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TEMA: DESAFIOS PARA A PRÁTICA DE LEITURA NO BRASIL
samila04
Olá, Fernanda! COMPETÊNCIA I: 160 O seu texto possui estrutura sintática boa (6 falhas) e contém alguns desvios de - regência (4), escolha vocabular (1), crase (3), pontuação (1), concordância (3), maiúsculas/minúsculas (1). COMPETÊNCIA II: 200 Possui abordagem completa do tema; Apresenta as três paLeia mais
Olá, Fernanda!
COMPETÊNCIA I: 160
O seu texto possui estrutura sintática boa (6 falhas) e contém alguns desvios de – regência (4), escolha vocabular (1), crase (3), pontuação (1), concordância (3), maiúsculas/minúsculas (1).
COMPETÊNCIA II: 200
Possui abordagem completa do tema;
Apresenta as três partes do texto e nenhuma delas é embrionária;
1º repertório: legitimado e pertinente ao tema, mas o uso foi improdutivo;
2º repertório: legitimado, pertinente ao tema e de uso produtivo;
3º repertório: legitimado e pertinente ao tema, porém o uso foi improdutivo;
4º repertório: legitimado, pertinente ao tema e de uso produtivo.
COMPETÊNCIA III: 120
A introdução possui uma falha de projeto de texto, visto que contém dois repertórios, sendo um de nível 5 e o outro de nível 4 (como vc usou uma citação literária para fazer a contextualização, seria mais adequado deixar o segundo repertório para o desenvolvimento).
No segundo parágrafo do desenvolvimento, mesmo havendo a discussão sobre o segundo problema mencionado na tese, há algumas falhas relacionadas à argumentação.
Já na conclusão, a proposta de intervenção para solucionar os problemas citados na tese é apresentada de forma incompleta, pois a solução para a “falta de influência familiar” não é mencionada, bem como o que deveria ser feito em relação ao “crescente aumento no valor dos livros”. Sendo assim, dos três entraves apontados, somente para “a falta de influência escolar” é que você apresentou uma proposta de intervenção, caracterizando falha de projeto de texto.
COMPETÊNCIA IV: 160
Ausência de conectivo (4);
Inadequação coesiva (3);
Repetição (2).
COMPETÊNCIA V: 160
Possui 4 elementos válidos (agente, ação, efeito e detalhamento do efeito), mas faltou o meio/modo.
NOTA: 800
See lessCorrigi sua redação com base nos manuais de correção para corretores, caso haja algum erro, me desculpe. Parabéns pelo seu texto e continue praticando, escrever não é uma tarefa fácil, mas com esforço a gente chega lá ^_^
A questão do preconceito linguístico no Brasil
samila04
C1: 160 O seu texto apresenta poucos desvios e poucas falhas de estrutura sintática. C2: 200 Possui as 3 partes do texto dissertativo-argumentativo e nenhuma delas é embrionária; Há a abordagem completa do tema; O repertório empregado é legitimado, pertinente e produtivo. C3: 160 Projeto de texto coLeia mais
C1: 160
O seu texto apresenta poucos desvios e poucas falhas de estrutura sintática.
C2: 200
Possui as 3 partes do texto dissertativo-argumentativo e nenhuma delas é embrionária;
Há a abordagem completa do tema;
O repertório empregado é legitimado, pertinente e produtivo.
C3: 160
Projeto de texto com poucas falhas;
Apresenta desenvolvimento da maior parte das informações, fatos e opiniões (assim como algumas pessoas comentaram acima, eu também acho que você poderia desenvolver um pouco mais a sua tese).
C4: 160
Há presença constante de elementos coesivos interparágrafos e intraparágrafos e poucas repetições (cuidado com a repetição de “que”).
C5: 200
Os 5 elementos são válidos
NOTA: 880
Parabéns pelo seu texto, continue praticando e não desista!
See lessManipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet
samila04
Olá, Nicolle! Produzir uma dissertação-argumentativa significa que, além de contextualizar o tema proposto, você deve também apresentar uma tese, ou seja, seu posicionamento sobre o assunto, coisa que não aparece na introdução do seu texto. Já em relação ao desenvolvimento, você deixou claro que ainLeia mais
Olá, Nicolle!
See lessProduzir uma dissertação-argumentativa significa que, além de contextualizar o tema proposto, você deve também apresentar uma tese, ou seja, seu posicionamento sobre o assunto, coisa que não aparece na introdução do seu texto.
Já em relação ao desenvolvimento, você deixou claro que ainda não sabe como fazê-lo da maneira correta e exigida pela prova, visto que no segundo, terceiro e quarto parágrafo não há a apresentação de dados cuja utilização possa validar seus argumentos. Ademais, você redigiu parágrafos de desenvolvimento muito curtos, o que compromete toda a estrutura do texto, deixando-o extremamente expositivo.
Na conclusão, vê-se que a sua proposta de intervenção para o problema é muito vaga, não há a retomada da tese, o detalhamento da ação, meio/modo de como essa deve ser realizada e nem sua finalidade social.
Então, sugiro que você leia mais sobre como fazer um texto dissertativo-argumentativo, veja vídeos-aula sobre isso, leia também a cartilha do participante do ENEM e esteja atenta às 5 competências cobradas na redação (isso é de suma importância).
Apesar dos erros cometidos, pude observar que você tem bom domínio da escrita formal da língua portuguesa e isso é legal, mas pode melhorar. Ressalto também que evite utilizar a primeira pessoa do plural na sua redação, pois essa não é uma prática vista com bons olhos pelos corretores.
Continue praticando e se esforçando bastante, ao ler este ou outros comentários não se sinta incapaz, pois tenho certeza que com a prática você conseguirá escrever um excelente texto.