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Menos conflitos,mais ação.
rennan271
Não sou um profissional das correções, mas vou dar o meu melhor! =D - Sobre a introdução: acredito que poderia ter sido um pouco mais elaborada com mais algumas ideias, e também há falta da apresentação dos seus argumentos da tese, basicamente é o que você iria discutir nos desenvolvimentos. - SobreLeia mais
Não sou um profissional das correções, mas vou dar o meu melhor! =D
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Sobre a introdução: acredito que poderia ter sido um pouco mais elaborada com mais algumas ideias, e também há falta da apresentação dos seus argumentos da tese, basicamente é o que você iria discutir nos desenvolvimentos.
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Sobre o Desenvolvimento 1: Acredito que você poderia ter escolhido apenas um argumento para discorrer nele, pois você foi apenas jogando ideias novas, que não tinham muita relação com as anteriores, isso acaba fazendo com que o leitor não consiga identificar sobre o que você de fato está falando.
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Sobre o Desenvolvimento 2: Assim como no D1, acredito que a organização das ideias poderia ser um pouco melhor, no geral, em seu texto não é possível identificar sobre o que você de fato está falando, já que a cada parágrafo informações novas são inseridas, e as informações já presentes no seu texto não são trabalhadas.
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Conclusão: Não consegui identificar uma proposta de intervenção bem definida, sendo assim dos 5 elementos que a proposta deve ter só consegui identificar um deles, que é a Ação que vai ser feita para solucionar/amenizar o problema.
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Sua redação apresenta alguns erros gramaticais, e não há uma organização das ideias que as deixe de forma clara, assim o leitor fica meio “perdido” sem saber o direcionamento que seu texto proporciona.
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Sendo assim eu daria essas notas nas competências:
Competência I: 160 pontos, a estrutura sintática é boa, porém há alguns erros gramaticais e/ou desvios pontuais da escrita formal da língua portuguesa.
Competência II: 120 pontos, há uso de repertório sociocultural, legitimado porém sem uso produtivo, há uma abordagem completa do tema, porém não há uma clareza e direcionamento.
Competência III: 40 pontos, apesar de haver desenvolvimento e informações, falta objetividade e clareza nas mesmas, o que evidencia um projeto de texto pouco elaborado, sem a defesa da tese em si e pouco uso de fatos, informações e opiniões coerentes, além disso, também não houve a apresentação dos argumentos da tese, assim como também não há um direcionamento das suas ideias, evidenciando um projeto de texto deficiente.
Competência IV: 80 pontos, há presença pontual de elementos coesivos e que relacionem os parágrafos, com algumas inadequações ou repetições ao longo do texto.
Competência V: 40 pontos. A proposta ou as propostas de intervenção estão incompletas com a presença de apenas 1 dos elementos que devem compor a proposta de intervenção, que são:
-ação (o que deve ser feito para amenizar ou solucionar o problema),
-agente(quem deve executar a ação para amenizar ou solucionar o problema),
-modo/meio (como deve ser feita essa ação, por meio de que?),
-efeito (quais as consequências dessa ação? Que resultado ela traria?),
-detalhamento(abordagem mais detalhada ou uma descrição de quaisquer um dos 4 elementos anteriores).
Na sua conclusão eu consegui identificar apenas a ação que seria feita para amenizar o problema.
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Total: 440 pontos.
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Aconselho a pesquisar sobre o modelo de redação do ENEM e também sobre o projeto de texto.
Espero ter ajudado!!!
TEMA: AS IMPLICAÇÕES DO SISTEMA TRIBUTÁRIO SOBRE A POPULAÇÃO BRASILEIRA.
rennan271
Não sou expert ainda nas correções, mas vou dar o meu melhor para ajudar. - Sobre a introdução, está boa, porém, faltou a apresentação dos argumentos da tese, no caso, as causas do problema, que seriam abordados no Desenvolvimento 1 e 2, fora isso está muito bem colocada com a apresentação do tema eLeia mais
Não sou expert ainda nas correções, mas vou dar o meu melhor para ajudar.
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Sobre a introdução, está boa, porém, faltou a apresentação dos argumentos da tese, no caso, as causas do problema, que seriam abordados no Desenvolvimento 1 e 2, fora isso está muito bem colocada com a apresentação do tema e a colocação do repertório sociocultural.
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Sobre os desenvolvimentos, as ideias estão colocadas de forma coerente, porém achei o desenvolvimento 1 um tanto exagerado, o que fez com que seu desenvolvimento 2 ficasse muito pequeno, e um pouco pobre de ideias e argumentos, e como você não apresentou os argumentos da tese na introdução, senti falta da relação dos desenvolvimentos com a introdução, aconselho que na introdução, vc deixe de maneira explícita os argumentos que irá discorrer.
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Sobre a conclusão, senti falta de um dos 5 elementos da proposta de intervenção, o detalhamento, fora isso está boa.
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Sendo assim eu daria essas notas nas competências:
Competência I: 160 pontos, a estrutura sintática é boa, porém há alguns erros gramaticais e/ou desvios pontuais da escrita formal da língua portuguesa.
Competência II: 160 pontos, há uso de repertório sociocultural, legitimado, porém não vi uso 100% produtivo, e também há uma abordagem completa do tema.
Competência III: 120 pontos, apesar de haver desenvolvimento e informações, falta objetividade e clareza nas mesmas, o que evidencia um projeto de texto pouco elaborado, sem a defesa da tese em si e pouco uso de fatos, informações e opiniões coerentes, além disso, também não houve a apresentação dos argumentos da tese.
Competência IV: 160 pontos, há presença constante de elementos coesivos e que relacionem os parágrafos, porém ainda houve poucas inadequações ou repetições ao longo do texto.
Competência V: 160 pontos. A proposta de intervenção está com a presença de 4 dos 5 elementos que devem compor a proposta de intervenção, que são:
-ação (o que deve ser feito para amenizar ou solucionar o problema),
-agente(quem deve executar a ação para amenizar ou solucionar o problema),
-modo/meio (como deve ser feita essa ação, por meio de que?),
-efeito (quais as consequências dessa ação? Que resultado ela traria?),
-detalhamento(abordagem mais detalhada ou uma descrição de quaisquer um dos 4 elementos anteriores). Na sua conclusão eu consegui identificar apenas o agente e a ação que seria feita para amenizar o problema.
Nesse caso falta o detalhamento.
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Total: 760 pontos.
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Espero ter ajudado!!!
Trabalho escravo
rennan271
Não sou expert ainda nas correções, mas vou dar o meu melhor para ajudar. - Sobre a introdução, está boa, porém, faltou a apresentação dos argumentos da tese, no caso, as causas do problema, que seriam abordados no Desenvolvimento 1 e 2, fora isso está muito bem colocada com a apresentação do tema eLeia mais
Não sou expert ainda nas correções, mas vou dar o meu melhor para ajudar.
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Sobre a introdução, está boa, porém, faltou a apresentação dos argumentos da tese, no caso, as causas do problema, que seriam abordados no Desenvolvimento 1 e 2, fora isso está muito bem colocada com a apresentação do tema e a colocação do repertório sociocultural.
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Sobre os desenvolvimentos, as ideias estão colocadas de forma coerente, porém achei o desenvolvimento 1 um tanto exagerado, o que fez com que seu desenvolvimento 2 ficasse muito pequeno, e um pouco pobre de ideias e argumentos, e como você não apresentou os argumentos da tese na introdução, senti falta da relação dos desenvolvimentos com a introdução, aconselho que na introdução, vc deixe de maneira explícita os argumentos que irá discorrer.
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Sobre a conclusão, apresenta os 5 elementos da proposta de intervenção, pra mim está perfeita.
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Sendo assim eu daria essas notas nas competências:
Competência I: 160 pontos, a estrutura sintática é boa, porém há alguns erros gramaticais e/ou desvios pontuais da escrita formal da língua portuguesa.
Competência II: 200 pontos, há uso de repertório sociocultural, legitimado com uso produtivo, e também há uma abordagem completa do tema.
Competência III: 120 pontos, apesar de haver desenvolvimento e informações, falta objetividade e clareza nas mesmas, o que evidencia um projeto de texto pouco elaborado, sem a defesa da tese em si e pouco uso de fatos, informações e opiniões coerentes, além disso, também não houve a apresentação dos argumentos da tese.
Competência IV: 160 pontos, há presença constante de elementos coesivos e que relacionem os parágrafos, porém ainda houve poucas inadequações ou repetições ao longo do texto.
Competência V: 200 pontos. A proposta de intervenção está completa com a presença dos 5 elementos que devem compor a proposta de intervenção, que são:
-ação (o que deve ser feito para amenizar ou solucionar o problema),
-agente(quem deve executar a ação para amenizar ou solucionar o problema),
-modo/meio (como deve ser feita essa ação, por meio de que?),
-efeito (quais as consequências dessa ação? Que resultado ela traria?),
-detalhamento(abordagem mais detalhada ou uma descrição de quaisquer um dos 4 elementos anteriores). Na sua conclusão eu consegui identificar apenas o agente e a ação que seria feita para amenizar o problema.
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Total: 840 pontos.
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Espero ter ajudado!!!
O impacto negativo das redes sociais em relação à saúde mental
rennan271
Não sou expert em correções, mas vou tentar ajudar com o meu melhor. - Introdução: Recomendo você começar o seu texto com o repertório sociocultural (apesar de não ser obrigatório começar com o repertório, a maioria das redações nota 1000 utilizam esse recurso), apesar de haver a relação entre o temLeia mais
Não sou expert em correções, mas vou tentar ajudar com o meu melhor.
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Introdução: Recomendo você começar o seu texto com o repertório sociocultural (apesar de não ser obrigatório começar com o repertório, a maioria das redações nota 1000 utilizam esse recurso), apesar de haver a relação entre o tema e a problemática, não há a apresentação da tese explícita (as causas do problema, argumentos da tese que você irá discutir nos desenvolvimentos).
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Sobre os desenvolvimentos, ao meu ver parece que você foi apenas jogando ideias e mais ideias, mas não conseguiu aproveitá-las como argumentos produtivos, a cada linha eram adicionadas mais informações, o ideal seria que você escolhesse uma problemática e discorresse sobre ela, 1 para cada desenvolvimento, mostrando principais causas, e consequências dessas problemáticas. Assim, sem definir de fato os argumentos, o corretor não identifica um bom projeto de texto e conclui que a organização das ideias não foi “pensada”, o corretor entende que você apenas foi escrevendo o que foi vindo na sua cabeça.
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Conclusão: primeiramente, o texto do tipo dissertativo-argumentativo deve ser escrito em 3° pessoa, e em alguns trechos o texto foi escrito em 1° pessoa, você deve passar a sua visão sobreo problema, mas com imparcialidade, sobre as propostas de intervenção, o ideal seria que você criasse uma para amenizar/solucionar os 2 problemas da tese (que seriam as apresentadas na introdução), ou 2 propostas, porém uma delas teria que ter os 5 elementos, das propostas que identifiquei, em nenhuma delas consegui identificar todos os elementos da proposta de intervenção, fora que como você não apresentou e especificou os argumentos da tese, também não há tópico frasal com retomada dos argumentos.
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Sendo assim eu daria essas notas nas competências:
Competência I: 160 pontos, a estrutura sintática é boa, porém há alguns erros gramaticais e/ou desvios pontuais da escrita formal da língua portuguesa.
Competência II: 120 pontos, pois basicamente até há uso de repertório sociocultural, porém a maioria é não legitimado ou não teve um uso produtivo, sendo assim não há a aplicação das áreas do conhecimento de fato para solucionar o problema.
Competência III: 120 pontos, apesar de haver desenvolvimento e informações, falta objetividade e clareza nas mesmas, o que evidencia um projeto de texto pouco elaborado, sem a defesa da tese em si e pouco uso de fatos, informações e opiniões coerentes, além disso, também não houve a apresentação dos argumentos da tese.
Competência IV: 80 pontos, há pouquíssima presença de elementos coesivos e que relacionem os parágrafos, a cada parágrafo são adicionadas informações novas, que não possuem ligação com as anteriores, sendo assim há falta de inter-relacionamento entre elas.
Competência V: 80 pontos. A proposta de intervenção é muito vaga e há apenas a presença de dois dos 5 elementos que devem compor a proposta de intervenção, que são:
-ação (o que deve ser feito para amenizar ou solucionar o problema),
-agente(quem deve executar a ação para amenizar ou solucionar o problema),
-modo/meio (como deve ser feita essa ação, por meio de que?),
-efeito (quais as consequências dessa ação? Que resultado ela traria?),
-detalhamento(abordagem mais detalhada ou uma descrição de quaisquer um dos 4 elementos anteriores). Na sua conclusão eu consegui identificar apenas o agente e a ação que seria feita para amenizar o problema.
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Total: 560 pontos.
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Procure saber mais sobre a estrutura do texto dissertativo-argumentativo e sobre o que é cobrado e exigido pela banca do ENEM na redação, Espero ter ajudado!!!
tema: Lei da Palmada e o combate à violência contra a criança no Brasil
rennan271
Não sou um expert mas vou dar o meu melhor na correção segundo o modelo ENEM: - Sobre a introdução: Está bem colocada, com o uso do repertório e associando ao tema, porém, o ideal para a introdução seria você apresentar os argumentos da sua tese, ou seja, os pontos que você vai discorrer nos desenvoLeia mais
Não sou um expert mas vou dar o meu melhor na correção segundo o modelo ENEM:
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Sobre a introdução: Está bem colocada, com o uso do repertório e associando ao tema, porém, o ideal para a introdução seria você apresentar os argumentos da sua tese, ou seja, os pontos que você vai discorrer nos desenvolvimentos 1 e 2 (imposição de limites [D1] e ciclo de abusos [D2]), sem isso o corretor não consegue notar um direcionamento nas ideias fazendo você perder pontos na competência que fala sobre o projeto de texto.
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Sobre o desenvolvimento 1: Eu achei que o parágrafo está ótimo, porém, como na introdução você não trouxe os argumentos da sua tese, o desenvolvimento ficou meio “sem ligação” com a introdução, fora isso está excelente.
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Sobre o desenvolvimento 2: Também está muito organizado e com as ideias apresentadas de forma coerente, só ressaltaria o mesmo motivo no qual falei no desenvolvimento 1, pelo fato de você não ter apresentado os argumentos da tese na introdução.
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Sobre a conclusão: Há a presença dos 5 elementos exigidos, porém, como (falando novamente) você não trouxe os argumentos da tese na introdução, logo não há o tópico frasal retomando os argumentos que seriam apresentados na conclusão, e sobre a finalidade, um dos elementos da proposta de intervenção, geralmente se insere a finalidade mostrando que os problemas (argumentos da tese) foram amenizados/solucionados ou não, porém como não foi feita a colocação deles na introdução, fica como se não tivesse como saber, já que você não tinha os apresentado antes.
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Sendo assim nas competências eu daria as seguintes notas:
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Competência I: 200 pontos, o texto apresenta uma estrutura sintática muito boa, havendo pouquíssimos desvios pontuais.
Competência II: 200 pontos, há abordagem completa do tema com uso de repertório legitimado e pertinente ao tema.
Competência III: 120 pontos, o desenvolvimento das informações, fatos e opiniões está ótimo, porém como os argumentos da tese não foram apresentados na introdução, a cada desenvolvimento foi-se adicionando ideias novas, sendo assim o corretor “não sabe” bem sobre o que você está falando, e nem se vai concluir suas ideias ou jogar mais coisas no texto.
Competência IV: 160 pontos, Presença constante de elementos coesivos, com uso dos elementos fazendo ligação entre os períodos do texto com poucas repetições.
Competência V: 160 pontos, na proposta de intervenção eu consegui identificar os 5 elementos, o agente (quem fará a ação para solucionar ou amenizar o problema), a ação (o que vai ser feito para solucionar ou amenizar o problema), o modo/meio (como ação será feita/executada), e o efeito (qual o resultado/consequência da ação que será feita para amenizar o problema), e o detalhamento (que consiste em falar um pouco mais sobre um dos outros 4 elementos), porém não daria nota máxima pois o elemento “efeito/finalidade” fala da consequência que irá amenizar/solucionar o problema (tese), como você não apresentou a tese de maneira direta, você também não colocou na conclusão se os problemas seriam solucionados ou não, então eu consideraria a proposta de intervenção faltando 1 dos elementos.
Total: 840 pontos.
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Espero ter ajudado!
O estigma associado as doenças mentais na sociedade brasileira
rennan271
Não sou um profissionais na correção, mas darei o meu melhor corrigindo conforme o modelo ENEM: - Sobre a introdução: As ideias estão bem colocadas, com a apresentação dos argumentos da tese que serão abordados na sua redação, porém eu atentaria para o tamanho que ela ficou, você não precisava ter jLeia mais
Não sou um profissionais na correção, mas darei o meu melhor corrigindo conforme o modelo ENEM:
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Sobre a introdução: As ideias estão bem colocadas, com a apresentação dos argumentos da tese que serão abordados na sua redação, porém eu atentaria para o tamanho que ela ficou, você não precisava ter jogado tanta informação, poderia ter retirado algumas palavras para reduzir o tamanho do parágrafo, que ficou com muitos períodos.
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Sobre o desenvolvimento 1: Você poderia ter discorrido um pouco mais na problemática, ao meu ver o parágrafo ficou um pouco vago sobre a ideia apresentada, mas não está ruim, só poderia estar um pouco mais aprofundado.
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Sobre o desenvolvimento 2: acredito que sobre este parágrafo, o desfecho também poderia ser um pouquinho mais elaborado, como por exemplo, adicionar um repertório sociocultural relacionando ele com o argumento da tese, mesmo sendo obrigatório apenas um no modelo ENEM, isso poderia enriquecer seu texto, assim você poderia trazer uma reflexão um pouco melhor para o parágrafo,.
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Sobre a conclusão: na conclusão consegui identificar apenas 4 dos 5 elementos exigidos para a proposta de intervenção, que é o detalhamento (uma breve descrição mais detalhada sobre algum dos outros 4 elementos).
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No geral sua redação é boa, porém chamo a atenção para alguns erros de português tanto na forma de escrever algumas palavras, como por exemplo: “desiçao” o correto seria “decisão”, e também a falta de concordância de algumas expressões, como por exemplo: “olharem que machucam” acho que seria “olhares que machucam”…
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Nas competências eu daria as seguintes notas:
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Competência I: 80 pontos, o texto apresenta uma estrutura sintática deficitária, havendo muitos desvios (erros gramaticais que evidenciam pouco domínio sobre a norma culta da língua portuguesa).
Competência II: 200 pontos, há abordagem completa do tema com uso de repertório legitimado e pertinente ao tema.
Competência III: 160 pontos, o desenvolvimento das informações, fatos e opiniões está ótimo, porém o segundo desenvolvimento ao meu ver está um pouco vago, onde poderia ter sido abordado um pouco mais sobre a problemática e aprofundando um pouco mais o seu argumento.
Competência IV: 160 pontos, Presença constante de elementos coesivos, com uso dos elementos fazendo ligação entre os períodos do texto com poucas repetições.
Competência V: 160 pontos, na proposta de intervenção eu consegui identificar quatro elementos, o agente (quem fará a ação para solucionar ou amenizar o problema), a ação (o que vai ser feito para solucionar ou amenizar o problema), o modo/meio (como ação será feita/executada), e o efeito (qual o resultado/consequência da ação que será feita para amenizar o problema), faltando assim o detalhamento (que consiste em falar um pouco mais sobre um dos outros 4 elementos).
Total: 760 pontos.
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Aconselho a estudar sobre concordância verbal e nominal, e também a procurar sobre a grafia correta de algumas palavras, acredito que se melhorar isso você vai conseguir um desempenho muito melhor, sua organização de ideias é muito boa, porém o domínio dá língua não é tanto.
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Espero ter ajudado!
Medidas para redução da violência no trânsito no Brasil
rennan271
Não sou expert em correções, mas vou tentar ajudar com o meu melhor. - Introdução: sobre a introdução eu achei que você organizou bem as ideias, como um ponto negativo eu só evidenciaria o fato que o repertório sociocultural não foi de um todo produtivo, já que em "...cada parte do corpo social teriLeia mais
Não sou expert em correções, mas vou tentar ajudar com o meu melhor.
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Introdução: sobre a introdução eu achei que você organizou bem as ideias, como um ponto negativo eu só evidenciaria o fato que o repertório sociocultural não foi de um todo produtivo, já que em “…cada parte do corpo social teria de cumprir sua função.”, ficou uma ideia um pouco vaga, lendo essa afirmação ficam algumas lacunas como: teria de cumprir sua função para quê? Ou o porque cada corpo social tem de cumprir sua função? Fora isso acredito que não há mais nada de negativo.
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Desenvolvimento 1: acredito que poderia ter tido uma organização melhor das ideias, mas no geral, não está ruim, acho que só mudar a ordem de alguns termos já seria suficiente.
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Desenvolvimento 2: ao meu ver há erro de concordância nesse trecho: “…põe em risco a vida dos indivíduos.”, deveria ser “põem”, já que concorda com “leis” que está no plural, também há o uso excessivo de vírgulas.
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Conclusão: em “Urge, portanto, a urgência de medidas…” há uma redundância, já que o conectivo “Urge” já passa uma ideia de urgência, é como usar a expressão: “subir para cima”, fora isso não há muito o que pontuar, já que apresenta os 5 elementos da proposta de intervenção.
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Nas competências eu daria as seguintes notas:
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Competência I: 160 pontos, o texto apresenta uma estrutura sintática boa, porém há alguns desvios e erros de concordância, o não demonstra domínio completo da língua portuguesa.
Competência II: 200 pontos, há abordagem completa do tema com uso de repertório legitimado e pertinente ao tema, há o uso produtivo, porém poderia ter sido um pouco melhor.
Competência III: 160 pontos, o desenvolvimento das informações, fatos e opiniões está ótimo, porém a organização das ideias em alguns momentos parece um pouco confusa, por isso ao meu ver o projeto de texto não está 100% coerente.
Competência IV: 200 pontos, Presença expressiva de elementos coesivos, com uso dos elementos fazendo ligação entre os períodos do texto.
Competência V: 200 pontos, na proposta de intervenção há a presença dos 5 elementos, o agente (quem fará a ação para solucionar ou amenizar o problema), a ação (o que vai ser feito para solucionar ou amenizar o problema), o modo/meio (como ação será feita/executada), o detalhamento (que consiste em falar um pouco mais sobre um dos outros 4 elementos), e o efeito (qual o resultado/consequência da ação que será feita para amenizar o problema), apenas atentaria para alguns erros de português que pude perceber ao longo da conclusão, porém isso já foi descontado na competência I.
Total: 920 pontos.
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Espero ter ajudado!
Tema: Maus-tratos aos animais na sociedade brasileira. Eu sou iniciante
rennan271
Não sou um profissional nas correções mas vou dar o meu melhor pra ajudar: - Introdução: Bem colocada, com o uso de repertório sociocultural, trouxe o tema no texto e apresentou os argumentos que serão debatidos nos desenvolvimentos, só pontuaria o trecho: "...os maus-tratos aos animais ainda está mLeia mais
Não sou um profissional nas correções mas vou dar o meu melhor pra ajudar:
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Introdução: Bem colocada, com o uso de repertório sociocultural, trouxe o tema no texto e apresentou os argumentos que serão debatidos nos desenvolvimentos, só pontuaria o trecho: “…os maus-tratos aos animais ainda está muito presente…”, o verbo “está” deveria ser escrito como “estão”, pois o verbo concorda com “os maus-tratos” e não com “ainda”, fora esse erro de concordância sua introdução está ótima.
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Desenvolvimento 1: há uma razoável colocação das ideias e apresentação do repertório, porém, há alguns erros gramaticais, principalmente de concordância entre palavras: “…não são tão importante para algumas pessoas.”, seria “não são tão importantes…”, “que são abandonados sofre muito…”, o correto seria: “sofrem muito”, entre alguns outros erros….
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Desenvolvimento 2: você usou um bom argumento, porém este parágrafo poderia estar um pouco mais “completo”, você poderia ter passado mais algumas informações para defender o seu argumento, o modo como ele foi organizado me deixou com uma impressão meio “vaga” sobre o que você queria dizer, e também, assim como no D1, há alguns erros de concordância.
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Conclusão: sobre a conclusão, senti falta de um dos 5 elementos exigidos para a proposta de intervenção, que é o modo/meio (como a ação para amenizar/solucionar o problema deve ser implementada), fora isso só vou bater novamente na mesma tecla dos erros de concordância entre as palavras, principalmente no que diz respeito ao singular e ao plural delas.
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Nas competências eu daria as seguintes notas:
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Competência I: 80 pontos, o texto apresenta uma estrutura sintática deficitária, havendo muitos desvios (erros gramaticais que evidenciam pouco domínio sobre a norma culta da língua portuguesa) .
Competência II: 160 pontos, há abordagem completa do tema com uso de repertório legitimado e pertinente ao tema, porém nem todos houve uso produtivo.
Competência III: 160 pontos, o desenvolvimento das informações, fatos e opiniões está ótimo, porém o segundo desenvolvimento ao meu ver está um pouco vago, onde poderia ter sido abordado um pouco mais sobre a problemática e aprofundando um pouco mais o seu argumento.
Competência IV: 120 pontos, Presença regular de elementos coesivos, com uso dos elementos fazendo ligação entre os períodos do texto.
Competência V: 160 pontos, na proposta de intervenção eu consegui identificar quatro elementos, o agente (quem fará a ação para solucionar ou amenizar o problema), a ação (o que vai ser feito para solucionar ou amenizar o problema), o detalhamento (que consiste em falar um pouco mais sobre um dos outros 4 elementos), e o efeito (qual o resultado/consequência da ação que será feita para amenizar o problema), faltando assim o modo/meio (como ação será feita/executada).
Total: 680 pontos.
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Aconselho a estudar sobre concordância verbal e nominal, e também a procurar sobre a grafia correta de algumas palavras, acredito que se melhorar isso você vai conseguir um desempenho muito melhor, sua organização de ideias é muito boa, porém o domínio dá língua não é tanto.
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Espero ter ajudado!
A violência no trânsito brasileiro
rennan271
Corrigindo segundo o modelo ENEM: - Primeiramente, na introdução, o ideal seria que você tivesse apontado os seus argumentos da tese, ou seja, as "causas" que seriam abordadas nos desenvolvimentos, isso conta como projeto de texto organizado onde você já é direto nas ideias que quer passar. - SobreLeia mais
Corrigindo segundo o modelo ENEM:
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Primeiramente, na introdução, o ideal seria que você tivesse apontado os seus argumentos da tese, ou seja, as “causas” que seriam abordadas nos desenvolvimentos, isso conta como projeto de texto organizado onde você já é direto nas ideias que quer passar.
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Sobre os desenvolvimentos, o ideal seria que a causa ou as causas do problema, fossem explícitos na conclusão, já que é um dos 5 elementos coesivos que precisam estar nela.
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Sobre a conclusão faltam alguns dos elementos, um deles é justamente a causa, que você pôs em um dos desenvolvimentos, faltam também o modo/meio(como a ação para amenizar o problema vai ser feito), também o detalhamento(uma breve descrição sobre um dos outros 4 elementos) e a finalidade(que é o resultado que as ações a serem tomadas irão gerar).
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Fora isso o seu texto apresenta alguns desvios e erros gramaticais, assim como também pouco uso de repertório sociocultural e legitimado pertinente ao tema e com uso produtivo, assim eu daria as seguintes notas nas 5 competências:
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Competência I: 120 pontos, o texto apresenta uma estrutura sintática regular, com alguns desvios da norma culta da língua portuguesa.
Competência II: 120 pontos, há abordagem completa do tema, mas com pouco uso de repertório legitimado pertinente ao tema.
Competência III: 120 pontos, o desenvolvimento das informações, fatos e opiniões não está tão claro, além disso como já citei, não houve um direcionamento na introdução para as teses que seriam abordadas, no geral, o projeto de texto possui alguns defeitos e uma organização não tão boa das ideias apresentadas.
Competência IV: 80 pontos, Há uma presença pontual de elementos coesivos, que fazem ligação entre os períodos do texto, havendo também algumas inadequações, o que evidencia um domínio não tão efetivo da língua.
Competência V: 80 pontos, a conclusão apresenta apenas 2 elementos exigidos na proposta de intervenção, o agente (quem fará a ação para solucionar ou amenizar o problema), e a ação (o que vai ser feito para solucionar ou amenizar o problema), faltam o detalhamento (que consiste em falar um pouco mais sobre um dos outros 4 elementos), o modo/meio (como ação será feita/executada), e o efeito (qual o resultado/consequência da ação que será feita para amenizar o problema).
Total: 520 pontos.
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Aconselho dar uma pesquisada sobre as competências do modelo de redação do ENEM e sobre o projeto de texto e organização das ideias.
Espero ter ajudado!
Pessoas desaparecidas no Brasil
rennan271
Corrigindo conforme o modelo de redação ENEM: - Sobre a introdução achei muito bem colocada, com a aplicação de repertório sociocultural pertinente ao tema e a apresentação dos argumentos, ou seja, do assunto que vai ser tratado no texto. - Sobre os desenvolvimentos há alguns deslizes pontuais ao meLeia mais
Corrigindo conforme o modelo de redação ENEM:
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Sobre a introdução achei muito bem colocada, com a aplicação de repertório sociocultural pertinente ao tema e a apresentação dos argumentos, ou seja, do assunto que vai ser tratado no texto.
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Sobre os desenvolvimentos há alguns deslizes pontuais ao meu ver: no 1° desenvolvimento apesar de haver o uso do repertório sociocultural, não achei o mesmo pertinente ao tema, foi uma boa citação, mas acho que ele não fez relação com a problemática abordada, e também há uso de repetições como por exemplo em “autoridades” e “envolvem” que foram usados mais de uma vez em períodos próximos, poderiam ser substituídos por sinônimos. No 2° desenvolvimento, apesar de haver um bom discorrer sobre o tema, também há alguns deslizes como erros gramaticais em:
“Ademais, pode-se citar a pouco visibilidade da mídia como promotora dessa óbice .”, já que “óbice” é um substantivo masculino e o pronome ligado a ela está no feminino, e também em: “Este cenário poderia se reverter esse a mídia desse mais importância…”, falta concordância nesta frase também, fora esses erros não acho que há problemas graves no texto.
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Sobre a conclusão acredito que você já poderia começar falando sobre a proposta de intervenção, pois o período “Em vista disso, percebe-se como várias famílias ficam sem resposta por anos, sem saber o que aconteceu com o desaparecido. ” apesar de não parecer, não agrega muita coisa na ideia final da proposta de intervenção, e como você apresentou 2 propostas de intervenção, seu parágrafo ficou exageradamente grande, o que poderia ser reduzido bastante, pois acho que da maneira como fez provavelmente não iria caber no espaço destinado de 30 linhas para a redação, e sobre as propostas de intervenção, a primeira está completa com os 5 elementos exigidos, então não há mais nada o que falar.
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sendo assim nas competências eu daria as notas:
Competência I: 120 pontos, o texto apresenta uma estrutura sintática regular, com alguns desvios da norma culta da língua portuguesa.
Competência II: 160 pontos, há abordagem completa do tema com uso de repertório legitimado e pertinente ao tema, porém em alguns deles não há uso produtivo.
Competência III: 160 pontos, o desenvolvimento das informações, fatos e opiniões está ótimo, porém a estrutura possui algumas deficiências, falta clareza em algumas ideias e também o texto apresenta um tamanho maior do que deveria.
Competência IV: 160 pontos, Presença constante de elementos coesivos, com um bom uso dos elementos fazendo ligação entre os períodos do texto, porém há repetição de alguns termos ou palavras usadas no texto, o que evidencia um domínio não tão efetivo da língua.
Competência V: 200 pontos, a conclusão apresenta os 5 elementos exigidos na proposta de intervenção, o agente (quem fará a ação para solucionar ou amenizar o problema), a ação (o que vai ser feito para solucionar ou amenizar o problema), o detalhamento (que consiste em falar um pouco mais sobre um dos outros 4 elementos), e o modo/meio (como ação será feita/executada), faltando assim o efeito (qual o resultado/consequência da ação que será feita para amenizar o problema). Só pontuaria em relação ao tamanho do parágrafo, que possui informações desnecessárias para o entendimento do mesmo, sendo assim aumentando o tamanho do texto que possivelmente não caberia no espaço.
Total: 800 pontos.
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Espero ter ajudado!