See lesstenta usar mais elementos coesivos dentro dos parágrafos também
Competência V: 200 pontos- Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e
articulada à discussão desenvolvida no texto.
nota final: 880
espero ter ajudado! :)
Dados e informações
Sophia Costa
O advento da globalização trouxe em massa, (adverbio deslocado necessita de vírgula) a comunicação digital, visando em selecionar uns e excluir outros. A produção de informações enganosas se tornou algo relevante no intuito de desinformar o indivíduo. (Tenta desenvolver mais a introdução.) Ademais,Leia mais
O advento da globalização trouxe em massa, (adverbio deslocado necessita de vírgula) a comunicação digital, visando em selecionar uns e excluir outros. A produção de informações enganosas se tornou algo relevante no intuito de desinformar o indivíduo. (Tenta desenvolver mais a introdução.)
Ademais, até que ponto o indivíduo sabe se a informação é verídica. Não(Letra maiuscula) é uma situação a ser compreendida, hoje, (vírgula) a produção de informações circula (erro de concordancia verbal aqui quem circula é a produção, logo, está no singular) muito rápido e abrange (não faz muito sentido) sua grande maioria, através de telejornais, redes sociais e grupos pessoais. (esse periodo não faz muito sentido) Muitas dessas informações não são consideradas verídicas (concordancia nominal), as chamadas fake news,(“elas têm o propósito..” esse “no” nao deixa o periodo coerente) no propósito de desinformar a população. Nesse sentido, conscientização e o comportamento social em fiscalizar e denunciar as disseminações enganosas.(Num geral ,esse paragrafo não está muito coeso, )
A participação da sociedade nas denuncias de informações enganosas (não se separa sujeito de predicado) é fundamental, com o apoio popular e social(essa oração é redundante eu tiraria), para reprimir e denunciar as informações com o seu objetivo de(retirar) machismo(machista), homofóbico e misógino.
Portanto, fica claro com as ideias mencionadas, (faltou algo pra ligar as duas orações como um “que”) é fundamental a importância da sociedade no combate e a fiscalização de denuncias e a sua força tarefa. É necessário que os órgãos das redes sociais de sua competência excluir esses perfis falsos no intuito de disseminar mensagens de ódio.
Oiii, então corrigi alguns erros semânticos que eu encontrei entre parenteses ali em cima. Num geral, senti falta de um maior desenvolvimento dos argumentos. Tenta usar mais elementos coesivos no teu texto também. Fora isso, na hora de escrever a conclusão tenta responder essas perguntas aqui: Quem? O que? Para quem? Através do que? Com o objetivo de?
See lessEspero ter ajudado :)