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CAMINHOS PARA COMBATER O ASSÉDIO SEXUAL NO BRASIL
MalluChiari
Boa tarde! Introdução: Segundo a Constituição Federal de 1988, todos os cidadãos tem [1]direitos básicos como segurança e bem-estar social. Entretanto, lamentavelmente, o que é garantido por lei, na prática é deturpada, visto que, os caminhos para combater o assédio sexual no Brasil estão cada vez mLeia mais
Boa tarde!
Introdução:
Segundo a Constituição Federal de 1988, todos os cidadãos tem [1]direitos básicos como segurança e bem-estar social. Entretanto, lamentavelmente, o que é garantido por lei, na prática é deturpada, visto que, os caminhos para combater o assédio sexual no Brasil estão cada vez mais escassos. Sobre esse enfoque, destacam-se a falta de amparo do Estado e a ausência de denúncias realizadas pelas vítimas. Assim, medidas são necessárias para reverter esse quadro que limita os direitos constitucionais apenas ao papel.
[1] “todos os cidadãos” é plural, logo, “têm”.
Desenvolvimento 1 e 2: reparei que o primeiro desenvolvimento teve periodos bem longos e o segundo foi bem mais curto, cuidado pois pode perder pontos pela estrutura. O ” por exemplo” no final do segundo paragrafo deve receber virgula.
Conclusão:
Portanto, cabe ao Poder Legislativo[1], que é o órgão responsável pela criação de leis que regem o país[2], criar novas leis para punição adequada de quem cometer esse crime[3]. Isso, deve ser feito por meio de parcerias com secretarias municipais que agiriam como órgãos fiscalizadores para efetivação da lei[4], a fim de prestar assistência adequada as vítimas[5]. Além disso, as mídias também tem um papel fundamental. Essas deveram[6] promover campanhas por meio de canais televisivos e redes sociais, os quais incentivem as mulheres a denunciar. Dessa maneira, o combate ao assédio sexual será realizado e a garantia constitucional será realmente efetivada, fazendo com que as leis deixem de existir apenas no papel.
[1] AGENTE
[2] DETALHAMENTO
[3] AÇÃO
[4] MODO/MEIO
[5] FINALIDADE
[6] o correto, nesse caso, é “deverão” pois estão no futuro
C1: 120
See lessC2: 200
C3: 180
C4: 180
C5: 200
TOTAL: 880
Espero ter ajudado :)
Implicações da falta de saneamento básico na saúde pública brasileira (modelo ENEM)
MalluChiari
Boa tarde! Primeiramente, parabéns, você escreve muito bem. Tão bem que nem identifiquem erros. Mas como foi apontado acima, creio que faltou um conectivo na conclusão na parte "O Governo Federal, deve revisar o Plano Nacional de Saneamento Básico", talvez perdesse pontos por isso. Também não sou boLeia mais
Boa tarde!
See lessPrimeiramente, parabéns, você escreve muito bem. Tão bem que nem identifiquem erros.
Mas como foi apontado acima, creio que faltou um conectivo na conclusão na parte “O Governo Federal, deve revisar o Plano Nacional de Saneamento Básico”, talvez perdesse pontos por isso. Também não sou boa em identificar detalhemento mas acho que no seu texto, a frase “com projeções mais realistas que considerem o contexto atual” se encaixaria como um.
C1: 200
C2; 200
C3: 200
C4: 200
C5: 200
Total: 1000
Espero ter ajudado :)
Investimento e Saúde do Brasil ( Corporações e Pessoas Padecem)
Marcos Emboaba
Competência 1: Uso correto do Português. 160 Competência 2: Compreender e Desenvolver o Tema no estilo Dissertativo-Argumentativo. 180 Competência 3: Defender seu Ponto de Vista com argumentos. 180 Competência 4: Demonstrar capacidade de argumentação. 180 Competência 5: Elaborar a Proposta de IntervLeia mais
Competência 1: Uso correto do Português.
See less160
Competência 2: Compreender e Desenvolver o Tema no estilo Dissertativo-Argumentativo.
180
Competência 3: Defender seu Ponto de Vista com argumentos.
180
Competência 4: Demonstrar capacidade de argumentação.
180
Competência 5: Elaborar a Proposta de Intervenção.
180
Nota: 880
Preconceito Racial
Marcos Emboaba
Competência 1: 140 Competência 2: 100, você não trouxe áreas do conhecimento para enriquecerem seu argumento. competência 3: 100, Você não trouxe dados para darem suporte ao seu argumento. Competência 4: 120 Apesar de estar bem estruturado o texto, carece de conectivos, como , Assim, portanto, mas,Leia mais
Competência 1: 140
See lessCompetência 2: 100, você não trouxe áreas do conhecimento para enriquecerem seu argumento.
competência 3: 100, Você não trouxe dados para darem suporte ao seu argumento.
Competência 4: 120 Apesar de estar bem estruturado o texto, carece de conectivos, como , Assim, portanto, mas, não obstante, outrossim, destarte, embora, todavia, consequentemente, consoante ao fato, e assim por diante.
Competência 5: 120, você contemplou duas das três características de uma boa conclusão.
Nota 580
A importância da preservação dos oceanos para a manutenção da vida na Terra
MalluChiari
Olá, boa noite! Primeiramente, parabéns pela redação. Você escreve muito bem! Não encontrei erros além dos que já foram apontados acima. Para complementar, sugiro que pesquise tabela dos Ministerios, pode te ajudar bastante na conclusão. C1: 200 C2: 160 C3: 200 C4: 200 C5: 200 Nota:960 Espero ter ajLeia mais
Olá, boa noite!
Primeiramente, parabéns pela redação. Você escreve muito bem!
Não encontrei erros além dos que já foram apontados acima. Para complementar, sugiro que pesquise tabela dos Ministerios, pode te ajudar bastante na conclusão.
C1: 200
See lessC2: 160
C3: 200
C4: 200
C5: 200
Nota:960
Espero ter ajudado :)
Desenvolvimento Sustentável
MalluChiari
Boa noite! Primeiramente, parabéns pela redação. Você escreve muito bem! Notei que você cometeu alguns erros na estrutura, que pode te fazer perder pontos. Então vou deixar aqui o comentario que o Projeto Redação deixou quando corrigiu minha redação, pode te ajudar. "▪︎1° parte – Tópico frasal: citaLeia mais
Boa noite!
Primeiramente, parabéns pela redação. Você escreve muito bem!
Notei que você cometeu alguns erros na estrutura, que pode te fazer perder pontos. Então vou deixar aqui o comentario que o Projeto Redação deixou quando corrigiu minha redação, pode te ajudar.
“▪︎1° parte – Tópico frasal: citação da ideia, também conhecida como tópico frasal. Aqui, ficaremos responsáveis em colocar nossa ideia central, alinhada à proposta da tese, ou seja, uma frase que irá resumir o assunto do seu parágrafo e ligado à tese e, geralmente, elaborada em uma frase, um único período. Seja breve nesse tópico frasal, se possível, em uma única linha, no máximo, duas.
▪︎2° parte – Explicação do tópico frasal: aprofundamento, também conhecido como ampliação. É nesse momento que deveremos explicar nossa ideia central (tópico frasal). Também composta por frases e períodos, unidos pelo uso de conectivos (competência 04). Para isso, inicie-o com um conector.
• Isso se deve ao fato de/da/do
• Isso ocorre porque
• Isso ocorre devido à/ao
• Isso acontece porque
• Isso acontece devido à/ao
• Isso decorre de/da/do
• Esse fato pode ser tomado como relevante, já que
▪︎obs.: utilize um desses e explique o porquê daquilo que você colocou no tópico frasal acontecer, em mais ou menos duas ou três linhas. Esses conectores evitam que o seu texto fique expositivo.
▪︎3° parte – Repertório: também conhecido como exemplo, local principal onde deve-se utilizar outras áreas do conhecimento (competência 2) e sustentar a opinião desenvolvida (competência 3). Pode ser qualquer área do conhecimento: série, filme, novela, documentário, frase direta e indireta de algum filósofo, etc. Lembre-se, não basta jogar o repertório no parágrafo, você deve explicar a relação desse exemplo com o seu assunto, pois você deve torná-lo produtivo. Não se prolongue muito, no máximo, em três linhas.
▪︎4° parte – Encerramento do parágrafo: é aqui que você fecha o seu parágrafo. Nesse momento, expõe-se uma opinião, reafirmando o seu ponto de vista para o leitor. Lembre-se sempre que deve ser concluído com um conectivo conclusivo: dessa forma, dessa maneira, desse modo, diante disso, diante dessa perspectiva, logo, assim, portanto, em suma. ”
See less>>Ademais, também senti falta de repertorios que dialogassem com sua tese e faltou desenvolver melhor seus argumentos.
C1: 160
C2: 120
C3: 160
C4: 160
C5: 160
Nota: 760
Espero ter ajudado :)
O mundo atual e a desinformação
MalluChiari
Olá! --> É muito importante que sua redação conte com repertórios socioculturais, isso conta pontos. Na sua introdução, a tese ficou bem apresentada mas não teve um repertório para introduzir, cuidado com isso. --> A redação deve ter 4 paragráfos, sendo dois de desenvolvimentos. Em cada um, voLeia mais
Olá!
–> É muito importante que sua redação conte com repertórios socioculturais, isso conta pontos. Na sua introdução, a tese ficou bem apresentada mas não teve um repertório para introduzir, cuidado com isso.
–> A redação deve ter 4 paragráfos, sendo dois de desenvolvimentos. Em cada um, você deve expor um argumento diferente, sejam duas consequencias sobre o problema apresentado, ou uma causa e uma consequencia. Nesses paragrafos também devem ser apresentados repertórios que exemplifiquem seu argumento exposto, mas eles não podem ocupar o paragrafo inteiro, devem APENAS SER CITADOS.
No segundo paragrafo da sua redação, sua argumentação ficou toda em cima da pesquisa feita, o que também tornou seu texto mais expositivo do que argumentativo, isso tiraria muitos pontos.
–>No início da conclusão faltou um conectivo e ela ficou incompleta pois precisam ser citados o agente, a ação, o modo/meio, o detalhamento e a finalidade. No caso, você só citou varios agentes e varias ações, criando várias propostas incompletas. Aconselho que foque em apenas uma e que deixe ela o mais completa possivel.
Ademais, aconselho também que leia redações nota mil para que possa analisar os padrões que elas seguem, espero ter ajudado! :)
C. I = 180
C. II = 120
C. III = 100
C. IV = 120
C. V = 100
Nota total: 620
See lessPossíveis ações de promoção do desenvolvimento econômico sustentável no Brasil
MalluChiari
Olá! --> A pergunta retórica no início da introdução deixou o texto semelhante a um artigo expositivo, mas não sei te faria perder pontos. Ademais, sua tese não ficou muito clara, aconselho a já deixar exposto os argumentos que irá desenvolver nos próximos dois parágrafos. --> Os paragráfos deLeia mais
Olá!
–> A pergunta retórica no início da introdução deixou o texto semelhante a um artigo expositivo, mas não sei te faria perder pontos. Ademais, sua tese não ficou muito clara, aconselho a já deixar exposto os argumentos que irá desenvolver nos próximos dois parágrafos.
–> Os paragráfos de desenvolvimento estão bem escritos e estruturados, entretanto, faltou repertório para dar mais segurança as suas argumentações.
–> A conclusão está bem completa e estruturada, não encontrei nenhum erro.
C. I = 200
C. II = 180
C. III = 180
C. IV = 200
C. V = 200
Nota total: 960
Parabéns, um dia quero escrever tão quanto você. Espero ter ajudado! :)
See lessCiência, tecnologia e superação dos limites humanos
Marcos Emboaba
C1—- Uso do Portugues. 160 Atente-se ao emprego da pontuacao ideal. Expressoes como isto e, sempre sao entre virgulas. C2—- Repertorio. 120 Utilize reportorios legitimados. Apesar da sua excelente argumentacao,faltou utilzdizer C3 —–120 C4- 200 Bom uso de conectores. C5—-160 Nos seus desenvolvimentoLeia mais
C1—- Uso do Portugues. 160
Atente-se ao emprego da pontuacao ideal. Expressoes como isto e, sempre sao entre virgulas.
C2—- Repertorio. 120
Utilize reportorios legitimados. Apesar da sua excelente argumentacao,faltou utilzdizer
C3 —–120
C4- 200 Bom uso de conectores.
C5—-160
Nos seus desenvolvimentos poderia explicar o porque você defende tal coisa, o tema fala sobre como o Homem conseguiu se superar na ciência, tecnologia, etc..
See lessO estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira
Marcos Emboaba
Quando dois advérbios de modo aparecerem em sequência, acrescente o sufixo mente no último. Ex: quantitativa e qualificamente. • performance é um estrangeirismo, use entre aspas • reenforça→reforça • alguém problemática→alguma problemática • é importante vc retomar algum repertório seu na última oraLeia mais
Quando dois advérbios de modo aparecerem em sequência, acrescente o sufixo mente no último. Ex: quantitativa e qualificamente.
See less• performance é um estrangeirismo, use entre aspas
• reenforça→reforça
• alguém problemática→alguma problemática
• é importante vc retomar algum repertório seu na última oração de sua conclusão
C1= 120
C2= 180
C3= 180
C4= 200
C5= 180
N= 860