Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
Tema: A invisibilidade da questão indígena no Brasil.
Rhuan000
Fala,galera. Vcs citaram erros de pontuação e crase , mas ñ disseram quais foram ou ao menos alguns deles. Poderiam fazê-lo a fim de que melhorasse ? ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Leia mais
Fala,galera.
See lessVcs citaram erros de pontuação e crase , mas ñ disseram quais foram ou ao menos alguns deles. Poderiam fazê-lo a fim de que melhorasse ?
——————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————–
Mobilidade Urbana no Seculo XXI
Rhuan000
Boa tarde. 1. Muito boa a introdução. Conseguiu trazer um fato histórico e ralacioná-lo à problemática. 2. Vc ,apesar do repertório sociocultural, ñ deixou clara a sua tese. Na verdade, ñ consegui sequer encontrar uma tese. 3. Há termos ou expressões que poderiam ser descartados sem prejuízo algum aLeia mais
Boa tarde.
See less1. Muito boa a introdução. Conseguiu trazer um fato histórico e ralacioná-lo à problemática.
2. Vc ,apesar do repertório sociocultural, ñ deixou clara a sua tese. Na verdade, ñ consegui sequer encontrar uma tese.
3. Há termos ou expressões que poderiam ser descartados sem prejuízo algum ao seu texto. Vale citar alguns: a) globalmente. b)”…migrando em direção às cidades em busca de uma melhor qualidade de vida…”. Neste caso, vc já citou essa emigração quando falou em êxodo rural. É como se vc tivesse explicando o que seria êxodo rural.
5. Falta conectivos. Vi pouquíssimos deles. Essa ausência torna a compreensão difícil.
6. Vou tentar reescrever o seu primeiro parágrafo para que tenha uma ideia do que estou falando. Veja: “Em 1990, com o êxodo rural, ou seja, a migração de camponeses em direção às cidades em busca de qualidade de vida, a população conheceu a real necessidade de ir e vir. Em razão disso, hoje +tese.”. Outra possibilidade seria se retirasse os termos ou expressões q citei.Veja: “Em 1990, com o êxodo rural, a população, de fato, conheceu a necessidade de ir e vir,assegurada pelos direitos humanos em 1948. Em razão disso, hoje + tese.”.7
7. Ñ irei comentar sobre os parágrafos de desenvolvimento porque, como disse, ñ há tese,de modo que ñ existe algo pra esses desenvolvimentos defender.
8. O desenvolvimento está confuso, justamente pela falta de conectivos , que citei antes. Obs: ñ há Ministério Estadual, e sim SECRETARIA Estadual. Ministério há somente no âmbito Federal. Entretanto , embora ñ haja conjunções, consegui entender o que vc quis passar e gostei da ideia.
9. Em resumo, percebi q vc tem muito conteúdo para mostrar ,mas precisar primeiramente tomar cuidado com a tese e segundamente organizar suas ideias através do uso dos conectivos.
Espero ter ajudado. Abraços!
A importância do desenvolvimento ético do cidadão para a diminuição da violência
Rhuan000
Boa noite, amg. 1. Vc começou relativamente bem o seu texto, mas desandou quando por que ñ conseguiu ser eficiente na demonstração da relação entre ética e violência. Veja: vc logo no primeiro parágrafo fala sobre educação aparentemente no estrito senso , ou seja, escolas. Entretanto a ética vai parLeia mais
Boa noite, amg.
See less1. Vc começou relativamente bem o seu texto, mas desandou quando por que ñ conseguiu ser eficiente na demonstração da relação entre ética e violência. Veja: vc logo no primeiro parágrafo fala sobre educação aparentemente no estrito senso , ou seja, escolas. Entretanto a ética vai para além do que se pode aprender nas cadeiras escolares. Além disso , citou algo q nada tem a ver com o tema , a saber, o desemprego.
2. Vc ñ tem tese, de modo que TODO o seu texto acaba sofrendo por causa disso.
3. No primeiro desenvolvimento vc fala sobre educação, o que, digo novamente, nada tem a ver com o tema. O examinador quer Ética-Violência. Tem q trabalhar sempre dentro disso. Vc poderia ,por exemplo, relacionar as escolas com a ética, afirmando que aquelas é nitidamente um agente formador desta. Entretanto só falou da educação escolar. Cuidado !
4. Seria mais adequado q a origem da palavra ética viesse na introdução.
5. Há inúmeros erros de gramática referentes a pontuação: a) em “…do século XVIII que tinham como objetivo…” , deveria haver vírgula antes do QUE porque este é uma pron rel que introduz uma oração subordinada adjetiva EXPLICATIVA. b)em “…Partindo desse pressuposto…” , deveria haver vírgula depois de PRESSUPOSTO. Existem alguns outros cuja citação tornaria este texto muito grande.
6. A conclusão está perigosa, pois, ao afirmar que se deve EXIGIR a ética para com o Estado, é possível a interpretação de que foram feridos os direitos humanos. O Estado ñ pode sair exigindo ou impondo determinado comportamento a todos. Ademais, vc de novo falou sobre educação nas escolas. Tome cuidado porquanto o tema ñ é sobre isso.
Abraços !
O mal da Obesidade
Rhuan000
Boa tarde ! 1."\”Você é, o que você come.\” Essa frase nunca definiu tão bem uma sociedade, como agora. Diariamente os dados referentes a crianças e adultos acima do peso vem se tornando alarmantes, não só no Brasil, mas em todo o mundo. Constantemente as indústrias de alimentos industrializados e aLeia mais
Boa tarde !
See less1.”\”Você é, o que você come.\” Essa frase nunca definiu tão bem uma sociedade, como agora. Diariamente os dados referentes a crianças e adultos acima do peso vem se tornando alarmantes, não só no Brasil, mas em todo o mundo. Constantemente as indústrias de alimentos industrializados e a própria mídia em parceria, veem ganhando dinheiro encima dessa problemática mundia e todos os dias tentam criar novos produtos para chamar mais ainda a atenção das pessoas para esse meio.”. Essa introdução está excelente. A ideia é muito boa mesmo. Só precisa atentar para alguns pontos da gramática normativa.
a)”…Diariamente os dados referentes a crianças e adultos acima do peso vem se tornando alarmantes…” = “…diariamente oS dadoS(PLURAL)…vem(SINGULAR)…”. Veja q o vb vir deveria ir para o plural ,concordando com seu respectivo sujeito – os dados.
b)veem = o verbo VER na terceira plural do presente do indicativo. Se quiser usar o vb VIR no número, tempo e pessoa , seria vÊm.
c)encima (errado)/ em cima (correto). Na verdade seria mais adequado usar ATRAVÉS ou POR MEIO DE.
d)colocou vírgula antes de “veem” , separando o verbo de seu sujeito, um dos pecados capitais no que toca à pontuação. Deveria pra acertar trocar esse verbo ver por vir e tirar a vírgula que o antecede.
2. Sua tese (Constantemente as indústrias de alimentos industrializados e a própria mídia em parceria, veem ganhando dinheiro encima dessa problemática mundia e todos os dias tentam criar novos produtos para chamar mais ainda a atenção das pessoas para esse meio.) ñ só é difícil de provar, mas também ñ tem muito conexo com o tema. Note que vc resumidamente, tendo em vista sua tese, terá que provar pros leitores que as EMPRESAS ganham dinheiro através desse problema, que inclusive deveria ser explicitado. Portanto, vc iria discorrer sobre EMPRESAS e suas PRÁTICAS que influenciam a obesidade. Porém, se pararmos pra refletir sobre o tema, perceberemos que o examinador quer o MAL, ou seja, as CONSEQUÊNCIAS possíveis de um sobrepeso extremo , e ñ sobre o que possivelmente influencia isso (as CAUSAS). Pegou a ideia ? Você até poderia obviamente falar sobre possíveis causas, mas sempre dando ênfase às consequências.
3. Vc foi muito bem no seu desenvolvimento, pois dissertou sobre o mal(consequências) , como quando falou da perda do apetite por verduras , do desenvolvimento de um transtorno irreparável ou de difícil reparação, do fato desse transtorno afetar ñ somente a própria pessoa, mas todos a sua volta etc. Mas isso ñ condiz com sua tese. Portanto creio q a ideia usada no desenvolvimento Ñ precisa ser alterada, mas a tese ,sim.
4. A conclusão está bastante boa. Só toma cuidado pra que a conclusão do texto ñ seja maior q a parte mais importante da redação, o desenvolvimento.
No mais,a redação tem ideias muito originais e convencedoras. Espero ter contribuído. Abraços!
A importância da ciência para o desenvolvimento do país
Rhuan000
Boa tarde, amg. 1. Sua introdução está excelente. Obs: senti falta somente de pelo menos dois exemplos de entraves na introdução, o que permitiria que em cada parágrafo de desencolvimento vc se aprofundasse nele. Fora isso está perfeita. 2. Repetição de palavras. Só a palavra desenvolvimento eu vi uLeia mais
Boa tarde, amg.
See less1. Sua introdução está excelente.
Obs: senti falta somente de pelo menos dois exemplos de entraves na introdução, o que permitiria que em cada parágrafo de desencolvimento vc se aprofundasse nele. Fora isso está perfeita.
2. Repetição de palavras. Só a palavra desenvolvimento eu vi umas 4 vezes. Cuidado com isso ! Vc poderia ter trocado desenvolvimento por aprimoramento, ou melhor, por avanço(s).
Também há a repetição de “isso porque”. Quando possível, troque por uma vírgula seguida de pois (,pois).
3. Está pecando um pouco na pontuação. Vc , por exemplo, pôs vírgula após “porque”, o que constitui um emprego inadequado, segundo a norma culta.
4.”Isso porque, a prosperidade de setores…”. Faltou um verbo entre “isso e porque”. Poderia construir assim “Isso ACONTECE/OCORRE porque…”
5. Em vários segmentos do texto , faltou exemplos, como em “…relacionados com as quantidades de investimentos na ciência…” (aqui vc poderia trazer um exemplo do mundo real provando que a ciência está relacionada a a esses setores)
6. A conjunção concessiva “conquanto” foi empregada erroneamente. Na verdade, a simples retirada dela do texto já torna esse segmento correto e coerente. Era só ñ usá-la.
8. Por fim, vale ressaltar a estrutura da sua redação. Note q o parágrafo de conclusão é maior que ambos os parágrafos de desenvolvimento, o que poderia acarretar descontos na sua redação em estruturação.
Espero ter ajudado. Boa sorte !
Acessibilidade a surdos/mudos a educação brasileira
Rhuan000
Boa tarde. 1. No primeiro parágrafo - sua introdução - , ñ há tese , o que constitui um dos maiores pecados de qq redação, já que todo o texto gira em torno da tese(que deve ser apresentada sempre no primeiro parágrafo). 2. No primeiro parágrafo vc ñ associou a declaração dos direitos humanos ao temLeia mais
Boa tarde.
See less1. No primeiro parágrafo – sua introdução – , ñ há tese , o que constitui um dos maiores pecados de qq redação, já que todo o texto gira em torno da tese(que deve ser apresentada sempre no primeiro parágrafo).
2. No primeiro parágrafo vc ñ associou a declaração dos direitos humanos ao tema. Pelo contrario, falou apenas dessa declaração e nem sequer mencionou algo sobre a temática, o que poderia acarreta descontos na pontuação. Uma possível alternativa seria “Promulgada pela ONU em 1948, a declaração universal dos direitos humanos garante a todos os indivíduos o direito a saúde, educação, segurança, transporte entre outros direitos básicos. Em decorrência dessa garantia , faz-se necessário…+sua tese…”
3. “A questão dos surdos e mudos…”. Que questão? Seria interessante vc deixar claro sobre o que está falando.
4. Usar a prática, ou a possível prática de bullying como um dos motivos que afastam o surdo e/ou mudo das escolas foi uma jogada EXCELENTE. Muito boa mesmo. Realmente isso ocorre , dado que muitas vezes o deficiente tem a oportunidade de acessar a educação, mas ñ o faz porque tem medo de sofrer o infeliz preconceito por parte das pessoas dentro do estabelecimento de ensino. Parabéns pela ideia.
5. Falta conectivos. Ñ encontrei nenhum. Texto sem conectivo é um texto confuso e difícil de ler.
6. Em resumo, recomendaria a vc o investimento no aprendizado de conjunções e no de estruturação dos parágrafos de uma redação.
Boa sorte !
Educação básica no Brasil
Rhuan000
Bom dia. Gramática. 1."...a falta de materiais didáticos E a ausência de infraestrutura nas escolas impossibilitaM..." vb no plural por causa da conj aditiva E. 2. A vírgula após "contudo" é recomendável. Na verdade, os próprios gramáticos tratam isso como caso facultativo, de modo q ñ configura umLeia mais
Bom dia.
See lessGramática.
1.”…a falta de materiais didáticos E a ausência de infraestrutura nas escolas impossibilitaM…” vb no plural por causa da conj aditiva E.
2. A vírgula após “contudo” é recomendável. Na verdade, os próprios gramáticos tratam isso como caso facultativo, de modo q ñ configura um erro ñ usá-la. Mas, numa redação ,pra evitar descontos de pontuação por causa dessas polêmicas , eu usaria.
3. “…possui O sistema público…”. Trocaria o O pelo UM, ficando “…possuiu UM sistema…”
4. Vale lembrar, vale ressaltar etc. Use essas expressões com moderação.
5.”…um impasse na educação…”. Porque é um impasse ? R: porque “…dificulta que todo o conteúdo programado seja cumprido pelos professores”. Veja que vc faz uma afirmação e coloca o seu argumento bem depois, distante dessa afirmação. Colocou ,entre a afirmativa e o seu respectivo argumento, um dado com uma frase gigante. Além disso, colocou um ponto final antes. No meu caso optaria por “Diante do exposto, é necessário ressaltar que a falta de materiais pedagógicos é um impasse na educação, UMA VEZ QUE dificulta que todo o conteúdo programado seja cumprido pelos professores. ISSO SE EVIDÊNCIA pelos dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), segundo OS QUAIS 61,4% dos diretores das escolas públicas afirmam que em 2017 não houve livros suficientes para todos os alunos.”. Sacou? Vc basicamente tinha feito assim afirmação + dados + argumento. Nessa nova construção houve só a inversão (afirmação + argumento + dados) e o uso de alguns conectivos amarrando uma coisa a outra.
6. “…Diante dos fatos supracitados…” ? Porque ñ usou um simples “portanto ou dessa forma”?
Cuidado com isso. Tem examinador que ñ gosta disso ñ, isto é, o uso de uma expressão grande quando se pode usar algo mais simples e objetivo. Quer dizer…obviamente sou aluno, mas se eu você um examinador acharia no mínimo desnecessário.
Conteúdo.
1.Tese muito boa.
2.Senti falta de um aprofundamento no fato de haver essa escassez de materiais didáticos. Tipo, vc poderia colocar como causa pra esse problema a falta de investimento em educação pelo Poder Público, por exemplo, e aí entrar com algum dado sobre investimento do Gov na educação.
3. “…e isso é claramente refletido na população brasileira…”. Faltou aquele exemplinho de como isso reflete na população.
4. Proposta de intervenção pouco detalhada.
Na intervenção vc só diz que o Gov deve disponibilizar mais materiais. Porém COMO ele faria isso ? Colocando mais dinheiro na educação? Comprando obras-primas para os materiais cada vez mais baratas ? Pegou a ideia? Faltou o COMO fazer !
5. De forma geral , entendi o que vc quis passar com a ideias , que , por sinal, são muito produtivas. Texto bom. Investe na organização porque no tocante a ideias pra argumentar vc está no caminho certo , pelo menos eu acho isso hahaha. Espero ter ajudado. Abraços !
O casamento entre dois homens no Brasil
Rhuan000
Olá, amigão. Boa boite. Vai a minha contribuição: 1. Nesse contexto(...). Ñ há contexto. Vc simplesmente colocou uma citação. Conseguiu pegar a ideia ? Ñ há nada a mais que uma citação que por si só ñ contextuliza nada. 2. A prep acidental "consoante" ñ exige a prep A ("Ao poeta..."). 3."...existiaLeia mais
Olá, amigão. Boa boite. Vai a minha contribuição:
See less1. Nesse contexto(…). Ñ há contexto. Vc simplesmente colocou uma citação. Conseguiu pegar a ideia ? Ñ há nada a mais que uma citação que por si só ñ contextuliza nada.
2. A prep acidental “consoante” ñ exige a prep A (“Ao poeta…”).
3.”…existia uma pedra no meio do caminho” no caminho de quem ? Ñ há como saber porque isso constitui o início do texto.
4.”…ñ há dúvida…”. Falta a prep A , exigida por “duvida”.
5.”…grandes obstáculos que…”. Falta vírgula antes do “que” ,porquanto trata-se de pron rel q emcabeça uma oração subordinada adj explicativa.
6.Quem se torna um grande desafio ? Os obstáculos ou o casamento ? Sugestão: nesse caso, para evitar essa possível ambiguidade, seria interessante usar o pron reto “ele” , já que o primeiro está no plural e o segundo no singular. Ex: …tornando-se ele(s).
7. O pron “se” deve ir pra depois do “tornando-se” porque a ênclise nesse caso é OBRIG.
8. A vírgula seria recomendável antes de “tornando-se” , haja vista q me parece uma oração subordinada adverbial consecutiva. OBS: existe toda uma polêmica acerca da pontuação em OSAdv no FINAL de frase – uns dizem q o seu uso é falcutativo e outros obrigatório. Mas, pra ñ correr riscos, seria melhor usar por via das dúvidas.
9. Falta da prep A exigida por “devido”. Devido AAAAAAAAAA que ? Sacou ? Sempre lembre dessa nossa amiguinha hahaha.
10. Ñ se usa ponto antes da conj causal “uma vez que” , e sim vírgula.
11. “…com a presença dos pais dos alunos afim de…”. A fim de (com “a” separado do “fim” ) = finalidade/afim de = semelhança, igualdade, congruência. Portanto deveria ser empregado o primeiro em vez do segundo, nesse contexto.
Chega de gramática. Vms falar um pouco do conteúdo…
1. Sua tese realmente é interessante “Isso ocorre ,infelizmente, devido…”. Vc , porém , ñ provou , pra mim, leitor, que, de fato, a ñ aprovação do casamento gay decorre das desigualdades. Pelo contrário, vc resumiu a evidência dessa desigualdade em uma ação/decisão do Poder Público quando na verdade TODA a sociedade pratica e recebe essa desigualde. Em resumo , acredito q vc poderia ter explorado mais a socidade ,nós, como um todo ,e ñ ficar restrito ao STF ou ao artigo 7 da declaração dos direitos humanos. Essas coisas (declaração de direitos humanos ou decisões do Supremo) devem ser usadas como DADOS pra provar seus argumentos, e ñ como argumentos em si. OBS.:deveria explorar mais sua tese que é muito boa, forte.
2. Cuidado com as conj adversativas !
“…A União Civil entre dois indivíduos homossexuais SÓ foi declarada…” vc percebe q esse “SÓ” traz uma ideia negativa, ruim ? Ou seja, JÁ estamos no século XXI , mas esse reconhecimento veio SÓ agr em 2011. Sacou a ideia negativa ?
As conj adversativas, como entretanto,trazem uma ideia de oposição, contrária a ideia anterior. Bom, se a ideia em “…A União Civil entre dois indivíduos homossexuais SÓ foi declarada…” é negativa, qual deveria ser a ideia em “Entretanto, atualmente, não foi obtido grandes avanços…” ? Positiva. Certo?
Pois é…aí é que a incoerência aparece. Ñ ter grandes avançados é positivo, bom ? Obviamente que ñ. Portanto existe aí um uso inadequado dessa conjunção perigosa. Cuidado com isso !
3. A conclusão está EXCELENTE ! Sinceramente ñ mudaria nada ñ. OBS.: tire essas citações. Na dúvida, Ñ AS USE.
Espero ter contribuído. Abraços!