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Soluções para a problemática da precária mobilidade urbana brasileira (com nota, por favor)
Rhuan Takashi
No ano de 1920, Washington Luís, 11.° presidente do Brasil, criou o lema: “Governar é abrir estradas”. Tal frase, revela um problema antigo do país quanto a mobilidade urbana, a concetração na malha rodoviária em relação a outros modais. Desde Dom Pedro II, que asfaltou a primeira rodovia brasileiraLeia mais
No ano de 1920, Washington Luís, 11.° presidente do Brasil, criou o lema: “Governar é abrir estradas”. Tal frase, revela um problema antigo do país quanto a mobilidade urbana, a concetração na malha rodoviária em relação a outros modais. Desde Dom Pedro II, que asfaltou a primeira rodovia brasileira, há esse foco nas estradas. Essa situação, traz consequências aos dias de hoje, como por exemplo, engarrafementos. Por isso, para solucionar o problema deve-se repensar o sistema modal local, com investimentos em ferrovias e um maior foco aos transportes coletivos.
1 – repertório tá ok .
2 – contextualização tbm está boa , porém dois erros ortográficos , concentração e engarrafamentos , fora isso nada mais , as posições das vírgulas tbm estão coerentes .
3 – teses tbm está ok
Em primeiro lugar, é importante ressaltar que no Brasil, 58% do sistema de locomoção é composto por rodovias. Entretanto, as ferrovias são mais vantajosas, pois conseguem trasportar mais itens, são três vezes mais baratas e o material rodante é de longa duração, além de não ter como problema a emissão de gás carbônico, sendo mais sustentável. Mesmo com algumas desvantagens, como rotas fixas, o modal ferroviário é muito superior ao rodoviário, principalmente no transporte de produtos.
1- tópico frasal bom , começou com um dado estatístico ok
2 – argumentação tbm está coerente , mostra q vc tem domínio do tema
3 – fechamento está ok , seu d1 está repleto de conectivos e sem erros de vírgulas.
Ademais, se deve repensar a utilização das estradas no país. Afinal, a concentração de rodovias vêm desde o Segundo Reinado, logo é muito difícil reverter a situação. Por isso, uma via alternativa seria um foco maior no uso de ônibus, visando a diminuição dos engarrafamentos e diminuição de gases do efeito estufa. Entretanto, isso se torna difícil no Brasil, posto que, o preço das passagens é alto, em São Paulo, por exemplo, o custo médio é de R$ 4,40, segundo dados da SPTrans. Ou seja, o descuido dos governos auxilia na prioriação dos trasnporte indivíduais.
1 – tópico frasal ok
2 – o repertório na sua argumentação deixou seu d2 mais exaltante , ficou ótimo
3- conectivos sempre importante , e aqui na sua redação está explícito isso. Fechamento tbm ficou ótimo
Tendo em vista o que foi exposto, medidas são importantes. Cabe ao ministério da infraestrutura, orgão responsável pela administração dos modais de transporte, por meio de investimento massivos, construir meios ferroviários, como metrôs para transporte público e trens para carga de produtos. Maior financiamento para ônibus e diminuição do preço de passagens, também são necessários, para que assim, se amenize o problema construido há anos, por governantes como Washington Luís.
1-agente ok
2- ação ok
3 – meio/modo ok
4- detalhamento ok
5-finalidade ok
Você colocou tudo o que uma proposta de intervenção precisa , e ainda fez uma retomada no repertório com o Washington Luís , consequentemente vc fechou a competência 5.
1- 120 pontos
See less2 -160 pontos
3 – 200 pontos
4- 200 pontos
5-200 pontos
Total: 880
Tema: ” A importância de se garantir o acesso à cultura para todos os indivíduos, assim como suas implicações para o desenvolvimento e o progresso dos cidadãos e das sociedades em nível de igualdade”
Rhuan Takashi
De acordo com o sociólogo Betinho,”Só a participação cidadã é capaz de mudar o país”. Com isso, é visível que o acesso a meios culturais é importante e necessário a todos, contudo,no país não é uma realidade a garantia desse direito.Não é toda a população que possui condições ou até mesmo o alcanceLeia mais
De acordo com o sociólogo Betinho,”Só a participação cidadã é capaz de mudar o país”. Com isso, é visível que o acesso a meios culturais é importante e necessário a todos, contudo,no país não é uma realidade a garantia desse direito.Não é toda a população que possui condições ou até mesmo o alcance aos meios culturais.
1: repertório tá bom.
2- contextualização precisa de mais exemplificação.
3- as teses ok
No Brasil, a “Lei Rouanet” tem como um dos seus objetivos a inclusão cultural a todos, como, cinemas, shows e museus, porém, grande parte desses lugares se encontram elitizados e “camarotizados”. A maioria nestes espaços são de classe média alta e fazem questão que, permaneça a separação física entre os diferentes elementos da sociedade demonstrando também o preconceito.
1: tópico frasal tá ok, repertório bom
2: argumentação está direta, ou seja, não fica uma redação cansativa.
3: mostra que vc tem domínio do tema .
A falta de Cultura para todos é um problema, visto que, é com essa que se distingue costumes hábitos e valores. O preconceito por parte das pessoas melhores de vida expõe que a sociedade está em desigualdade e sen desenvolvimento. É indubitável que para o acesso de todas as classes, os valores para participação sejam justos e reais de acordo com cada país e, no entanto com a elitização isso não é a realidade.
1: tópico frasal ok, porém eu recomendo vc usar mais conectivos em início de frases.
2: argumentação ok, mas cuidado com a vírgula tem alguns erros.
Dessa forma, a cultura para um povo é de suma importância tanto como de lazer ou de valores e hábitos. É notório que a sociedade ainda tenta se manter desigual, separando e excluindo classes, no que concerne a mudança dessa realidade, é algo possível desde que conceitos como a “camarotização” não sejam uma pauta ainda recorrente.
MODELO FUVEST, SEM INTERVENÇÃO!!!
1: tópico frasal coerente, ou seja, ok.
2:faltou o agente a ação e vários outros. Portanto perdeu pontos na competência de intervenção.
OBS: argumentação está boa e tópico frasal tá ok ,e os repertórios tbm , porém erros de vírgulas , e a proposta de intervenção está incompleta e mais um pouquinho de conctivo para deixar sua redação com mais autonomia!
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