Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
Redação ENEM de 1998. Tema: viver e aprender.
[email protected]
Em busca da experiência de vida Inúmeras são as barreiras que temos de transpor durante o nosso período de vida. Elas são pré-requisitos para a construção da nossa experiência, mas é imprescindível afirmar que sem o apoio da educação tudo fica mais difícil. Apesar de tudo, foram feitas para serem trLeia mais
Em busca da experiência de vida
Inúmeras são as barreiras que temos de transpor durante o nosso período de vida. Elas são pré-requisitos para a construção da nossa experiência, mas é imprescindível afirmar que sem o apoio da educação tudo fica mais difícil. Apesar de tudo, foram feitas para serem transpostas.
A experiência adquirida com o passar do tempo nos impele a seguir, com a humildade necessária para aprender sempre. Por serem constantes, os momentos de aprendizagem deve ser bem aproveitados e a graça disso é que eles surgem a todo instante, por isso nunca sabemos o bastante, pois vivemos com avidez da deglutição do que está para ser aprendido.
Nessa busca constante, a educação é a nossa principal arma de combate. Através dela podemos conseguir o entendimento das lições eternas, levando-se em conta que aprendemos, inicialmente, no núcleo familiar, levando esse aprendizado para toda a vida. Aprendemos, sequencialmente na escola o aperfeiçoamento das lições recebidas em casa. Por fim, aprendemos com o outro no trabalho, na rua, em todo e qualquer lugar, sempre compartilhando conhecimentos.
Com a consolidação do papel da educação, percebe-se que as barreiras foram feitas para serem transpostas, pois, elas nadam mais são que testes, e são eles quem mensuram nossa experiência. Quando não é possível transpor uma barreira, se faz necessário o surgimento da coragem, que é o ímpeto necessário para seguirmos e tentar mais uma vez. Certa vez, o famoso ator e cineasta Charles Chaplin escreveu: A vida é maravilhosa se não se tem medo dela.
A vida, por si só, é um aprendizado eterno. Sendo assim, temos sempre que buscar a felicidade. É ela quem vai nos dar novos ânimos, novos motivos para continuar a árdua caminhada, rumo ao futuro. Este, no que lhe concerne, deve ser vislumbrado como algo palpável e é aí onde se encontra a maior das barreiras que temos para vencer, que é a pergunta: como, devo ser amanhã? A resposta a essa pergunta é muito simples: o meu amanhã será o reflexo do meu hoje.
Que venha o novo, o desconhecido. Que venha a nova lição!
See less