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O papel do Estado na garantia de qualidade da educação
Sivaldo_Davi_Pereira
Olá, srta. "Gigiviana" (essa é a primeira correção neste site). A priori, direi que suponho que teu texto deva ser avaliado à moda do ENEM (a forma como escreveste me leva a isso); e assim farei. Assim, agora, hei de: - Apenas a nota geral e por competências; - Analisar a frase temática; - Dividir oLeia mais
Olá, srta. “Gigiviana” (essa é a primeira correção neste site). A priori, direi que suponho que teu texto deva ser avaliado à moda do ENEM (a forma como escreveste me leva a isso); e assim farei.
Assim, agora, hei de:
– Apenas a nota geral e por competências;
– Analisar a frase temática;
– Dividir o texto em períodos e comentá-lo;
– Analisar as competências;
– Dar dicas e sugestões para aumentar a pontuação.
NOTA
– Geral: 920
– C1: 160
– C2: 200
– C3: 160 (podia ser 120)
– C4: 200 (podia ser 160)
– C5: 200
1 – ANÁLISE DA FRASE TEMÁTICA
“O papel do Estado na garantia de qualidade da educação”
Nessa frase temática, podemos entender que o Estado tem o papel de garantir uma educação de qualidade, porém não o faz (essa seria a problematização em relação ao tema: a falta do que diz o tema). Assim, espero que desenvolvas a redação com isso em mente.
2 – ANÁLISE DO TEXTO
[INTRODUÇÃO]
1. “Na música “País do Sonho”, a cantora Elza Soares declara seu desejo por vislumbrar um Brasil livre de mazelas sociais.”
Nesse início de texto, percebe-se a introdução de um repertório sociocultural (mas sem apresentação tão clara do tema).
2. “Tal país, em sua concepção, deveria ser capaz de promover a educação para todos.”
Aqui já vemos o repertório ser usado pertinentemente, uma vez que “país” remete a “Estado” e “promover a educação” remete ao papel deste Estado. Assim, temos um repertório pertinente e esperamos, agora, que seja produtivo. Todavia, o tema já foi tratado.
3. “Contudo, ao analisar o cenário brasileiro hodierno, percebe-se um distanciamento desse ideal, haja vista os desafios do Estado na garantia de qualidade na educação.”
Aqui o repertório torna-se produtivo e se começa a problematização. Além disso, cita-se novamente os elementos do tema apontando uma ideia de oposição (onde existem desafios).
4. “Diante desse cenário, configuram-se como causas a negligência estatal e a desigualdade social.”
Neste último período, temos uma tese mais clara (a de que essas causas são desafios para a efetivação de uma educação de qualidade) e a citação dos argumentos (que, sendo citados explicitamente, ajuda a identificar um projeto de texto).
[DESENVOLVIMENTO 1]
1. “Sob esse prisma, o descaso estatal com as estruturas de instituições de ensino público prejudica a qualidade do ensino dos professores.”
No início do desenvolvimento, vê-se o uso de um conectivo interparagrafal (“sob esse prisma”) – se houver outro, o texto estará bem adequado à Competência 4 –; a retomada do primeiro argumento, porém melhor desenvolvido (dando mais clareza ao que seria essa negigência do Estado).
2. “Acerca disso, a Constituição Federal de 1988 assegura uma série de direitos fundamentais, como o direito a um ensino de qualidade.”
Aqui se cita outro repertório, agora do campo jurídico, asseverando que a educação é um direito.
3. “Isso, todavia, não é observado na prática, dado que, em razão da falta de políticas públicas que obrigam a manutenção anual de escolas públicas, existe um desinteresse por parte dos docentes de continuar lecionando em um ambiente precário.”
Retoma-se o repertório jurídico (“isso”), cria-se um contraste de teoria-realidade (“todavia”) e se pontua o não cumprimento dessa norma. Em seguida, explica-se o porquê disso (“falta de políticas públicas”). O período finaliza apontando que, devido a essa má infraestrutura decorrente da falta de políticas públicas, leva ao desinteresse dos docentes.
4. “Prova disso é a escassez de colégios federais que possuem bibliotecas, laboratórios de ciências e até mesmo água potável, o que, consequentemente, atrapalha como o professor vai ministrar sua aula.”
Aqui se tenta provar o problema citado antes, apontando para como essa falta de infraestrutura é verificada nas escolas, junto a uma reiteração de que isso afeta o trabalho dos professores.
5. “Com isso, enquanto houver um descaso com o ensino público por parte do Estado, será impossível reverter o óbice.”
Finaliza-se citando o Estado (o que é favorável diante do tema) e indicando que ele deve agir para mudar essa situação.
[DESENVOLVIMENTO 2]
1. “Outrossim, denuncia-se a extrema desigualdade de oportunidades que os alunos da rede pública possuem em relação aos da rede particular.”
Começa-se o D2 com outro conectivo interparagrafal (muito bom, uma vez que garante dois na redação e, portanto, uma possível nota máxima na C4). Depois é retomado o segundo argumento (com mais especificação deste que na introdução).
2. “Consoante Ariano Suassuna, filósofo brasileiro, existem duas vertentes capazes de dividir o Brasil: a dos desfavorecidos e a dos privilegiados.”
Cita-se um repertório filosófico (classifico-o assim consoante à sua escolha de chamá-lo filósofo).
3. “Sob essa óptica, enquanto uma parcela da população possui a oportunidade de apenas estudar durante a infância e a adolescência, os desfavorecidos, em razão de suas ínfimas condições, necessitam trabalhar desde cedo para ajudar a família e estudar ao mesmo tempo e, muitas vezes, acabam desistindo da educação escolar para priorizar os familiares.”
Nesse período (que é bem longo, inclusive; mas nada que seja realmente ruim, vejo), introduz-se com um conectivo que retoma o anterior e, assim, visa tornar o repertório produtivo e desenvolver o argumento; a forma como isso é feito é interessante: divide-se em dois grupos (igual faz o Suassuna), mas com um prisma bem relacionado ao tema. A conclusão desse argumento é a de que esse grupo acaba desistindo da educação.
4. “Assim, são urgentes meios capazes de mudar a realidade.”
Por fim, faz-se uma declaração de que é importante alterar esse quadro.
[CONCLUSÃO]
1. “Em suma, medidas são necessárias para acabar com a omissão do governo e a desigualdade de oportunidades.”
Faz-se uso de um terceiro conectivo interparagrafal, o qual é usado para concluir. Depois se referencia a necessidade de medidas e retoma os argumentos. Espera-se que, frente ao tema, se retome o Estado (porque o tema é relacionado a ele).
2. “Deste modo, o Governo Federal, enquanto garantidor de direitos fundamentais, deve, através de um projeto de lei, demandar fiscais anualmente para analisar as unidades escolares que precisam de reformas e acompanhar os alunos que precisam de auxílios para continuar nas escolas com o intuito de zelar pela igualdade de possuir um ensino de qualidade.”
Inicia-se com o conectivo “Deste modo” e, depois, aponta-se o agente (“Governo Federal”; mesmo que Estado, assim condizente ao tema), o detalhamento (“enquanto garantidor de direitos fundamentais”), a ação (marcada pelo “deve”, que, depois do aposto explicativo, é colocada como: “demandar fiscais anualmente para analisar as unidades escolares que precisam de reformas e acompanhar os alunos que precisam de auxílios para continuar nas escolas), o meio (marcado pelo “através”, que seria: “um projeto de lei”), a finalidade (marcada pelo “com o intuito de”, que é: “zelar pela igualdade de possuir um ensino de qualidade”).
3 – AVALIAÇÃO COMPETENCIAL
Competência 1 -> 160
– Proposta: “Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa”
– Exigências:
Nível 4 – Estrutura sintática boa E poucos desvios
Nível 5 – Estrutura sintática excelente (no máximo, uma falha) E, no máximo, dois desvios
Bom, seu texto infelizmente não tem complexidade sintática; assim, não pode ser avaliado com 200 pontos. Assim, resta avaliar com 160 pontos.
Os desvios que achei são:
– Trecho: “Prova disso é a escassez de colégios federais que possuem bibliotecas, laboratórios de ciências e até mesmo água potável, o que, consequentemente, atrapalha como o professor vai ministrar sua aula.”
– Justificativa: A expressão “atrapalha como o professor vai ministrar sua aula” soa informal e poderia ser substituída por uma formulação mais adequada ao registro formal, como “dificulta a atuação do professor em sala de aula” ou “prejudica o desempenho do professor”.
Outro desvio é a falta de fechamento de aspas em “País do Sonho”. Contudo, mesmo sem isto, continuaria em 160.
Veja, só há um (e possível ainda, isso depende um pouco do corretor, porque a expressão não é indubitavelmente coloquial). Mas, mesmo assim, sem complexidade sintática a avaliação de 160 permanece. No final da minha análise, na seção de “dicas”, porei como poderias tê-la colocado.
Competência 2 -> 200
– Proposta: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa
– Exigências (nível 5, somente — pus do 4 e 5 na anterior para justificar minha escolha): “Abordagem completa do tema E 3 partes do texto (nenhuma delas embrionária) E Repertório legitimado E pertinente ao tema, COM uso produtivo”
Ao meu ver, aqui é um 200. Seu texto tem mais de 5 repertórios completos (mas só um já seria o suficiente), aborda completamente o tema e é, claramente, dissertativo-argumentativo e sem partes embrionárias.
Competência 3:
– Proposta: “Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista”
– Exigências:
Nível 3 – Projeto de texto com algumas falhas E Desenvolvimento de algumas informações, fatos e opiniões
Nível 4 – Projeto de texto com poucas falhas E Desenvolvimento da maior parte das informações, fatos e opiniões
Nível 5 – “Projeto de texto estratégico E Desenvolvimento das informações, fatos e opiniões em todo o texto” (Aqui se admitem deslizes pontuais, sejam de projeto e/ou de desenvolvimento)
Sinceramente, não senti que há um projeto de texto estratégico aqui. Notei algumas falhas, sim. A introdução até cita os argumentos, e eles são desenvolvidos ao longo do texto, mas falta um “algo a mais”. É um projeto de texto, inegavelmente, mas não um projeto muito estratégico.
Quanto às informações, elas até que são desenvolvidas, mas perceba que no Desenvolvimento 1 (D1), a conexão entre a falta de infraestrutura e o desinteresse dos professores é explorada de forma meio superficial. Você diz que “interfere no interesse” e “atrapalha a ministração da aula”, mas não relaciona essas ideias direito! Eu consigo entender a sua lógica, claro, mas essa relação não está escrita com clareza no texto.
A boa notícia é que avaliei que o Desenvolvimento 2 (D2) está melhor argumentado!
Por conta dessa questão argumentativa e desse projeto de texto não tão estratégico (com falhas, entende?), acho que o nível 4 (160 pontos) é o mais justo. Se o D1 fosse mais forte, aí sim poderíamos pensar em um nível 5, mas não é o caso.
Competência 4 -> 200
– Proposta: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
– Exigências (nível 5): “Presença expressiva de elementos coesivos inter e intraparágrafos E raras ou ausentes repetições E sem inadequação”
Há, claramente, o atendimento aos elementos coesivos inter (“sob esse prisma”, “Outrossim”, “Em suma”) e intraparágrafos (são vários, então não citarei). Não vi inadequação. E nas repetições, vou as listar:
* Contudo: Usado uma vez.
* Haja vista: Usado uma vez.
* Diante desse cenário: Usado uma vez.
* Sob esse prisma: Usado uma vez.
* Acerca disso: Usado uma vez.
* Todavia: Usado uma vez.
* Dado que: Usado uma vez.
* Em razão da: Usado uma vez.
* Prova disso: Usado uma vez.
* O que: Usado uma vez.
* Consequentemente: Usado uma vez.
* Com isso: Usado uma vez.
* Enquanto: Usado duas vezes (uma iniciando uma oração temporal e outra iniciando uma oração comparativa).
* Ser… capaz de: Usado uma vez.
* Outrossim: Usado uma vez.
* Consoante: Usado uma vez.
* Sob essa óptica: Usado uma vez.
* Assim: Usado uma vez.
* Em suma: Usado uma vez.
* Deste modo: Usado uma vez.
* Com o intuito de: Usado uma vez.
* Que: Usado diversas vezes como pronome relativo e conjunção integrante. É difícil quantificar com exatidão sem analisar cada ocorrência individualmente, mas o uso é frequente.
* E: Usado diversas vezes como conjunção coordenativa aditiva. A repetição é frequente, embora seja um conectivo básico e essencial.
* De + Substantivo: O uso da preposição “de” ligada a um substantivo para formar complementos nominais e adjuntos adnominais é muito frequente ao longo do texto. Exemplos: “de mazelas sociais”, “do sonho”, “de qualidade”, “de políticas públicas”, “de colégios federais”, “de oportunidades”, “de lei”, “de reformas”, “de auxílios”, “de possuir”. Essa é a repetição mais marcante no texto.
Repetições Significativas:
– Enquanto: Usado duas vezes, mas com funções diferentes, então não é uma repetição problemática.
– A preposição “de”: A preposição “de” é essencial para a estrutura da língua portuguesa e seu uso frequente é inevitável. No entanto, em alguns casos, a repetição excessiva de “de + substantivo” pode tornar o texto um pouco monótono.
Não julgo que as repetições sejam ruins, mas, ainda assim, acho que poderia ter havido mais diversidade. Nas dicas irei desenvolver melhor isso.
Competência 5 -> 200
– Proposta: “Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos”
– Exigência (nível 5): “5 elementos válidos”
Há todos os 5 elementos, e, para mim, está adequado aos problema apresentados no texto:
– Agente: Governo Federal
– Ação: demandar fiscais anualmente para analisar as unidades escolares que precisam de reformas e acompanhar os alunos que precisam de auxílios para continuar nas escolas.
– Meio: através de um projeto de lei
– Finalidade: com o intuito de zelar pela igualdade de possuir um ensino de qualidade.
– Detalhamento (do agente): enquanto garantidor de direitos fundamentais
4 – DICAS
Gostaria de, considerando as menores notas,
– Explicar o que seria a complexidade sintática;
– Como garantir um projeto de texto estratégico.
4.1. COMPLEXIDADE SINTÁTICA
A complexidade sintática se refere ao grau de elaboração e variedade das estruturas gramaticais utilizadas em um texto. Um texto com alta complexidade sintática apresenta períodos bem construídos, com orações coordenadas, subordinadas e intercaladas, além de inversões sintáticas e outros recursos que demonstram domínio da língua e contribuem para a fluidez e a riqueza da expressão.
Elementos que contribuem para a Complexidade Sintática:
– Orações Subordinadas: utilização de orações subordinadas substantivas, adjetivas e adverbiais para enriquecer a informação e estabelecer relações lógicas entre as ideias.
– Orações Coordenadas: emprego de orações coordenadas sindéticas (ligadas por conjunções) e assindéticas (sem conjunção) para adicionar informações e construir o raciocínio.
– Orações intercaladas: inserção de orações ou expressões intercaladas no meio de um período para adicionar informações, comentários ou explicações.
– Inversões sintáticas: ateração da ordem direta dos termos na oração (sujeito-verbo-complemento) para enfatizar determinados elementos ou criar efeitos de estilo.
– Vocabulário variado: uso de sinônimos, pronomes relativos e outros recursos para evitar repetições e tornar a leitura mais agradável.
– Pontuação adequada: utilização correta da vírgula, do ponto e vírgula, dos dois pontos e de outros sinais de pontuação para organizar as ideias e garantir a clareza do texto.
– Períodos longos e bem estruturados: Construção de períodos longos e complexos, mas que mantenham a clareza e a fluidez da leitura.
No seu texto usar um travessão poderia já ajudar bastante e praticamente garantir isso.
– Veja: “O Governo Federal, enquanto garantidor de direitos fundamentais, deve – por meio da apresentação de um projeto de lei cuidadosamente elaborado – demandar anualmente a atuação de fiscais…”
4.2. PROJETO DE TEXTO ESTRATÉGICO
Um projeto de texto estratégico é um planejamento detalhado da redação que demonstra uma clara intenção de persuadir o leitor, utilizando os recursos argumentativos de forma organizada, consistente e com um objetivo bem definido em cada parte do texto. Vai além da simples organização de ideias, buscando um impacto máximo na defesa da tese.
Aqui, indico que:
– Retome o repertório da introdução na conclusão durante a frase de fechamento;
– Deixe a tese pouco mais clara (“Diante desse cenário, configuram-se, como causas, a negligência estatal e a desigualdade social.” -> “Diante desse cenário, a negligência estatal e a desigualdade social são as principais causas desse problema”);
Se possível, antecipe algum dos repertórios dos desenvolvimentos ainda na introdução (o façamo com o do Ariano, mas para isso vou alterar um pouco mais*)
*ORIGINAL: “Contudo, ao analisar o cenário brasileiro hodierno, percebe-se um distanciamento desse ideal, haja vista os desafios do Estado na garantia de qualidade na educação. Diante desse cenário, configuram-se, como causas, a negligência estatal e a desigualdade social.”
See lessMEU: “Contudo, ao analisar o cenário brasileiro hodierno, percebe-se um distanciamento dessa visão, haja vista que a negligência estatal e a desigualdade social representam obstáculos à garantia de uma educação de qualidade. Diante disso, é preciso agir para que o Estado promova a equiparação de oportunidades e destitua o país dessa divisão entre privilegiados e desfavorecidos.”