Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
O estigma associado a doenças mentais na sociedade brasileira
Daniel Barbosa
C1 - 160 C2 - 180 C3 - 180 C4 - 180 C5 - 200 ======= 900 Redacao muito boa, porém, os períodos saíram enormes, reveja essa parte! Sucesso sempre, tmj, corrija a minha também! Continue treinando e chegará à perfeição!!!!!@@@@@@@@@ =================== A minha redação é a última q fiz
C1 – 160
C2 – 180
C3 – 180
C4 – 180
C5 – 200
=======
900
Redacao muito boa, porém, os períodos saíram enormes, reveja essa parte!
Sucesso sempre, tmj, corrija a minha também!
Continue treinando e chegará à perfeição!!!!!@@@@@@@@@
===================
See lessA minha redação é a última q fiz
(ENEM) Caminhos para se combater o racismo no Brasil
Kaline Lemos da Cruz
Olá, Saert! Não sei como te agradecer pelo ponto de vista tão criterioso sobre meu texto. Farei print de suas dicas e tentarei trabalhar esses A1 e A2 que, ainda, estão tirando o meu juízo rsrsrsrs... Sim, já ouvi falar desse "padrão" do ENEM, o problema é acompanhar tudo e desenvolver no papel. AsLeia mais
Olá, Saert!
See lessNão sei como te agradecer pelo ponto de vista tão criterioso sobre meu texto. Farei print de suas dicas e tentarei trabalhar esses A1 e A2 que, ainda, estão tirando o meu juízo rsrsrsrs…
Sim, já ouvi falar desse “padrão” do ENEM, o problema é acompanhar tudo e desenvolver no papel. As ideias até vêm, mas na hora de organizar é que se torna complexo. Mas, irei trabalhar nisso.
Mais uma vez, muito obrigada, viu?
Deus te abençoe, Saert!
(ENEM) Caminhos para se combater o racismo no Brasil
Kaline Lemos da Cruz
Olá, Ludmila! Gratidão por suas dicas. Tenha certeza que farei o print delas e tentarei trabalhar o "tópico frasal", que ainda é desafio pra mim. Estou indo por partes, até entender tudo. Fica na paz. Abraços fraternos.
Olá, Ludmila!
See lessGratidão por suas dicas. Tenha certeza que farei o print delas e tentarei trabalhar o “tópico frasal”, que ainda é desafio pra mim.
Estou indo por partes, até entender tudo.
Fica na paz.
Abraços fraternos.
(ENEM) O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil
Kaline Lemos da Cruz
Samir, seu fofooooo!!! Arrasou!!! Ah! Amei a escolha do seu curso. Mas, com relação ao que você comentou, sim, gostaria dos atores que eu possa "culpar", pois como nunca fiz cursinho e estudo sozinha, então é tudo no modo 0800, daí hoje em dia tá mais complicado conseguir o material, dicas mais acesLeia mais
Samir, seu fofooooo!!!
See lessArrasou!!! Ah! Amei a escolha do seu curso.
Mas, com relação ao que você comentou, sim, gostaria dos atores que eu possa “culpar”, pois como nunca fiz cursinho e estudo sozinha, então é tudo no modo 0800, daí hoje em dia tá mais complicado conseguir o material, dicas mais acessíveis…
Outra coisa: sou nova por aqui, daí não sei onde fica o PV🤦🏼♀️kkk… Me perdoa! Só me dizer que te chamo lá, tbm… rsrsrs…amo fazer novas amizades.
Vou começar a trabalhar essa questão de “tese”, isso tem me tirado o sossêgo, pois quando penso que entendi… dá tudo errado
Essas suas dicas faço print e vou tentando seguir o passo a passo. Daqui pra novembro eu chego lá, se Deus quiser.
Super abraço 🫂, Samir!
(ENEM) O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil
Kaline Lemos da Cruz
Olá, Samir!🫂 Cara, tua correção é uma aula😀👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 Amoooo ler seus apontamentos. Acho que por causa do que você me falou, da última vez, e o que Jane (outra participante) acrescentou, eu consegui chegar nesses 800 que você me deu. Estou estudando português do zero mesmo, daí está perto de chegar naLeia mais
Olá, Samir!🫂
See lessCara, tua correção é uma aula😀👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Amoooo ler seus apontamentos. Acho que por causa do que você me falou, da última vez, e o que Jane (outra participante) acrescentou, eu consegui chegar nesses 800 que você me deu.
Estou estudando português do zero mesmo, daí está perto de chegar na parte de ortografia e pontuação, então juntando com o que você me escreveu aqui terei êxito no aprendizado, eu creio!
Sabe uma dúvida que tenho: é possível colocar a CF no desenvolvimento e na introdução um repertório de filme, série…? Pode inverter a ordem ou tem que obedecer a um certo “padrão”?
Ah, uma coisa que você falou que tem gente que discorda “culpar o Estado” como meio de achar um responsável pelo problema. A escola pode ser um culpado? Se eu não culpo o Estado, então quem posso culpar, se tudo gira em torno dele?
Vou abusar de você só mais um pouquinho: sou obrigada a usar repertórios e/ou fazer citações? Uma dissertação por si só não vale meu ponto de vista defendido por meio de argumentos próprios? Isso me deixa meio “engessada” rsrsrsrs…sei lá…acho estranho.
No mais, muuuiiiitoooo obrigada, Samir! Você, como sempre, sendo um fofo. Se você não for cursar Med, daria muito certo em Letras – Língua Portuguesa ou Direito, pois a retórica é boa e sua escrita é fluente e clara. Estou na torcida por você.
Deus te abençoe grandemente.
Abraço 🤗
ENEM – REFUGIADOS AMBIENTAIS E VUNERABIIDADE SOCIAL
thalia31
boa tarde, ja que voce ja tem a facilidade do esqueleto pronto, tente dar uma refinada na escrita dos argumentos e no vocabulario :)) introdução: O filósofo brasileiro Raimundo Teixeira, adaptou em 1889, o lema positivista “Ordem e Progresso” não apenas na bandeira nacional, mas também para a sociedLeia mais
boa tarde, ja que voce ja tem a facilidade do esqueleto pronto, tente dar uma refinada na escrita dos argumentos e no vocabulario :))
introdução:
O filósofo brasileiro Raimundo Teixeira, adaptou em 1889, o lema positivista “Ordem e Progresso” não apenas na bandeira nacional, mas também para a sociedade. No entanto, em um âmbito social ondeexistem pessoas em situação de refúgio ambiental e vulnerabilidade social, percebe-se o contrário de uma nação em progresso. Nesse sentido, é preciso refletir sobre a desigualdade social que ocasiona esse quadro e na ineficácia estatal na resoluçao dessa problemática.
argumento 1:
Diante desse cenário, vale pontuar a inércia governamental em relação à problemática. No ano de 1988, o Brasil conheceu o documento mais importante de sua história: A Constituição Federal. Nela é previsto ser dever do Estado – ou deveria ser – assegurar o direito à assistência aos refugiados. Entretanto, tal normal aparenta estar presente apenas no papel, uma vez que não é possível identificar medidas eficazes no combate dessa situação. Consequentemente, as pessoas que vivem nessa condição apresentam vulnerabilidade social, como, por exemplo, falta de acesso a alimentação, moradia, tendencia a contração de doenças pela falta de serviços de higiene em moradias improvisadas.
argumento 2:
Ademais, quando a dignidade humana for uma prioridade no Brasil, refugiados ambientais receberão o devido tratamento . A esse respeito, John Raws – expoente filosófico político do século XX – entendia que desigualdades sociais e econômicas são obstáculos para a equidade. Nesse sentido, os refugiados vivenciam, em suas rotinas, a carência denunciada por Rawls, na medida em que o Brasil se mostra omisso ao problema evidenciado, haja vista carências de políticas públicas que ofereçam serviços básicos a essa parcela da população.
esse final, nao sei como se encaixa no argumento, ate porque voce nao falou em desenvolvimento ate essa frase( Portanto, não é razoável que esse empecilho permaneça em uma sociedade que almeja tornar-se nação desenvolvida.)
conclusao:
See lessaqui voce falou como se sua tese fosse sobre desenvolvimento do pais, isso é fuga do tema. o tema sao os refugiados e sua situacao no país. eh sobre isso que sua conclusao tem q retomar.
Saúde do Brasil e seus investimentos
thalia31
introdução: alteraria perante o fato --> nessa perspectiva. pq vc introduziu um pensamento, nao um fato. eu entendi a sua ideia, mas acho que vc nao conseguiu executar de forma muito clara a sua tese, lembrando que a sua contextualizacao tem que se ligar a sua tese, propondo alguma conectividadeLeia mais
introdução: alteraria perante o fato –> nessa perspectiva. pq vc introduziu um pensamento, nao um fato.
eu entendi a sua ideia, mas acho que vc nao conseguiu executar de forma muito clara a sua tese, lembrando que a sua contextualizacao tem que se ligar a sua tese, propondo alguma conectividade entre ambas, enfim , propondo sentidos. vou propor uma reescrita:
Segundo Nelson Mandela, a democracia com fome, sem educação e saúde para a maioria é uma concha vazia. Nesse sentido, no Brasil, ainda que tenhamos um sistema de saúde universal, uma parcela significativa da população sofre com falta de investimentos e qualidade nos serviços de saúde. Esse quadro se dá sobretudo por desvios de verbas públicas e pela grande demanda pelo acesso a saúde.
argumento 1:
mostra-se o desvio –> onde que se mostra, vc exemplicou?
quando vc fala de desvio, o ideal eh exemplificar, contextualizar, e depois aprofundar
arg 2:
a ideia eh dizer que a grande demanda força o sistema de saude publica, de forma que ela nao comporta tamanhas exigencias. mas voce meramente expos isso, mas nao trouxe desenvolvimento ou aprofundamento dessa ideia, e de como isso se dá e que cnonsequencias traz para a saude ou pro povo brasileiro.
conclusao:
aqui voce retom a tese e propoe intervencoes pros problemas q vc apontou nos seus argumentos.
sugestao:
See lessPortanto, para que se faça jus ao direito humano a saúde adequada deve se enfrentar de frente os problemas de investimento na saude, para que conforme a demanda dos serviços. Primeiramente, com forças tarefas de investigaçao e punições aos casos de desvio de verbas que deveria estar sendo investidas na melhorias nos hospitais, postos de saúde e contratação de profissionais. Ademais, implementar uma revisão fiscal visando gerar mais repasses e redistribuição de capital para o sistema de saúde, dessa forma as necessidades da população poderão ser supridas.
(ENEM) “Desafios para a promoção da cultura de adoção no Brasil”
Kaline Lemos da Cruz
Eita! Pra mim aparece tudo normal. Estranho, né?🤔 Vou aguardar mais comentários como o seu, para vê o que estou fazendo de errado. Valeu pelo toque, Matheus!
Eita! Pra mim aparece tudo normal. Estranho, né?🤔
See lessVou aguardar mais comentários como o seu, para vê o que estou fazendo de errado.
Valeu pelo toque, Matheus!
(ENEM) “Desafios para a promoção da cultura de adoção no Brasil”
Kaline Lemos da Cruz
Bom dia, Matheus! Adequar? Como assim? É que para mim aparece tudo normal. Quando envio o faço pelo celular, será que é isso? Mas, o de todos vocês aparece com a mesma estrutura do meu... Me explica melhor, para que eu não erre da próxima vez, tá bom? Muito obrigada por sua análise em meu texto. TenLeia mais
Bom dia, Matheus!
See lessAdequar? Como assim?
É que para mim aparece tudo normal. Quando envio o faço pelo celular, será que é isso? Mas, o de todos vocês aparece com a mesma estrutura do meu…
Me explica melhor, para que eu não erre da próxima vez, tá bom?
Muito obrigada por sua análise em meu texto. Tenho muito o que melhorar, ainda.
Fica na paz, Matheus!
Abraço.
(ENEM) “Desafios para a promoção da cultura de adoção no Brasil”
Kaline Lemos da Cruz
Bom dia, JOliveira! Te desejo toda sorte, viu? Tenha fé que sua aprovação virá. Senti uma positividade enorme nas suas palavras. Às vezes, esse tipo de gesto acaba sendo uma mola propulsora para não desistirmos da nossa jornada, afinal é no processo que aprendemos. Deus te abençoe grandemente. AbraçLeia mais
Bom dia, JOliveira!
See lessTe desejo toda sorte, viu? Tenha fé que sua aprovação virá.
Senti uma positividade enorme nas suas palavras. Às vezes, esse tipo de gesto acaba sendo uma mola propulsora para não desistirmos da nossa jornada, afinal é no processo que aprendemos.
Deus te abençoe grandemente.
Abraço 🫂