Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
Crise Hídricos no Brasil Contemporâneo
Ruan Feitosa
Bom dia, Guilherme ! - Irei primeiramente apresentar os erros que achei na sua redação e em seguida irei falar os tópicos que acho importante você estudar, para que os erros não continuem. INTRODUÇÃO: - Erro de vírgula, deveria ser: " No filme brasileiro Vidas Secas, de 1963, retrata..." (C1) - No iLeia mais
Bom dia, Guilherme !
– Irei primeiramente apresentar os erros que achei na sua redação e em seguida irei falar os tópicos que acho importante você estudar, para que os erros não continuem.
INTRODUÇÃO:
– Erro de vírgula, deveria ser: ” No filme brasileiro Vidas Secas, de 1963, retrata…” (C1)
– No início da sua introdução, você cometeu um erro chamado de “Queismo”. Esse erro é o excesso de “Que” desnecessário em um período do texto. Veja bem:
“No filme brasileiro Vidas Secas de 1963, dirigido por Nelson Pereira, *que* (DARIA PARA TIRAR ESSE “QUE” E SEGUIR NORMALMENTE) retrata a história de uma família pobre da região seca do Nordeste, *que* lutam diariamente por trabalho e comida, para superar as dificuldades do ambiente árido em *que* vivem.” (C1 e C4)
– Erro de concordância verbal:
“No filme brasileiro Vidas Secas de 1963, dirigido por Nelson Pereira, que retrata a história de uma família pobre da região seca do Nordeste, que *lutam* diariamente por trabalho e comida” (C1)
Quem “lutam” ? a família pobre da região seca do Nordeste. Viu que fica incoerente ? o correto seria “luta”. (C1)
– Erro de vírgula: deve haver uma vírgula após “Assim” (C1)
Dica: normalmente quando você começar um período com um conectivo você vai ter que colocar uma vírgula após ele.
– Você não apresentou o tema. (C2)
Dica: tente colocar todas as palavras do tema na introdução.
Dica extra: Seria bom você colocar as causas, que você vai abordar nos seus desenvolvimentos, na sua introdução, assim, você ganha ponto na C3 por ter projeto de texto !
DESENVOLVIMENTO 1:
– Erro de vírgula:
*Nesse sentido* Estado acaba sendo negligente com os direitos do cidadão, previsto no artigo 6° da “Constituição Cidadã”, que garante entre tantos direitos, à Saúde, e tal direito é ineficaz e muitas das vezes não se concretiza na prática.
Deve haver uma vírgula após “Nesse sentido”. É aquela ideia que eu te disse no início, normalmente quando você começar o período com um conectivo, você vai ter que colocar uma vírgula.
– Erro de vírgula:
“Nesse sentido Estado acaba sendo negligente com os direitos do cidadão, previsto no artigo 6° da “Constituição Cidadã”, *que*(PODE TIRAR ESSE “Que”, ASSIM FICA MAIS COERENTE A LEITURA)garante *entre* tantos direitos, à Saúde, e tal direito é ineficaz e muitas das vezes não se concretiza na prática.”
Deve haver uma vírgula antes de “entre”.
– Falta de conectivos e isso excessivo do “e”
Nesse sentido Estado acaba sendo negligente com os direitos do cidadão, previsto no artigo 6° da “Constituição Cidadã”, que garante entre tantos direitos, à Saúde, *e* tal direito é ineficaz *e*muitas das vezes não se concretiza na prática.
Caso você colocasse um conectivo:
Nesse sentido Estado acaba sendo negligente com os direitos do cidadão, previsto no artigo 6° da “Constituição Cidadã”, que garante entre tantos direitos, à Saúde, *no entanto*, tal direito é ineficaz e muitas das vezes não se concretiza na prática.
OBS: quando você comete esse tipo de erro, você perde na C4, pois ele acreditam que voce não possui um bom repertório de “conectivos”.
-Se desenvolvimento foi EXPOSITIVO e não DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO. Basicamente você só apresentou fato, constituição e ideia de pensador. Porém, o texto DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO pede para que você ARGUMENTE e use sua opinião, de forma impessoal.
Dica: use adjetivos: Negativamente, caoticamente, severamente…
Dica: Use marcas de autoria: Inadmissível; Indubitável; inaceitável; incompreensível…
Obs: Você perde ponto na C3 e na C2 quando comete esse tipo de erro.
Dica: Use apenas um repertório no seu desenvolvimento e no restante do texto argumente e mostre sua insatisfação com a causa. Caso você use dois, voce fica com pouco espaço para argumentar, assim, seu texto fica mais expositivo do que dissertativo argumentativo.
DESENVOLVIMENTO 2
– Erro de vírgula:
“Ademais, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em *2018* o cerrado, assim como a Amazônia, sofreu com a intensificação do desmatamento, que consequentemente afeta diretamente com os efeitos da seca, e a manutenção dessa ignorância é fortalecida pelos ideais ignorantes da população.”
Deve haver um vírgula após “2018” (C1)
Obs: “Cerrado” deve estar com letra maiúscula ! Mas não considerei um erro, pois vi que você colocou “Amazônia” com letra maiúscula, então acredito que foi apenas um erro de digitação.
– Erro de vírgula:
Ademais, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em 2018 o cerrado, assim como a Amazônia, sofreu com a intensificação do desmatamento, que *consequentemente* afeta diretamente com os efeitos da seca, e a manutenção dessa ignorância é fortalecida pelos ideais ignorantes da população.
Deve-se colocar a palavra “consequentemente” entre vírgulas, assim: , consequentemente, (C1)
– Erro de vírgula:
Ademais, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em 2018 o cerrado, assim como a Amazônia, sofreu com a intensificação do desmatamento, que consequentemente afeta diretamente com os efeitos da seca,* e a manutenção dessa ignorância é fortalecida pelos ideais ignorantes da população
Não deve existir essa vírgula após “Seca”, pois após ela tem o “e”. (C1)
– Tome cuidado com ofensas ! Você deve argumentar, criticar e expor sua opinião. Porém, não pode ofender.
Ademais, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em 2018 o cerrado, assim como a Amazônia, sofreu com a intensificação do desmatamento, que consequentemente afeta diretamente com os efeitos da seca, e a manutenção dessa ignorância é fortalecida pelos *ideais ignorantes da população*
CONCLUSÃO:
– Novamente o excesso de “e”
Frente a tal problemática, faz-se mister, que o Ministério Público, cujo dever é garantir a ordem jurídica *e* os interesses sociais *e* individuais da população, cumpram com os direitos do artigo 6 da “Constituição Cidadã”…
Daria para substituir o primeiro “e” com uma vírgula. (C4)
– Erro de concordância verbal :
Frente a tal problemática, faz-se mister, que *o Ministério Público*, cujo dever é garantir a ordem jurídica e os interesses sociais e individuais da população, *cumpram* com os direitos do artigo 6 da “Constituição Cidadã”…
O correto seria “Cumprir” pois o verbo está concordando com o Sujeito (O Ministério Público).
-Uso incorreto do através (através sigfnica “atravessar”)
…“Constituição Cidadã” através de verbas parlamentares e incentivos fiscais, intensifiquem reuniões para acabar com o atual problema.
OBS: esqueci de falar, mas deve ter uma vírgula antes do “através”. (C1)
Dica: Caso mude o “através” para “por meio de…” irá ficar corretor.
-A proposta de intervenção pede um projeto. Uma ação concreta. Você não apresentou, no caso, na sua proposta de intervenção, tem o Agente (Ministério público), o meio ( por meio de verbas parlamentares e incentivos fiscais), a finalidade (para não perpetuar a problemática). Porém, não possui uma ação concreta -visto que você apenas diz que deve ser cumprido o direito proposto no artigo 6° a constituição, no entanto não apresenta um projeto para que isso seja feito.
E faltou o detalhamento também.
Você escreve bem, Guilherme. Não estou falando isso para fazer a média, você realmente escreve bem !
Achei esses erros porque realmente fui afundo na correção, não quero apenas ganhar pontos, quero é ajudar quem está procurando ajuda.
Para você realmente estudar o que errou, recomendo voce estudar:
1) Redação DISSERTATIVA ARGUMENTATIVA X EXPOSITIVA ( Estude a diferença entre as duas)
2) Estrutura SVC (Sujeito + verbo + complemento) ( vai te ajudar a não errar vírgula)
3) Vírgula ( Recomendo estudar a fundo, investir um bom tempo para esse assunto)
4)Competência 4 ENEM ( Estude sobre ela, tem vídeos no YouTube e você vai ver como se sair bem nela)
5)Proposta de intervenção ENEM (Estude sobre, é a competência mais fácil de se fechar !)
6) Concordância verbal
Boa sorte na sua preparação, Guilherme ! 👍🏼
See lessA uberização do mercado de trabalho no Brasil
Ruan Feitosa
Vitória, gostei da correção, mas tem coisas aí que não estão corretas. A vírgula em "Na filosofia, a palavra..." é por conta da estrutura SVC, o sujeito no caso é "palavra", o verbo é "significa e o complemento tu já sabe, como "Na filosofia" tá fora dessa estrutura é preciso botar vírgula. Em " A fLeia mais
Vitória, gostei da correção, mas tem coisas aí que não estão corretas. A vírgula em “Na filosofia, a palavra…” é por conta da estrutura SVC, o sujeito no caso é “palavra”, o verbo é “significa e o complemento tu já sabe, como “Na filosofia” tá fora dessa estrutura é preciso botar vírgula.
Em ” A falta de oportunidade, ao brasileiro, de…” é pq brasileiro é uma intercalação e toda intercalação tem que estar entre vírgulas, mas também estaria certo sem vírgulas.
A vírgula em “Necessita-se, urgentemente,…” é pq urgentemente é uma intercalação.
See lessatribuir nota pfvr! :)
Ruan Feitosa
●Introdução: •Ficaria melhor um "e" entre as duas teses. •"ate as amizades" não seria tão relevante colocar, já que não entra no tema, mas foi bom que deu um pouco de intensidade no problema criticado no repertório. Não é nada que faça você perder ponto, só observações mesmo, sua introdução está ótiLeia mais
●Introdução:
See less•Ficaria melhor um “e” entre as duas teses.
•”ate as amizades” não seria tão relevante colocar, já que não entra no tema, mas foi bom que deu um pouco de intensidade no problema criticado no repertório.
Não é nada que faça você perder ponto, só observações mesmo, sua introdução está ótima.
●D1 (falta de responsabilidade social)
•No d1 você não argumentou em torno da sua causa, você argumentou mais sobre o tema em si. E mesmo argumentando em torno do tema, a argumentação foi fraca, pois parece que voce procurou mais encaixar as palavras do que usar elas para se expressar.
●D2 (influência midiática)
•”Mecanismo opressão” creio que tá errado
●Conclusão
Tá ótima
Pontuação: C1:200 (não tirei ponto de alguns erros pois não foram constantes e pq foram pouquíssimos)
C2:200
C3:160 – Acredito que poderia perder mais, por não ter argumentado diretamente sobre a causa1 no D1, pq quando acontece um erro assim, vc perde uma boa parte do parágrafo.
C4:200
C5:200
Nota : 960
Observação: pra ler teu texto tive que ler com um dicionário em mãos kkkkklkk. Parece que você está escrevendo para um juiz.Porém, se você escreve assim normalmente não há problemas, mas se não, não precisa escrever nesse nível, você só vai tá dificultando a leitura do corretor. Quanto mais fácil de entender a leitura, melhor vai ser. No entanto, se essa for sua escrita natural não precisa mudar.
Parabéns pelo texto!!!
TEMA: Preconceitos enfrentados pelos homossexuais na doação de sangue.
Ruan Feitosa
● Introdução •Fuga ao tema - Pâmela, vc cometeu um erro grave que pode zerar sua redação, vou te explicar. Em qualquer tema, vc tem que abordar todas as palavras ditas no tema na sua introdução. Você se esqueceu de abordar os homossexuais na sua introdução, você até fala de preconceito, mas existe dLeia mais
● Introdução
See less•Fuga ao tema – Pâmela, vc cometeu um erro grave que pode zerar sua redação, vou te explicar. Em qualquer tema, vc tem que abordar todas as palavras ditas no tema na sua introdução. Você se esqueceu de abordar os homossexuais na sua introdução, você até fala de preconceito, mas existe diversos tipos de preconceito e o tema pede especificamente o que está relacionado aos homossexuais.
•Quando vc fala ” Um ato de solidariedade que sakva muitas vidas” e em seguida ” tal gesto extremamente importante para a vida humana”, você tá falando basicamente a mesma coisa, e até pode, mas não tão próximo, e tá muito próximo.
•tem una vírgula após “dignidade humana”
●Desenvolvimento 01
•Deve-se colocar um ponto após “doadora”, pois quando você aborda o Brasil, já está iniciando outro período. Então, o dado da ONU deve ficar isolado e depois do ponto você conecta ele com o Brasil.
•Você fala que 18 milhões de litros de sangue são desperdiçados pelo preconceito.Mas quem pode provar isso ? Cadê a fonte ? O repertório serve pra você fortalecer seu argumento, então nesse trecho vc deveria ter argumentado com base no repertório da ONU, você colocando esses dados sem fonte sua argumentação fica vazia.
•Vírgula após “Porém”
•Vírgula após “atualmente”
●Desenvolvimento 02
•retirar a vírgula após o “e” na linha 2
•Não é bom você usar frases com sentido figurado na redação, o Enem pede algo objetivo, direto. Quando você fala “batalha para derrubar” você está fazendo isso. Porém, mesmo que o corretor não levasse em consideração o sentido figurado, batalhas não se derrubam, batalhas se vencem, se conquistam, talvez se vc colocasse “barreiras” ficaria melhor.
•Deve-se colocar um ponto após “coleta”, sem o ponto o período não fica coesivo.
•se você tivesse colocado no início ” Embora, os homossexuais não sejam mais considerados um grupo de risco pela legislação…” ficaria bem melhor.
●Conclusão
•Quem – OK
•O que – OK
•Como – Não colocou
•Para que – OK
•Detalhamento – não colocou
Cada um desses vale 40 pontos.
Obs : muita gente na plataforma corrige de qualquer jeito só pra ganhar os pontos e ganhar correção, cuidado.
Nota :
C1 – 120
C2 – 160
C3 – 80
C4 – 120
C5 – 120
Nota final : 600
Parabéns!!!!!
Tema: A impotância das mulheres na agriultura
Ruan Feitosa
●Na introdução, eu aconselho trocar o "além disso" por "além da falta..." ●D1 - Senti falta da argumentação, você já tinha repertórios suficientes no seu texto (e bons ), porém ficou uma leitura fácil (não só no d1, no texto inteiro). Porém você pode se prejudicar (Competência 3) com esse "excesso"Leia mais
●Na introdução, eu aconselho trocar o “além disso” por “além da falta…”
See less●D1 – Senti falta da argumentação, você já tinha repertórios suficientes no seu texto (e bons ), porém ficou uma leitura fácil (não só no d1, no texto inteiro). Porém você pode se prejudicar (Competência 3) com esse “excesso” de repertórios em um desenvolvimento, é bom o seu texto ter a marca de autoria.
●Conclusão – Senti falta de um detalhamento mais aprofundado, porém não tirei ponto
•Teve alguns erros ortográficos, porém acho que você errou na digitação, então não levei em consideração.
Sua redação tá muito boa mesmo, além de possuir uma leitura fácil, parabéns
C1-200
C2-200
C3-200
C4-200
C5-200 Obs : Outros corretores, na minha visão, podem tirar pontos de você na Competências 3 e na competência 5.
A DOAÇÃO DE ÓRGÃOS NO BRASIL
Ruan Feitosa
●Introdução : • Você não apresentou o tema completamente na introdução. Você fala sobre o baixo índice de doação e transplante, ok, mas transplante de que ? Doação de que ? Você esqueceu de abordar "órgãos" diretamente. Os corretores chamam isso de fuga ao tema. É aconselhado na introdução você citaLeia mais
●Introdução :
See less• Você não apresentou o tema completamente na introdução. Você fala sobre o baixo índice de doação e transplante, ok, mas transplante de que ? Doação de que ? Você esqueceu de abordar “órgãos” diretamente. Os corretores chamam isso de fuga ao tema. É aconselhado na introdução você citar todas as palavras do assunto, nem que sejam sinônimos.
• Aconselho você a trocar o “afetando” por “afeta ” e em seguida troca “impossibilita” por “impossibilitando”. Fica uma leitura mais lisa, creio que a conjugação do verbo “afetando” tá errada, pode perceber a diferença na leitura após a mudança.
●D1-
•A forma que você usou pra pôr a pesquisa do G1 não foi muito boa, não sei dizer se tá errado, mas se você tivesse introduzido o primeiro argumento, pontuado e iniciado o repertório, ficaria bem melhor, visto que coesão é um dos pilares pra fechar a competência 4, e quanto mais facilita para a leitura do corretor, mais aumenta a chance de você fechar.
• Vi que você usou dois repertório em um desenvolvimento, isso te atrapalhou um pouco, pois realmente em repertório teu parágrafo tá rico, mas em argumentação não. Se você usar 3 repertórios bons na tua redação, tu já tira 200 pontos na c3, então não precisa encher um parágrafo de repertório, use um em um parágrafo, e conecte-o com o tema e argumente.
●D2
•a vírgula após “vale ressalvar” não existe
●Conclusão
• Está ótima
○ Você tem um bom repertório
○ Voce escreve muito bem
Dica – Aconselho você a detalhar mais as informações.
Tem um macetezinho, que você quando vê o tema, vc desconstrói ele, cada palavrinha do tema você vai anotando os sinônimos antes de começar a redação.
Nota – C1 – 200
C2 – 200
C3 – 160
C4 – 120
C5 – 200
880
Intolerância a população LGBT no Brasil
Ruan Feitosa
•Na introdução - tem que ter uma vírgula após "discriminada" •D1 - Quando você fala "ao ser liberto" e " um dos prisioneiros sai da caverna", você está falando a mesma coisa, você perde pontos com isso. -A vírgula após "um mundo cheio de possibilidades" não existe, você tá separando a frase do sujeiLeia mais
•Na introdução – tem que ter uma vírgula após “discriminada”
See less•D1 – Quando você fala “ao ser liberto” e ” um dos prisioneiros sai da caverna”, você está falando a mesma coisa, você perde pontos com isso.
-A vírgula após “um mundo cheio de possibilidades” não existe, você tá separando a frase do sujeito.
-Tem um erro de concordância verbal também no ” ele foi morto”, nesse período todo você não usou passado, usou infinitivo. Poderia substituir por ” foi executado” e sem a vírgula anterior.
•D2 – a vírgula após “tal fato se dá” não é necessária
•Conclusão – Você trabalhou com duas propostas, creio que sem perceber (ou não). Na primeira você aborda no eixo da justiça e na segunda na educação, não tem problema nenhum abordar duas. Mas aconselho você a dominar uma, senti falta do detalhamento mais profundo na conclusão, mas você detalhou citando a lei, isso foi bom, mas creio que faltou o “Como”, na primeira proposta. Na segunda faltou o ” Quem” e o “Como”.
●Você escreve muito bem, parece ter um boa diversidade de palavras.
●Vi que você também argumenta bem, o erro de muitas pessoas é jogar o repertório sem argumentar, você trabalha bem com o repertório e segue argumentando.
C1- 160
C2- 200
C3- 200
C4- 120
C5- 160
Total = 840