Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
A demarcação de terras e a sobrevivência da cultura indígena
roger_aju
CORREÇÃO ESTILO ENEM: - Mais atenção no uso dos pronomes relativos (ex: qual, quais); - Bom repertório (Iracema); - Senti falta de um desenvolvimento mais detalhado da sua opinião no D1 e D2; - Poderia aprofundar mais o repertório no D2; - Achei a intervenção incompleta. Pelo que entendi, a soluçãoLeia mais
CORREÇÃO ESTILO ENEM:
– Mais atenção no uso dos pronomes relativos (ex: qual, quais);
– Bom repertório (Iracema);
– Senti falta de um desenvolvimento mais detalhado da sua opinião no D1 e D2;
– Poderia aprofundar mais o repertório no D2;
– Achei a intervenção incompleta. Pelo que entendi, a solução fere o estado de bem-estar do Brasil, uma vez que todas as terras seriam devolvidas aos indígenas, ou seja, possivelmente resolveria o problema deles, mas dificultaria para a sociedade. Também faltou o meio e o detalhamento.
– Achei que você demonstrou bom conhecimento da escrita e estrutura da redação ENEM.
C1: 120
C2: 120
C3: 120
C4: 160
C5: 80
Total: 600
BONS ESTUDOS!!!
See lessRacismo no Brasil
roger_aju
[CORREÇÃO ESTILO ENEM] Dicas gerais: Não sei se sua redação foi com objetivo no ENEM, mas se for, falta conhecer melhor o que ela pede do escritor. Sugiro que assista aulas sobre como escrever redações modelo ENEM no Youtube, por exemplo, lá tem muitos vídeos de qualidade sobre. - Cuidado com os perLeia mais
[CORREÇÃO ESTILO ENEM]
Dicas gerais:
Não sei se sua redação foi com objetivo no ENEM, mas se for, falta conhecer melhor o que ela pede do escritor. Sugiro que assista aulas sobre como escrever redações modelo ENEM no Youtube, por exemplo, lá tem muitos vídeos de qualidade sobre.
– Cuidado com os períodos muito longos.
P1:
– Gostei da contextualização falando sobre a miscigenação no Brasil.
– Não ficou muito claro quais foram os problemas escolhidos por você para desenvolver no texto.
– Ao falar “pelo grupo negro brasileiro”, pareceu que esse grupo que tem ações preconceituosas, e não que eles sofrem.
P2:
– Não consegui identificar o ponto defendido por você.
– Opte por escolher um fato e desenvolver o parágrafo em cima dele.
P3:
– Achei que a explicação do que é o racismo estrutural deixou a desejar, mas ele é um bom argumento pra ser usado na redação.
P4:
– Intervenção bem simples e pouco efetiva.
C I – 80
C II – 40
C III – 80
C IV – 40
C V – 40
Total: 280
Não se desmotive pela nota. Use isso como motivação para melhorar ainda mais! Redação não é um bicho de sete cabeças, dominando a estrutura dela, já foi meio caminho andado. Se tem gente que consegue muito bem, você também consegue! A prática da leitura também pode te ajudar a melhorar a escrita.
BONS ESTUDOS!!!!
See lessTema: A invasão de terras indígenas em questão no Brasil
roger_aju
RECADO: Mariana, peço que não leve as pontuações negativas para o coração. Elas não falam sobre você, e sim sobre esse texto. Leia e veja o que faz sentido para você melhorar nas próximas escritas. Lembre-se que aqui é o lugar para errar e se sair bem no ENEM. GERAL: - Você escreve muito bem. Sua poLeia mais
RECADO: Mariana, peço que não leve as pontuações negativas para o coração. Elas não falam sobre você, e sim sobre esse texto. Leia e veja o que faz sentido para você melhorar nas próximas escritas. Lembre-se que aqui é o lugar para errar e se sair bem no ENEM.
GERAL:
– Você escreve muito bem. Sua pontuação é muito bem usada.
– Priorize deixar a explicação do seu argumento logo após ele, e não depois do repertório, para deixar seu texto ainda mais organizado.
– Bom repertório de elementos coesivos. Gostei da forma que seu texto ficou “amarradinho”.
– Gostei do seu texto, você relaciona bem os assuntos do cotidiano e tem boas ideias.
1° PARÁGRAFO:
– Introdução bem organizada.
– Bom repertório, e boa forma de associá-lo ao tema.
– Não achei que a palavra “expatriados” encaixou bem, uma vez que os indígenas não foram para outro país. Mais cuidado ao usar vocabulário mais rebuscado.
– Gostei da citação aos problemas do D1 e D2 na introdução.
– Para fechar melhor ainda esse parágrafo, faltou uma oração que finalizasse ele e desse gancho para continuar o texto.
2° PARÁGRAFO:
– “Ausência empática” prejudica o sentido. Dá ideia que você está caracterizando a ausência como empática, e não que está falando da ausência de empatia.
– Bom repertório! Combinou com o proposto.
– Achei que seu parágrafo se desviou do argumento, pois no final ficou parecendo que o problema era o fato das pessoas que não se importavam com a questão indígena terem fama, e não mais a falta de empatia em si.
3° PARÁGRAFO:
– Quando se fala “a lei”, dá ideia de que uma lei específica foi citada. Opte por palavras que remetem à constituição, como “o conjunto de leis”, “ordenamento jurídico”, etc.
– Creio que esse deveria ser seu D1, por representar o problema de maior peso no tema.
– Gostei desse parágrafo. Sua tese e seu argumento estão bem elaborados.
4° PARÁGRAFO:
– Gostei que o agente, meio e a finalidade estão bem destacados no seu texto.
– Achei que a primeira intervenção, em si, não combina com os problemas citados no D1 e D2, uma vez que foi citado a falta de empatia e o não cumprimento das leis. Sendo assim, criar leis mais rigorosas provavelmente não faria com que as leis começassem a ser cumpridas, correto?
– Especifique o poder legislativo, como “os deputados federais”. Ao usar poder legislativo, achei que ficou vago.
– Ao citar eventos específicos, como os ataques aos yanomamis, explique-os melhor, se não, fica como se fosse uma informação jogada. Além disso, essa informação poderia ser melhor aproveitada em outra parte do texto, já que a intervenção foca na solução do seu problema, e não na exposição de mais informações, o que pode fazer você usar mais linhas que o necessário.
– Gostei da proposta de intervenção secundária.
– Faltou uma oração de conclusão para finalizar seu texto com chave de ouro.
COMP. I: 160
COMP. II: 120
COMP. III: 160
COMP. IV: 160
COMP. V: 120
Total: 720
BONS ESTUDOS!!!
See lessMobilidade, sustentabilidade e a sociodiversidade!
roger_aju
*corrigida de acordo com os critérios ENEM GERAL: - Seus parágrafos de desenvolvimento são muito bem estruturados. - Você conseguiu articular bem os parágrafos, finalizando-os de forma bem feita. - Você escreve bem e usa a pontuação corretamente. - Bom repertório de elementos coesivos. 1° PARÁGRAFO:Leia mais
*corrigida de acordo com os critérios ENEM
GERAL:
– Seus parágrafos de desenvolvimento são muito bem estruturados.
– Você conseguiu articular bem os parágrafos, finalizando-os de forma bem feita.
– Você escreve bem e usa a pontuação corretamente.
– Bom repertório de elementos coesivos.
1° PARÁGRAFO:
– A última frase ficou confusa.
– Senti falta do repertório. Alguma série, filme, filósofo, etc. para relacionar com o tema. Ao citar apenas a realidade das cidades, não foi suficiente.
– Gostei que você colocou seus dois argumentos na introdução.
2° PARÁGRAFO:
– Gostei da citação de Marx, os raciocínios dele combinam com o seu argumento, porém, achei que não exatamente a parte dos lucros em detrimento dos valores.
– Foi bom você ter colocado seu argumento logo no início do parágrafo, mas poderia ter colocado outra oração para explicá-lo melhor.
– Como um todo, gostei desse parágrafo.
3° PARÁGRAFO:
– Mais uma vez achei que faltou explicar melhor seu argumento.
– Muito boa citação, e o modo que você a relacionou com sua opinião.
4° PARÁGRAFO:
– Sua intervenção teve muito bem os 4 elementos, com exceção do detalhamento. Achei vago. É necessário que você explique melhor como vai ser essa essa política, para deixar seu projeto mais real.
– Para reforçar o agente, é bom que você cite também um Ministério, por exemplo, pois só o Governo Federal, não especifica tanto quem de lá vai fazer a ação.
– Apesar disso, achei uma conclusão bem feita e estruturada. Você não fez períodos muito longos, e articulou bem as ideias.
Comp. I: 200
Comp. II: 160
Comp. III: 120
Comp. IV: 200
Comp. V: 120
Total: 800
BONS ESTUDOSS!!!
See lessA promoção da saúde por meio do saneamento básico
roger_aju
*correção de acordo com os critérios do ENEM: GERAL: - texto bem escrito e com uso correto das pontuações. - senti falta de uma frase de conclusão nos finais dos parágrafos. Ela deixa o texto bem "amarradinho", mais coeso. Apesar disso, gostei muito do seu repertório de recursos coesivos no meio dosLeia mais
*correção de acordo com os critérios do ENEM:
GERAL:
– texto bem escrito e com uso correto das pontuações.
– senti falta de uma frase de conclusão nos finais dos parágrafos. Ela deixa o texto bem “amarradinho”, mais coeso. Apesar disso, gostei muito do seu repertório de recursos coesivos no meio dos parágrafos!
– fale mais sobre a situação no Brasil, o ENEM precisa disso. Deu a entender que você falava do saneamento no mundo, sabe?
– Gostei bastante da sua redação, do modo que você articula suas ideias e embasa elas. Um texto acima da média, mas com alguns ajustes a serem feitos!
1° PARÁGRAFO:
– bom repertório, e boa forma de encaixá-lo com o tema.
– achei que aquele “indiscutivelmente” não precisava estar ali, ele dá um excesso de certeza. Só o “percebe-se” era suficiente.
– gostei que você citou os argumentos do D1 e D2 aqui.
– Boa introdução, parabéns!
2° PARÁGRAFO:
– Desenvolvimento bem feito. Só senti falta de citar o país.
3° PARÁGRAFO:
– Evite colocar dois repertórios no mesmo parágrafo, corre o risco de você perder linhas desnecessariamente, pois cada parágrafo requer, no máximo, 1 repertório. Ele poderia se encaixar melhor no final da sua conclusão, para finalizar o texto com chave de ouro. Apesar disso, gostei das citações.
– Escolha colocar o nome da instituição por extenso, ou a sigla, não precisa dos dois.
4° PARÁGRAFO:
– Achei o detalhamento da sua intervenção vago. Procure falar quais tipos de serviços serão feitos. Um pouco mais de detalhe para deixar sua solução mais real.
– Especifique quais investimentos, se serão através dos cofres públicos, com dinheiro de impostos, etc.
– Procure reforçar sua intervenção. Veja algumas aulas sobre como fazê-la melhor. Você escreve bem, mas pecou um pouco aqui.
COMP. I: 200
COMP. II: 200
COMP. III: 200
COMP. IV: 160
COMP. V: 120
Total: 880
BONS ESTUDOS!!!
See lessReconhecimento da Contribuição das Mulheres nas Ciências da Saúde
roger_aju
* correção estilo ENEM 1° PARÁGRAFO: - O repertório não encaixou tão bem com o tema. - É uma boa citar seus argumentos do D1 e D2 na introdução. 2° PARÁGRAFO: - Apenas houve a apresentação do seu repertório, mas com sua opinião bem sucinta no final. Ela deveria ser o destaque do parágrafo. - ApesarLeia mais
* correção estilo ENEM
1° PARÁGRAFO:
– O repertório não encaixou tão bem com o tema.
– É uma boa citar seus argumentos do D1 e D2 na introdução.
2° PARÁGRAFO:
– Apenas houve a apresentação do seu repertório, mas com sua opinião bem sucinta no final. Ela deveria ser o destaque do parágrafo.
– Apesar do que falei antes, gostei bastante da citação da Grécia clássica, e do Fabulae. Muito bem!
3° PARÁGRAFO:
– Foi muito bem citando Marie Curie.
– Nesse parágrafo, sua opinião ficou mais evidente.
4° PARÁGRAFO:
– Quando foi colocado o “refletir”, deu a entender que nenhuma ação seria tomada.
– Sua intervenção teve ação, agente, meio e finalidade, mas senti falta do detalhamento para deixá-la mais real.
– Achei que a solução não foi tão efetiva. Poderia ser algo como um projeto do Governo, incentivo, algo nesse sentido.
Você escreve bem, tem ótimos repertórios e a pontuação do seu texto é bem usada, porém, falta se adequar melhor ao modelo ENEM. Continue praticando, guerreiro!
COMP I: 200
COMP II: 120
COMP III: 80
COMP IV: 160
COMP V: 120
Total: 680
BONS ESTUDOS!!!
See less