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Desafios para a valorização da herança africana no Brasil.
Rebeca Raianny
Competência 1: Domínio da escrita formal em língua portuguesa A redação apresenta alguns erros gramaticais e de pontuação que comprometem a clareza: "Devido ao contexto histórico em que o Brasil se formou, os negros tiveram a sua cultura oprimida e tiveram que se adequar a cultura dos colonizadores"Leia mais
Competência 1: Domínio da escrita formal em língua portuguesa
A redação apresenta alguns erros gramaticais e de pontuação que comprometem a clareza:
“Devido ao contexto histórico em que o Brasil se formou, os negros tiveram a sua cultura oprimida e tiveram que se adequar a cultura dos colonizadores” – repetição de “tiveram” e falta de crase em “à cultura”.
“a cerca dessa cultura” – o correto seria “acerca dessa cultura”.
“Segundo zgymunt Baumam” – erro ortográfico no nome do autor (o correto é Zygmunt Bauman).
“e étnica” – o “e” está isolado na frase, o que compromete a concordância.
Esses erros indicam domínio insuficiente da norma culta.
Nota: 80/200
Competência 2: Compreensão do tema e aplicação das áreas de conhecimento
A redação demonstra compreensão adequada do tema, abordando a valorização da herança africana e mencionando o contexto histórico da opressão cultural. A referência à Constituição Federal e a Zygmunt Bauman é pertinente, mas a conexão entre esses repertórios e o tema poderia ser melhor desenvolvida.
Nota: 160/200
Competência 3: Capacidade de interpretação e organização dos argumentos
A organização do texto segue uma estrutura básica com introdução, desenvolvimento e conclusão. Contudo, os argumentos são repetitivos em alguns trechos e carecem de maior coesão, especialmente na transição entre a negligência estatal e a desigualdade social.
Nota: 120/200
Competência 4: Domínio dos mecanismos linguísticos de argumentação
A redação utiliza poucos conectores argumentativos, o que compromete a fluidez do texto. A coesão textual poderia ser melhor trabalhada com mais conectores e transições claras entre as ideias.
Nota: 80/200
Competência 5: Proposta de intervenção
A proposta de intervenção é coerente e detalha ações que podem ser implementadas pelo Governo Federal e os Ministérios da Cultura e Educação. No entanto, falta especificar como essas medidas seriam monitoradas ou executadas na prática, o que enfraquece a proposta.
Nota: 120/200
Nota Final:
Competência 1: 80/200
Competência 2: 160/200
Competência 3: 120/200
Competência 4: 80/200
Competência 5: 120/200
Nota Final: 560/1000
A redação precisa de melhorias na gramática, coesão e detalhamento da proposta de intervenção. O aprofundamento dos argumentos e a correção dos erros gramaticais ajudariam a elevar a nota.
See lessA importância é desafios da educação política no Brasil.
Rebeca Raianny
Competência 1: Domínio da escrita formal em língua portuguesa A redação apresenta problemas de concordância, pontuação e ortografia, como a ausência de vírgulas, concordância inadequada e frases longas que dificultam a leitura. Esses problemas comprometem o pleno domínio da norma culta. Nota: 80/200Leia mais
Competência 1: Domínio da escrita formal em língua portuguesa
A redação apresenta problemas de concordância, pontuação e ortografia, como a ausência de vírgulas, concordância inadequada e frases longas que dificultam a leitura. Esses problemas comprometem o pleno domínio da norma culta.
Nota: 80/200
Competência 2: Compreensão do tema e aplicação das áreas de conhecimento
A redação aborda o tema “educação política no Brasil”, mas com algumas imprecisões históricas, como “Dom Pedro I proclamou a República”, e falta de aprofundamento. A argumentação é superficial, sem análise crítica ou aplicação consistente de conhecimentos externos.
Nota: 80/200
Competência 3: Capacidade de interpretação e organização dos argumentos
A redação tem uma estrutura básica de introdução, desenvolvimento e conclusão, mas a organização dos argumentos é frágil. As ideias não são bem conectadas, e os parágrafos carecem de coesão interna, o que prejudica a progressão textual.
Nota: 80/200
Competência 4: Domínio dos mecanismos linguísticos de argumentação
O texto utiliza poucos conectores e apresenta problemas de coesão, o que dificulta a ligação entre as ideias. As transições entre os parágrafos são abruptas e tornam a argumentação pouco clara.
Nota: 80/200
Competência 5: Proposta de intervenção
A proposta de intervenção é válida, mas genérica e pouco detalhada. Não há especificações claras sobre como as medidas sugeridas seriam implementadas ou quem seriam os responsáveis, o que enfraquece a efetividade da proposta.
Nota: 80/200
Nota Final:
See lessCompetência 1: 80/200
Competência 2: 80/200
Competência 3: 80/200
Competência 4: 80/200
Competência 5: 80/200
Nota Final: 400/1000