Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
A linguagem certa é aquela que se faz entender
Ryan_Gustavo
Olá, gostaria de destacar que não sou corretor ou algo semelhante. Mas, um estudante como você. Sendo assim, vou trazer as minhas percepções sobre sua redação. Primeiro parágrafo: foi dado um enfoque demasiado na diversidade linguística do que no problema em si. Nesse caso, sugiro organizar a introdLeia mais
Olá, gostaria de destacar que não sou corretor ou algo semelhante. Mas, um estudante como você. Sendo assim, vou trazer as minhas percepções sobre sua redação.
Primeiro parágrafo: foi dado um enfoque demasiado na diversidade linguística do que no problema em si. Nesse caso, sugiro organizar a introdução dessa forma: uma definição objetiva sobre o conceito de preconceito no idioma; citar duas de suas causas; e escrever algo como: “dessa maneira, fazem-se necessárias medidas para a solução dos empecilhos citados anteriormente”, assim, será retomado a questão na conclusão.
Segundo parágrafo: houve um tangenciamento do tema, visto que, é sobre o preconceito, e não variação linguística. Sugestão: retome a primeira causa da forma exemplificada acima e utilize argumentos. Ficaria desta maneira: causa (o que gera o preconceito) – argumento de autoridade (citação de um especialista no tema, por exemplo, um gramático) – Exemplificar e relacionar esses dois.
Terceiro parágrafo: Igual a estruturação do segundo, porém, deve ser utilizado a segunda causa do problema.
Quarto parágrafo (conclusão) : Reafirme a discriminação na nossa língua como um impasse e traga as possíveis soluções aos dois problemas abordados. Estruturando-as deste jeito: o quê, como e seu impacto na sociedade. Por fim, termine com uma frase semelhante a esta: “Dessa forma, essa situação diminuirá em meio à população brasileira.
Além das dicas acima, recomendo a você pesquisar sobre sinônimos para evitar-se a repetição de palavras, elementos de coesão e conjunções, que permitirão uma melhor ligação de ideias e ler algumas redações nota mil do ENEM a fim de te ajudar a compreender melhor a proposta do texto. Não fique com receio de continuar escrevendo, pois todos nós cometemos erros. É a partir deles que podemos melhorar. Caso tenha alguma dúvida, basta me chamar.
See lessConsequências da desindustrialização no Brasil
Ryan_Gustavo
Você iniciou a sua redação muito bem, porém um aspecto que você poderia melhorar é concluir a introdução no "e à ausência do apoio político para com esse setor" e após isso adicionar "Dessa forma, são necessárias medidas para a solução desses problemas", porque você iria retomar isso no último parágLeia mais
Você iniciou a sua redação muito bem, porém um aspecto que você poderia melhorar é concluir a introdução no “e à ausência do apoio político para com esse setor” e após isso adicionar “Dessa forma, são necessárias medidas para a solução desses problemas”, porque você iria retomar isso no último parágrafo. Concluindo assim a sua Introdução.
See lessNo segundo parágrafo, uma sugestão, seria você falar novamente que a baixa qualificação é um problema e usar a citação do Paulo Freire ou o filme “A procura da felicidade” como citação, pois 2 argumentos em um único parágrafo pode ser visto pelo corretor como “escrever mais do que devia”. Além disso, você pode concluir com o que o dado ou citação que você trouxe explica ou corrobora para o seu ponto de vista.
O seu terceiro parágrafo ficou bom, nada a acrescentar.
No último parágrafo troque o Governo Federal como agente pelo Ministério da Economia por exemplo, visto que, Governo Federal fica muito generalizado e os corretores gostam de órgãos do governo mais especializados na solução dos problemas que você pretende solucionar.