Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
O consumo de carne como questão social: a importância de se discutir os hábitos alimentares na sociedade atual
Sabrynacard
De acordo com a teoria malthusiana, a população mundial tende a crescer de forma que a produção de alimentos não seja suficiente para acompanhá-la. Entretanto, na sociedade atual, o avanço tecnológico da agropecuária permite suprir essas necessidades e, com isso, a preocupação com a escassez de alimLeia mais
De acordo com a teoria malthusiana, a população mundial tende a crescer de forma que a produção de alimentos não seja suficiente para acompanhá-la. Entretanto, na sociedade atual, o avanço tecnológico da agropecuária permite suprir essas necessidades e, com isso, a preocupação com a escassez de alimentos é aliviada[,]¹ de modo a dar espaço a uma nova discussão: os hábitos alimentares ligados ao consumo de carne. Assim, faz-se necessário observar a bagagem cultural do consumo de carne da sociedade ocidental, bem como os seus impactos para a saúde humana.
Nota: Sua introdução está excelente! O único erro que você cometeu foi na vírgula indicada pelo símbolo ¹, já que a segunda oração (depois da vírgula) depende da primeira, por isso, não pode ser separada por vírgula.
Em primeiro lugar ², deve-se destacar que ³ a discussão sobre hábitos alimentares engloba, também, aspectos culturais da sociedade em análise. [Pode-se citar, por exemplo, que ³ algumas vertentes religiosas, como o budismo e o hinduísmo, promovem o vegetarianismo como estilo de vida.] ⁴ No entanto, a sociedade ocidental, que³ possui uma menor porcentagem de adeptos a essas religiões, apresenta maior dificuldade em variar o cardápio, baseada no valor da carne como forma de elevar o status social, além do falso entendimento de que ³ uma refeição sem carne não está completa, [visto que³ a cultura³ do consumo³ de]⁵ proteína animal já está fortemente disseminada. Assim, fica clara a relação entre cultura³ e consumo³ de determinados alimentos⁶.
Nota: Atente-se às repetições, pois isso irá lhe custar alguns pontos na Competência 1! Vou corrigir colocando a numeração que usei no parágrafo:
² Como essa é uma redação estilo Enem, não se pode mais utilizar termos com números ordinais, por exemplo, o que você usou: “Em primeiro lugar”, invés desse, que tal substituir por “Nesse viés”, “Nesse sentido”, “Diante de tal perspectiva”, etc?
³ Você repetiu muitas palavras as quais poderiam ser substituídas facilmente por sinônimos:
Invés de “que”, pode-se usar “o qual”, “a qual”, “os quais”, “as quais”.
⁴ Eu achei que esse período ficou muito redundante, então pensei que poderíamos fazer uma pequena alteração: (Pode-se citar, por exemplo, algumas vertentes religiosas: o budismo e o hinduísmo, os quais promovem o vegetarianismo como estilo de vida). Assim, sua escrita fica mais clara, além de evitar repetições.
⁵ Novamente temos várias repetições, e, sendo assim, é necessário reescrevermos essa parte com outras palavras (sinônimos): (… pois o hábito de se alimentar de… ).
⁶ Como iremos usar o verbo “alimentar” no período anterior, será necessário substituir o substantivo “alimentos” por “comidas”. Não precisa ter receio do seu texto ficar informal, pois o corretor irá entender que você está tentando não cometer repetições.
Só mais um detalhe: eu acho importante colocar algum repertório sociocultural nos dois parágrafos de desenvolvimento, já que é onde se encontra a defesa da sua argumentação, por isso tente ao máximo colocar algum repertório para dar mais embasamento ao seu argumento e mostrar para o corretor seu criticismo sobre o assunto.
Ligado a isso⁷, a análise do consumo⁸ de carne também pode ser feita com base na saúde⁸ física de quem a consome. Nesse contexto, apesar da proteína animal ser recomendada pelo Guia Alimentar para a População Brasileira, seu consumo⁸ excessivo pode ser associado a⁹ diversos agravamentos na saúde⁸. Desse modo, devido a⁹ falta de conhecimento nutricional da população ou, ainda, ao preço do alimento, a proteína animal escolhida é, muitas vezes,¹⁰ rica em valores de sódio e gordura, componentes que podem facilitar o desenvolvimento de patologias. [Esses dados¹¹ comprovam-se pelos dados⁸ da Faculdade de Saúde Pública da USP]¹², que,¹³ [em 2020, apontava que 34 mil mortes por câncer ao ano em todo o mundo estavam relacionadas ao consumo de carne processada.]¹⁴ Diante desse cenário, percebe-se a importância da discussão para a manutenção do bem estar físico das pessoas.
Notas:
⁷ melhor substituir essa conjunção por “Ademais” ou conjunções semelhantes.
⁸ novamente temos as repetições.
⁹ pequeno erro de gramática: associado à*; devido à*
¹⁰ cuidado com muitas informações intercaladas (entre vírgulas), pois isso pode prejudicar a compreensão do seu texto e torná-lo confuso pro corretor.
¹¹ toda vez que você iniciar um período, é necessário que você coloque uma conjunção, nesse caso poderia ser “Sendo assim”.
¹² sempre que quiser citar algum dado ou alguma teoria, comece por “Segundo…”, dessa forma, esse fragmento ficaria assim: “Sendo assim, segundo os dados publicados pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade Federal de São Paulo (USP)…” É necessário também que ao utilizar siglas, sempre escreva o que elas significam antes e depois as coloque , como eu fiz anteriormente.
¹³ não será necessário utilizar o “que”, pois da forma que eu reescrevi o início do seu período, o uso do “que” é dispensado.
¹⁴ “… em 2020 foi contabilizado, no mundo, 34 mil mortes por câncer ao ano e tais tragédias estava relacionadas ao consumo de carne processada.”
Em conclusão¹⁵, fica evidente que a discussão sobre hábitos alimentares abrange aspectos culturais e físicos da sociedade atual. Desse modo, é dever do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Saúde, promover a educação nutricional para a população, por meio de palestras e campanhas¹⁶ que¹⁷ apresentem alternativas alimentares e contribuam para a autonomia ao escolher bem os componentes do cardápio, a fim de possibilitar um consumo¹⁸ mais consciente, mas que não ignore os aspectos culturais¹⁹. Dessa forma, a sociedade atual terá [sua cultura]¹⁹ e saúde preservadas, a partir de uma discussão eficiente sobre os hábitos alimentares e o consumo¹⁸ de carne.
Notas: No geral, sua proposta de intervenção está completa, gostei bastante.
¹⁵ vamos trocar essa conjunção por “Portanto”
¹⁶ necessário colocar vírgula, já que você vai detalhar seu meio/modo
¹⁷ repetição, substituir por “as quais”
¹⁸ repetição, substituir por “hábitos”
¹⁹ repetição, substituir por ” seus costumes”
Notas finais:
Bom Sabryna, gostei bastante do seu texto, você trouxe uma abordagem muito interessante sobre o tema, porém o que mais derrubou sua nota foram as repetições de palavras, alguns erros de gramática e algumas falhas no seu projeto de texto, por exemplo, na hora de introduzir a fonte do seu repertório no seu segundo parágrafo de desenvolvimento.
C1: 120 pts.
C2: 200 pts.
C3: 120 pts.
C4: 200 pts.
C5: 200 pts.
*Total: 840 pts.*
Parabéns pela sua nota Sabryna! Continue sempre praticando e nunca se esqueça de revisar seu texto para garantir que tudo está ok!! Espero que tenha gostado da minha correção, qualquer dúvida pode perguntar! Beijinhos 💋
See less