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Trabalho escravo
rennan271
Não sou expert ainda nas correções, mas vou dar o meu melhor para ajudar. - Sobre a introdução, está boa, porém, faltou a apresentação dos argumentos da tese, no caso, as causas do problema, que seriam abordados no Desenvolvimento 1 e 2, fora isso está muito bem colocada com a apresentação do tema eLeia mais
Não sou expert ainda nas correções, mas vou dar o meu melhor para ajudar.
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Sobre a introdução, está boa, porém, faltou a apresentação dos argumentos da tese, no caso, as causas do problema, que seriam abordados no Desenvolvimento 1 e 2, fora isso está muito bem colocada com a apresentação do tema e a colocação do repertório sociocultural.
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Sobre os desenvolvimentos, as ideias estão colocadas de forma coerente, porém achei o desenvolvimento 1 um tanto exagerado, o que fez com que seu desenvolvimento 2 ficasse muito pequeno, e um pouco pobre de ideias e argumentos, e como você não apresentou os argumentos da tese na introdução, senti falta da relação dos desenvolvimentos com a introdução, aconselho que na introdução, vc deixe de maneira explícita os argumentos que irá discorrer.
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Sobre a conclusão, apresenta os 5 elementos da proposta de intervenção, pra mim está perfeita.
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Sendo assim eu daria essas notas nas competências:
Competência I: 160 pontos, a estrutura sintática é boa, porém há alguns erros gramaticais e/ou desvios pontuais da escrita formal da língua portuguesa.
Competência II: 200 pontos, há uso de repertório sociocultural, legitimado com uso produtivo, e também há uma abordagem completa do tema.
Competência III: 120 pontos, apesar de haver desenvolvimento e informações, falta objetividade e clareza nas mesmas, o que evidencia um projeto de texto pouco elaborado, sem a defesa da tese em si e pouco uso de fatos, informações e opiniões coerentes, além disso, também não houve a apresentação dos argumentos da tese.
Competência IV: 160 pontos, há presença constante de elementos coesivos e que relacionem os parágrafos, porém ainda houve poucas inadequações ou repetições ao longo do texto.
Competência V: 200 pontos. A proposta de intervenção está completa com a presença dos 5 elementos que devem compor a proposta de intervenção, que são:
-ação (o que deve ser feito para amenizar ou solucionar o problema),
-agente(quem deve executar a ação para amenizar ou solucionar o problema),
-modo/meio (como deve ser feita essa ação, por meio de que?),
-efeito (quais as consequências dessa ação? Que resultado ela traria?),
-detalhamento(abordagem mais detalhada ou uma descrição de quaisquer um dos 4 elementos anteriores). Na sua conclusão eu consegui identificar apenas o agente e a ação que seria feita para amenizar o problema.
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Total: 840 pontos.
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Espero ter ajudado!!!
Medidas para redução da violência no trânsito no Brasil
rennan271
Não sou expert em correções, mas vou tentar ajudar com o meu melhor. - Introdução: sobre a introdução eu achei que você organizou bem as ideias, como um ponto negativo eu só evidenciaria o fato que o repertório sociocultural não foi de um todo produtivo, já que em "...cada parte do corpo social teriLeia mais
Não sou expert em correções, mas vou tentar ajudar com o meu melhor.
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Introdução: sobre a introdução eu achei que você organizou bem as ideias, como um ponto negativo eu só evidenciaria o fato que o repertório sociocultural não foi de um todo produtivo, já que em “…cada parte do corpo social teria de cumprir sua função.”, ficou uma ideia um pouco vaga, lendo essa afirmação ficam algumas lacunas como: teria de cumprir sua função para quê? Ou o porque cada corpo social tem de cumprir sua função? Fora isso acredito que não há mais nada de negativo.
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Desenvolvimento 1: acredito que poderia ter tido uma organização melhor das ideias, mas no geral, não está ruim, acho que só mudar a ordem de alguns termos já seria suficiente.
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Desenvolvimento 2: ao meu ver há erro de concordância nesse trecho: “…põe em risco a vida dos indivíduos.”, deveria ser “põem”, já que concorda com “leis” que está no plural, também há o uso excessivo de vírgulas.
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Conclusão: em “Urge, portanto, a urgência de medidas…” há uma redundância, já que o conectivo “Urge” já passa uma ideia de urgência, é como usar a expressão: “subir para cima”, fora isso não há muito o que pontuar, já que apresenta os 5 elementos da proposta de intervenção.
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Nas competências eu daria as seguintes notas:
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Competência I: 160 pontos, o texto apresenta uma estrutura sintática boa, porém há alguns desvios e erros de concordância, o não demonstra domínio completo da língua portuguesa.
Competência II: 200 pontos, há abordagem completa do tema com uso de repertório legitimado e pertinente ao tema, há o uso produtivo, porém poderia ter sido um pouco melhor.
Competência III: 160 pontos, o desenvolvimento das informações, fatos e opiniões está ótimo, porém a organização das ideias em alguns momentos parece um pouco confusa, por isso ao meu ver o projeto de texto não está 100% coerente.
Competência IV: 200 pontos, Presença expressiva de elementos coesivos, com uso dos elementos fazendo ligação entre os períodos do texto.
Competência V: 200 pontos, na proposta de intervenção há a presença dos 5 elementos, o agente (quem fará a ação para solucionar ou amenizar o problema), a ação (o que vai ser feito para solucionar ou amenizar o problema), o modo/meio (como ação será feita/executada), o detalhamento (que consiste em falar um pouco mais sobre um dos outros 4 elementos), e o efeito (qual o resultado/consequência da ação que será feita para amenizar o problema), apenas atentaria para alguns erros de português que pude perceber ao longo da conclusão, porém isso já foi descontado na competência I.
Total: 920 pontos.
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Espero ter ajudado!
Os desafios de se conviver com a diferença – ENEM 2007 (peço que corrijam conforme enem, obrigada)
rennan271
Corrigindo conforme o modelo ENEM: - Primeiramente, a introdução está bem colocada, com o uso de repertório sociocultural pertinente ao tema e a apresentação dos argumentos, relacionando-os com tema. - O primeiro desenvolvimento está perfeito, sem deslizes e erros gramaticais e a uma apresentação clLeia mais
Corrigindo conforme o modelo ENEM:
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Primeiramente, a introdução está bem colocada, com o uso de repertório sociocultural pertinente ao tema e a apresentação dos argumentos, relacionando-os com tema.
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O primeiro desenvolvimento está perfeito, sem deslizes e erros gramaticais e a uma apresentação clara das ideias propostas, fazendo alusão a fatos históricos que ocasionaram o problema descrito no argumento.
Já no segundo desenvolvimento, apesar de estar bem colocado, eu acredito que faltou um pouco mais sobre a causa, claro, você fez a ligação com o argumento da introdução e apontou um possível culpado “O Estado, porém, o que o estado fez (ou não fez) para que fosse culpado pelo problema, acredito que se você tivesse pontuado algum motivo ou causa do porque o Estado é responsável ficaria mais coerente, por exemplo: “a insuficiência do Poder Estatal, no que concerne ao óbice em questão, mediante a falta de medidas para evitar o preconceito contra outras culturas…”, pois ao meu ver este parágrafo ficou um pouco vago.
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Sobre a conclusão, “Cabe aos cidadãos repudiar a inferiorização das culturas e a criação de paradigmas ofensivos presentes no território brasileiro…”, e “Ao Ministério Público, compete promover ações judiciais contra atitudes ofensivas à diversidade.” podem ser vistas como uma proposta de intervenção cada uma, sendo assim o corretor vai avaliar qual delas possui maior quantidade dos 5 elementos da proposta de intervenção. Sendo assim provavelmente você iria perder pontos, já que quando se faz duas propostas na conclusão, geralmente acaba deixando de colocar um dos elementos.
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Fora isso eu acredito que esteja tudo dentro do que é exigido, sendo assim nas competências eu daria as notas:
Competência I: 200 pontos, o texto apresenta uma ótima estrutura sintática, havendo poucos ou inexistentes desvios pontuais.
See lessCompetência II: 200 pontos, há abordagem completa do tema com uso de repertório legitimado e pertinente ao tema com uso produtivo de cada um deles.
Competência III: 160 pontos, o desenvolvimento das informações, fatos e opiniões está ótimo, porém o segundo desenvolvimento ao meu ver está um pouco vago, onde poderia ter sido abordado um pouco mais sobre a problemática e apontando mais possíveis causas do problema.
Competência IV: 200 pontos, Presença constante de elementos coesivos, com um bom uso dos elementos fazendo ligação entre os períodos do texto.
Competência V: 160 pontos, Como já citei acima, ao meu ver, apesar de haver o trecho “portanto, que indivíduos e poderes públicos cooperem para mitigar os desafios de se conviver com a diferença”, ainda sim durante a proposta de intervenção a uma apresentação, mesmo que não intencional de duas propostas de intervenção, onde o corretor vai escolher a que possui mais elementos da proposta de intervenção sendo assim a proposta que possui mais elementos eu consegui identificar quatro deles, o agente (quem fará a ação para solucionar ou amenizar o problema), a ação (o que vai ser feito para solucionar ou amenizar o problema), o detalhamento (que consiste em falar um pouco mais sobre um dos outros 4 elementos), e o modo/meio (como ação será feita/executada), faltando assim o efeito (qual o resultado/consequência da ação que será feita para amenizar o problema).
Total: 920 pontos.
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Espero ter ajudado!
O papel da ciência no mundo contemporâneo
rennan271
Corrigindo conforme o modelo de redação ENEM (que é o meu foco) A introdução foi bem construída, apresenta repertório sociocultural e apresenta argumentos para serem discutidos na tese. Nos desenvolvimentos, apesar de haver a abordagem do tema, não ficou muito claro o que você queria debater, já queLeia mais
Corrigindo conforme o modelo de redação ENEM (que é o meu foco)
A introdução foi bem construída, apresenta repertório sociocultural e apresenta argumentos para serem discutidos na tese.
Nos desenvolvimentos, apesar de haver a abordagem do tema, não ficou muito claro o que você queria debater, já que na introdução vc propôs 2 argumentos (entender o funcionamento do mundo e a importância da união dos fragmentos da área), já que os assuntos abordados nos desenvolvimento foram: “as notáveis melhorias do IDH em países que investem em ciência”, “a redução da mortalidade infantil e aumento da expectativa de vida no Brasil” e também “a necessidade global da busca por uma vacina para o Covid-19”. O ideal seria que em vez de trazer argumentos “novos”, você debatesse sobre os que trouxe na introdução, separando um parágrafo para cada, pois na introdução você dá uma ideia de que irá abordar o argumentos mencionado, porém no decorrer texto eles simplesmente não aparecem nos desenvolvimentos, fica parecendo que você simplesmente colocou eles alí apenas por preenchimento de linhas.
Na conclusão, é necessário que se apresentem 5 elementos que devem estar presentes na sua proposta de intervenção, que são:
*Agente (quem vai fazer, pode ser um órgão do governo, escola, instituto de pesquisa….);
*Ação (o que o agente vai fazer para amenizar ou solucionar a situação);
*Modo/meio (como o agente vai executar a ação);
*Efeito (O que essa ação vai gerar? Vai solucionar, amenizar o problema? Quais serão as consequências da ação?);
*Detalhamento (consiste em dar ênfase a um dos 4 elementos anteriores, descrever de forma mais “detalhada” ou explicar de uma maneira mais específica algum deles);
Nesse caso eu só consegui identificar 2 elementos: O efeito e o detalhamento do mesmo, o Agente, a Ação e o Modo são inexistentes a meu ver.
Sendo assim, em cada uma das competências eu daria as notas:
Competência I: 200 pontos, o texto apresenta uma ótima estrutura sintática, há uma ótima utilização da escrita formal e o uso de conectivos ligando os parágrafos foi construído de forma coerente e sem deslizes.
Competência II: 160 pontos, há abordagem completa do tema com uso de repertório legitimado, porém nem todos foram completamente pertinentes ao tema ou tiveram um uso produtivo.
Competência III: 40 pontos, o desenvolvimento, apesar de haver abordagem do tema, porém foi feito sem direção, o autor não deixou “claro” sobre o que iria abordar na sua tese e foi colocando argumentos novos em cada parágrafo, sendo assim não pôde discorrer detalhadamente cada um deles defendê-los na sua tese.
Competência IV: 40 pontos, daria esta pontuação pelo motivo de que algumas palavras e períodos estão justapostos e desconexos, apesar de haver um bom uso de conectivos, há alguns períodos em que não precisaria de uma “separação” entre eles, e também como já foi citado, o autor foi inserindo “novos” argumentos no desenvolver da tese, o que deixou o texto um pouco desconexo, já que os argumentos não tinham ligação com os citados anteriormente, desencadeando assim uma tangência da própria tese.
Competência V: 80 pontos, há a falta de 3 dos 5 elementos exigidos. Só foi possível identificar 2 2 dos 5 elementos exigidos que foram o efeito e o detalhamento, sendo assim ausentes os elementos: agente, ação e modo/meio. Portanto, a proposta de intervenção ficou um tanto “incompleta” pela falta de elementos exigidos para amenizar ou solucionar os problemas apresentados na tese.
Total: 520 pontos.
Lembrando que é uma correção baseada na banca do ENEM, não sei como ficaria a correção seguindo o modelo de outros vestibulares, espero ter ajudado!
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