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Publicidade infantil em questão no Brasil (ENEM 2014)
Sah.Alvesz
Olá! Vou tentar te ajudar ** Lembrando que não sou “profissional”, só quero tentar ajudar! Pontos positivos: Você conseguiu contextualizar bem o tema utilizando um repertório ótimo. Conseguiu o relacionar bem com a problemática em questão. Pontos negativos: **Os próximos pontos que irei falar são opLeia mais
Olá! Vou tentar te ajudar
** Lembrando que não sou “profissional”, só quero tentar ajudar!
Pontos positivos: Você conseguiu contextualizar bem o tema utilizando um repertório ótimo. Conseguiu o relacionar bem com a problemática em questão.
Pontos negativos: **Os próximos pontos que irei falar são opcionais e não estão errados, apenas darei alguns conselhos pra tentar melhorar um pouco –> Cuidado com o uso de conectivos em conjunto. No trecho “Nesse sentido, isso se deve …” talvez ficaria melhor se tivesse colocado conectivos que “ligassem” melhor seu texto. A sua tese não está muito clara da maneira como colocou os fatores e os conectivos. Acredito que tenha sido um erro de digitação, mas cuidado com os parênteses.
Desenvolvimento(1) ->
Pontos positivos: O desenvolvimento do seu raciocínio está corretíssimo.
Pontos negativos: Tente sempre, em cada parágrafo de desenvolvimento, inserir um repertório para validar o que você está falando. Você poderia ter citado uma propaganda em específico para comprovar que isso realmente acontece. Utilizar repertórios soma e muito na sua nota final. Após escolher um, conecte ele no seu raciocínio fazendo com que seu desenvolvimento fique claro e consistente. Por exemplo: Em primeiro lugar, é importante ressaltar que o uso de personagens famosos nas propagandas é um problema. No Brasil, não há uma lei que impede as empresas de usarem um personagem em propagandas e embalagens de produtos. Frequentemente, é possível ver propagandas de roupas, brinquedos e comida utilizando personalidades amadas pelo público infantil. Um exemplo disso é o Mc Donalds, que sempre utiliza celebridades ou personagens animados para entreter e persuadir a criança a querer aquele produto. Além disso, a estratégia do brinquedo no Mc Lanche Feliz é outra forma de chamar a atenção das crianças nos comerciais. Dessa forma, as crianças são atraídas para a compra de um produto quando veem algo que admiram, seja nas propagandas, seja nas embalagens. Assim, as empresas utilizam tal recurso para atrair esse público e gerar altos lucros.
** Esse foi só um exemplo, você poderia ter usado outras propaganda também.
Desenvolvimento(2) ->
Pontos positivos: Você utilizou bem o repertório e o relacionou com o tema deste parágrafo.
Pontos negativos: **É só um conselho: Tente desenvolver (“encher linguiça” com bom conteúdo) mais seu desenvolvimento. Pense que o corretor é alguém extremamente raso de ideias no assunto e detalhe tudo que for falar para que ele entenda bem, assim a sua nota irá aumentar consideravelmente.
Conclusão ->
Pontos positivos: Sua conclusão está muito boa e tem os 5 elementos necessários. Parabéns!
Pontos negativos: Cuidado com períodos muito longos! Tente separar o elemento finalidade da proposta de intervenção do fechamento do seu texto. Não é aconselhável fazer os dois em uma só frase. Por exemplo: “[…] desobediência, acarretará em consequências, como multa. Assim, tal ação terá a finalidade de evitar um consumismo futuro movido pela aparência de uma propaganda. Quem sabe, dessa maneira, a publicidade infantil não seja mais um problema no Brasil.”
Competência 1 (domínio da norma culta) = 180
Competência 2 (Compreensão da estrutura e do tema) = 180
Competência 3 (Selecionar, relacionar e organizar argumentos) = 160
Competência 4 (Conhecimentos linguísticos para construção da argumentação) = 160
Competência 5 (Proposta de intervenção) = 200
Nota final = 880
Parabéns :)
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O acesso limitado as artes nacionais no Brasil
Sah.Alvesz
Olá! Vou tentar te ajudar ** Lembrando que não sou “profissional”, só quero tentar ajudar! Pontos positivos: Você iniciou seu texto contextualizando e explicitou sua tese dando um "spoiler" do que será dito posteriormente. Pontos negativos: Tente desenvolver um pouco mais a relação entre a semana deLeia mais
Olá! Vou tentar te ajudar
** Lembrando que não sou “profissional”, só quero tentar ajudar!
Pontos positivos: Você iniciou seu texto contextualizando e explicitou sua tese dando um “spoiler” do que será dito posteriormente.
Pontos negativos: Tente desenvolver um pouco mais a relação entre a semana de arte moderna com o cenário atual, lembre-se que o corretor quer tudo muito bem explicado!
Desenvolvimento(1) ->
Pontos positivos: Você mostrou uma das causas do problema e a embasou com um repertório, que aliás é ótimo para ser utilizado em qualquer tema, a constituição.
Pontos negativos: Novamente, desenvolva mais seu raciocínio até que esteja um parágrafo bem completo e consistente. Tente fazer uma frase de conclusão em cada parágrafo, use palavras de impacto para resumir o que foi dito.
Desenvolvimento(2) ->
Pontos positivos: Você mostrou a outra causa proposta e a embasou com um repertório
Pontos negativos: Novamente, desenvolva mais seu raciocínio até que esteja um parágrafo bem completo e consistente. Tome cuidado com os conectivos! Geralmente, em um desenvolvimento, nós fazemos o tópico frasal (que vc fez) e após o embasamos com um repertório produtivo, portanto tente utilizar conectivos como — Portanto, entretanto, contudo, mas e etc. ” Outrossim, faz-se necessário citar que a má divulgação dos processos artísticos nacionais, prejudicam a cultura e a desenvoltura da sociedade. Ademais, ao observar a pintora “Frida Kahlo” […]”. O “ademais” naquele contexto não caberia, mas sim um conectivo de consequência ou contraste.
Conclusão ->
Pontos positivos: Você identificou o real problema da proposta e soube formular uma solução para ele.
Pontos negativos: Cuidado com os 5 elementos! A competência 5 é considerada a mais fácil de tirar 200 pts, pois trata somente da proposta de intervenção. Mas para vc conseguir terá que cumprir os 5 elementos. No seu texto eu identifiquei apenas 3, faltou o agente e a finalidade. A finalidade foi inserida, mas de forma incompleta e improdutiva (os corretores a classificariam como uma frase de fechamento, portanto sempre faça a proposta de intervenção e após terminá-la coloque uma frase de fechamento com elementos que remetam a algo utilizado na introdução).
Competência 1 (domínio da norma culta) = 180
Competência 2 (Compreensão da estrutura e do tema) = 180
Competência 3 (Selecionar, relacionar e organizar argumentos) = 120
Competência 4 (Conhecimentos linguísticos para construção da argumentação) = 180
Competência 5 (Proposta de intervenção) = 120
Nota final = 780
Espero ter ajudado!
See lessAs consequências da romantização de crimes na sociedade brasileira
Sah.Alvesz
Olá! Vou tentar te ajudar ** Lembrando que não sou “profissional”, só quero tentar ajudar! Pontos positivos: Gostei bastante da sua introdução. Ela tem toda a microestrutura completa e não percebi nenhum erro gramatical. A referência ao filme ficou muito bem explicada e você conseguiu relacionar bemLeia mais
Olá! Vou tentar te ajudar
** Lembrando que não sou “profissional”, só quero tentar ajudar!
Pontos positivos: Gostei bastante da sua introdução. Ela tem toda a microestrutura completa e não percebi nenhum erro gramatical. A referência ao filme ficou muito bem explicada e você conseguiu relacionar bem a trama com a problemática
Pontos negativos: Não é bem m ponto negativo e sim um conselho. Opte por inserir na sua tese um “spoiler” do que será dito posteriormente, por exemplo, você poderia ter colocado na sua tese algo sobre a influência midiática também (assim como você fez com a desvalorização das vítimas).
Desenvolvimento(1) ->
Pontos positivos: Você desenvolveu muito bem seu raciocínio e defendeu com riqueza o seu argumento.
Pontos negativos: Porém, não colocou um repertório para legitimar a sua posição.
Desenvolvimento(2) ->
Pontos positivos: Novamente, seu raciocínio foi muito bem desenvolvido, defendeu seu argumento com um repertório legitimado, que foi produtivo.
Pontos negativos: nda
Conclusão ->
Pontos positivos: Os 5 elementos estão completos, fazem sentido e sua conclusão ficou bem amarrada. O fechamento ficou show!
Pontos negativos: nda
Competência 1 (domínio da norma culta) = 200
Competência 2 (Compreensão da estrutura e do tema) = 180
Competência 3 (Selecionar, relacionar e organizar argumentos) = 160
Competência 4 (Conhecimentos linguísticos para construção da argumentação) = 200
Competência 5 (Proposta de intervenção) = 200
Nota final = 940
Parabéns :)
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Causas e consequências da biopirataria no Brasil (ENEM)
Sah.Alvesz
Olá! Vou tentar te ajudar ** Lembrando que não sou "profissional", só quero tentar ajudar! Pontos positivos: Você contextualizou bem, explicando a definição do termo, identificou a problemática e as principais causas. Pontos negativos: Tome cuidado com a tese. Dê sempre preferência a uma tese que dêLeia mais
Olá! Vou tentar te ajudar
** Lembrando que não sou “profissional”, só quero tentar ajudar!
Pontos positivos: Você contextualizou bem, explicando a definição do termo, identificou a problemática e as principais causas.
Pontos negativos: Tome cuidado com a tese. Dê sempre preferência a uma tese que dê um “spoiler” do que será dito nos parágrafos posteriores.
Desenvolvimento(1) ->
Pontos positivos: Desenvolveu bem o argumento e o repertório
Pontos negativos: Senti falta do tópico frasal, com ele fica mais fácil de você situar a causa do problema e já dizê-la ao leitor. Opte por colocá-la no primeiro período. Tome cuidado com o uso da vírgula.
Desenvolvimento(2) ->
Pontos positivos: Muito legal você ter colocado um filme como repertório. Você o explicou e enfatizou o quanto é parecido com a nossa situação atual.
Pontos negativos: Tome cuidado com os conectivos. No primeiro parágrafo de desenvolvimento você iniciou com “primeiramente”, portanto o segundo parágrafo de desenvolvimento, obrigatoriamente, tem que dar continuidade. Por exemplo “Em segundo plano”, “ademais” e etc. Novamente, cuidado com a vírgula e o tópico frasal.
Conclusão ->
Pontos positivos: Você trouxe a retomada de uma parte do texto (opte sempre por retomar a tese!) e os 5 elementos foram cumpridos.
Pontos negativos: Atenção com elementos incompletos, a sua finalidade não estava muito bem demarcada o que poderia acarretar na confusão do corretor e ele acabaria anulando esse elemento. Senti falta de uma frase de fechamento, tente sempre fechar o seu texto recapitulando algo da introdução.
Competência 1 (domínio da norma culta) = 180
Competência 2 (Compreensão da estrutura e do tema) = 180
Competência 3 (Selecionar, relacionar e organizar argumentos) = 160
Competência 4 (Conhecimentos linguísticos para construção da argumentação) = 160
Competência 5 (Proposta de intervenção) = 180
Nota final = 860
Parabéns :)
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O criminoso moderno sob a ótica da sociedade moderna
Sah.Alvesz
Olá! Vou tentar te ajudar *Lembrando que não sou “profissional”, só quero ajudar! Provavelmente, você fez uma redação estilo Enem. Porém, tome cuidado com a estrutura (ela pode arruinar sua nota no dia). Não irei analisar parágrafo por parágrafo, pois não consegui ver ao certo a própria estrutura coLeia mais
Olá! Vou tentar te ajudar
*Lembrando que não sou “profissional”, só quero ajudar!
Provavelmente, você fez uma redação estilo Enem. Porém, tome cuidado com a estrutura (ela pode arruinar sua nota no dia). Não irei analisar parágrafo por parágrafo, pois não consegui ver ao certo a própria estrutura cobrada no Enem.
Vamos lá.
** Começamos voltando nosso olhar para meados do século passado quando o criminoso era visto como tal e ainda tinha o tratamento merecido por aquilo que ele é, um perigo para a sociedade. **
O parágrafo inicial, a introdução, tem uma visão e ideia contextualizadora muito legal, porém tome cuidado com a estrutura. Ao ler somente essa parte você acabaria zerando a redação do Enem, pois não é permitido usar pronomes pessoais e nem flexões verbais que o indiquem. A introdução no Enem tem uma microestrutura a ser seguida:
-Frase contextualizadora –> contextualize a problemática utilizando um filme, livro, musica e etc.
-Problemática –> relacione o problema central do seu tema com a frase contextualizadora. Enfatize bem problema
-Tese –> Coloque o seu ponto de vista, sem indicar pronomes. Dê um “spoiler” do que será dito ao longo do texto.
Na sua introdução temos somente indícios da frase contextualizadora.
** A sociedade moderna evolui no âmbito das tecnologias, do pensamento social e humano, mas quando assistimos em grandes veículos de comunicação, como a NETFLIX, suavizando histórias de serial killers, tornando verdadeiros criminosos, perseguidores e destruidores de mulheres em mocinhos, nos faz pensar que houve aí um retrocesso.
A mídia reveste histórias de crimes e perseguição contra mulheres de flores, quando são produzidos filmes e séries onde o protagonista é um narcisista sanguinário. A sociedade pouco informada interpreta tudo sob a ótica do garoto bonito que faz de tudo para conquista sua amada. Nestas histórias o monstro se transforma em um homem lindo e inofensivo sob a ótica das expectadoras que o idolatram. Com essa carapuça ele comete crimes bárbaros e tira a liberdade de suas vítimas. Considerado como um herói por aquelas que na maioria das vezes, nessa sociedade tão desenvolvida, estão sofrendo agressões e perseguições semelhantes às da ficção, consequência disso sofrem silenciosamente.
Os efeitos dessa normalização do criminoso como anti-herói é uma sociedade que pouco se importa com a realidade de crimes assombrosos, os quais são tratados como banais. A mulher vítima em grande parte das histórias fica cada vez mais desprotegida da ação desses criminosos. **
Estes seriam os parágrafos de desenvolvimento. Tome cuidado com eles, pois o mais indicado é fazer somente dois e você fez 3, o que é um pouco mais difícil (mas não tem problema). Novamente, o desenvolvimento também tem uma microestrutura a ser seguida:
-Tópico frasal –> apresente o seu argumento com base na causa do problema que você identificou.
-Aprofundamento –> Use um repertório para legitimar o seu argumento anterior, e os relacione.
-Conclusão –> faça uma síntese do parágrafo
Você apresentou todas as causas e seus argumento, porém não inseriu um repertório e nem concluiu os parágrafos, o que fez com que houvesse uma desconexão de ideias no seu texto.
** O problema é um mal silencioso, vai impregnando na sociedade a ideia invertida de aceitação a crimes leves e até mesmo bárbaros contra a liberdade feminina. Existe aí a necessidade de dar visibilidade as histórias reais de vítimas desses criminosos afim de mostrar o outro lado e assim expor para sociedade uma visão real de modo que sejam tiradas impressões menos danosas as vítimas. **
Essa seria a conclusão, em que há a necessidade de uma proposta de intervenção.
A proposta, obrigatoriamente, tem que ter 5 elementos, que detalharei a seguir junto com a microestrutura da conclusão:
-retomada da tese
-Proposta de intervenção
+ Agente (quem?)
+ Meio (O quê?)
+ Modo (como?)
+ Detalhamento (detalhe algum dos 4 elementos)
+ Finalidade (Para quê?)
-Frase de fechamento (retome algo da introdução)
Note que você inseriu somente o meio e a finalidade o que faria com que você perdesse muitos pontos na competência 5.
***** Lembrando que eu não consegui identificar “de cara” se era redação estilo Enem, portanto fiz a minha correção achando que era. Então, isso só vale se for redação estilo Enem, ok? *****
Se quiser ajuda em mais alguma coisa é só pedir por meio de mensagem :)
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As consequências da romantização de crimes na sociedade brasileira
Sah.Alvesz
Olá! Vou tentar te ajudar *Lembrando que não sou "profissional", só quero ajudar! Pontos positivos: Sua introdução ficou muito bem desenvolvida, a microestrutura está corretíssima e foi articulada adequadamente. Gostei bastante da sua tese, pois você deu um "spoiler" do que será dito nos parágrafosLeia mais
Olá! Vou tentar te ajudar
*Lembrando que não sou “profissional”, só quero ajudar!
Pontos positivos: Sua introdução ficou muito bem desenvolvida, a microestrutura está corretíssima e foi articulada adequadamente. Gostei bastante da sua tese, pois você deu um “spoiler” do que será dito nos parágrafos que virão.
Pontos negativos: o único ponto que posso falar são as vírgulas neste trecho: “Mesmo que esses versos caracterizem cárcere privado e, possivelmente, estupro, foram enxergados como uma declaração de amor de um eu-lírico apaixonado. “. Tome cuidado com elas!
Desenvolvimento(1) ->
Pontos positivos: Seu desenvolvimento foi primoroso, você conseguiu fazer um encadeamento muito bom com sucessão de ideias. Apresentou o seu argumento no tópico frasal e o desenvolveu.
Pontos negativos: Minha única ressalva seria o repertório. Veja bem, isso não é bem um erro, mas quero te dar um conselho que funcionou bastante pra mim. Tente coloca seu repertório no segundo ou no máximo terceiro período, pois no final do parágrafo os corretores podem marcá-lo como improdutivo.
Desenvolvimento(2) ->
Pontos positivos: Novamente, seu parágrafo ficou belíssimo. Utilizou repertório produtivamente e o relacionou ao período anterior de argumentação.
Pontos negativos: nda
Conclusão ->
Pontos positivos: Você cumpriu os 5 elementos requisitados no Enem e fechou o texto com uma frase de impacto retomando algo do seu texto. Show!
Pontos negativos: nda
Competência 1 (domínio da norma culta) = 180
Competência 2 (Compreensão da estrutura e do tema) = 200
Competência 3 (Selecionar, relacionar e organizar argumentos) = 180
Competência 4 (Conhecimentos linguísticos para construção da argumentação) = 200
Competência 5 (Proposta de intervenção) = 200
Nota final = 960
Parabéns :)
See lessA gordofobia no Brasil
Sah.Alvesz
Olá! Vou tentar te ajudar Pontos positivos: Você inseriu uma filme pra contextualizar e fez isso com sucesso, desenvolveu muito bem. Além disso você conseguiu enfatizar e relacionar a problemática com o filme. Pontos negativos: Só senti falta de uma tese. Tente dar um "spoiler" do que será dito nosLeia mais
Olá! Vou tentar te ajudar
Pontos positivos: Você inseriu uma filme pra contextualizar e fez isso com sucesso, desenvolveu muito bem. Além disso você conseguiu enfatizar e relacionar a problemática com o filme.
Pontos negativos: Só senti falta de uma tese. Tente dar um “spoiler” do que será dito nos próximos parágrafos. Além disso é opcional, mas bem legal, colocar o próprio tema dentro da problemática para ficar bem explícito.
Desenvolvimento(1) ->
Pontos positivos: Você iniciou, no tópico frasal, indicando a causa do problema e o seu argumento. Inseriu um repertório legitimado e desenvolveu minimamente o seu repertório.
Pontos negativos: Você poderia ter explorado um pouco mais do seu repertório relacionando-o com o tópico frasal. Ficou um pouco desconexo e alguém um pouco mais desatento teria de ler mais algumas vezes para entender. Quando for colocar uma citação direta utilize aspas e não dois pontos.
Desenvolvimento(2) ->
Pontos positivos: Você iniciou, no tópico frasal, indicando a causa do problema e o seu argumento.
Pontos negativos: Senti falta do repertório, tente sempre utilizar nos dois parágrafos de desenvolvimento para que você possa “provar” o seu argumento. Você citou o capitalismo no tópico frasal, portanto, tente dar progressão ao raciocínio e continuar citando-o relacionando com um repertório.
Conclusão ->
Pontos positivos: Você inseriu os 5 elementos requisitados na proposta de intervenção, é muito legal colocar dois agentes (como você fez).
Pontos negativos: A única coisa que senti falta foi uma frase de fechamento do texto. Algo impactante e que remeta a sua introdução.
Competência 1 (domínio da norma culta) = 180
Competência 2 (Compreensão da estrutura e do tema) = 160
Competência 3 (Selecionar, relacionar e organizar argumentos) = 160
Competência 4 (Conhecimentos linguísticos para construção da argumentação) = 180
Competência 5 (Proposta de intervenção) = 200
Nota final = 880
Parabéns :)
See lessO estigma associado ás doenças mentais na sociedade brasileira
Sah.Alvesz
Olá! Vou tentar te ajudar Pontos positivos: Você conseguiu contextualizar o assunto e mostrar um pouco sobre a problemática. Pontos negativos: Notei alguns erros de paralelismo e vírgulas na sua introdução (não sou perita em vírgula, mas tento ajudar com o que sei rsrsrs). No primeiro período "Na séLeia mais
Olá! Vou tentar te ajudar
Pontos positivos: Você conseguiu contextualizar o assunto e mostrar um pouco sobre a problemática.
Pontos negativos: Notei alguns erros de paralelismo e vírgulas na sua introdução (não sou perita em vírgula, mas tento ajudar com o que sei rsrsrs). No primeiro período “Na série ‘’ Grey’s Anatomy’’, história na qual retrata a vida de vários médicos, aborda relatos de pacientes que sofreram abusos e maus tratos.” há falta de paralelismo. Note que há erros de interpretação nos trechos. Outro ponto relevante é a problemática. Você conseguiu contextualizar bem o tema, mas é necessário que deixe bem explícito e desenvolva minimamente a relação entre a frase inicial e a problemática. Na sua tese há alguns errinhos também. Não sei se foi um erro de digitação, mas tome cuidado para não utilizar os pronomes pessoais : “[…] pensar-nos […]”. Tome cuidado também com a vírgula, há excesso delas neste trecho: “Assim, mostra-se relevante pensar-nos, estigmas associados ás doenças mentais, uma vez que, abusos e conflitos psíquicos configuram as maiores problemáticas desse pernicioso cenário.”. Note a diferença : “Assim, mostra-se relevante pensar nos estigmas associados às doenças mentais, uma vez que abusos e conflitos psíquicos configuram as maiores problemáticas desse pernicioso cenário.”.
Desenvolvimento(1) ->
Pontos positivos: Você identificou uma das causas do problema e iniciou seu parágrafo enfatizando-a.
Pontos negativos: Na redação do Enem é necessário utilizar repertório legitimado. Use dados estatísticos concretos, citações, alusões históricas ou qualquer outro tipo de informação que “prove” o seu argumento. Note que você utilizou um repertório mas não foi produtivo, pois você só o mencionou. Tente, da próxima vez, inserir o dado estatístico da OMS que você citou. Tente desenvolver mais o seu raciocínio e deixe tudo “mastigadinho” pro corretor. Senti falta também da conclusão do parágrafo (é legal utilizar uma frase de impacto ou uma síntese do que foi dito). Tome cuidado com erros de concordância : ” Isso porque, a população acredita que as ‘’cicatrizes’’ não é (SÃO) algo relevante.”
Desenvolvimento(2) ->
Pontos positivos: Você identificou uma das causas do problema e iniciou seu parágrafo enfatizando-a.
Pontos negativos: Novamente, enfatizo a necessidade de utilizar um repertório. (cabe aqui tudo o que disse no desenvolvimento 1). Cuidado com más interpretações : “Sendo assim, torna-se com urgente reconhecer que esse processo resultou hoje, em uma enorme inclusão social.”. O certo seria, talvez: “Sendo assim, torna-se urgente reconhecer que esse processo resultou, em uma enorme exclusão social.”. De novo, ente sempre finalizar o parágrafo com uma frase síntese.
Conclusão ->
Pontos positivos: Você iniciou sua conclusão fazendo a retomada da sua tese. Conseguiu identificar, em panoramas gerais, os agentes das ações e alguns outros elementos. Muito legal você colocar mais de uma proposta de intervenção.
Pontos negativos: Como disse anteriormente, foi muito legal ter inserido mais de uma proposta, porém, uma delas obrigatoriamente tem que estar completa, isto é, com todos os 5 elementos. Você inseriu dois agentes (quem?), um meio (como?), dois modos (o quê?), nenhum detalhamento (expandir a explicação de algum dos 4 elementos) e nenhuma finalidade. Portanto, sua nota irá lá pra baixo com relação à proposta de intervenção. Na sua frase de fechamento tente retomar alguns pontos da sua introdução.
Competência 1 (domínio da norma culta) = 140
Competência 2 (Compreensão da estrutura e do tema) = 160
Competência 3 (Selecionar, relacionar e organizar argumentos) = 120
Competência 4 (Conhecimentos linguísticos para construção da argumentação) = 120
Competência 5 (Proposta de intervenção) = 120
Nota final = 660
Não desanime, insista e você irá conseguir.
See lessSe precisar de ajuda eu posso tentar de ajudar com o que sei, será um prazer: (35)998787065
O papel do estado na garantia de qualidade da educação (com nota e explliquem os erros, por favor)
Sah.Alvesz
Introdução -> Pontos positivos: Achei sua introdução bem organizada. Você segui a "microestrutura" da introdução, contextualizou o tema com a constituição federal, explicou a problemática e desenvolveu bem sua tese. Pontos negativos: O único ponto negativo que observei foi em relação ao aprofundaLeia mais
Introdução ->
Pontos positivos: Achei sua introdução bem organizada. Você segui a “microestrutura” da introdução, contextualizou o tema com a constituição federal, explicou a problemática e desenvolveu bem sua tese.
Pontos negativos: O único ponto negativo que observei foi em relação ao aprofundamento da problemática. Você poderia ter explorado um pouco mais essa relação de privilégios.
Desenvolvimento(1) ->
Pontos positivos: Gostei bastante do seu argumento. Você colocou na mesa dois pontos opostos a serem observados e os explicou.
Pontos negativos: Minha única ressalva é em relação ao repertório. Você poderia ter utilizado um repertório e relacionado com seu argumento. Por exemplo, você poderia utilizar um repertório para embasar a segunda proposta (que investir em educação não é despesa) usando a frase do economista britânico Arthur Lewis – ” a educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido” – Assim você colocaria seus argumentos dando base e veracidade para eles.
Desenvolvimento(2) ->
Pontos positivos: Seu argumento foi muito bem aproveitado, pois você utilizou um dado estatístico pra embasar. Conseguiu desenvolver bem o que você propôs.
Pontos negativos: Minha única dica é tentar evitar termos como “inferno” (por mais que sejam verdadeiros), tente colocar um sinônimo mais formal, como por exemplo “Logo, com salários ruins e condições péssimas de trabalho, educar se torna algo terrivelmente ruim no país.” ou algo assim.
Conclusão ->
Pontos positivos: Você cumpriu com êxito a proposta de intervenção, colocou os 5 elementos e os explicou.
Pontos negativos:
Competência 1 (domínio da norma culta) = 160
Competência 2 (Compreensão da estrutura e do tema) = 180
Competência 3 (Selecionar, relacionar e organizar argumentos) = 160
Competência 4 (Conhecimentos linguísticos para construção da argumentação) = 180
Competência 5 (Proposta de intervenção) = 200
Nota final = 880
**Lembrando que não sou profissional rsrs.
See lessEspero ter ajudado :)
Desafios para o combate ao desmatamento no Brasil
Sah.Alvesz
Introdução -> Pontos positivos: Você seguiu com êxito a "microestrutura" exigida na introdução. Conseguiu contextualizar o tema no primeiro período. Enfatizou a problemática na segunda frase, utilizando a oposição. Conseguiu deixar sua tese bem estruturada. Pontos negativos: O segundo período podLeia mais
Introdução ->
Pontos positivos: Você seguiu com êxito a “microestrutura” exigida na introdução. Conseguiu contextualizar o tema no primeiro período. Enfatizou a problemática na segunda frase, utilizando a oposição. Conseguiu deixar sua tese bem estruturada.
Pontos negativos: O segundo período poderia ser quebrado em frases mais curtas, para evitar possíveis erros. A sua tese está bem feita e com uma boa estrutura, porém tente dar um “spoiler” dos argumentos que você irá utilizar no desenvolvimento. Essa prática costuma lhe conceder alguns pontos a mais.
Desenvolvimento(1) ->
Pontos positivos: Você conseguiu desenvolver bem seu argumento e identificou as causas do problema.
Pontos negativos: Para embasar seu argumento você deveria ter inserido um repertório, ele traz mais veracidade e deixa seu desenvolvimento mais “sólido”.
Desenvolvimento(2) ->
Pontos positivos: Você conseguiu desenvolver bem seu argumento e identificou as causas do problema.
Pontos negativos: Novamente, reforço a necessidade um repertório. Esse, pode ser uma citação, dado estatístico ou mesmo uma alusão histórica. Cuidado com a linearidade do seu texto. No segundo parágrafo você iniciou com ” Deste modo, em primeiro plano,”, portanto no terceiro parágrafo você deveria colocar um operador argumentativo que seguisse essa linearidade, com “Em segundo lugar” ou “Ademais”.
Conclusão ->
Pontos positivos: Você fez a retomada da tese, no primeiro período. Na frase de finalização você retomou algo da sua introdução, o que é muito legal, pois faz com que o leitor tenha a sensação de uma leitura cíclica. Você cumpriu 4 dos 5 elementos exigidos pela banca.
Pontos negativos: Sua proposta ficou um pouco longa, e cuidado com os 5 elementos.
Competência 1 (domínio da norma culta) = 200
See lessCompetência 2 (Compreensão da estrutura e do tema) = 180
Competência 3 (Selecionar, relacionar e organizar argumentos) = 140
Competência 4 (Conhecimentos linguísticos para construção da argumentação) = 180
Competência 5 (Proposta de intervenção) = 180
Nota final = 880