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O desafio das grandes cidades de promoverem qualidade de vida à sociedade
Rodrigo Frota
Na obra, “Quarto de Despejo”, de 1960, Carolina de Jesus,(1)denuncia a árdua vida nas comunidades pobres da cidade de São Paulo. Em seu relato, ela descreve a dor, o sofrimento e as angustias dos que moram em favelas e aglomerados de baixo valor comercial. Nesse viés, a crítica de Carolina – mesmo dLeia mais
Na obra, “Quarto de Despejo”, de 1960, Carolina de Jesus,(1)denuncia a árdua vida nas comunidades pobres da cidade de São Paulo. Em seu relato, ela descreve a dor, o sofrimento e as angustias dos que moram em favelas e aglomerados de baixo valor comercial. Nesse viés, a crítica de Carolina – mesmo décadas após a obra ter sido escrita -, especialmente, na questão dos desafios das grandes cidades brasileiras para melhorar a qualidade de vida das pessoas, ainda é válida. A partir desse contexto emblemático, é indispensável analisar como propulsores de tal cenário, não só a falta de planejamento urbano, como também a negligencia do estado.
(1) sujeito e verbo.” Carolina de Jesus denuncia a árdua”
Em primeira instância, é possível preconizar que a carência de logística na organização das cidades do Brasil,(1) atrasa o desenvolvimento social. Isso ocorre, pois, desde a década de 1950, com a Urbanização acelerada, consequência da “política desenvolvimentista” do governo Juscelino Kubitscheck, os centros brasilenses foram mal estruturados para receber um grande fluxo migratório de pessoas. A datar disso, como efeito, o país por não ser sistematizado para todos, vive uma segregação socioespacial, com um grupo detentor de maiores condições econômicas ocupando e se expandindo pelos centros, enquanto que, os menos abastados vivem em regiões periféricas, em péssimas situações de vida. Desse modo, é nítido que as mudanças estruturais e urbanas em solo tupiniquim têm que começar com a elaboração de um planejamento integrador e eficiente.
(1) vírgula irregular, sujeito + verbo. ” a carência de logística … atrasa o desenvolvimento
Outrossim, a inercia estatal promove o agravo do impasse. A cerca disso, pode-se traçar um paralelo com as ideias do sociólogo Max Weber, para quem “o Estado, como possuidor do monopólio da justiça e da equidade, deve garantir o bem estar social”. No entanto, percebe-se uma lenta ação estatal na(1) integração e oferta de cidades sustentáveis, que proporcione moradia, lazer e cultura à(a) todas as pessoas como prevê o “Estatuto da Cidade”, aprovado em 2001, o que, consequentemente, facilita o aumento progressivo do número de favelas no Brasil. Nessa premissa, corroborando com a máxima de Weber, é urgente a necessidade de o Estado agir para integração de comunidades e (de) municípios (2)como o representado no filme Bacurau, que vivem completamente à margem do governo, não sendo se quer registrado nos serviços de geolocalização.
(1) paralelismo. ” na integração e na oferta
(2) É necessario o Estado integrar comunidade e municío como em Bacurau?
Creio as ideias do texto estão boas, e com boa sequencia lógica. Mas acho que você pecou com pontuação, e não organizou tão bem os termos subordinados.
See lessjuventudes, solução ou problema?
Rodrigo Frota
Para o filosofo Platão "De todos os animais, o homem jovem é o mais difícil de lidar"(1) tornando assim notório como desde a antiguidade a juventude já era considerada(2) um problema(3). No entanto mesmo sendo considerados(2) um problema(3), historicamente a comunidade (4)jovem, foi um importante inLeia mais
Para o filosofo Platão “De todos os animais, o homem jovem é o mais difícil de lidar”(1) tornando assim notório como desde a antiguidade a juventude já era considerada(2) um problema(3). No entanto mesmo sendo considerados(2) um problema(3), historicamente a comunidade (4)jovem, foi um importante instrumento para grandes revoluções sociais no Brasil e no mundo.
(1) , isso torna notório como, desde a antiguidade, a juventude …
(2)/(3) evite repetições
(4) também podia variar o emprego: juventude, jovialidade,… sinônimos, pronomes, etc.
A ideia no geral é boa, mas seu texto tá meio desorganizado e com erros de gramática e sintaxe. Colha as opiniões nas correções e continue praticando.
See lessA desigualdade de gênero no mercado de trabalho
Rodrigo Frota
“No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho”. De maneira análoga, ao trecho do poema de Carlos Drummond De Andrade, pode-se estabelecer uma relação metafórica entre as “Pedras no caminho” e os desafios a desigualdade de gênero no mercado de trabalho que não distante do poLeia mais
“No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho”. De maneira análoga, ao trecho do poema de Carlos Drummond De Andrade, pode-se estabelecer uma relação metafórica entre as “Pedras no caminho” e os desafios a desigualdade de gênero no mercado de trabalho que não distante do poema ocorre diariamente no Brasil uma vez que, esse entrave precisa ser retirado do âmbito social. Tal empecilho, decorre da falte(1) de oportunidades para mulheres e de estrutura governamental para eliminar as mazelas trazidas pelo impasse.
(1) genêro neutro
Ademais, deve-se ressaltar a falta de oportunidades(1) as mulheres para combater o problema. Nesse viés, de acordo com o contratualista Thomas Hobbes, após o homem abdicar-se de seu poder e liberdade ao estado, esse deve garantir o bem-estar social, no entanto, isso não acontece no pais . Diante desse aspecto, infere-se que o mediador do bem comum não esta exercendo seu papel, que(,) nesse caso, seria dar uma chance a mulheres um serviço digno para acabar com essa desigualdade no mercado de trabalho. Dessa forma, o Estado deveria reformular a escolas para priorizar esses direitos a todos.
(1) crase
Em primeiro plano, vale analisar que, o artigo 3 ,inciso XV, da Constituição Federal afirma ser dever do Estado promover o bem de todos, independente da idade(1). Todavia, o numero de denuncias sobre a desigualdade de gênero tem crescido cada vez mais no Brasil, mas a falta de estrutura governamental falha em investigar e punir tais crimes, de forma que se multiplique pela sensação de impunidade. Desse modo, os governantes também não investe(2) em formas de prevenir nem em ambientes confortáveis para os indivíduos, como exemplo esse grupo permanece vulnerável a esse gênero.(3)
(1) gênero
(2) investem
(3) não entendi esse exemplo
torna-se evidente, portanto, a necessidade de medidas que possam atenuar essa conjuntura não distante da realidade do poema . E imperativo que a sociedade civil(1), através de operações sociais, investigue e puna os agressores denunciados . Simultaneamente , por meio de uma parceria publica privada de ensino para lidarem com caso de desigualdade de gênero no mercado de trabalho. Concedendo cursos específicos ao(2) profissionais desse meio, com a finalidade de ampliar o marcado de trabalho a todos os gêneros . Logo , a situação presente no poema de Carlos Drummond de Andrade estará longe do corpo civil .
(1) sociedade civil é tudo que não é Estado, seu vizinho nem a AMBEV podem investigar/punir
(2) aos
Sua redação não tá ruim, só fique atenta a esses detalhes.
See lessO papel da escola e da família na luta contra o preconceito (estilo UNESP – prop. de intervenção não obrigatória)
Rodrigo Frota
Outrossim, a falta de inclusão nas escolas brasileiras também contribui para a persistência do problema. De acordo com a Constituição Federal de 1988, todos são iguais perante à lei, sem distinção de qualquer natureza. Contudo, apesar do que é garantido pelo código de direito e deveres nacional, muiLeia mais
Outrossim, a falta de inclusão nas escolas brasileiras também contribui para a persistência do problema. De acordo com a Constituição Federal de 1988, todos são iguais perante à lei, sem distinção de qualquer natureza. Contudo, apesar do que é garantido pelo código de direito e deveres nacional, muitas crianças e jovens portadores de condições especiais ainda têm dificuldade de ser inseridas(inseridos) no sistema educacional brasileiro, fator corroborado por falas preconceituosas com a do Ministro da Educação Milton Ribeiro, que (,)em agosto de 2021(,) afirmou que “há crianças com um grau de deficiência que torna impossível a convivência”. Assim, sem o suporte escolar e estatal e com a falta de compreensão das famílias quanto ao contexto hediondo, mantém-se a discriminação.
Portanto, depreende-se que ambas as instituições sociais exercem funções primordiais na formação dos indivíduos, cabendo a elas a atuação na luta contra o preconceito. Esse papel pode ser desempenhado a partir da inclusão social nos espaços educacionais e da organização de discussões nas escolas e no espaço familiar a respeito das diferentes matrizes culturais do país. Logo, reconhecendo e atestando os deveres da escola e da família, espera-se evitar o cenário retratado em “Minari”.
See lessNo desenvolvimento você desenvolveu a discriminação de maneira social, deficientese e grupos culturais. E na sua conclusão, você restringiu muito a ação, citando só grupos culturais.
Acho que seu texto está bom, somente detalhes mesmo.