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EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO BRASIL
sbthgio
No século *XVI*, a obra “utopía” de Thomas Moore idealizou uma sociedade perfeita, a qual seria ausente de conflitos e de problemas. apesar de publicada a mais de quatro séculos, nota-se que a idealização não rompe o plano literário ao analisar a educação financeira no Brasil. essa circunstância desLeia mais
No século *XVI*, a obra “utopía” de Thomas Moore idealizou uma sociedade perfeita, a qual seria ausente de conflitos e de problemas. apesar de publicada a mais de quatro séculos, nota-se que a idealização não rompe o plano literário ao analisar a educação financeira no Brasil. essa circunstância desafiadora o aumento de dívidas e banalidade do problema são apenas algumas das principais controvérsias desse revés.
Com efeito, é nítido o descaso da educação como uma das causas da educação financeira no Brasil no país. nesse caso, o pedagogo Paulo Freire aborda o falho ensino brasileiro, o qual faz do aluno um banco de dados, sem preparo para entender seu meio e exercer seu papel de cidadão. nessa ótica, tal teoria é constatada no contexto brasileiro, uma vez que parte da população não tem controle sobre suas dívidas, o que acarreta na negativação de seu nome no *SERASA*, órgão importante para beneficiamento próprio. dessa forma, devido a displicência da educação financeira, a problemática é agravada no meio social.
Ademais, a banalidade da sociedade atua como agravante da educação financeira. nesse contexto, menciona-se a expressão “banalidade do mal”, de Hanna Arendt, aludindo a sociedade normalizar mazelas sociais sem fazer uma avaliação crítica. sob essa óptica, tal teoria reverberou para a atualidade, haja vista que a normalização da carência de educação financeira leva a educação dar menos importância ao caso. diante disso, constata-se como a sociedade interfere na atualidade.
Infere-se, portanto, a necessidade de combater os problemas enfrentados pela falta de educação financeira no Brasil. para isso é necessário que a escola o qual a exemplo do ensino fundamental, tratar sobre assuntos financeiro, de modo educativo e singelo. tal atividade possui o intuito de amenização. desse modo, espera-se uma sociedade mais justa e igualitária.
COMPETÊNCIA 1 – 150
COMPETÊNCIA 2 – 140
COMPETÊNCIA 3 – 200
COMPETÊNCIA 4 – 200
COMPETÊNCIA 5 – 140
NOTA – 830
See lessFormas de organização da sociedade para o enfrentamento de problemas econômicos no Brasil
sbthgio
Por volta do século XVII, ocorreu a Revolução Industrial , quebrando a ordem social vigente daquela época através dos ideais capitalistas. Posteriormente, deu-se início a um novo ciclo voltado para o materialismo e surgindo , assim, a possibilidade teórica da ascenção social até mesmo da camada maisLeia mais
Por volta do século XVII, ocorreu a Revolução Industrial , quebrando a ordem social vigente daquela época através dos ideais capitalistas. Posteriormente, deu-se início a um novo ciclo voltado para o materialismo e surgindo , assim, a possibilidade teórica da ascenção social até mesmo da camada mais pobre. Entretanto, é evidente que , na prática, essa suposta realidade tende a ter uma abrangência claramente desigual, repercutindo em sérios problemas de enfrentamento de crises econômicas intensificados por fatores , como a falta de incentivo governamental ao desenvolvimento de trabalhos inovadores e a desunião por parte dos cidadãos.
Nesse contexto, em primeiro lugar vale ressaltar a importância do período pré-crise, o qual deveria ser suprido do fortalecimento monetário direcionado, principalmente, para a classe mais baixa, a qual ,na maioria das vezes , é negligenciada . Um grande exemplo de atitudes, que devem ser tomadas pela liderança, está contido na Bíblia Sagrada, a qual em uma de suas passagens retrata José como governador do Egito que ,antes de iniciar um período de extrema seca na terra, utilizou uma estratégia para estocar trigo , com a finalidade de que todo o povo sobrevivesse. Diferentemente do que foi visto através da vida dessa autoridade, muitos governantes preferem viver de forma abastada , corrompendo-se com o dinheiro público e sendo indiferente à sociedade.
Em segundo lugar, é também imprescindível a ausência de um espírito solidário por parte do corpo social, denotando uma geração que se importa apenas com o seu próprio bem-estar , enquanto há uma parcela marginalizada que não contém as necessidades básicas para a subsistência . Em contrapartida, segundo o escritor grego Esopo, a união faz a força , frase que se torna evidente quando aplicada no crescimento da nação, pois quando está unida, todos crescem juntos impulsionando o progresso.
Portanto, para que o Brasil esteja preparado economicamente frente a possíveis adversidades socioeconômicas, é necessário que o Ministério do Trabalho, em conjunto com o Ministério da Educação, desenvolva um sistema de ensino financeiro nas instituições educacionais e laborais, por meio da apresentação de opções de renda extra e de métodos eficientes que trabalhem a unidade do corpo social, a fim de que a nação brasileira permaneça em um constante aperfeiçoamento financeiro, intelectual e igualitário.
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