Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
Mobilidade urbana sustentável
rosa.paes
Olá, MrKauanBr! Espero que esteja bem! Introdução: Começa com um senso comum: ''Hodiernamente, a mobilidade urbana é um desafio que atinge a nossa sociedade.'' Seria interessante se iniciasse com um repertório sociocultural, como algum filme, série, livro, poesia e por aí vai. Depois você faz um parLeia mais
Olá, MrKauanBr! Espero que esteja bem!
Introdução: Começa com um senso comum: ”Hodiernamente, a mobilidade urbana é um desafio que atinge a nossa sociedade.” Seria interessante se iniciasse com um repertório sociocultural, como algum filme, série, livro, poesia e por aí vai.
Depois você faz um parágrafo completamente expositivo, já acrescentando dados e estatísticas. Para a introdução é necessário que você apresente as suas teses, ou seja, o ”resuminho” do que será desenvolvido nos próximos parágrafos.
Desenvolvimento: No primeiro parágrafo de desenvolvimento, você cita que os desafios para mobilidade urbana sustentável são os gases poluentes e não desenvolve adequadamente o porquê dos gases poluentes serem tão prejudiciais, além disso você cita acidentes de trânsito, mas como isso afeta a mobilidade urbana sustentável?
Já no segundo parágrafo de desenvolvimento, você faz um parágrafo completamente expositivo, não traz a problematização. Além de ser um parágrafo que não fala sobre mobilidade sustentável, mas somente sobre a mobilidade. A exposição que você fez na introdução sobre os dados e o PNMU cairia muito bem aqui nos desenvolvimentos!
Conclusão: Atenção para o uso dos conetivos. ”Analogamente” não se enquadra como conetivo conclusivo, mas sim como um conetivo comparativo que não faz sentido em uma conclusão. Você menciona sobre a criação de transportes intermodais, mas como isso ajuda na sustentabilidade precisa ser dito, o biocombustível, ou como os combustíveis fósseis utilizados são tão poluentes, não foi um fator desenvolvido ao longo da sua redação e por isso fica desconexo na conclusão. Ademais, cita poluição visual e sonora que também não são desenvolvidas ao longo da redação.
MrKauanBr, lembra sempre que em uma redação o conteúdo e a técnica andam de mãos dadas. Sem a técnica que o Enem exige não dá para avançar muito…Sugiro que pesquise sobre a estrutura da redação do Enem e, posteriormente, leia redações nota mil. Creio que isso irá te ajudar! Não me sinto confortável para te dar uma nota. Sou estudante, assim como você, e espero ter contribuído pelo menos um pouquinho!
See lessAbraço!! Qualquer coisa estou estou por aqui
Combate ao assédio moral no trabalho
rosa.paes
Oi, Victoria! Espero que esteja bem! *Introdução* Na sua introdução as suas duas teses ficam bem nítidas, o que é um ponto bem positivo. Mas, você faz uma introdução com o senso comum que é: É notório que combater o assédio moral no trabalho é uma tarefa desafiadora. E aí você já introduz sobre a saLeia mais
Oi, Victoria! Espero que esteja bem!
*Introdução*
Na sua introdução as suas duas teses ficam bem nítidas, o que é um ponto bem positivo. Mas, você faz uma introdução com o senso comum que é: É notório que combater o assédio moral no trabalho é uma tarefa desafiadora. E aí você já introduz sobre a saúde mental, o que eu recomendaria era que você achasse um repertório produtivo e colocasse logo na introdução, para dar aquela perfumada na sua redação, para que ela se destaque mais.
*Desenvolvimento 1*
No geral, entendi que há um silenciamento dos funcionário e que falta a comunicação(Habermas) e isso gera transtornos mentais aos funcionários.
#Você começa com : A princípio, a invisibilidade social caracteriza-se como complexo dificultador.
Esse tópico frasal fica vago e pouco desenvolvido. Afinal, o que seria essa invisibilidade? Invisibilidade de quem? O que é o complexo dificultador?
Uma possibilidade de reescrita poderia ser: ” A princípio, é válido destacar o silenciamento dos funcionários como um complexo dificultador, visto que, devido a ausência de comunicação por medo do assédio moral, podem desenvolver transtornos mentais.”
#”Com isso, o sociólogo Habermas traz uma contribuição relevante ao defender que a linguagem verdadeira forma de ação.” Esse trecho ficou um pouco mal articulado e de difícil compreensão, apesar da escolha de repertório ter sido bem bacana.
# Quando você cita que o abusador gera transtornos mentais, você poderia desenvolver escrevendo como o abusador promove um ambiente hostil de trabalho, por meio de exigência inadequadas e excessivas e, assim, os funcionários desenvolvem transtornos mentais.
*Desenvolvimento 2*
Você fala sobre como é importante ter uma legislação efetiva e completa sua argumentação com repertório legal. A ressalva seria para desenvolver melhor o porquê da importância das leis para eliminar o assédio moral e como isso daria segurança aos funcionários.
*Conclusão*
Agente: Ministério do Trabalho, em parceria com as prefeituras
Ação: desenvolva e palestras em escolas e empresas
Meio : por meio de entrevistas com as vítimas do abuso e psicólogos,
Finalidade : a fim de trazer mais lucidez sobre o assédio moral no mercado de trabalho e erradicar o silenciamento sobre a questão.
Na conclusão falta o detalhamento, além disso sua conclusão cuida do agredido, mas não pune o agressor.
Espero que tenha ajudado pelo menos um pouquinho, Victoria!
See lessQualquer coisa estou por aqui
Abraço ;)
Exclusão digital no Brasil
rosa.paes
Oi, Willian! Tudo certo? Esse tema é bem legal e, na minha opinião, o seu texto segue a técnica exigida pelo Enem. Vamos lá, introdução: Quando você coloca a série 'Black Mirror' é esperado algo a mais sobre ela, ou algum episódio em específico, ou um maior detalhamento, e uma conexão mais contundenLeia mais
Oi, Willian! Tudo certo?
Esse tema é bem legal e, na minha opinião, o seu texto segue a técnica exigida pelo Enem.
Vamos lá, introdução:
Quando você coloca a série ‘Black Mirror’ é esperado algo a mais sobre ela, ou algum episódio em específico, ou um maior detalhamento, e uma conexão mais contundente entre a série e a realidade. Assim, você conseguirá fazer com que seu repertório seja produtivo.
Você tem duas teses:
1) exclusão pela localidade e territorialidade (ok)
2) exclusão pela ignorância.
Na segunda tese tem um ressalva:
Você pode abordar pelo lado da ignorância ao não saber utilizar a tecnologia do modo correto(fazer coisas erradas com a tecnologia), e aí você pode chamar de ignorância, mas isso não é motivo de exclusão digital.
Também pode ser abordado pelo lado: A população não entende e não sabe utilizar a tecnologia, isso sim é fator de exclusão, mas não pode ser chamado de ignorância(como você coloca na introdução)
Além disso, o uso do termo ‘daquela’ em ‘no que tange ao uso daquela’ fica inadequado, acho que o mais adequado seria ‘no que tange ao uso dessa’ para retomar algo que já foi dito.
Os desenvolvimentos estão bem construídos, tem o embasamento filosófico que se conecta com a argumentação. Esse tema sobre os excluídos digitais me faz pensar muito no geógrafo brasileiro Milton Santos, se quiser pesquisar sobre ele é bem interessante e pode te ajudar bastante no seu repertório. Nesse caso, sobre como os espaços são excluídos pelo capital.
Conclusão está completa
Agente:o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) em parceria com as prefeituras
Ação: elabore um projeto de ampliação das redes de internet, da cobertura gratuita nos principais locais públicos com postos de dúvidas a respeito da utilização das plataformas e ferramentas digitais,
Meio: por meio de verbas governamentais
Finalidade: aumentando a oferta de torres estaiadas nas áreas mais remotas
Detalhamento: assim, acessibilidade a todos. Só assim, o tecido social brasileiro se distanciará cada vez mais da narrativa do filme.(série?)
Espero ter ajudado pelo menos um pouquinho!
See lessNo mais, qualquer coisa estou por aqui. Abraço!
Modernização dos serviços públicos aos cidadãos brasileiros
rosa.paes
Oi, Cartola! Espero que esteja bem! Particularmente gostei bastante da sua redação. Ela está bem fluida, justamente por estar bem escrita. Vamos lá, introdução: Gostei bastante da sua referência ao Homem de Ferro e entendi o ponto em comum entre ele e o Hacker que é a invasão da privacidade no meioLeia mais
Oi, Cartola! Espero que esteja bem!
Particularmente gostei bastante da sua redação. Ela está bem fluida, justamente por estar bem escrita.
Vamos lá, introdução:
Gostei bastante da sua referência ao Homem de Ferro e entendi o ponto em comum entre ele e o Hacker que é a invasão da privacidade no meio tecnológico e a invasão da intimidade no meio mental, ou dos pensamentos. Mas, o hacker faz isso propositalmente, e o Clark, pelo trecho que você colocou, parece que não, já que isso o deixa perturbado. Essa parte em específico ficou meio complicada de conectar, acho que justamente por ser um ‘super herói’ e tal. Uma substituição interessante seria, ainda pelo John Constantine um anti-herói que tem os poderes mágicos e derrotou o Homem de Aço invadindo a mente dele. Isso tudo fica ao seu critério, só sugestões mesmo kk. No mais, vejo as suas duas teses já definidas e vi que serão desenvolvidas, isso já te favorece por mostrar que teve um projeto de texto.
Desenvolvimento 1
Está bem desenvolvido, na minha opinião. O principal motivo disso é que a sua argumentação cresce, e não fica andando em círculos .
a) Documentos digitais
b)Apropriação do Estado
c)Estado usa para interesses individuais
d)Rompe com o direito da vida privada, logo rompe com a Constituição que é o seu repertório e ponto de tópico frasal.
e) Finaliza apoiando a tecnologia, mas também defendendo a Segurança nesse meio
Todo esse caminho acho que costura bem seu desenvolvimento. Mas, gostaria de fazer duas ressalvas. A primeira é no ponto (c), que interesses individualistas seriam esses? Acho que seria interessante exemplificar para não ficar meio ‘vazio’, caso não seja do interesse, talvez pudesse colocar que o Estado poderia agir de forma a não privilegiar o bem-comum. O segundo ponto é a ênclise do ”Documentos individuais tornam-se digitais”, eu acho que o correto seria: ”Documentos individuais se tornam digitais.” Como você mostrou ao longo do texto que sabe Colocação Pronominal, talvez esse errinho fosse um problema.
Desenvolvimento 2
Bem desenvolvido, traz uma informação atual bem interessante. O único ponto é que repete um pouco a mesma argumentação da invasão de privacidade.
Conclusão
Agente Poder Executivo
Ação a contratação de empresas especializadas em segurança digital,
Efeito com o fim de impedir a intrusão aos dados pessoais dos cidadãos brasileiros,
Modo através de verbas públicas
Detalhamento Com isso, o Brasil desfrutará dos benefícios das tecnologias voltadas aos interesses coletivos, sem contradizer a Constituição Federal.
A ressalva da conclusão é o através que significa ‘aquilo que passa de maneira transversal’, substituir por ‘por meio de’ ficaria show!
Espero ter te ajudado pelo menos um pouquinho! Qualquer coisa estou por aqui!
See lessAbraço ;)
A extinção de línguas indígenas no Brasil
rosa.paes
Oi, Jheniffer! Parabéns pela escolha do tema, bem interessante e super atual. Na minha percepção a sua redação tem conteúdo, mas não está muito bem articulada. Como a Agatha já comentou, ler redações notas mil e estudar mais a técnica da redação pode te ajudar. Na introdução: Você já começa com umaLeia mais
Oi, Jheniffer!
Parabéns pela escolha do tema, bem interessante e super atual. Na minha percepção a sua redação tem conteúdo, mas não está muito bem articulada. Como a Agatha já comentou, ler redações notas mil e estudar mais a técnica da redação pode te ajudar.
Na introdução:
Você já começa com uma informação que talvez pudesse ser mais produtiva em um dos parágrafos de desenvolvimento. A sugestão seria trazer o repertório do filme da Tainá para a introdução, e levar a informação do Atlas Linguístico para o desenvolvimento.
Além disso, as suas teses não estão muito claras e conectadas com o tema.
”Dessa forma, observa-se a problemática relacionada a cultura e a sociedade dessas tribos.” A pergunta é: E como a língua indígena se relaciona com a cultura e a sociedade indígena?
Nesse tema, em particular, seria bem produtivo se você colocasse o quanto a língua une um povo, une saberes, concretiza a história de uma população.
Um opção de reescrita (só para ficar mais concreto com um exemplo)
” Dessa forma, a língua indígena, sendo um meio de conexão entre os encentrais e os descendentes de um povo, é gradativamente extinta diante da perda de territórios e da desvalorização da cultura indígena.”
Desenvolvimento 1
Nesse parágrafo você fala sobre a invasão dos territórios indígenas. É um argumento produtivo, mas que não está na sua tese.
Além disso, você menciona que isso é desfavorável. Mas, por que é desfavorável?
Menciona que leva a morte, mas de quem? Da língua, dos indígenas? Fica subentendido que é a morte dos indígenas, mas é interessante você extrapolar mais essa ideia e escrever, por exemplo, sobre como a tomada de território faz com que não haja um espaço de compartilhamento de conhecimentos e assim os jovens perdem cada vez mais o contato com a língua.
No desenvolvimento do parágrafo 2
O filme da Tainá fica meio deslocado(por isso comentei sobre tentar desenvolver na introdução). Além disso, não existe uma evolução da argumentação, você fala sobre respeito e igualdade, sobre preconceito linguístico e exclusão, mas não desenvolve os termos.
Conclusão
Agente: Ministério da Educação
Ação:
Modo: através da elaboração de eletivas nas escolas (sobre os costumes indígenas e a sua descendência)
Efeito: fortalecendo os conhecimentos populares a respeito do preconceito linguístico e suas consequências
Detalhamento: para que assim, o país torne-se igualitário e a problemática seja reduzida.
A ressalva na sua conclusão é que você traz solução para o preconceito linguístico, mas você não desenvolveu esse termo na redação. Talvez fosse mais adequado trazer uma solução para a questão das demarcações de terras, que favorecem o fortalecimento da língua ou da valorização da cultura indígena.
Espero ter contribuído pelo menos com um pouquinho na sua correção!
See lessQualquer coisa estou por aqui!
Abraço ;)
O Direito de Votar: como fazer dessa conquista um meio para promover transformações sociais que o Brasil necessita?
rosa.paes
Olá, Dio_Hyun! Espero que esteja bem! Gostei bastante do seu texto. Traz repertórios de peso e, o mais importante, faz com que essas referências sejam produtivas, ao conseguir conectar o que você pensa com o que a história e a filosofia tem a dizer sobre o tema. Vamos começar pela introdução Na minhLeia mais
Olá, Dio_Hyun! Espero que esteja bem!
Gostei bastante do seu texto. Traz repertórios de peso e, o mais importante, faz com que essas referências sejam produtivas, ao conseguir conectar o que você pensa com o que a história e a filosofia tem a dizer sobre o tema.
Vamos começar pela introdução
Na minha percepção, as Diretas Já poderiam ser melhor evidenciadas, primeiro que é um momento histórico muito marcante para a história do nosso país e, segundo, porque é sua introdução. A introdução de uma redação precisa estar bem ‘perfumada’, precisa dar aquela moral para o seu texto. Uma ideia poderia ser:
” O movimento ‘Diretas Já’, de cunho político e social, foi conduzido, em meio a ditadura militar, pela juventude de ‘caras pintadas’ que reivindicavam a consolidação da eleição direta e, consequentemente, a construção de uma sociedade sob os pilares da democracia. Na contemporaneidade, apesar do voto direto se constituir como um direito, a democracia sucumbe diante…”
Esse é só um exemplo, mas tentei trazer detalhes e um link entre o passado e o futuro.
Além disso, na introdução você não fala sobre como os brasileiros são passivos diante do voto. O que faz falta, porque é um argumento que surpreende ao longo da redação, mas que não foi mencionado na introdução.
No segundo parágrafo, quero destacar esse trecho: ” população atua como uma pessoa vendada, votando impulsivamente sem sequer se importar com as qualificações do candidato, apenas rezando para que esteja indo na direção certa. ”
Entendi perfeitamente o que quis dizer, e faz todo sentido. Apenas os termos ‘pessoa vendada’ e ‘rezando’ , na minha opinião, ficaram um pouco coloquiais. Mas, isso fica ao seu critério.
Finalizando: Conclusão completíssima
Agente : Escola
Ação: ensinarão o valor da política para a sociedade e como averiguar quem eleger
Modo: introdução de aulas lúdicas e professores capacitados
Efeito: para que haja mais autonomia de pensamento e senso crítico na hora de votar em alguém.
Detalhamento: Assim, as futuras gerações saberão cobrar os seus direitos aos políticos e o Brasil dará um passo à frente com suas transformações sociais.
No mais, na minha opinião, o seu texto está muito bem escrito. Traz repertórios legais, e desenvolve bem os argumentos. Só fica a dica que sua introdução é o grande ‘chamariz’ da sua redação.
Espero ter ajudado pelo menos um pouquinho! Qualquer coisa estou por aqui!
See lessAbraço
DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO INFANTIL
rosa.paes
Olá, Gisele! Espero que esteja bem! O legal da sua redação é que suas duas teses e seus tópicos frasais estão bem evidenciados. E isso já faz uma diferença enorme, já que demonstra que você fez um projeto de texto. Na minha percepção há algumas ressalvas referente à articulação do texto. TESE 1) desLeia mais
Olá, Gisele! Espero que esteja bem!
O legal da sua redação é que suas duas teses e seus tópicos frasais estão bem evidenciados. E isso já faz uma diferença enorme, já que demonstra que você fez um projeto de texto.
Na minha percepção há algumas ressalvas referente à articulação do texto.
TESE 1) desigualdade social
TÓPICO FRASAL 1) Nesse sentido, tem-se a influência da desigualdade social no problema.
O tópico frasal ficou mal articulado com tema da alfabetização. Em algum ponto, ele fica até desnecessário, já que não introduz nada sobre a alfabetização(apesar de mencionar o termo ‘problema’.)
Uma ideia poderia ser : ” Nesse contexto, a desigualdade social impacta diretamente na alfabetização infantil, visto que impede o acesso igualitária à educação.”
Além disso, que tal explorar mais quando você fala sobre situações precárias. Que situações precárias seriam essas? Poderíamos citar o transporte até a escola que é comprometido, por exemplo.
No final do primeiro desenvolvimento, tem -se : ” educação primária fará falta na vida da pessoa. ” Ficou um pouco cordial, uma ideia de substituição poderia ser: ” Dessa maneira, a educação infantil que se torna uma realidade distante, diante de inúmeras assimetrias sociais, poderá impactar o futuro de inúmeras crianças.”
Quanto ao segundo parágrafo de desenvolvimento, na minha opinião, ficou bem desenvolto. Tem a presença de um argumento de autoridade, e além disso, uma conexão interessante entre esse argumento e o seu argumento. Bem legal!
A ressalva que eu faria é quanto a sociedade coesa. O que seria essa sociedade coesa? É interessante você trazer em exemplos, para concretizar o que seria a sociedade coesa na educação.
Finalizando, a conclusão:
A primeira proposta do Governo está incompleta.
A segunda proposta ao meu ver está completa.
Agente (blogueiros)
Ação (fazer campanhas)
Modo (posts perfil)
Efeito ( pessoas conheçam a importância)
Detalhamento (a educação exerceria seu papel de transformadora com afirma Freire.)
Legal você ter conectado o inicio ao fim, dá ideia de coesão textual.
No geral achei seu texto bem interessante, só as ressalvas para o desenvolvimento mais profundo das ideias, as vezes alguns termos parecem óbvios para você, mas necessitam ser explorados melhor para que faça sentido no tema.
Espero ter te ajudado pelo menos um pouquinho! Qualquer coisa estou à disposição :))
See less