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Racismo e discriminação social
RubimSchmidt
Bom dia/tarde/noite Sou apenas uma pessoa em busca de conhecimento, assim como você. Então interprete as críticas à luz dessa informação. :) [INTRODUÇÃO] -Boa colocação de repertório, é pertinente ao tema. No geral, você soube apresentar sua tese. Nota-se uma tentativa de contextualização e um projeLeia mais
Bom dia/tarde/noite
Sou apenas uma pessoa em busca de conhecimento, assim como você. Então interprete as críticas à luz dessa informação. :)
[INTRODUÇÃO]
-Boa colocação de repertório, é pertinente ao tema.
No geral, você soube apresentar sua tese. Nota-se uma tentativa de contextualização e um projeto de texto.
Porém, quando você termina a apresentação do repertório, a contextualização com a realidade brasileira parece ficar um pouco perdida.
“Fora da ficção, não é muito diferente, a superioridade…”: Mal uso da vírgula e falta de sentido entre o conectivo e o início do texto. Recomendo a criação de períodos detalhados, separados por pontos.
“violência contra negros” não parece se comunicar com o texto. Tente contextualizar mais detalhadamente logo após apresentar o repertório, exemplo: “Fora da ficção, a sociedade brasileira apresenta semelhanças com a realidade descrita: A população negra é alvo de discriminação social, resultante da ideia de superioridade racial no imaginário popular.”
“Provém” = Provêm (Pois o sujeito está no plural); “Composta” = Compostas (O sujeito está no plural); “Devido a” = Devido à (Falta crase);
Apesar dos erros, sua introdução merece elogios, é notável que você conhece a estrutura de uma boa redação.
[DESENVOLVIMENTO 01]
Novamente percebo que há uma boa colocação de repertório e que existe uma tentativa de projeto de texto. Porém alguns desvios argumentativos são notáveis também.
“Em primeiro plano, deve-se ressaltar as injustiças…” Você começa o texto apresentando previamente oque será desenvolvido na argumentação, isso é bom!! Porém, não é oque de fato acontece: Logo em seguida, é citada uma fala de um filósofo e em cima disso, é desenvolvido o caráter social das injustiças contra os negros, e não há uma ressalva delas, como é prometido no início do parágrafo. Ademais, o último período do parágrafo é focado na persistência da violência, dando novamente, um novo foco para a sua argumentação.
Recomendo, portanto, que você trabalhe com um brainstorm: Foque em apenas um argumento, e desenvolva bem ele, desde sua apresentação no início do parágrafo, até seu contexto com o repertório e por fim, com uma boa conclusão de ideias.
“Constantemente” = substantivo colocado de forma errada. Recomendo: “Deve-se ressaltar as constantes injustiças sofridas pelos negros…”
[DESENVOLVIMENTO 02]
Foram poucos os erros estruturais aqui. O projeto de texto funcionou melhor desta vez.
A reflexão foi bem encaixada logo após o repertório utilizado. Porém, ao terminar citando “meio acadêmico”, a sua argumentação deu uma leve desviada. Não coloque argumentos que não serão desenvolvidos: Tudo oque for dito precisa ter conexão, ser embasado em fontes e, acima de tudo, ser um apoio ao eixo de raciocínio central que está sendo desenvolvido, neste caso, a dificuldade econômica da população negra.
#Cuidado com as repetições: Neste parágrafo vejo que há muita repetição da palavra “negros”.
“que deve ser abordado, é o” = A vírgula não pode separar o sujeito do verbo; “Visto que, no Brasil ela afeta em maior número indivíduos negros” = Nesse período são necessárias muitas vírgulas graças ao estilo de construção frasal isento de alguns artigos: (Visto que, no Brasil, ela afeta, em maior número, indivíduos negros.) Parece exagero de vírgulas mas, nesse caso, foram necessárias.
“População brasileira é formado” = População brasileira é formada.
[CONCLUSÃO]
Apresenta todos os elementos: Agente, Ação, Meio/Modo, Finalidade e Detalhamento
Só precisa melhorar na hora de organizar suas ideias, pra não ficarem muito perdidas. De preferência crie apenas um núcleo bem desenvolvido, ao invés de dois ou três menos desenvolvidos. Vejo que ali você tentou criar mais de uma proposta, mas ficou intercalando entre as ideias de “diminuir a violência racial” e “aumentar a inserção social dos negros”, sem desenvolver completamente um antes de ir para o próximo. Mas estes pontos não serão descontados na competência 5, mas na 3 sim.
No geral sua redação possui uma boa ideia de projeto de texto, mas precisa colocar melhor em prática. Para isso recomendo fazer um braimstorm, selecionando algumas ideias e em cima dessas poucas ideias, desenvolvê-las no texto.
Nunca desista dos seus sonhos, você está no caminho certo para conseguir concretizá-los!!
Obrigado pela atenção. :)
NOTAS
See lessCompetência 01: 120
Competência 02: 200
Competência 03: 160
Competência 04: 160
Competência 05: 160
Total: 800
Conscientizar é um dever
RubimSchmidt
Bom dia/tarde/noite :) (Sou apenas alguém como você, em busca de conhecimento. Portanto, absorva as criticas nesse contexto e tire suas conclusões.) ~Já adianto que não compreendi o tema da redação, era sobre a importância da conscientização? Problema do lixo?~ [Introdução] O repertório utilizado fiLeia mais
Bom dia/tarde/noite :)
(Sou apenas alguém como você, em busca de conhecimento. Portanto, absorva as criticas nesse contexto e tire suas conclusões.)
~Já adianto que não compreendi o tema da redação, era sobre a importância da conscientização? Problema do lixo?~
[Introdução]
O repertório utilizado ficou muito vago, fica difícil compreender como ele se conecta com o tema: Por que o aumento da quantidade de lixo no ambiente urbano é consequência da Revolução industrial? E como esse problema se configura no Brasil contemporâneo?
Falta-te um projeto de texto que seja estruturado desde a introdução: Onde está a tese? Não fica explícito a sua opinião sobre o assunto.
{Dicas:} Tente detalhar mais a sua introdução, fazendo paralelos entre o repertório utilizado com a realidade do Brasil atual. Não se esqueça de encaixar a sua tese no fim do parágrafo, formulando as opiniões que serão desenvolvidas nos parágrafos de desenvolvimento.
(deposito = depósito); (refletiu-se nos dias atuais = o verbo “refletir” no pretérito não se comunica com o texto, sugiro: reflete-se); (o qual = o pronome é indevido por não ter uma conexão anterior que faça sentido).
[Desenvolvimento 1]
Falta de conectivo introdutório
Citação imprecisa: “Alguns cientistas”. Quais cientistas?
Conectivo “semelhantemente” é inadequado, preferível conectivo de ênfase: “De certo”, “Por certo”, “Certamente”.
Falta, no contexto geral do parágrafo, uma relação com o tema da redação. Onde se encontra a conscientização?
(“Gerando um problema”: Gerando problemas, no plural, é recomendável.) (“é as tartarugas marinhas”: São as tartarugas marinhas); (“pelos humanos, nas praias afetam”: pelos humanos nas praias, afetam. Repare na vírgula); (“ao ingerirem”: ao ingerir. Está sendo feita uma referência á “animal”, no singular.).
[Desenvolvimento 2]
Bom uso do conectivo;
Repertório bem colocado;
(“é notável a percepção”: redundância.); (“problemas urbanos causada”: problemas urbanos causados.).
[Conclusão]
Alguns erros de coesão e gramática
De que Modo/Meio a proposta será posta em prática?
{Dicas} Recomendo que crie apenas uma proposta, mas bem desenvolvida. (É melhor do que criar duas propostas incompletas);
Trabalhe mais no Detalhamento e na apresentação do Modo/Meio.
Obrigado pela atenção, e nunca desista dos seus sonhos, você consegue!!
*NOTAS*
See lessCompetência 01: 120 pontos
Competência 02: 120 pontos
Competência 03: 80 pontos
Competência 04: 120 pontos
Competência 05: 160 pontos
TOTAL: 600 Pontos.