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CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DO IMEDIATISMO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
Rita.Pinheiro
Oii Larissa!! Gostei bastante do seu texto, ficou muito bem escrito. Seus argumentos e repertórios foram bem escolhidos e a retomada do Durkheim ao fim do texto fez com que as ideias ficassem bem relacionadas, e não jogadas ao ar. A estrutura dos seus parágrafos também é muito boa, suas ideias ficarLeia mais
Oii Larissa!! Gostei bastante do seu texto, ficou muito bem escrito. Seus argumentos e repertórios foram bem escolhidos e a retomada do Durkheim ao fim do texto fez com que as ideias ficassem bem relacionadas, e não jogadas ao ar. A estrutura dos seus parágrafos também é muito boa, suas ideias ficaram bem organizadas. No texto, você deixou claro que o problema é do Brasil no 2º parágrafo e de maneira superficial no 4º (quando cita o MEC como agente), mas recomendo que, se seu objetivo realmente for falar sobre o Brasil (na própria prova eles deixam isso claro na proposta, mas na maioria das vezes o tema se restringe a nível nacional), você deixe isso explícito ao menos uma vez em cada parágrafo (ao inserir palavras como “brasileiro/a” ou o próprio nome do país). O único ponto que percebi que precisa de melhorias é a questão gramatical. Vou deixar aqui alguns erros que percebi para que vc possa melhorar, ok??
*Diz uma pesquisa = é um termo informal quando se trata de um dado, então use verbos como “aponta”, “mostra”; se possível, indique a fonte da pesquisa, pois o ”uma” pode ficar muito genérico
*Sugiro iniciar um novo período em “tais aplicativos” para que as ideias fiquem melhor organizadas
* No que diz à respeito = o correto seria “no que diz respeito”, sem o à
*Podes-se = pode-se
*É narrado a importância = é narrada (para concordar com “importância”)
*Indo atrás da vida ideal = passa uma ideia de informalidade, substitua por “buscando”, por exemplo
*É imprescindível atuar sobre esse problema = como você não usa a palavra ”imediatismo” no restante do parágrafo, sugiro que coloque aqui (“sobre o problema do imediatismo na sociedade brasileira”)
*Pode, ainda contar, com exercícios… = Pode, ainda, contar com exercícios…
* Tornar os preceitos de Émile Durkheim em prática = “Tornar os preceitos … reais”/ “Colocar os preceitos … em prática”/ “Transformar os preceitos … em realidade”
*Será possível … e afirmar que o ambiente deixou de ser patólogico para que assim pudesse progredir = possa progredir
Competência 1: 120
See lessCompetência 2: 200
Competência 3: 200
Competência 4: 200
Competência 5: 200
Total: 920
Parabéns pelo texto, realmente bem estruturado, mas sugiro que se atente, em especial, à gramática.
Espero ter ajudado :)
Problema da mobilidade urbana no Brasil
Rita.Pinheiro
Competência 1: 160 (Bom domínio da norma culta, poucos erros gramaticais, se atente à pontuação e à concordância) Competência 2: 200 (Bons repertórios, compreendeu bem o tema) Competência 3: 120 (Suas ideias dos parágrafos de desenvolvimento estão um pouco confusas, busque usar uma estrutura que deiLeia mais
Competência 1: 160 (Bom domínio da norma culta, poucos erros gramaticais, se atente à pontuação e à concordância)
See lessCompetência 2: 200 (Bons repertórios, compreendeu bem o tema)
Competência 3: 120 (Suas ideias dos parágrafos de desenvolvimento estão um pouco confusas, busque usar uma estrutura que deixe mais organizadas as suas ideias). [Sugestão de estrutura para desenvolvimentos 1 e 2: tópico frasal, repertório, argumentação, conclusão do parágrafo]
Competência 4: 200 (Bom uso de elementos coesivos, não apresenta muita repetição de palavras)
Competência 5: 160 (Não consegui identificar o modo como a ação deve ser realizada)
Nota final: 840
Desigualdade social. (corrijam conforme a correção do Enem, por favor. )
Rita.Pinheiro
Competência 1: *Cuidado com o uso da vírgula; percebi que você usa mais vírgulas que o necessário, principalmente na introdução. *Cuidado também com a acentuação; 'têm' só é utilizado quando se refere a algum substantivo no plural *Seu texto apresenta algumas marcas de oralidade, busque sempre evitaLeia mais
Competência 1:
*Cuidado com o uso da vírgula; percebi que você usa mais vírgulas que o necessário, principalmente na introdução.
*Cuidado também com a acentuação; ‘têm’ só é utilizado quando se refere a algum substantivo no plural
*Seu texto apresenta algumas marcas de oralidade, busque sempre evitar
*Cuidado com a concordância (acarretando na falta -> acarretando a falta)
Competência 2:
*Use mais repertórios pertinentes, produtivos e legitimados para afirmar sua argumentação
*Poderia ter abordado de maneira mais objetiva a desigualdade social, use com mais constância as palavras do tema para te assegurar uma boa nota nesta competência
Competência 3:
*Aprofunde sua argumentação; sua argumentação no D1 está bem superficial, busque defender com mais clareza sua tese
– De que maneira a diminuição do poder de consumo/inflação contribui para uma má qualidade de alimentação e moradia? Procure relacionar esses fatores ao repertório usado.
*Cuidado com a organização; a estrutura do seu texto deixou um pouco a desejar, com foco nos parágrafos de desenvolvimento. Vou deixar aqui uma estrutura que pode te ajudar a organizar melhor suas ideias:
INTRODUÇÃO
-Repertório
-Problematização (Relacionar o repertório ao tema)
-Tese (Apresentar os argumentos; não vi uma tese no seu texto)
DESENVOLVIMENTOS 1 E 2
-Tópico frasal (Apresentar brevemente o argumento que vai ser aprofundado no parágrafo)
-Repertório
-Argumentação (Apresentar seu ponto de vista, relacionar o repertório e o argumento à realidade brasileira na questão do tema)
-Finalização (Breve conclusão do parágrafo, apenas para não deixar os argumentos ‘jogados no ar’)
CONCLUSÃO
-Introdução (Apresentar o parágrafo, avisar ao corretor que agora começa sua conclusão//não é obrigatório, mas ajuda na organização do texto)
-Proposta de intervenção (os 5 elementos)
-Fechamento (Frase de efeito para concluir a redação)
Competência 4:
*Se atente às repetições de locuções (tem levado, tem tido, tem diminuído)
*Use mais elementos coesivos; recomendo que use um elemento coesivo no início de cada período.
Competência 5:
*Colocou o governo como agente válido e isso é algo bom, mas o termo ‘instituições’ é muito genérico; quais instituições? É preferível que você use apenas o governo como agente ou explicite quais são as instituições.
*Foi colocado que o governo carece de colocar a lei em prática. Essa carência já foi explícita no decorrer do seu texto. No lugar de ‘carecem’, use um verbo que valide sua ação (‘deve’, ‘necessita’, ‘urge’), já que ‘carece’ indica a situação atual, e não uma ação que solucione o problema.
*Consegui visualizar seus elementos, mas use expressões que deixem mais claras as suas partes (por meio de, no objetivo de, etc.)
C1: 120
C2: 120
C3: 80
C4: 160
C5: 160
NOTA FINAL: 640
Espero ter ajudado :)
See lessContinue praticando, a prática leva à perfeição!
Os riscos da AUTOMEDICAÇÃO na sociedade brasileira
Rita.Pinheiro
Competência 1 - 120 (Tenha atenção ao uso de vírgulas e pronomes; concordância verbal e nominal) Competência 2 - 200 Competência 3 - 200 Competência 4 - 160 (Bom uso dos elementos coesivos, mas seu texto apresenta muitas repetições de palavras. Ex: os termos "isso" e "esse" aparecem muitas vezes, teLeia mais
Competência 1 – 120 (Tenha atenção ao uso de vírgulas e pronomes; concordância verbal e nominal)
See lessCompetência 2 – 200
Competência 3 – 200
Competência 4 – 160 (Bom uso dos elementos coesivos, mas seu texto apresenta muitas repetições de palavras. Ex: os termos “isso” e “esse” aparecem muitas vezes, tente trocar os conectivos ou encontrar palavras que os substituam)
Competência 5 – 160 (Busque aprimorar seu detalhamento)
Nota final – 840
A problemática da evasão fiscal no Brasil
Rita.Pinheiro
Competência 1 - 160 (Cuidado com o uso de vírgulas e concordância verbal) Competência 2 - 200 (Pelo texto, percebe-se que você entendeu a proposta) Competência 3 - 120 (Cuidado com a articulação dos parágrafos) Competência 4 - 160 (Cuidado com o uso de alguns conectivos) Competência 5 - 200 (PossuiLeia mais
Competência 1 – 160 (Cuidado com o uso de vírgulas e concordância verbal)
See lessCompetência 2 – 200 (Pelo texto, percebe-se que você entendeu a proposta)
Competência 3 – 120 (Cuidado com a articulação dos parágrafos)
Competência 4 – 160 (Cuidado com o uso de alguns conectivos)
Competência 5 – 200 (Possui pelo menos uma das propostas completas, o que te dá nota máxima nessa competência)
Nota final – 840
Parabéns :)